Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: Manuel2020

    E depois estar essa parte feira?


    Volte aqui.
    •  
      RRoxx
    • 15 setembro 2020 editado

     # 62

    O ideal:

    1 - "perde" o seu tempo a ver os gabinetes de arquitectura ai da zona e a ver os trabalhos que fizeram e aquele que mais lhe enche as medidas.
    2 - após decidir isto, e já tendo um trabalho relativamente avançado, arranja um fiscal, alguem que perceba da poda, que venha do terreno é sempre melhor que alguem que só vem do escritório, se o fiscal achar que está na obra para tramar pessoal a coisa corre sempre mal.
    3 - Pede orçamentos para fazer o que foi projectado, com o minimo possivel de tipos ou equivalentes, e recorre ao seu fiscal para ver se estão todos a responder de forma equivalente e opta pelo que melhor lhe parecer.
    4 - Siga para obra.

    Isto é o processo simplificado, há muita maionese para navegar aqui no meio.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 63

    Colocado por: RRoxxO ideal:

    1 - "perde" o seu tempo a ver os gabinetes de arquitectura ai da zona e a ver os trabalhos que fizeram e aquele que mais lhe enche as medidas.
    2 - após decidir isto, e já tendo um trabalho relativamente avançado, arranja um fiscal, alguem que perceba da poda, que venha do terreno é sempre melhor que alguem que só vem do escritório, se o fiscal achar que está na obra para tramar pessoal a coisa corre sempre mal.
    3 - Pede orçamentos para fazer o que foi projectado, com o minimo possivel de tipos ou equivalentes, e recorre ao seu fiscal para ver se estão todos a responder de forma equivalente e opta pelo que melhor lhe parecer.
    4 - Siga para obra.

    Isto é o processo simplificado, há muita maionese para navegar aqui no meio.


    Muito obrigado.

    Sabe quanto isso do fiscal pode custar assim por alto?

    Aqui pelo que tenho visto poucas pessoas contratam fiscal e mais arquiteto segue a obra.
    Mas gosto da ideia uma pessoa independente a defender os meus interesses
  3.  # 64

    Antes começar a obra tenho tratar da baixada da luz agua etc.
    Eu isso pode ser o construtor a fazer?
  4.  # 65

    Colocado por: Manuel2020Antes começar a obra tenho tratar da baixada da luz agua etc.
    Eu isso pode ser o construtor a fazer?


    Concentre-se no arquitecto e no projecto nesta fase.
  5.  # 66

    Colocado por: Manuel2020mais arquiteto segue a obra.

    O que é isso? vai lá passear e beber umas minis pagas pelo empreiteiro?...
    Ninguem da nada a ninguem, se esse trabalho, de "seguir" não for remunerado... ou é puro amor à camisola ( não tem contas para pagar para despender de pelo menos uma hora em obra + deslocações + chatices), já estava incluído nos honorários ou então é um servilo contratado como extra.
  6.  # 67

    Colocado por: Manuel2020Aqui pelo que tenho visto poucas pessoas contratam fiscal e mais arquiteto segue a obra.

    Isso são "visitas de médico" que não servem para nada, nem o objectivo é fiscalizar a obra, é só ver se estão a fazer os pilares e as paredes no sítio certo, mas a olho.
  7.  # 68

    Colocado por: Pedro Barradas
    O que é isso? vai lá passear e beber umas minis pagas pelo empreiteiro?...
    Ninguem da nada a ninguem, se esse trabalho, de "seguir" não for remunerado... ou é puro amor à camisola ( não tem contas para pagar para despender de pelo menos uma hora em obra + deslocações + chatices), já estava incluído nos honorários ou então é um servilo contratado como extra.


    A primeira abordagem que eu tive com Arquiteto conhecido meu (nao sei se vai ser esse).

    Ele me disse 4500 euros projecto especialidades tratava das licenças etc
    Projecto em 3D e visitas obra.

    Os papeis d camera nao deve ser incluido ele faz trabalho eu só pago as licenças alvarás etcetc

    Se for uma pessoa de minha total confiança nao se deixe corromper pelo construtor.
    Mas um fiscal é boa opção
  8.  # 69

    Alguem sabe quanto pode custar 1 fiscal?
    •  
      RRoxx
    • 15 setembro 2020 editado

     # 70

    Colocado por: Manuel2020Projecto em 3D


    Para que é que isto serve? Prescinda disto e peça um mapa de trabalhos e um caderno de encargos. O 3d é só para mostrar que a sua **** é maior que a do vizinho.


    Colocado por: Manuel2020visitas obra.
    Vai ver as vistas?
    •  
      RRoxx
    • 15 setembro 2020

     # 71

    Ó joel, se um sktchup manhoso vier as custas de um CE e um MQT, metam o 3d já no lixo. O pessoal vende o acessório como sendo essencial, quando devia ser o contrario.

    Grande ajuda é ir as lojas de materiais ver o que se está a comprar, é ter em obra peças desenhadas com pormenores exequiveis etc. Façam lá o 3d e entreguem aos empreiteiros para orçamentar.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  9.  # 72

    Colocado por: RRoxx

    Para que é que isto serve? Prescinda disto e peça um mapa de trabalhos e um caderno de encargos. O 3d é só para mostrar que a sua **** é maior que a do vizinho.


    Vai ver as vistas?


    Penso que o caderno de encargos se for para fazer chave na mão é essencial para nao dar problemas
  10.  # 73

    Colocado por: RRoxxÓ joel, se um sktchup manhoso vier as custas de um CE e um MQT, metam o 3d já no lixo. O pessoal vende o acessório como sendo essencial, quando devia ser o contrario.

    Grande ajuda é ir as lojas de materiais ver o que se está a comprar, é ter em obra peças desenhadas com pormenores exequiveis etc. Façam lá o 3d e entreguem aos empreiteiros para orçamentar.
    Concordam com este comentário:rjmsilva


    Acho que o 3D e para ver como vai ficar a casa depois de pronta
  11.  # 74

    Colocado por: RRoxxÓ joel, se um sktchup manhoso vier as custas de um CE e um MQT, metam o 3d já no lixo. O pessoal vende o acessório como sendo essencial, quando devia ser o contrario.

    eu não vendo o 3D, é uma das minhas ferramentas de trabalho (exterior) e está incluído no preço da arquitectura, se fizer sentido ( há projectos que não precisa do 3D para nada).
    O CE/ MQT, é um extra ( opcional, pois muita gente so quer mesmo os papeis para o licenciamento) que está sempre orçamentado na proposta de honorários, assim como projecto de execução de tudo.. mas sao opções, é explicado em reunião tudo. ao dono de obra é deixado a opção. Contrata ou não.
    Concordam com este comentário: RRoxx, Anonimo1710
    •  
      RRoxx
    • 15 setembro 2020

     # 75

    Manuel, o 3d é uma ajuda.

    O MQT e o CE são essenciais. Se for prescindir de alguma coisa, prescinda do acessório.

    Colocado por: Manuel2020Penso que o caderno de encargos se for para fazer chave na mão é essencial para nao dar problemas


    em qualquer situação, mesmo que não seja chave na mão.
    •  
      RRoxx
    • 15 setembro 2020 editado

     # 76

    Colocado por: Pedro Barradaseu não vendo o 3D, é uma das minhas ferramentas de trabalho (exterior) e está incluído no preço da arquitectura, se fizer sentido ( há projectos que não precisa do 3D para nada).
    O CE/ MQT, é um extra ( opcional, pois muita gente so quer mesmo os papeis para o licenciamento) que está sempre orçamentado na proposta de honorários, assim como projecto de execução de tudo.. mas sao opções, é explicado em reunião tudo. ao dono de obra é deixado a opção. Contrata ou não.


    Claro Pedro, o D.O. só compra o que quiser. Mas sem CE arrisca-se a pedir sardinhas e aparecer cavala no prato, pode ser parecido, mas não é o que queria. (e mesmo com CE se não andar em cima da coisa tambem pode acontecer, como é usual).

    O Manuel referiu o projecto em 3d, dá a entender que é o que está a pagar nos 4500€, quanto a mim deve aprofundar a questão e perceber o que inclui nesse preço. Se a questão preço influencia, o MQT e CE salvaguardam muito na hora da escolha do empreiteiro, um tipo sério não vai inventar tintas fabrica do zé onde está pedido tinta Robbialac por exemplo. e se apresentar fica logo excluido, salvo se for equivalente claro está, e é aqui que entra o fiscal.
  12.  # 77

    EU acho que para tudo é preciso sorte
    E o donor nunca vai conseguir controller tudo tudo é fazer o melhor consoante o dinheiro que tem.

    Ja agora 4500 euros para o qie falei e preço aceitavel?

    O caderno de encargos e exatamente o que?
    E se é pago a parte.

    Muito obrigado a todos pela ajuda
    •  
      RRoxx
    • 15 setembro 2020

     # 78

    Colocado por: JoelM
    RRoxx, uma coisa não invalida a outra, e sketch up é 3d por isso não entendo o que queres dizer.


    Colocado por: RRoxxManuel, o 3d é uma ajuda.

    O MQT e o CE sãoessenciais.Se for prescindir de alguma coisa, prescinda do acessório.


    depende do que o Arq. tiver a orçamentar/incluir no preço.

    Imagine que o tipo diz que o 3d sao 1000€, e o CE e MQT sao outros 1000€, mas não estão na proposta. Se puder pagar tudo optimo, se tiver de optar, opte pelo que ajuda a decidir na escolha de empreiteiro.

    Se aparece ruma planta com uns alçados e mais nada, os sérios nem respondem sem tirar muitas duvidas, e depois aparece tudo e mais um par de botas, plafonds para I.S. plafonds para cozinhas, plafonds para tinta etc etc.
    •  
      Mk Pt
    • 15 setembro 2020 editado

     # 79

    Colocado por: Manuel2020

    Mas o que faz projecto também vai.
    Sempre é melhor 2 que 1

    O Fiscal de Obra, que é contratado pelo Dono de Obra, deve ser totalmente independente do empreiteiro e também da equipa/arquitecto que fez os projectos.

    Deve contratar o Fiscal de Obra quando tiver todos os projectos feitos porque, se este for competente, antes da obra começar vai ajudar a antecipar e alertar você para erros/omissões que os projectos possam ter de forma a evitar custos inesperados em obra (que inevitavelmente vão sair do seu bolso), e pode ajudar a escolher os melhores orçamentos/empreiteiros.

    Depois, durante a obra, é o Fiscal de Obra que tem conhecimentos técnicos e que está na obra para o defender, a si que é Dono de Obra, de erros/más práticas do empreiteiro ou de tentativas de o fazer gastar mais dinheiro.


    A grande maioria das pessoas que não são da área não têm noção, mas erros/omissões em obras podem custar largos milhares de euros, em trabalho, materiais e tempo, facilmente na casa das dezenas de milhares.
    -Um projecto de estruturas/estabilidade rasca vs um projecto bem feito? Um bem feito poupa milhares de € em aço/betão.
    -Uma omissãozita de material não contabilizado no projecto/orçamento e que tem que ser feito? Mais uns milhares de € a mais.
    - Um muro de contenção que é necessário fazer que não estava previsto ou fundações/contenção da casa não prevista? Mais uns milhares de € a mais.

    Milhares de € em obra devido a erro, uma omissão/não estar previsto ou simplesmente projecto mal optimizado é tipo estalar os dedos, é logo aos milhares.
    Não poupe em projectos e nem em fiscalização


    A melhor forma de evitar custos inesperados e também ter uma casa mais confortável e livre de problemas?
    É necessário duas coisas:
    - Equipa de projectistas competente, que faça um bom projecto, bem definido e completo.
    - Fiscalização de Obra competente, que só responda a si (Dono de Obra) e seja independente dos outros intervenientes em obra.

    Não poupe em projectos e nem em fiscalização de obras.
    Como disse acima, qualquer erro/omissão razoável é bem capaz de custar o mesmo ou mais que os projectos/fiscalização. E quem faz erros desses também a nível de projecto é porque o projecto em si será de pior qualidade.


    O Arquitecto durante a obra pode/deve ajudar a esclarecer dúvidas e ajudar a encontrar soluções para a obra, se necessário.
    Mas a fiscalização e acompanhamento de obra é para o Fiscal.

    Mas por agora só precisa é de Arquitecto, o Fiscal será mais à frente, com os projectos feitos e antes de escolher empreiteiro.
    Concordam com este comentário: RRoxx, rjmsilva
  13.  # 80

    Colocado por: Mk Pt
    O Fiscal de Obra, que é contratado pelo Dono de Obra, deve ser totalmente independente do empreiteiro e também da equipa/arquitecto que fez os projectos.

    Deve contratar o Fiscal de Obra quando tiver todos os projectos feitos porque, se este for competente, antes da obra começar vai ajudar a antecipar e alertar você para erros/omissões que os projectos possam ter de forma a evitar custos inesperados em obra (que inevitavelmente vão sair do seu bolso), e pode ajudar a escolher os melhores orçamentos/empreiteiros.

    Depois, durante a obra, é o Fiscal de Obra que tem conhecimentos técnicos e que está na obra para o defender, a si que é Dono de Obra, de erros/más práticas do empreiteiro ou de tentativas de o fazer gastar mais dinheiro.


    A grande maioria das pessoas que não são da área não têm noção, mas erros/omissões em obras podem custar largos milhares de euros, em trabalho, materiais e tempo, facilmente na casa das dezenas de milhares.
    -Um projecto de estruturas/estabilidade rasca vs um projecto bem feito? Um bem feito poupa milhares de € em aço/betão.
    -Uma omissãozita de material não contabilizado no projecto/orçamento e que tem que ser feito? Mais uns milhares de € a mais.
    - Um muro de contenção que é necessário fazer que não estava previsto ou fundações/contenção da casa não prevista? Mais uns milhares de € a mais.

    Milhares de € em obra devido a erro ou uma omissão/não estar previsto é tipo estalar os dedos, é logo aos milhares.
    Não poupe em projectos e nem em fiscalização


    A melhor forma de evitar custos inesperados e também ter uma casa mais confortável e livre de problemas?
    É necessário duas coisas:
    - Equipa de projectistas competente, que faça um bom projecto, bem definido e completo.
    - Fiscalização de Obra competente, que só responda a si (Dono de Obra) e seja independente dos outros intervenientes em obra.

    Não poupe em projectos e nem em fiscalização de obras.
    Como disse acima, qualquer erro/omissão razoável é bem capaz de custar o mesmo mais que os projectos/fiscalização. E quem faz erros desses também a nível de projecto é porque o projecto em si será de pior qualidade.


    Muito obrigado mesmo
 
0.0360 seg. NEW