Iniciar sessão ou registar-se
    • DR1982
    • 21 outubro 2020 editado

# 261

Colocado por: nunos7
    Mas deve ser um dos tópicos com mais posts! e até onde me lembro acho q tem alterado (optimizado) algumas coisas ;)
    Sim e ainda devo alterar muito mais, ando a ponderar se valera a pena pedir uma segunda opinião de um arquiteto, opinião paga claramente...
  1.  # 262

Colocado por: nunos7é q um futuro DO antes de pensar em construir tem q tirar um curso, um não vários, para não deixar q lhe metam qualquer trampa pela goela?

Se é o projectista que o representa a si que elabora o seu MQ, haverá uma maior independência na escolha dos materiais ou não? A si e ao projectista, à partida interessa zelar para que a coisa fique bem feita, sobretudo. Já se fôr o empreiteiro...

Falando em curso. Então precisa de um curso para entender o MQ que o seu técnico faz... mas já não precisa do curso se o MQ fôr feito pelo empreiteiro?
  2.  # 263

Colocado por: DR1982Sim e ainda devo alterar muito mais, ando a ponderar se valera a pena pedir uma segunda opinião de um arquiteto, opinião paga claramente...

E depois vais pedir a um 3º? está assim tão complicado difícil a coisa?
  3.  # 264

Colocado por: N Miguel OliveiraFalando em curso. Então precisa de um curso para entender o MQ que o seu técnico faz... mas já não precisa do curso se o MQ fôr feito pelo empreiteiro?

Miguel eu não disse q necessitava de um curso para entender o MQ. Acho q está lá claro a q me referia...
  4.  # 265

Colocado por: nunos7Miguel eu não disse q necessitava de um curso para entender o MQ. Acho q está lá claro a q me referia...

Peço desculpa, não me expressei bem.
    Essa parece ter sido a ilação que tirou daquilo que o user Rroxx escreveu, quando não me pareceu nada disso...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
  5.  # 266

Colocado por: Pedro BarradasEu farto me de perguntar isso. A maioria não o faz. Vem para aqui, e dos técnicos para o qual pagam e são estes os responsáveis, não lhes é exigido nada...
    é para nao os incomodar
  6.  # 267

Colocado por: antonylemosé para nao os incomodar

Ah bom.... assim está bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  7.  # 268

Colocado por: RRoxxe eventualmente contratar a porra de uma fiscalização que salvaguarde os seus interesses. O custo da fiscalização face ao custo da obra é irrisório.
    O problema é que existem muitos desses custos irrisórios, o preço do projeto é irrisório, o preço do mapa de quantidades é irrisório, o preço da fiscalização é irrisório, o preço da licença de construção é irrisório, o preço da baixada elétrica é irrisório...está a ver onde vai parar, não está? Quem não tem pais ricos, e agora já nem existe BES, vai deixar algumas coisas para trás.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, HML82
  8.  # 269

Colocado por: HAL_9000vai deixar algumas coisas para trás.

Por norma deixa-se a fiscalização pelo simples fato de não lhe reconhecer mais valias para o investimento.
    Concordam com este comentário: ricat
  9.  # 270

Tenho a minha ideia e continuo a dizer. Nesta questão dos preliminares o DO só é muito enganado se quiser.
    Por muito que não se perceba de construção, não é admissível que alguém se aventure a patrocinar a construção de uma moradia, sem fazer o mínimo trabalho de casa e tratar de adquirir prévio conhecimento das implicações/necessidades. Partir para uma aventura desta envergadura na mais completa ignorância não é sequer racional. Pensar um tema destes como se fosse ir dar um passeio ao shopping e de repente lembrar-se de comprar uma camisa ou um vestido, entrar numa loja e comprar, até nisso algumas pessoas aparentam ter mais empenho em conhecer detalhes. Por isso é que por vezes se discutem aqui cenários/questões tão surreais😒
    E ninguém diga que é difícil. A primeira casa que construí por administração direta foi em 1986, jovem e sem qualquer conhecimento da área, mas com a noção natural de o que é basicamente uma casa, elaborei eu mesmo uma lista minuciosa dos trabalhos, áreas, divisões, metragens e qualidade dos acabamentos, revestimentos, eletricidade, canalizações, etc... para depois solicitar orçamentos. É claro que houve ajustes mas o tronco principal estava lá.
    E isto é algo que qualquer um pode fazer hoje muito Mais facilmente com todos os meios de informação que existem acessíveis.
    Portanto. Quem não faz ou não se quer dar ao trabalho de fazer algo por isso, não se pode admirar ou queixar.
    Concordam com este comentário: RRoxx, jorgealves, N Miguel Oliveira, RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RRoxx
  10.  # 271

Colocado por: nunos7E acha q eu como empreiteiro (não sou empreiteiro) me vou responsabilizar por algo q estava mal feito no mapa de quantidades q não fui eu a fazer?

O pessoal anda aqui no forum há tanto tempo e ainda não aprenderam, o dono de obra manda elaborar o mapa de quantidades, mas o empreiteiro que fizer a obra tem que assumir a responsabilidade pelos erros e omissões desse mapa, tem que verificar as quantidades e verificar se alguma coisa que está no projeto não está nesse mapa, assim, só o empreiteiro que ganhar a obra é que perde tempo com o mapa de quantidades.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 272

Colocado por: Anonimo12122020agora percebo os preços por aqui praticados

Você não percebeu nada, e não vale a pena perder tempo com quem não quer aprender.
  12.  # 273

Anonimo12122020

a sua realidade não tem nada a ver com a maioria dos DO, você está ligado á construção e pode muito bem fazer toda a gestão de vários aspetos de forma avulsa ou de forma simplificada. Os preços e qualidade que vai ter para si na sua casa dificilmente outros vão conseguir ter sem que se faça todo um planeamento exaustivo e não se comam etapas.
    Desenganem-se quem pensa que consegue fazer essa gestão de forma simplificada e negociando com o empreiteiro, pois este tem muita forma de não pagas á cabeça, pagas mais á frente e nem sabes aonde. isto para já não falar com as "economias" em termos de qualidade de execução que só mesmo tambem com bons fiscais se consegue controlar.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, desofiapedro
    •  
      RRoxx
    • 21 outubro 2020

# 274

Costa, você sabe pelo menos o que é um preço seco e como se constrói?

Fala de preços e orçamentos com a propriedade de quem já faz isto há muitos anos mas não sabe do que fala.

Lá porque está a fazer uma moradia e conseguiu negociar muita bem (sem se saber exactamente o que) não quer dizer que saiba o custo do que está a comprar, só sabe por quanto lhe foi vendido. Trabalhar com biscateiros e empreitadas isoladas não é fazer das obras negócio (vida)...
  13.  # 275

Colocado por: Picaretao dono de obra manda elaborar o mapa de quantidades, mas o empreiteiro que fizer a obra tem que assumir a responsabilidade pelos erros e omissões desse mapa,

Agora fiquei a zero...
    por isso é q os DO's são sempre "enrrabu" como diz o Zé... não tem MQ "enrrabu", tem MQ, "enrrabu"... o q salva alguns é q ainda existe pessoal sério.
  14.  # 276

Recebendo o MQT, o empreiteiro deverá ter um prazo para analise e submissão de erros e omissões.
    Havendo E/O ( situação a aferir pelo coordenador de projectos). Esse articulado/ quantidades deverá ser revisto e fazer parte do MQ final.o qual será efetuado o contrato de empreitada.

qual é a dúvida!?
  15.  # 277

Colocado por: nunos7Agora fiquei a zero...

Não tem muito que saber Nuno, o DO fornece o MQ, o empreiteiro orçamenta com base nele e caso detete alguma falha ou omissão tem outra folha para preencher, no contrato é colocada uma clausula que protege o DO, em como o empreiteiro teve acesso aos projetos, ao MQ, e a tudo o que era necessário para dar o orçamento e se vincula a esse preço para fazer a obra, qq falha nas medições é responsabilidade do empreiteiro.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Picareta, N Miguel Oliveira, RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
  16.  # 278

sendo a construção algo não facilmente quantificado/ qualificado e mensurável tal como um motor e suas peças por exemplo, está negro está
    as casas no espaço de uma década já tem outros requisitos e cada vez mais são novos processos formas e sistemas incorporados que tem tornado a construção algo mais complexo e com as consequencias todas inerentes.
  17.  # 279

Colocado por: Pedro BarradasRecebendo o MQT, o empreiteiro deverá ter um prazo para analise e submissão de erros e omissões.

Colocado por: Pedro Barradasqual é a dúvida!?

Pedro a minha dúvida é q a maioria de todos os q opinaram sobre o assunto, disseram q o MQ é super importante para dar o orçamento, qe q os DO's querem sempre orçamentos sem pagar por esse MQ q é a base para um bom orçamento, e depois mais à frente temos coisas como a q acabas de escrever, q o empreiteiro deverá fazer uma análise e submeter erros e omissões do MQ... então o MQ não foi feito para q o empreiteiro não tivesse q fazer essa análise? Vai ter q andar igual com a fita na mão a medir o projecto para ver se não se enganaram no MQ q lhe disponibilizaram? é aqui q está a minha dúvida...

Mas se acham q não vale a pena perderem tempo a explicar, por mim tudo bem...
  18.  # 280

Colocado por: NTORIONqq falha nas medições é responsabilidade do empreiteiro.

Porreiro o DO pagou por algo q depois ainda vai ser revisto e fazer perder tempo ao empreiteiro...

Já entendi... obrigado NTORION

0.0626 seg. NEW