Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Colocado por: Djdasazona Norte o que eu disse continua a ser uma realidade.

Conduzir sem carta tb é uma realidade e não é por isso que torna a coisa legal.
    Empréstimo de alvarás e assinaturas de cruz pode fazer com que haja um técnico com processos disciplinares e carteiras profissionais em causa.
    Qualquer obra tem obrigatoriamente um DT, um DF e um CS.
    Qualquer destes técnicos é responsável por estas ilegalidades, qualquer um deles pode ficar impedido de exercer.
    É certo que ainda há muitos que se estão a borrifar para isso, desde que ao fim do mês os 500€ estejam na conta.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, RRoxx, Mk Pt
    •  
      RRoxx
    • 16 setembro 2020 editado

# 202

Acho que o Anonimo1210 era um bom DT, ele á partida já garante que a casa não cai e se vive la dentro com qualidade.. É adjudicar já.

Colocado por: Picareta
    Neste forum se alguém diz que aluga um quarto sem passar recibo, saltam-lhe todos em cima. é um massacre, já fazer obras de forma ilegal já é perfeitamente normal.

não diga essas coisas que o pessoal fica ofendido. o empreiteiro é sempre aldrabão e careiro, não há cá pessoal legal e sério.
  2.  # 203

Colocado por: RRoxxo empreiteiro é sempre aldrabão e careiro

Em 80% dos casos até nem é mentira.
    Já os DT, DF, e CS são uns palermas.
    :)
    Concordam com este comentário: RRoxx
    •  
      RRoxx

# 204

Colocado por: Anonimo1210
    Diga-me uma coisa então não é problema então ter um fiscal que só vai á obra quando é chamado ou quando é o enchimento do betão?

Tiago, façam um contrato com as obrigações do homem. Se só estão dispostos a pagar tremoço não podem esperar camarão no prato.

Um Df à seria (ou sério), à partida, no serviço que vai realizar tem o numero de deslocações, os pontos que vai vistoriar etc. Não é uma folha A4 a dizer "fiscalização de obra, 500€. inclui fornecimento pelo dono de obra de uma mini e uma sandes de courato por deslocaçao")

é o mesmo que quando contratam os "empreiteiros" mais baratinhos sem saberem nada sobre a qualidade do mesmo.
  3.  # 205

Colocado por: Anonimo1210Diga-me uma coisa então não é problema então ter um fiscal que só vai á obra quando é chamado ou quando é o enchimento do betão?

É!
    Colocado por: Anonimo1210Isso já não existe problema?

Existe!
    Legalmente o DF está obrigado a fazer pelo menos uma visita mensal à obra.
    Isso para cumprir a legislação, para ser honesto com o seu cliente, ir uma vez por mês à obra ou nunca é igual.
  4.  # 206

Colocado por: PicaretaE aluga um alvará, certo?

Uma questão, em que tipo de adjudicações estamos a cumprir ou não a lei.

Adjudicação direta de uma cozinha, é possível ou não?
    Adjudicação direta de caixilharia, é possível ou não?
    Adjudicação direta de portões exteriores, é possível ou não?

Só estamos em incumprimento no caso de uma empreitada, ou no caso de pequenas remodelações pontuais tb é necessário alvará? para estes serviços?
  5.  # 207

Colocado por: NTORIONUma questão, em que tipo de adjudicações estamos a cumprir ou não a lei.

Nenhuma, tudo o que está no projecto tem que ser da responsabilidade do empreiteiro, no entanto eu não me importo de fazer uma obra e o dono de obra adjudicar directamente algumas subempreitadas, eu tenho que ter sempre trabalhos em obra e estar sempre em obra, para poder chegar perto do subempreiteiro contratado pelo DO, e exigir a documentação do seu pessoal para poder estar em obra, visto que o empreiteiro é o responsável pelo estaleiro da obra e se alguém se aleijar o empreiteiro e o seu diretor técnico, no meu caso sou eu, são responsabilizados.

Colocado por: NTORIONSó estamos em incumprimento no caso de uma empreitada, ou no caso de pequenas remodelações pontuais tb é necessário alvará? para estes serviços?

Todas as obras de construção tem que ser feitas por empresas com alvará, ou no caso das pequenas obras até 32.400€ basta um título de registo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
    •  
      RRoxx

# 208

Tiago não percebi nada do que quis dizer... mas vou tentar

Colocado por: Anonimo1210agora acho que se tenta enganar muito dono de obra com coisas que dizem que vai salvar a casa, que não vai ter manutenção e afins

É verdade, há muita gente desonesta. Mas só come quem quer.

Colocado por: Anonimo1210Você acha que o homem quer fazer uma casa por 150 mil, acha que pode pensar em questões técnicas, que vão trazer um encargo enorme, por isso sem sombra de dúvida tem que tentar ter uma casa mais simples possível.

Não percebi. Questões tecnicas que vão encarecer a obra? como por exemplo? impermeabilizar as fundações? fazer betão de limpeza? isolar as tubagens de água? são questões tecnicas pertinentes. Voce ve encarecer a obra, eu vejo evitar problemas a longo prazo e construir bem.

Colocado por: Anonimo1210Nunca disse para ser ele a fazer a casa, se você pensou isso, pensou de uma forma errada.

Nem eu disse ou pensei tal coisa.

Colocado por: Anonimo1210Já agora você quando vai para as suas obras avisa logo o DO que a casa pode cair?

LOL? que raio de observação esta. até lhe digo mais, eu no capacete tenho um autocolante com neons à volta a dizer "cuidado que as casas caem".
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
    •  
      RRoxx
    • 16 setembro 2020

# 209

Colocado por: PicaretaNenhuma, tudo o que está no projecto tem que ser da responsabilidade do empreiteiro, no entanto eu não me importo de fazer uma obra e o dono de obra adjudicar directamente algumas subempreitadas, eu tenho que ter sempre trabalhos em obra e estar sempre em obra, para poder chegar perto do subempreiteiro contratado pelo DO, e exigir a documentação do seu pessoal para poder estar em obra, visto que o empreiteiro é o responsável pelo estaleiro da obra e se alguém se aleijar o empreiteiro e o seu diretor técnico, no meu caso sou eu, são responsabilizados.

picareta no caso das cozinhas, que são das ultimas coisas, se o tipo se atrasar e tudo o resto está feito? vai lá fiscalizar o pessoal?
  6.  # 210

Colocado por: RRoxxpicareta no caso das cozinhas, que são das ultimas coisas, se o tipo se atrasar e tudo o resto está feito? vai lá fiscalizar o pessoal?

Cozinhas faz parte do mobiliário, o DO faz muito bem em comprar à parte, até porque eu vendo e fabrico cozinhas :-))
    Carpintarias idem :-))
  7.  # 211

Mais uma questão, e aquele pessoal que aluga ou pensa alugar elementos e cofragens para serem eles próprios (DO) levantaram as paredes isso é legal??
  8.  # 212

é tudo ilegal...
    Concordam com este comentário: Djdasa
  9.  # 213

Resumindo, para ser completamente legal o DO nem devia por os pés na obra, so no final da obra!
    Fica mais facil assim.
  10.  # 214

Obrigado Arq. Pedro!
  11.  # 215

Colocado por: DR1982Resumindo, para ser completamente legal o DO nem devia por os pés na obra, so no final da obra!
    Fica mais facil assim.

Epá isso é ouro sobre azul!!!
  12.  # 216

Fazer o que combinar com o empreiteiro geral... e não complicar...
    • DR1982

# 217

Colocado por: Pedro Barradas
    Epá isso é ouro sobre azul!!!
    Para o empreiteiro :)
    Com jeito a casa ate se aguenta 5 anos e depois o DO que se amanhe:)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 218

DR1982 era mesmo esse o ponto a que queria chegar, em Portugal mesmo que seja um ótimo profissional na sua área (na construção) caso construir a sua casa terá de entregar a essa especialidade da qual é especializado a outra pessoa para o fazer e quem por vezes nem sabe a qualidade e profissionalismo dessa pessoa/firma em causa
  14.  # 219

Colocado por: DjdasaDR1982 era mesmo esse o ponto a que queria chegar, em Portugal mesmo que seja um ótimo profissional na sua área (na construção) caso construir a sua casa terá de entregar a essa especialidade da qual é especializado a outra pessoa para o fazer e quem por vezes nem sabe a qualidade e profissionalismo dessa pessoa/firma em causa
    A verdade é que é assim que deve ser feito, mas nao é só em Portugal, mesmo em França onde a auto construção é permitida ja esta a ficar mais apertado e ainda bem!
    Como se ia destinguir quem realmente sabe o que esta a fazer de quem acha que sabe?
    Tem de haver algum controlo
  15.  # 220

Visitando obras que essa pessoa fez e de preferência ver trabalhos em execução!

0.0542 seg. NEW