Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 861

Colocado por: luisvv

Porque, mais euro menos euro, mesmo descontando a possibilidade de menos empenho da Lonestar,os prejuízos estavam lá, prontos para acontecer.

A EDP não é uma empresa portuguesa, é uma empresa multinacional presente em 13 ou 14 países.

O Estado não privatizou porque não nacionalizou. O Fundo de Resolução, dono do NovoBanco, vendeu 75% à LoneStar e manteve 25%.

Isso é que é bom negócio para os privados , ficar com uma empresa como EDP , consolidada !
    Perdemos uma empresa que dá lucro e num sector estratégico! Se ainda se visse melhorias no serviço ou nos preços da electricidade !
    Vão os euros para os chineses , para os mesmos reinvestir em outros negócios .
  2.  # 862

Salvar os bancos custaram mais de 8% do PIB , eu até compreendo que não se podia deixar vários bancos falirem ao mesmo tempo para não comprometer a economia .... mas podiam ao menos responsabilizar muitos dos intervenientes em termos legais . Podiam também tentar recuperar o dinheiro envolvido nas maroscas ! Mas é impressionante como tanto dinheiro desaparece !
    Se fosse o mexilhão , já tinha perdido casa , carro e tinha o salário penhorado ...
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, desofiapedro, Carvai, eu
  3.  # 863

no entanto vendeu a posicao à lonestar, e assume na mesma as perdas... assim até eu sou empresário, fazer negócios onde o risco fica do lado do vendedor, que mimo!

O risco, até um determinado valor.
    Agora, a pergunta do milhão de dólares: se não fosse vendido, qual era o valor em risco para o accionista?

Isso é que é bom negócio para os privados , ficar com uma empresa como EDP , consolidada!

E para quem a vendeu, na altura também não foi mau.

Perdemos uma empresa que dá lucro e num sector estratégico! Se ainda se visse melhorias no serviço ou nos preços da electricidade !

Tem razão, tenho visto a electricidade um bocado mais amarela do que era costume.
    (já agora, os preços da electricidade são regulados em parte, mas há concorrência e preços diversos).

Vão os euros para os chineses , para os mesmos reinvestir em outros negócios .

Exactamente o mesmo que o vendedor fez: gastou dinheiro noutras coisas (neste caso, antecipadamente).
  4.  # 864

Colocado por: JoelM
    ou pergunta para 2 milhoes de dolares, se fosse vendido sem o estado arcar com o risco, nao era melhor negocio?

Para isso acontecer, o Estado Fundo de Resolução teria que pagar para o comprador ficar com o banco. Foram 1,8 mil milhões de prejuízo em 2 anos.

nao sei o que que está a tentar provar, toda a gente com 2 olhos na cara vê se foi mais um negocio da "china" para os privados e mais um buraco para os contribuintes pagarem...

O que estou a tentar explicar é que a escolha não era entre a) ganhar dinheiro a vender o NB, ficando livre de responsabilidades e b) gastar dinheiro a vender como foi feito. A alternativa era entre b) e c)assumir à cabeça o risco e as responsabilidades totais.

A 31.12.2016, o NB tinha 5,7 mil milhões de crédito vencido. Foi vendido com uma garantia até 3,9.
  5.  # 865

O risco, até um determinado valor.
    Agora, a pergunta do milhão de dólares: se não fosse vendido, qual era o valor em risco para o accionista?

E para quem a vendeu, na altura também não foi mau.

Tem razão, tenho visto a electricidade um bocado mais amarela do que era costume.
    (já agora, os preços da electricidade são regulados em parte, mas há concorrência e preços diversos).

Exactamente o mesmo que o vendedor fez: gastou dinheiro noutras coisas (neste caso, antecipadamente).

Para cortar a electricidade é no dia seguinte a acabar a licença de contrucao .
    Para passar a electricidade a definitiva foi preciso quase 3 semanas , 3 idas à loja da EDP e vários telefonemas ....

Sem falar nas rendas excessivas !
    • eu
    • 18 junho 2020 editado

# 866

Colocado por: luisvvA 31.12.2016,o NB tinha 5,7 mil milhões de crédito vencido

Pergunta para 5,7 mil milhões: para onde foi esse dinheiro?
  6.  # 867

Colocado por: euPergunta para 5,7 mil milhões: para onde foi esse dinheiro?

Muito boa questão. Fico com a sensação que a chamada justiça em Portugal está mais preocupada com o que uma gaja roubou em Angola do que uns gajos bem falantes roubaram em Portugal. Será racismo ?
    https://executivedigest.sapo.pt/mp-abriu-sete-inqueritos-contra-isabel-dos-santos/
    Concordam com este comentário: eu, smart
  7.  # 868

Colocado por: CarvaiSerá racismo ?

Não, é machismo.
  8.  # 869

Colocado por: luisvvA 31.12.2016,o NB tinha 5,7 mil milhões de crédito vencido.Foi vendido com uma garantia até 3,9.

Isso não diz nada, até podiam ser 10 mil milhões, qual era o ativo? qual era o capital próprio? Todos os bancos tinham e têm mal parado, faz parte da atividade deles.

A resolução foi mal feita desde o início, nunca tinha sido feita, não houve planeamento estratégico nem antes nem depois.
    Colocaram um novo nome (ridículo) e andaram 3 anos a tentar vender a alguém...
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 18 junho 2020

# 870

Colocado por: CarvaiFico com a sensação que a chamada justiça em Portugal está mais preocupada com o que uma gaja roubou em Angola do que uns gajos bem falantes roubaram em Portugal

Não é meia dúzia de tostões, são milhares de milhões de euros, muitos deles obtidos de forma fraudulenta através de empréstimos fictícios (fictícios porque o objetivo nunca foi pagá-los), com garantias dúbias e com uma estranha permissividade dos gestores bancários.

E agora, o zé povinho é que tem que tapar estes buracos.

O mais estranho é que no estado não parece haver grande vontade de investigar para onde foram estes milhares de milhões. Por vezes, até dá a sensação que existe um conluio entre estes grandes vigaristas e o poder político.
    Concordam com este comentário: smart
  9.  # 871

Colocado por: NTORION
    Isso não diz nada, até podiam ser 10 mil milhões, qual era o ativo? qual era o capital próprio? Todos os bancos tinham e têm mal parado, faz parte da atividade deles.

Pois faz. Mas enquanto o NB tinha 17%, o BPI tinha 4% e o Santander um pouco mais. A CGD tinha 16%. Motivo pelo qual foi necessário lá enfiar mais uns trocos.
    Acho que pus lá para cima o link, mas as contas do NB estão disponíveis no site, é perder um tempinho ..

A resolução foi mal feita desde o início, nunca tinha sido feita, não houve planeamento estratégico nem antes nem depois.
    Colocaram um novo nome (ridículo) e andaram 3 anos a tentar vender a alguém..

Certo. E a prova de que era uma óptima compra está no elevado número de bancos que apareceram para comprar. Faziam fila, não era?
  10.  # 872

Colocado por: euO mais estranho é que no estado não parece haver grande vontade de investigar para onde foram estes milhares de milhões. Por vezes, até dá a sensação que existe um conluio entre estes grandes vigaristas e o poder político.

Colocado por: JoelMe essa senhora provavelmente usou dinheiro dos desfalques para comprar posicoes em empresas portuguesas...

Só calúnias!! É só inveja das capacidades empreendedoras dessa grande senhora. A maneira como ela enriqueceu a vender ovos em pequena deveria ser um case study em todas as escolas de gestão.
    Concordam com este comentário: eu
  11.  # 873

Colocado por: eu
    Pergunta para 5,7 mil milhões: para onde foi esse dinheiro?

Para o mesmo sítio de tantos outros mil milhões nos outros bancos, ou em empresas: foi consumido. O GES é exemplar nisso: empresas com prejuízos sucessivos foram recebendo empréstimos e mascarando as contas. Dando de barato a existência de fraudes e desvios (em Angola ficou uma fortuna, à conta do BESA), grande parte voou por essa via.
    • smart
    • 18 junho 2020 editado

# 874

Para isso acontecer, oEstadoFundo de Resolução teria que pagar para o comprador ficar com o banco. Foram 1,8 mil milhões de prejuízo em 2 anos.

O que estou a tentar explicar é que a escolha não era entre a) ganhar dinheiro a vender o NB, ficando livre de responsabilidades e b) gastar dinheiro a vender como foi feito. A alternativa era entre b) e c)assumir à cabeça o risco e as responsabilidades totais.

A 31.12.2016,o NB tinha 5,7 mil milhões de crédito vencido.Foi vendido com uma garantia até 3,9.

hum..
    garantia de 3.9 mais a injecção de capital como accionista, sem esquecer potenciais futuras..
    não era mais simples nacionalizar o NB
    Até existe Know how por via da CGD
    limpar a casa como está a ser feita na CGD e vender o que não interessa
    Diminuir a dimensão com vista a operação racional
    Após a casa limpa então, lança-lo em venda, oportunamente?
    entre as 2 opções penso na minha opinião que o caminho era claro...
    Até pela importância estratégica no investimento..
    Já pensaram que se pretenderem um credito para investimento empresarial, que ponha em causa interesses espanholes, quer seja daquela banca ou das próprias empresas que lhes devem obrigações, o único banco possível é a CGD?
    • smart
    • 18 junho 2020 editado

# 875

Colocado por: eu

Não é meia dúzia de tostões, são milhares de milhões de euros, muitos deles obtidos de forma fraudulenta através de empréstimos fictícios (fictícios porque o objetivo nunca foi pagá-los), com garantias dúbias e com uma estranha permissividade dos gestores bancários.

E agora, o zé povinho é que tem que tapar estes buracos.

O mais estranho é que no estado não parece haver grande vontade de investigar para onde foram estes milhares de milhões. Por vezes, até dá a sensação que existe um conluio entre estes grandes vigaristas e o poder político.
    Concordam com este comentário:smart

hum
    vejam aqui as alegadas relações
    Não ouvi ninguém a desmentir..
    parece o processo Tancos em que as figuras de estado alegadamente sabiam e seriam chamadas a testemunhar e afinal não foram, conforme noticiado...
    https://www.tsf.pt/portugal/politica/mp-diz-que-ex-chefe-da-casa-militar-de-marcelo-sabia-de-tudo-sobre-tancos-11341955.html
    é isso mesmo, o chefe da casa sabia e nada disse a ninguem .lol...era um assunto banal...Foi instaurado processo disciplinar?
    Leiam:
    https://observador.pt/especiais/como-ricardo-salgado-envolveu-marcelo-rebelo-de-sousa-com-alvaro-sobrinho/
    Pergunto, a ocorrer estes negócios, se forem verdade, como seria possível ter uma comunicação social livre?
    Já diziam sobre o socas que meio caminho era o controle da informação.. A Manuel MGuedes que o diga, face ás suas qxas..
    Por falar no socas, vejam quem foi nomeado para adjunto da M da Justiça...
    https://observador.pt/2020/06/16/van-dunem-escolhe-magistrado-que-pressionou-procuradores-do-caso-freeport-para-seu-adjunto/
    Daqui a 20 anos, continuamos a falar do mesmo, pois muitos outros casos surgirão...
    Agora com a abertura das torneiras vai ser uma festa...
    cada vez com menos vergonha...
    vejam, nem em tempo de Covid, têm pudor de alegadamente afirmar a "sugestão"
    https://observador.pt/2020/05/05/secretario-de-estado-do-desporto-confirma-que-sugeriu-empresa-de-ex-socio-para-testes-a-covid-mas-nega-favorecimento/
    e nos andamos a lamber gelados com a testa...
  12.  # 876

Colocado por: smartAté existe Know how por via da CGD
    limpar a casa como está a ser feita na CGD e vender o que não interessa

De facto foi exemplar a forma como limparam o banco. Puseram lá uns trocos cerca de 5.000 milhões e prontes ficou tudo limpinho, limpinho. No NB ainda é uma divida que está a pagar juros e talvez um dia seja paga.
    • smart
    • 18 junho 2020 editado

# 877

hum..
    noticia
  13.  # 878

Colocado por: Carvai
    De facto foi exemplar a forma como limparam o banco. Puseram lá uns trocos cerca de 5.000 milhões e prontes ficou tudo limpinho, limpinho. No NB ainda é uma divida que está a pagar juros e talvez um dia seja paga.

hum..
    Desde 2011 o estado terá injectado até 2019, mais de 4 mil milhões na CGD...
    https://www.jn.pt/economia/estado-injetou-mais-de-quatro-mil-milhoes-na-cgd-desde-2011-10508325.html
    Mas só em 2019, a CGD teve lucros de 776 milhões, e em 2018 foram 496 milhões e em 2007 foram 856 milhões..
    Provavelmente o NB quando começar a ter lucros tb irá ressarcir o Fundo de Resolução...
    se não fôr desmenbrado antes
    ou o maior accionista andará a dormir...
    se fosse transparente entregavam o contrato para consulta dos deputados...
    vergonha é entregar com as partes mais importantes encriptadas...
    que filme cómico
    • eu
    • 18 junho 2020

# 879

Colocado por: smartse fosse transparente entregavam o contrato para consulta dos deputados...
    vergonha é entregar com as partes mais importantes encriptadas...

O contrato deveria ser público !

Este secretismo todo mostra que as condições são tão más que eles não querem que o zé povinho contribuinte as conheça.
    • eu
    • 18 junho 2020

# 880

Colocado por: smartProvavelmente o NB quando começar a ter lucros tb irá ressarcir o Fundo de Resolução...

Acredito mais num novo resgate geral dos bancos nos próximos tempos do que no pagamento da dívida ao fundo de resolução.

O fundo de resolução foi apenas uma forma de atirar areia para os olhos dos contribuintes. Tal como o "empréstimo" à TAP.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710

0.3140 seg. NEW