Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: lpereiraVisto esse cenário quase que compensa mais pedir empréstimo para comprar casa em vez de construir.


    Nada disso. Depende.

    Tem de entender que está a pedir dinheiro com uma garantia que não existe.
    A garantia do dinheiro irá ser gerada.
    Logo o Banco têm de proteger o seu investimento.

    Não significa que não adiante 5% ao Construtor que pode gerar 10 ou 15% do produto em fase inicial.

    O que significa que adiantou 5% e recebe 15%.
    O que o deixa com mais dinheiro do que aquele que adiantou e lhe permite não mais adiantar do seu.

    Entende o sistema?
    Concordam com este comentário: Ghelder
  2.  # 22

    Colocado por: Nelhas
    (...)

    Não significa que não adiante 5% ao Construtor que pode gerar 10 ou 15% do produto em fase inicial.

    O que significa que adiantou 5% e recebe 15%.
    O que o deixa com mais dinheiro do que aquele que adiantou e lhe permite não mais adiantar do seu.

    (...)

    Vamos lá ver se percebi...
    1. Adianto 5% do valor da obra ao empreiteiro parta o início da obra;
    2. O empreiteiro constrói 15% do valor da obra;
    3. Após fiscalização pelo banco, que confirma os 15% do valor da obra, o banco liberta 10%.
    É isso?
    • Nelhas
    • 10 setembro 2020 editado

     # 23

    Não.

    O Banco liberta 15%.

    Vamos lá ver se entende.
    Qualquer construtor precisa de um adiantamento previamente concertado consigo para começar a obra.
    Ele vai informa-lo do valor que precisa para levar a obra do 0 ao ponto 1.
    Vai-lhe pedir um valor.
    Voçe calcula qual a percentagem a que isso equivale do dinheiro que pediu.
    Quando o construtor conclui o que se propos do ponto 0 ao 1, voçe paga 250 euros +- , chama o avaliador e ele vai lá.

    O avaliador Conclui que estão concluídos 10, 20 ou ate´50% da obra.
    O Banco se acordou emprestar 10 euros no total, vai libertar a percentagem já concluída desse valor. 10, 20 ou 50 %.« dos 10 euros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  3.  # 24

    OK. Acho que percebi:
    1. Adianto 5% do valor da obra ao empreiteiro parta o início da obra;
    2. O empreiteiro constrói 15% da obra;
    3. Após fiscalização pelo banco, que confirma a construção correspondente aos 15% da obra, o banco liberta 15% do valor da obra;
    4. Com 15% da obra construída, o empreiteiro tem efetivamente 20% do valor da obra;
    5. Consequentemente, o empreiteiro terá sempre 5% do valor da obra além do valor liberto pelo banco, para construir a fase seguinte.
    • Nelhas
    • 10 setembro 2020 editado

     # 25

    Não.
    Vamos exemplificar.

    Eu tenho um orçamento de 100 000 para construir a minha casa.
    Do qual o Banco, mediante projectos e orçamento me vai emprestar 100 000 tendo avaliado a casa final em 200 000.

    O construtor pede-me 5000 euros para arrancar prometendo a partida conseguir levar a obra até aos 15% , após o qual tenho de voltar a dar lhe dinheiro.

    Após o avaliador lá ir, aprovar os 15%, o banco deposita na minha conta 15 000.

    Voçe repoe os 5000 que adiantou das suas poupanças. E dá dez ao construtor.
    Mas ai o construtor so vai andar mais 10 ou 15%.
    O que significa que tem de voltar a pagar mais 250 e a parar a obra mais tempo, para voltar a libertar dinheiro.

    Na minha opinião, so deve repor o que adiantou das suas poupanças no FINAL da casa concluída e licenciada.

    De modo a ter sempre dinheiro para dar ao construtor de modo a obra andar o mais rápido possível e a ter o menos numero possível de vistorias.

    Até porque a medida que a obra avança, o avaliador vai apertar.
    Não basta ter 100 m2 de chão em paletes.
    Tem de estar colocado.
    As janelas não podem estar em armazem.
    Tem de estar colocadas etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  4.  # 26

    Colocado por: somdigitalOK. Acho que percebi:
    1. Adianto 5% do valor da obra ao empreiteiro parta o início da obra;
    2. O empreiteiro constrói 15% da obra;
    3. Após fiscalização pelo banco, que confirma a construção correspondente aos 15% da obra, o banco liberta 15% do valor da obra;
    4. Com 15% da obra construída, o empreiteiro tem efetivamente 20% do valor da obra;
    5. Consequentemente, o empreiteiro terá sempre 5% do valor da obra além do valor liberto pelo banco, para construir a fase seguinte.


    está mais perto, os pontos 4 e 5 não são sempre assim.

    tem que perceber que existe uma diferença entre o emprestimo do banco e o orçamento do empreiteiro, sendo que o emprestimo do banco é sempre menor.

    vamos supor que o banco empresta 90k e o orçamento é de 100k.

    o banco vai avaliar o estado da obra e mediante o estado da obra liberta uma percentagem dos 90k. se a obra está a 15% liberta 15% de 90k, se na segunda tranche estiver a 25% liberta (25%-15%) dou seja 10% de 90k e por ai adiante até ao final da obra

    estas tranches que o banco liberta não coincidem com o dinheiro que o empreiteiro esta à espera. Pode ser mais, pode ser menos.

    imagina que tem o seguinte plano de pagamentos com o empreiteiro que lhe faz a obra por 100k:
    5% na adjudicação
    20% com a estrutura feita
    10% com o telhado
    15% com a obra rebocada e fechada
    50% no final da obra

    ora dá logo 5k ao construtor para começar a obra, depois da estrutura feita tem que lhe dar mais 20k.

    se o banco dizer que a obra está a 10% o banco só vai-he dar 9k. fica a falta muito dinheiro para os 20k que o construtor está a pedir. o construtor não vao ficar nada contente e se calhar até abandona a obra.
    se o banco dizer que a obra está a 20% o banco já lhe dá 18k. fica a faltar ainda 2k para o valor que que o construtor está a pedir. o construtor vai ficar aborrecido, mas são só 2k de diferença, provavelmente vai-lhe continuar a obra
    se o banco dizer que a obra está a 25% o banco já lhe dá 25k. Voce paga os 20k ao construtor que fica todo feliz pq os pagamentos estão a ser cumprindos e voce guarda os outros 5k para a proxima tranche.

    é nesta gestão entre o dinheiro que o banco liberta e o valor que se tem que dar ao empreiteiro que estão muitas dores de cabeça.

    dores de cabeça essas que se multiplicam na construção por fases, porque não tem apenas um a pedir-lhe dinheiro, tem vários a pedir dinheiro e voce não vai pedir uma tranche ao banco apenas para pagar ao canalizador, vai esperar que várias coisas estejam feitas para pedir uma tranche maior e o telemovel sempre a tocar a pedirem-lhe dinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  5.  # 27

    Obrigado ao Nelhas e ao pauloagsantos pelos esclarecimentos.
    Concordam com este comentário: balinho
    • Nelhas
    • 10 setembro 2020 editado

     # 28

    Colocado por: pauloagsantossendo que o emprestimo do banco é sempre menor.


    Paulo, desculpe mas não.

    Não necessita de ser assim.

    Até porque o Banco pode avaliar o potencial imóvel em 200 k depois de concluído , o que significa que pode libertar mais do que os 100 que o forista precisa ou não para construir.

    Depende da taxa de esforço, etc.

    Até porque pode ser apresentado um orçamento por excesso de 120 000, quando a casa de faz por 100.

    Para o Banco o que é chapa 5 é que empresta 80% do valor do imóvel potencial.

    Com a reserva da taxa de esforço do cliente.

    Se tenho um terreno urbano que vale 100 k e um orçamento para construir de 100 k, o banco não me empresta so 80 ou 90 % de 100k, porque esse não é o valor da casa potencial a ser hipotecada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  6.  # 29

    Colocado por: NelhasPaulo, desculpe mas não.

    Não necessita de ser assim.

    Até porque o Banco pode avaliar o potencial imóvel em 200 k depois de concluído , o que significa que pode libertar mais do que os 100 que o forista precisa ou não para construir.

    Depende da taxa de esforço, etc.

    Até porque pode ser apresentado um orçamento por excesso de 120 000, quando a casa de faz por 100.

    Para o Banco o que é chapa 5 é que empresta 80% do valor do imóvel potencial.

    Com a reserva da taxa de esforço do cliente.


    bem... um teimoso nunca teima sozinho...

    dantes sim, os bancos emprestavam uma percentagem da avaliação, o que era bom na construção quando se tinha o terreno. Já que a avaliação era feita sobre o terreno e a futura casa, que em casos normais seria sempre bem superior ao custo da construção da casa.

    actualmente na compra de casa é uma percentagem do menor valor entre a avaliação e o valor escriturado e na construção entre a avaliação e o orçamento.

    no meu caso foi assim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
    • Nelhas
    • 10 setembro 2020 editado

     # 30

    Colocado por: pauloagsantos
    bem... um teimoso nunca teima sozinho...


    Não se trata de teimosia.
    Trata-se de não induzir os foristas em erro, nem limitar as suas opções.

    Colocado por: pauloagsantosna compra de casa


    Não é isto que está em discussão nem foi mencionado.

    Volto a dizer,

    Neste momento têm Bancos, pelo menos 2 que emprestam até 85% do valor GLOBAL avaliado - Terreno mais casa.

    Ou melhor , que avaliam a casa potencial a construir pelo seu todo.

    Era bonito uma banco rejeitar emprestar 100 k , para uma casa de 100 num terreno de 100k.

    Só se o Banco fosse parvo.
    Repetindo, tendo em conta as taxas de esforço do cliente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
    • Sira
    • 10 setembro 2020

     # 31

    Colocado por: NelhasNeste momento têm Bancos, pelo menos 2 que emprestam até 85% do valor GLOBAL avaliado - Terreno mais casa.


    Por acaso também tinha ideia que era sempre uma percentagem do valor menor entre a avaliação e o orçamento. Pode dizer quais são esses dois bancos?
  7.  # 32

    Colocado por: SiraPode dizer quais são esses dois bancos?


    agora tb fiquei curioso
  8.  # 33

    O Santander é um deles, o BPI igual.
    Os outros todos fazem conforme o negócio proposto.

    Não existe chapa 5 para nada, excepto nas regras impostas pelo Banco de Portugal.

    Tudo o resto é feito mediante a oportunidade de negócio em causa.

    Entre na CGD,
    Diga que têm um terreno seu em Cascais ou no Estoril e têm um orçamento de 80 000 k para construir mas precisa de 100 000.

    Com rendimentos tranquilos que suportem isto.
    E depois diga-me se eles dizem que não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho, Sira
  9.  # 34

    Colocado por: NelhasO Santander é um deles, o BPI igual.


    eu avançei com o santader e não foi à muito tempo e não era assim.
    • Nelhas
    • 10 setembro 2020 editado

     # 35

    Colocado por: pauloagsantoseu avançei com o santader e não foi à muito tempo e não era assim.


    Têm toda a razão.
    As minhas desculpas.

    Santader Site

    "Primeira casa: Até 85% do valor de avaliação, não excedendo 90% do valor do terreno acrescido do custo da construção.

    Segunda casa: Até 80% do valor de avaliação ou do valor do terreno acrescido do custo da construção, ou o menor do dois.
    "
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  10.  # 36

    Então mas se orçamento de construção for superior ao custo de construção, o orçamento é de 200 k€ e a casa custa 160k€ a fazer?
  11.  # 37

    Colocado por: LupanEntão mas se orçamento de construção for superior ao custo de construção, o orçamento é de 200 k€ e a casa custa 160k€ a fazer?


    Por Favor explique-se melhor.
    • Lupan
    • 10 setembro 2020 editado

     # 38

    Um exemplo:
    Um terreno adquirido ao banco, que está a ser financiado à semelhança dum crédito habitação aí com uma avaliação bancária à data de 80 90 k€, um orçamento para construção apresentado ao banco de 300 k€ mas o custo da edificação seria cerca de 220k€ a avaliação bancária da casa pronta 450k€.
    Coisas que dizem, construtores que dão sempre um orçamento mais alto do que irá custar a edificação, faz sentido?
    A fazer seriam 80 % do valor da avaliação de terreno + orçamento de construção, dado à avaliação bancária do imóvel feito será sempre superior ao orçamento de construção + valor terreno...
    Isto são números aleatórios claro
    E por exemplo falei com um empreiteiro que diz andar com o dinheiro à frente, ou seja ele avança com os primeiros 10% ou 20% da construção e depois é que recebe quando o banco libertar a tranche... Será de fiar?
    • Nelhas
    • 10 setembro 2020 editado

     # 39

    Colocado por: Lupan300 k€ mas o custo da edificação seria cerca de 220k€


    Primeiro, o avaliador pode apanhar a marosca , porque o que está no orçamento têm de bater com a realidade.

    Não vai cotar piso de madeira natural xpto e espetar piso flutuante do brico a 5.99.

    Têm de ser um orçamento bem estruturado e pensado com um construtor experiente.
    Ai, ele pode de facto fazer subidas a preços de forma progressiva e generalizada e conseguir um valor acima.
    Mas não são 80k.



    Colocado por: LupanUm terreno adquirido ao banco, que está a ser financiado à semelhança dum crédito habitação aí com uma avaliação bancária à data de 80 90 k€


    Se já esta a pagar um crédito de 80k, dificilmente consegue o resto, a menos que tenha rendimentos fabulosos.



    Colocado por: Lupana avaliação bancária da casa pronta 450k€.


    Se o avaliador der esse valor , não pode considerar o terreno porque ele está hipotecado.
    O Terreno têm de ser seu.

    Significa que a avaliação vai bater somente no imovel.
    Pode conseguir 80% claro.

    Colocado por: LupanE por exemplo falei com um empreiteiro que diz andar com o dinheiro à frente, ou seja ele avança com os primeiros 10% ou 20% da construção e depois é que recebe quando o banco libertar a tranche... Será de fiar?


    Depende.
  12.  # 40

    Antes de mais, quero agradecer todas as contribuições. É raro encontrarmos informações tão práticas e úteis num só lugar!

    Colocado por: NelhasNa minha opinião, so deve repor o que adiantou das suas poupanças no FINAL da casa concluída e licenciada.

    Anotado! É sensato...

    Colocado por: pauloagsantosé nesta gestão entre o dinheiro que o banco liberta e o valor que se tem que dar ao empreiteiro que estão muitas dores de cabeça.

    Por isso é que estou a pensar seriamente em entregar ao arquitecto o acompanhamento da obra... São mais uns milhares, mas tenho medo de nos esbarrarmos...

    Colocado por: NelhasPara o Banco o que é chapa 5 é que empresta 80% do valor do imóvel potencial.

    É raro agora emprestar os 90%?

    Colocado por: NelhasSe tenho um terreno urbano que vale 100 k e um orçamento para construir de 100 k, o banco não me empresta so 80 ou 90 % de 100k, porque esse não é o valor da casa potencial a ser hipotecada.

    Neste caso, acha que o Banco liberta a totalidade?

    Colocado por: NelhasNeste momento têm Bancos, pelo menos 2 que emprestam até 85% do valor GLOBAL avaliado - Terreno mais casa.

    No nosso caso, o terreno já está pago, por isso é bom saber, pode ser que nos safemos por aqui...
 
0.0269 seg. NEW