Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: becasSe adianta, posso reforçar que, nestes dias de muita chuva e algum frio (mas ainda não chegaram os "negativos" tão habituais por cá), os vidros têm-se portado lindamente. A casa aquece num instantinho (aquecimento central a gasóleo), retém o calor e basta estar um bocadinho de sol para entrar o calorzinho. Também é fantástico o recuperador de dupla face (Chami 98), a aquecer sala (43m2) e escrit´rio 820m2). Parece que estou bem servida...Estas pessoas agradeceram este comentário:jhborges

    Olá Becas Obrigado pela informação
    Tem instalado o climalit Planitherme, não é verdade?
    Pois eu ´neste momento estou na dúvida entre o semelhante ao seu o "climaplus N" e o vitr Chaves "isolar netralux". Referiram-me um outro "supernatural" mas parece que tem muita protecção solar, o que não me interessa. Eu necessito é de um vidro que deixe entrar todo o sol possível no Inverno.
    Cump. J. B.
  2.  # 22

    Olá pessoal
    Então não há mais intendidos em vidro para climas frios?
    Mais uma vez peço a V. ajuda porque as informações são tão poucas e necessito de decisão urgente...
    Repito: qual o melhor vidro para um clima frio para melhor aproveitamento solar no Inverno e sem necessidade de protecção solar, com um bom isolamento?
    Obrigado J. Borges
  3.  # 23

    Na minha opinião o Vidro da Saint-Gobain SGG CLIMAPLUS N é talvez o mais indicado para um clima de inverno com algum sol.

    Para inverno nórdicos é usado vidro triplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jhborges
  4.  # 24

    Por enquanto também me parece que será uma boa opção. Também estou a considerar o "Vitro Chaves isolar netralux".
    Mas vejam lá que resposta recebi de uma pessoa conceituada na matéria:
    "... A melhor solução que poderá considerar é Vidro Duplo SGG CLIMALIT que incorpore um SGG COOL-LITE SKN 174 II como vidro exterior..."
    Ou eu não percebo nada de vidros e compreendo ao contrário o que está escrito na descrição dos fabricantes, ou esta pessoa está enganada. Na minha opinião, que sou um leigo, parece-me que todo o vidro"COOL-LITE" é isolante solar.
    Se alguém me poder clarificar, eu agradeço.
    Cumprimentos J. Borges
  5.  # 25

    O vidro SGG COOL-LITE SKN 174 II tem o propósito de deixar passar o máximo de luz para um mínimo de calor, o que não é o que se pretende.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jhborges
  6.  # 26

    Também era isso que eu pensava, embora admitisse que podesse estar enganado. Mas pelos vistos, também não sou só eu a pensar que o vidro SGGCOOL-LITE SKN 174 II é para cortar calor.
    Haverá mais algum entendido em vidros que possa ajudar?
    O j. Borges agradece...
    • Ed-l
    • 19 dezembro 2009

     # 27

    Boas Becas
    Nestes dias de temperaturas negativas na Guarda e com algum sol nota algum beneficio dos vidros no aquecimento interior? Nota retenção do calor (aquecimento) no seu interior? Dentro de poucos meses vou ter que escolher o tipo de vidro e os seus comentários serão úteis na decisão.
    Obrigado
    Ed
  7.  # 28

    Colocado por: becasNa minha casa (na Guarda) optei pelo Climalit Planitherm. Ainda é cedo para saber como é que os vidros se vão comportar (o frio começou agora e é o 1º inverno na casa), mas noto que em dias de sol (como tem estado neste Outono) a casa aquece bastante, ou seja, o calor do sol "entra", que é o que se deseja por estes lados!

    Estas pessoas agradeceram este comentário:jhborges



    Olá Becas
    Eu estou como o Ed-L, desejoso de saber se os seus vidros já foram "testados" nestes dias frios e se cumprem o o que é anunciado. Será que também pode informar em que face está a pelicula reflectante, face dois ou três?
    Desejo a todos continuação de Boas festas e um Bom Ano
    J. Borges
  8.  # 29

    Obrigada a Todos pela vossa colaboração! O jhborges tocou num ponto nevrálgico! Coloquei a mesma questão noutro tópico pelo que peço as minhas sinceras desculpas aos foristas e muito obrigada aos restantes participantes!

    Excelente 2010 para Todos!
  9.  # 30

    Olá a todos! Desculpem não ter vindo responder mais cedo, mas passou-me despercebido. De facto, a retenção do calor no interior da casa é bastante boa, nota-se que as perdas são bastantes baixas tendo em conta as temperaturas exteriores que se têm feito sentir. Ainda na semana passada tive lá em casa o responsável pelas caixalharias e vidros por causa de outro problema e ele disse-me que na casa em frente, que tem uma arquitectura e uma construção muito semelhantes, os proprietários se queixam que têm imensa dificuldade em aquecer a casa. Eu não tenho, de todo, essa dificuldade e mesmo num quarto que não está aquecido (hóspedes) a temperatura deve rondar os 12-13 graus, o que é óptimo quando lá fora estão 3 ou 4 graus.
    Quanto à passagem do calor do sol para o interior, é menos notório porque tem estado mesmo muito mau tempo. No entanto, numa semanita em que houve sol, sentia-se uma temperatura ambiente muito agradável durante o dia.
    Conclusão: recomendo o Planitherm Climalit para climas frios, sim. Mas de Verão o calor passa todo, isso também é verdade...
    Quanto à localização da película reflectante, não faço ideia...sou mesmo uma leiga nestas coisas, que teve a sorte de ler umas coisas por acaso sobre estes vidros...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leticia abreu, jhborges
  10.  # 31

    Colocado por: becas Eu não tenho, de todo, essa dificuldade e mesmo num quarto que não está aquecido (hóspedes) a temperatura deve rondar os 12-13 graus, o que é óptimo quando lá fora estão 3 ou 4 graus.


    12-13 graus é optimo quando lá fora estão 3 ou 4? não se enganou nem nada nalgum dos valores?
  11.  # 32

    Obrigado Becas pela informação.
    Em relação à posição da pelicula reflectante, julgo que é possível detectar em que vidro ela está. Há uns tempos li num outro post que acendendo um isqueiro ao lado da vidro, a reflexão da chama, dava a indicação sobre a existência de pelicula. Perdoem-me se estou a dizer algum disparate. Até descreviam um outro processo para determinar a espessura do vidro, utilizando uma régua calibrada para esse efeito.
    Pelo que tenho lido, a posição da pelicula em face dois será mais indicada para controlar a entrada de sol e em face três seja melhor para reter o calor que esteja dentro de casara, embora haja pessoas que considerem sem significado as diferenças. (as faces contam-se de fora para dentro)
    Eu gostava de saber se estou certo ou errado neste ponto, pelo que não fico chateado se me corrigirem,porque sou leigo nesta matéria. Só agradeço é que não me insultem por eu dizer alguma asneira...
    Se quiser pesquisar e fazer a experiência, agradecia que me informasse, caso fosse possível.
    Desejo a todos um Bom Ano de 2010.
    Cumprimentos J. Borges
  12.  # 33

    Colocado por: leticia abreuObrigada a Todos pela vossa colaboração! O jhborges tocou num ponto nevrálgico! Coloquei a mesma questão noutro tópico pelo que peço as minhas sinceras desculpas aos foristas e muito obrigada aos restantes participantes!

    Excelente 2010 para Todos!


    Olá Leticia Abreu,
    Não percebi o que a senhora quiz dizer quando se referiu a mim.
    Então como está a sua casa, já se vê? Olhe a minha tenho tido uns problemas com o instalador do piso radiante, que terão que arrancar tudo...
    Bom Ano para todos e Cumprimentos, J. Borges
  13.  # 34

    Olá jhborges

    Desculpe, não me fiz entender. é que há outro tópico ("Como proteger as fachadas de vidro") precisamente com estas preocupações e o meu ponto nevrálgico nas caixilharias e vidros é precisamente igual ao seu! Eis o que escrevi no outro tópico:
    "Vou construir num sítio com pouca exposição solar, logo toda a energia que puder aproveitar é bem-vinda; Assim, devo optar por vidros simples que não me impeçam a captação de energia(?!) As minhas dúvidas são
    1. Como mantê-la (anergia/calor) no interior, i.e., que características deve ter a face do vidro em contacto com as divisórias para não perder o calor.
    2. A zona é fria e muito húmida (>75%). Repare-se que não existe qualquer problema na incidência solar directa no Verão e muito menos no Inverno pois está rodeada de sombreamentos (árvores e colina).
    É que aqui falam sempre do Verão. Mas pensemos noutra situação, como a minha, em que a incidência solar directa é uma mais valia para ganhos térmicos no interior que com o avançar do dia, sem aquecimento, se perderão."


    Portanto como vê é exactamente a mesma preocupação; Só depois é que reparei neste tópico, daí as minhas desculpas ao fórum.

    Quanto à casa estamos agora quase a entregar as especialidades mas tivemos de pedir alteração do projecto a nível exterior porque tinha uns muros de sustentação enormes (>6 m)!Ia dar muitos problemas; Assim optámos por não fazer cave subterrânea... Paciência... Mas faz-se tudo com calma... Sem stresses...

    Lamento saber do seu problema com o piso radiante! Porque tiveram de arrancar tudo? Espero não estar a ser intrusiva ou abusiva (em termos de expor uma empresa) mas existe um site que lhe deixo aqui do Rafael Arieira que dão apoio nessas questões sem compromisso. Dê uma olhadela não perde nada. Infelizmente só dão apoio técnico num raio de 50 Km (para mim, por exemplo, não dá!)
    Muitas felicidades para si e para o seu projecto e vá dando notícias! Votos de Excelente 2010!!!
  14.  # 35

    Colocado por: aprendiz2jhborges

    diga-nos o que se passou com o piso...se quiser claro!!


    https://forumdacasa.com/discussion/7886/erros-na-instalacao-de-piso-radiante/
  15.  # 36

    Boas

    Pelo que tenho lido, a posição da pelicula em face dois será mais indicada para controlar a entrada de sol e em face três seja melhor para reter o calor que esteja dentro de casara, embora haja pessoas que considerem sem significado as diferenças. (as faces contam-se de fora para dentro)

    E tem lido bem. Vamos a ver se consigo explicar isto sem usar "palavrões":
    A transferência de calor entres dois corpos faz-se de três formas - condução, convecção e radiação sendo esta última a que nos interessa. Todos os corpos emitem e absorvem radiações electromagnéticas (calor) com uma intensidade que depende da temperatura a que se encontram, das características da sua superfície e da direcção em que a energia é irradiada. Em termos simplistas (que não exactos) pode dizer-se que a emissividade de um material indica a capacidade de um corpo emitir energia por radiação.
    Em que é que isto interessa para a questão? Se a emissividade depende, entre outras coisas, das características da superfície do corpo emissor (no nosso caso é o vidro) é lógico que se alterem essas características, com a colocação de uma camada ou película, de modo a obter o efeito pretendido:
    - Se a pretensão é manter a radiação do lado exterior da habitação (reduzir o aquecimento do interior), e partindo do princípio que usamos vidro duplo, a película deve ser usada na face interior do vidro exterior.
    - Se a pretensão é manter a radiação do lado interior da habitação (reduzir as perdas de calor interior pelas janelas) a película deve ser usada na face exterior do vidro interior (virada para a caixa de ar).
    Posto isto, qual será então a estratégia a seguir nos casos semelhantes aos da leticia abreu e jhborges?
    Se, como referiram, não têm problemas de sobreaquecimento no verão eu optaria por vidros com elevado coeficiente de transmissão térmica (U) de modo a permitir que o máximo de energia solar fosse canalizada para o interior. Para impedir a saída desse calor, vidro interior com película redutora de emissividade na face virada à caixa de ar.
    Posto isto, gostaria de chamar a atenção para o facto de este não ser o único factor a ter em consideração: outros factores há que têm também grande importância, desde a orientação dos vãos à inércia térmica da construção, pelo que cada caso é um caso com vários factores a terem de ser tomados em conta em conjunto.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leticia abreu, electrao, jhborges
  16.  # 37

    Colocado por: aprendiz2ricardo

    não vejo nada nem fotos...presumo que voçê saiba alguma coisa...verdade???



    jhborges3 Dezembro 2009 agradecer# 1citar
    Bom dia ao Forum
    Tenho um problema que não sei como resolver.
    Instalaram as tubagens do aquecimento em "zig zag" com voltas mais apertadas que o aconselhado pelo fabricante, em alternativa ao "caracol" como prescrito. Quando cheguei à obra, já tinham colocado uma camada de betonilha, mas ainda deu para ver alguns erros. Mandei suspender os trabalhos e ponho como uma das alternativas, arrancar tudo e recomeçar de novo.
    Alguém com experiência me pode ajudar ?
    Qual é o sistema mais eficaz, o caracol ou o zig zag?
    Cumprimentos
    J. Borges


    veja o link, está lá tudo.
  17.  # 38

    Trata-se de uma moradia em curso na Serra da Estrela, e o sistema se não estou em erro foi Schluter.
    Os Instaladores não respeitaram o projecto e fizeram "borrada".
  18.  # 39

    Colocado por: j cardosoBoas

    Pelo que tenho lido, a posição da pelicula em face dois será mais indicada para controlar a entrada de sol e em face três seja melhor para reter o calor que esteja dentro de casara, embora haja pessoas que considerem sem significado as diferenças. (as faces contam-se de fora para dentro)

    E tem lido bem. Vamos a ver se consigo explicar isto sem usar "palavrões":
    A transferência de calor entres dois corpos faz-se de três formas - condução, convecção e radiação sendo esta última a que nos interessa. Todos os corpos emitem e absorvem radiações electromagnéticas (calor) com uma intensidade que depende da temperatura a que se encontram,das características da sua superfíciee dadirecção em que a energia é irradiada. Em termos simplistas (que não exactos) pode dizer-se que a emissividade de um material indica a capacidade de um corpo emitir energiapor radiação.
    Em que é que isto interessa para a questão? Se a emissividade depende, entre outras coisas, das características da superfície do corpo emissor (no nosso caso é o vidro) é lógico que se alterem essas características, com a colocação de uma camada ou película, de modo a obter o efeito pretendido:
    - Se a pretensão é manter a radiação do lado exterior da habitação (reduzir o aquecimento do interior), e partindo do princípio que usamos vidro duplo, a película deve ser usada na face interior do vidro exterior.
    - Se a pretensão é manter a radiação do lado interior da habitação (reduzir as perdas de calor interior pelas janelas) a película deve ser usada na face exterior do vidro interior (virada para a caixa de ar).
    Posto isto, qual será então a estratégia a seguir nos casos semelhantes aos daleticia abreuejhborges?
    Se, como referiram, não têm problemas de sobreaquecimento no verão eu optaria por vidros com elevado coeficiente de transmissão térmica (U) de modo a permitir que o máximo de energia solar fosse canalizada para o interior. Para impedir a saída desse calor, vidro interior com película redutora de emissividade na face virada à caixa de ar.
    Posto isto, gostaria de chamar a atenção para o facto de este não ser o único factor a ter em consideração: outros factores há que têm também grande importância, desde a orientação dos vãos à inércia térmica da construção, pelo que cada caso é um caso com vários factores a terem de ser tomados em conta em conjunto.

    cumps
    José Cardoso

    Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao



    José Cardoso...

    Que confusão,mas que tem o valo U a haver?Não sabe que um vidro de control solar pode ter o mesmo coeficiente U de um vidro chamado baixo emissivo?É que na generalidade tem o mesmo coeficiente,e o valor U não tem nada a haver para o que se pretende...
  19.  # 40

    jose Cardoso...
    Lá está o sr.a meter a pata na poça...eheheheh

    Cumps
    Manuel Rocha
 
0.0272 seg. NEW