Colocado por: nunos7Pedro a minha dúvida é q a maioria de todos os q opinaram sobre o assunto, disseram q o MQ é super importante para dar o orçamento, qe q os DO's querem sempre orçamentos sem pagar por esse MQ q é a base para um bom orçamento, e depois mais à frente temos coisas como a q acabas de escrever, q o empreiteiro deverá fazer uma análise e submeter erros e omissões do MQ... então o MQ não foi feito para q o empreiteiro não tivesse q fazer essa análise? Vai ter q andar igual com a fita na mão a medir o projecto para ver se não se enganaram no MQ q lhe disponibilizaram? é aqui q está a minha dúvida...
Mas se acham q não vale a pena perderem tempo a explicar, por mim tudo bem...
Colocado por: marco1Anonimo12122020
a sua realidade não tem nada a ver com a maioria dos DO, você está ligado á construção e pode muito bem fazer toda a gestão de vários aspetos de forma avulsa ou de forma simplificada. Os preços e qualidade que vai ter para si na sua casa dificilmente outros vão conseguir ter sem que se faça todo um planeamento exaustivo e não se comam etapas.
Desenganem-se quem pensa que consegue fazer essa gestão de forma simplificada e negociando com o empreiteiro, pois este tem muita forma de não pagas á cabeça, pagas mais á frente e nem sabes aonde. isto para já não falar com as "economias" em termos de qualidade de execução que só mesmo tambem com bons fiscais se consegue controlar.
Colocado por: desofiapedroNão tenho os conhecimentos, não tenho a capacidade de negociar. Tem outro andamento ele e isso conta imenso.
Colocado por: nunos7Porreiro o DO pagou por algo q depois ainda vai ser revisto e fazer perder tempo ao empreiteiro...
Colocado por: Anonimo12122020já estive do outro lado, na orçamentação, por isso, estou a construir a minha casa mas já vendi muita obra, agora tenho a trabalhar para mim os que outra hora tive a trabalhar para outros, acho que para bom entendedor meia palavra basta...
Colocado por: KduvidasTenho a minha ideia e continuo a dizer. Nesta questão dos preliminares o DO só é muito enganado se quiser.
Por muito que não se perceba de construção, não é admissível que alguém se aventure a patrocinar a construção de uma moradia, sem fazer o mínimo trabalho de casa e tratar de adquirir prévio conhecimento das implicações/necessidades. Partir para uma aventura desta envergadura na mais completa ignorância não é sequer racional. Pensar um tema destes como se fosse ir dar um passeio ao shopping e de repente lembrar-se de comprar uma camisa ou um vestido, entrar numa loja e comprar, até nisso algumas pessoas aparentam ter mais empenho em conhecer detalhes. Por isso é que por vezes se discutem aqui cenários/questões tão surreais😒
E ninguém diga que é difícil. A primeira casa que construí por administração direta foi em 1986, jovem e sem qualquer conhecimento da área, mas com a noção natural de o que é basicamente uma casa, elaborei eu mesmo uma lista minuciosa dos trabalhos, áreas, divisões, metragens e qualidade dos acabamentos, revestimentos, eletricidade, canalizações, etc... para depois solicitar orçamentos. É claro que houve ajustes mas o tronco principal estava lá.
E isto é algo que qualquer um pode fazer hoje muito Mais facilmente com todos os meios de informação que existem acessíveis.
Portanto. Quem não faz ou não se quer dar ao trabalho de fazer algo por isso, não se pode admirar ou queixar.
Colocado por: nunos7Picareta, peço desculpa se o estou a fazer repetir-se, e nestas coisas, admito q sou bastante lento de compreensão, mas caramba, se dou um MQ a 3 empreiteiros os 3 têm q "perder" tempo a verificar tudo o q está no MQ... não estou a entender porque diz q só o q ganhar a obra é q vai perder esse tempo.
A não ser q todos dão o preço pelo MQ, e depois da obra adjudicada, voltam a pegar no MQ e no projecto e vão ao milimetro ver as coisas e dizer ao DO, olhe aqui tem um erro, são mais 500, olhe aqui tb não está bem, mas como o sr. é um DO porreiro eu dou de graça...
Colocado por: Ruipsmquando digo isso à amigos olham para mim como se fosse um extraterrestre. O pessoal normalmente é malandro
Colocado por: nunos7A coisa nao esta dificil,
E depois vais pedir a um 3º? está assim tão complicado difícil a coisa?
Colocado por: Picaretae dá-lhe 15 dias para ele verificar os erros e omissões
Colocado por: zedasilvaNas obras particulares isso nunca está em lado nenhum
Colocado por: RuipsmSim, mas o problema é bastante mais vasto e daria pano para mangas. Infelizmente reside numa crescente tendencia geracional e social de desresponsabilização e desconhecimento/alheamento voluntário.
Concordo consigo. Nós não percebemos da "poda" e metemo nos na aventura da construção de uma moradia, do nosso sonho. É muita da informação que não tinha pesquisei na Internet e muita aqui no fórum. O que eu fiz todos podem fazer, hoje temos acesso a muita informação, mas muito não usam essa facilidade. Costumo dar este exemplo, quando preciso de trocar de telemóvel, TV, carro ou electrodoméstico por exemplo, primeiro procuro informações na internet, e vejo e leio reviews acerca do que preciso, quando digo isso à amigos olham para mim como se fosse um extraterrestre. O pessoal normalmente é malandro
Colocado por: PicaretaCom um exemplo fica mais fácil:eu acrescentaria outro pormenor, durante a obra altera-se a parede ficando em menos 50m2, com o MQ faz o acerto automaticamente,
No mapa de quantidades está previsto a execução de 200m2 de alvenaria de tijolo 30x20x15, o nuno adjudica a obra a um determinado empreiteiro e dá-lhe 15 dias para ele verificar os erros e omissões, e o empreiteiro descobre que afinal são 250m2 de tijolo e apresenta a reclamação, o nuno pede a quem fez o mapa para verificar se o empreiteiro tem razão. Se se concluir que o empreiteiro tem razão o contrato passa a prever os 25om2 de tijolo....simples. Depois durante a obra não são aceites reclamações quanto a quantidades e trabalhos que estavam no projecto e não estavam no mapa de quantidades.
Colocado por: HAL_9000O problema é que existem muitos desses custos irrisórios, o preço do projeto é irrisório, o preço do mapa de quantidades é irrisório, o preço da fiscalização é irrisório, o preço da licença de construção é irrisório, o preço da baixada elétrica é irrisório...está a ver onde vai parar, não está? Quem não tem pais ricos, e agora já nem existe BES, vai deixar algumas coisas para trás.
Colocado por: jorgealveseu acrescentaria outro pormenor, durante a obra altera-se a parede ficando em menos 50m2, com o MQ faz o acerto automaticamente,
sem MQ o empreiteiroaté pode alegar que aquilo até lhe custa mais pois tinha lá o material e agora até vai ter custos para o remover.