Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 881

Colocado por: smartProvavelmente o NB quando começar a ter lucros tb irá ressarcir o Fundo de Resolução...
    se não fôr desmenbrado antes

Não, o que resta do NB já está a ser desmembrado agora. Já dei anteriormente o exemplo dos negócios que andam a fazer.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 18 junho 2020 editado

# 882

Colocado por: luisvvPara o mesmo sítio de tantos outros mil milhões nos outros bancos, ou em empresas: foi consumido. O GES é exemplar nisso: empresas com prejuízos sucessivos foram recebendo empréstimos e mascarando as contas. Dando de barato a existência de fraudes e desvios (em Angola ficou uma fortuna, à conta do BESA), grande parte voou por essa via.

As fraudes e desvios deviam ser investigadas a fundo e os vigaristas deviam ser espoliados desse capital.

Mas não vejo grande preocupação do poder político/judicial em encetar tal linha de investigação.
    • Carvai
    • 18 junho 2020 editado

# 883

Colocado por: smartMas só em 2019, a CGD teve lucros de 776 milhões

Pois teve um bom lucro sobretudo á custa da venda de 2 bancos em Espanha e Africa do Sul (em linguagem capitalista chama-se vender o pêlo do cão).
    Entretanto deveria entregar 300 milhões ao Estado mas parece que por causa de um virus já não vão entregar nada. O Fundo de Resolução em juros paga bem mais do que isso e por um valor inferior.
    O mesmo filme que na TAP, enquanto foi pública todos os anos deu prejuízos e era o orgulho da nação. Agora com metade privatizada os prejuízos são escandalosos.
    https://www.publico.pt/2020/01/31/economia/noticia/lucros-cgd-aumentam-57-2019-1902472
  2.  # 884

Um bocadinho de humor faz bem...
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  3.  # 885

Colocado por: euPor vezes, até dá a sensação que existe um conluio entre estes grandes vigaristas e o poder político.

Parece? LOOL
    Só quem é mesmo muito ingénuo duvida disso
  4.  # 886

Colocado por: CarvaiUm bocadinho de humor faz bem...
      104641467_3151412894906160_765334347966647105_n.jpg

Mas é o PS que está a governar, logo não faz mal.
    • eu
    • 18 junho 2020

# 887

Houve uma proposta do PSD para dar um prémio aos profissionais de saúde, que o PS chumbou.
  5.  # 888

Também acho piada á Ordem dos Médicos que ao mesmo tempo que quer fechar o Algarve por falta de médicos, também não quer que as universidades formem mais médicos pois diz que já são demais. Quando se trata de defender os próprios bolsos não há vergonha.
    Concordam com este comentário: zinna
  6.  # 889

hum...
    então é oficial que andam a gozar com a nossa cara...
    https://24.sapo.pt/economia/artigos/novo-banco-acordo-com-bruxelas-para-venda-permite-que-estado-gaste-mais-de-39-mil-milhoes-de-euros
    de acordo com a noticia e sem falar de injecções de capital do estado na qualidade de accionista, por deterioração da condições de solvabilidade por causa de eventos economicos extremos, o contrato prevê que até 2026, o fundo de resolução prevê injectar até ao limite de 3.89 milhões de euros...
    Até á data injectou 2.976 milhões de euros...
    Por isso o rei da selva, na assembleia afirmou com palavras meticulosas, que este ano...este ano, o FR não conta ceder mais valor..
    Mas até 2026, ainda estão disponíveis no FR para o NB 914 milhões de euros...
    Mais a eventualidade de o estado na qualidade de acionista, satisfazer capital...e sem ocorrer solvabilidade que o acionista principal não tenha capacidade de cobrir, de ainda ter que o nacionalizar...
    Para a Lone star, pagou 0 por 75% do banco, comprometendo-se a injectar mil milhões de euros e não o vender por 3 anos, portanto até 2020...
    Embora compreenda o pq de não deixar cair o banco pelo risco sistemico, pergunto qual foi a mais valia ou o interesse de vender o 75% do banco á lone star...? Foi a vantagem de eles injectarem mil milhões (750 na compra e o restante em 3 anos?
    junto com a divida publica, seriam mais mil milhões menos mil milhões...agora imaginem o valor do banco, após ser nacionalizado, reduzida a dimensão e tratados os activos tóxicos...Só em dividendos no futuro, daria esses mil milhões..
    arrisco a afirmar que foi o negócio do século ... que alegadamente já tem o interesse do bankinter quando estiver à venda em 2021...

https://exame.com/negocios/portugal-vende-novo-banco-a-lone-star-por-injecao-de-capital/
    https://eco.sapo.pt/2020/01/11/americanos-da-lone-star-dizem-que-nao-vendem-novo-banco-antes-de-2021/
    https://observador.pt/2020/05/27/espanha-lone-star-poe-filial-do-novo-banco-a-venda/
    https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/deutsche-bank-contratado-pelo-novo-banco-para-vender-banco-em-espanha-mas-antes-contratou-os-gestores-do-private-599713
    https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/se-comprar-o-novo-banco-bankinter-supera-santander-e-torna-se-no-terceiro-maior-banco-em-portugal-547557
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  7.  # 890

Colocado por: CarvaiTambém acho piada á Ordem dos Médicos que ao mesmo tempo que quer fechar o Algarve por falta de médicos, também não quer que as universidades formem mais médicos pois diz que já são demais. Quando se trata de defender os próprios bolsos não há vergonha.
    ha que manter o status quo. Já viu que se ha muitos médicos, depois deixam de ter o prestígio social que têm actualmente. Pensando somente em defesa da profissão, a ordem dos médicos faz um grande trabalho
    • eu
    • 19 junho 2020

# 891

Colocado por: CarvaiTambém acho piada á Ordem dos Médicos

Poderia terminar a frase aqui.

A Ordem dos Médicos, defende os interesses dos Médicos, nunca os interesses do País.
  8.  # 892

Colocado por: eu
    Poderia terminar a frase aqui.

A Ordem dos Médicos, defende os interesses dos Médicos, nunca os interesses do País.

Mas também formar médicos sem vagas para especialidade é atirar dinheiro ao lixo.
  9.  # 893

Colocado por: enf.magalhaes
    Mas também formar médicos sem vagas para especialidade é atirar dinheiro ao lixo.

È de facto melhor continuar a formar milhares em letras, direito e outras similares para trabalhar nas caixas do Pingo Doce.
    Concordam com este comentário: smart
  10.  # 894

hum
    Ou optar por importações...
  11.  # 895

Colocado por: Carvai
    È de facto melhor continuar a formar milhares em letras, direito e outras similares para trabalhar nas caixas do Pingo Doce.
    Por isso é que apesar de tudo uns mantêm uma profissão em que se consegue um ordenado condigno, com reconhecido valor social, bem organizada e estruturada, os outros trabalham na caixa do PD.

A questão é Portugal tem falta de médicos? Eu acho que não, pelo que a necessidade de mais vagas não se justifica. O país tem é de aproveitar melhor os profissionais que forma, permitir-lhes o acesso à especialidade, retirar-lhes parte do trabalho administrativo que fazem, dota-los de bons sistemas informáticos que não empanquem a cada 2 receitas e um pedido de exames, e acabar com os feudos de algumas "vacas sagradas" que ainda existem. Assim conseguiam optimizar os recursos que têm disponíveis sem necessidade de maior investimento.

Aliás todas as profissões que tivessem uma taxa de empregabilidade na área reduzida deveriam necessariamente ver as suas vagas diminuídas com o respectivo aumento em áreas onde temos falta de mão de obra especializada. De que adianta andar a formar pessoas para o desemprego e a gastar recursos públicos desnecessariamente? A ordem dos médicos naturalmente não tem interesse nenhum em que exista excesso de médicos, daí a sua posição.
    • smart
    • 19 junho 2020 editado

# 896

hum
    se Portugal tivesse o dobro dos medicos
    e o SNS e o privado não os empregassem
    De certeza que eu não pagava 80 euros por consulta a particular ...
    vejam o que aconteceu com honorários dos dentistas em Portugal ao longo das 2 ultimas décadas
    pouca oferta preço alto
    muita oferta preços disputados..
    simples
    quem quer ir trabalhar para fora do país, vai na mesma.
    será preferível andar a empregar os licenciados em serviços a ganhar 600€ ou a recibos verdes, sem desempenharem funções conotadas com a formação académica..
    depois ficam encostados ás paredes, sem nada de util acrescentarem ao país ...
  12.  # 897

Colocado por: smarthum
    se Portugal tivesse o dobro dos medicos
    e o SNS e o privado não os empregassem
    De certeza que eu não pagava 80 euros por consulta a particular ...
    vejam o que aconteceu com honorários dos dentistas em Portugal ao longo das 2 ultimas décadas
    pouca oferta preço alto
    muita oferta preços disputados..
    simples
    quem quer ir trabalhar para fora do país, vai na mesma.
    será preferível andar a empregar os licenciados em serviços a ganhar 600€ ou a recibos verdes, sem desempenharem funções conotadas com a formação académica..
    depois ficam encostados ás paredes, sem nada de util acrescentarem ao país ...

Querem mais médicos para melhorar o sistema ou para pagar 5 euros por consulta ???
  13.  # 898

Colocado por: Carvai
    Concordam com este comentário:smart

Não há falta de médicos . Tem de ser melhor distribuídos , reduzir a burocracia / papeladas é afins ...

Sem vagas para especialidade vai andar a gastar dinheiro para eles irem para o estrangeiro tirar a especialidade e trabalhar por lá
  14.  # 899

Querem mais médicos para melhorar o sistema ou para pagar 5 euros por consulta ???

hum
    Mais médicos e enfermeiros, para que tenham a disponibilidade necessária á observação, diagnostico e prescrição adequada da terapêutica, em vez de fixação de tempo por consulta.
    Pagar menos por consulta, dado que uma simples consulta a particular, de forma a não esperar uma eternidade para o diagnostico, corresponde a 20% do vencimento mínimo nacional.
    Temos de olhar para os números nesta comparação e não para o que se ganha lá fora e aqui dentro, pois os custos de vida são distintos...
    O médico qd contrata o canalizador, pedreiro, carpinteiro e outros, se lhe apresentassem o mesmo valor do que um profissional é remunerado pelo mesmo serviço noutros paises também apitava...
    • smart
    • 19 junho 2020 editado

# 900

Não há falta de médicos . Tem de ser melhor distribuídos , reduzir a burocracia / papeladas é afins ...

Sem vagas para especialidade vai andar a gastar dinheiro para eles irem para o estrangeiro tirar a especialidade e trabalhar por lá

hum
    concordo e questiono?
    quem mais ganha com a ineficiência do SNS
    Os bancos, que são os proprietários/accionistas das maiores seguradoras, que por sua vez sustentam os hospitais privados e clinicas.
    Se o SNS fosse eficiente, ninguém subscrevia ADSE nem tinha seguros privados e esses profissionais que trabalham no privado, tinham de lutar para mantêr/disputar o lugar no SNS, ou dedicar-se por sua conta ou emigrar...
    vai tudo bater ao mesmo
    gostava que os interesses de privados nas campanhas politicas, que acho serem isentas na intenção., que fossem publicas de forma a identificar conflitos de interesse
    mas isso é assunto tabu
    até as contas dos partidos
    e vamos bater tudo ao mesmo
    se o Salgado falasse...

0.3116 seg. NEW