Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: jmaquantas marcas fabricam vidro? quantas têm simulador de caracteristicas de vidros duplos?

Uma porrada delas
    todas tem simuladores
    • kami
    • 7 janeiro 2010

# 62

Boas

O NEUTRALUX S não têm também propriedades que permitem reter o calor dentro de casa para além do controlo solar? Ou seja... não é uma espécie de NEUTRALUX... mas com maior capacidade reflexiva?

Cumps
  2.  # 63

Boas

O factor solar do NEUTRALUX S (e o U) é menor que o do NEUTRALUX o que quer dizer que não permite o mesmo grau de aproveitamento da energia solar para aquecimento.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jhborges
  3.  # 64

Colocado por: j cardosoBoas

O U tem sempre influência. Quanto maior for maior é a troca de calor entre o interior e o exterior. Normalmente pretende-se baixar estas trocas mas no seu caso o intenção, pelo que percebi, é permitir a troca quando a temperatura exterior for superior à interior, e impedir no caso contrário. Quanto a mim uma solução de equilíbrio seria constituída por um sistema com o U nem muito elevado nem muito baixo (talvez à volta dos 2 Kcal/hm2ºC) com capa de emissividade na face exterior do vidro interior.
    Não é meu costume apresentar aqui nomes de produtos - nem sempre confio nas características indicadas pelos vendedores, para além de que não gostaria de ser confundido com (alguns) dos que andam por aí a apregoar os seus produtos ou serviços - mas vou dar uma sugestão que serve apenas como exemplo: o já mencionado NEUTRALUX (não o NEUTRALUX S, de controle solar) com espessuras diferentes e capa de emissividade na posição mencionada.
    Pode iraquie fazer outras simulações com espessuras e tipos diferentes.

cumps
    José Cardoso

Estas pessoas agradeceram este comentário:jhborges

Obrigado Sr. J. Cardoso
    Tentei agora assim rápidamente consultar o simulador, mas parece-me que só apresenta vidro simples. ou estarei enganado? É que só me pediu uma espessura de vidro. Por exemplo, o da SGG permite várias caixas de ar ou árgon, embora só as prédeterminadas por eles, porque se eu pedir um 6/16/4, manda-me para o aconselhamento dos técnicos da marca. O senhor sabe se é possível de outra forma para o da Vitro ou para o da SGG?
    Será que o Neutralux tmbém se pode instalar em face três como o Planitherm e com as mesmas diferenças de comportamento? É que uma outra pessoa indicou-me que o neutralux em face três cortava mais sol...
    Grato pelas informações, J. Borges
  4.  # 65

Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: jmaquantas marcas fabricam vidro? quantas têm simulador de caracteristicas de vidros duplos?

Uma porrada delas
    todas tem simuladores

Pode-me indicar os sites?
    Eu só conheço o da SGG e este que o J. Cardoso me indicou e qualquer deles, muito limitados. Já me aconselharam o "calumen" mas não consigo abri-lo, apesar de o decompor em (salvo o erro) 87 "partes".
    Cump. J. Borges
  5.  # 66

Boas

Tentei agora assim rápidamente consultar o simulador, mas parece-me que só apresenta vidro simples. ou estarei enganado? É que só me pediu uma espessura de vidro.

Não viu bem: no topo da página tem de escolher a opção: monolítico, laminado ou vidro duplo. Se escolher vidro duplo abrem-se as respectivas opções.

cumps
    José Cardoso
  6.  # 67

Colocado por: j cardosoBoas

Tentei agora assim rápidamente consultar o simulador, mas parece-me que só apresenta vidro simples. ou estarei enganado? É que só me pediu uma espessura de vidro.

Não viu bem: no topo da página tem de escolher a opção: monolítico, laminado ou vidro duplo. Se escolher vidro duplo abrem-se as respectivas opções.

cumps
    José Cardoso

Obrigado
    Vou tentar
    Cump. J. B.
  7.  # 68

Encontrei estes valores na tabela da SGG que podem consultar. Parecem-me ser melhores que os apresentados pela Vitro.
    Especialmente os do Planitherm ultra e os climaplus N futur N. Isto é a minha opinião para um clima frio onde pretendo aproveitar ao máximo a energia solar no Inverno com um aceitável isolamento.
    http://www.saint-gobain-glass.com/FO/pg/pdf/SGG%20PLANITHERM%AE.pdf
    Cumprimentos
    J.Borges
  8.  # 69

Boa tarde
    Ao rever alguns comentários parece-me que não me expliquei bem, ou não percebo do que se fala em relação ao aproveitamento da energia solar no Inverno relacionada com o factor "U". Porque nesta estação, muitos dias de sol naquela zona, a temperatura exterior é inferior à que se verifica dentro de casa, que está a ser aquecida por esse mesmo sol.
    Poderei concluir que se eu tiver um factor "U" muito baixo, ainda terei melhor aproveitamento solar nesses dias?
    A maior parte da energia solar que entra pelas janelas nesses dias estará mais relacionada com o factor solar "g", e com o outro factor "transmissão de energia solar", (que quanto maiores melhor) ?
    Será isso verdade, ou estou enganado?
    Agradeço comentários nem que sejam a chamar-me ignorante...
    Cumprimentos
    J. Borges
  9.  # 70

Colocado por: jhborgesObrigado pelas suas comparações
    O Ultra N é um vidro com 2 décimos de percentagem de valor U que o neutralux...(mais fraco)
    O Futur é também mais fraco que o Neutralux,pois tem um valor U com 8 décimos de diferença na percentagem.(ainda mais fraco)

Pelas tabelas que consultei, tendo uma camara de 16mm com Árgon, qualquer dos três vidros tem 1,1 de U e se for com Ar também me dá 1,4 para todos.

Na transmissão luminosa;o neutralux também bate qualquer um;pois atinge valores de 80%,ao passo que os outros dois vidros;estão apenas na ordem dos 10%(penso que logo à partida é uma grande desvantagem
    )

No simulador só encontro Tl de 80% por exemplo no 6mm Float / 16 / 4mm Float, que terá um U de 2,7 com ar e de 2,6 com argon, enquanto para um Climaplus N futur N 4/16/4 tenho os mesmos 80% de Tl, para um U de 1,4 e 1,2 respectivamente. Se for para um 6/16/6 seráTl 78 e U igual ao anterior. Os valores que encontro para a Neutralux, por Exemplo: O 6mm Float/16/4mm Neutralux são: U=1,4, Tl=0.76, transmis. Energ.=0,5 e g=0,57.( este valor de g no Climaplus é de 0,64 e a transmis. Energ.=0,53).
    Atenção que eu só estou a comparar pelos simuladores das duas marcas. Não estou a defender nenhuma delas, mas apenas pretendo ter a melhor solução dentro da mesma gama de preços. As diferenças não serão grandes, mas ao comparar parece-me que os da SGG serão melhores... Isto, vendo os dois simuladores se é que os sei manejar e interpretar correctamente.
    Quanto à posição da capa reflectante, o senhor ainda não me respondeu onde era mais vantajosa para o meu caso. Pareceu-me que num dos posts anteriores me aconselhava em face 2. Mas, quando o senhor foi afirma a seguinte transcrição,
    Cerca de dois terços da radiação energética é usada para o interior da casa,a energia solar permanece no interior depois de se transformar em calor,actuando desta forma como um aquecimento gratuito(o neutralux)que quer mais?
    Parece-me que o sr.borges quer mais do que o que existe de bom
    .
    Encontrei numa fotocópia da Vitro Chaves que tirei no dia 11/07/2009 a seguinte transcrição onde me parece que aconselham colocar em face 3 " deve-se colocar ...capa metálica que está situada no vidro interior e orientada em direcção à câmara de ar... Só desta forma ... 2/3 da radiação..."
    Não leve a mal o meu comentário, mas eu só quero ser esclarecido...
    Cumprimentos J. Borges

Nunca poderei levar a mal;porque eu sempre afirmei o que o sr.escreveu sobre a posição da película no neutralux.
  10.  # 71

O Ultra N é um vidro com 2 décimos de percentagem de valor U que o neutralux...(mais fraco)
    O Futur é também mais fraco que o Neutralux,pois tem um valor U com 8 décimos de diferença na percentagem.(ainda mais fraco)

Pelas tabelas que consultei, tendo uma camara de 16mm com Árgon, qualquer dos três vidros tem 1,1 de U e se for com Ar também me dá 1,4 para todos.

Na transmissão luminosa;o neutralux também bate qualquer um;pois atinge valores de 80%,ao passo que os outros dois vidros;estão apenas na ordem dos 10%(penso que logo à partida é uma grande desvantagem
    )

No simulador só encontro Tl de 80% por exemplo no 6mm Float / 16 / 4mm Float, que terá um U de 2,7 com ar e de 2,6 com argon, enquanto para um Climaplus N futur N 4/16/4 tenho os mesmos 80% de Tl, para um U de 1,4 e 1,2 respectivamente. Se for para um 6/16/6 seráTl 78 e U igual ao anterior. Os valores que encontro para a Neutralux, por Exemplo: O 6mm Float/16/4mm Neutralux são: U=1,4, Tl=0.76, transmis. Energ.=0,5 e g=0,57.( este valor de g no Climaplus é de 0,64 e a transmis. Energ.=0,53).
    Atenção que eu só estou a comparar pelos simuladores das duas marcas. Não estou a defender nenhuma delas, mas apenas pretendo ter a melhor solução dentro da mesma gama de preços. As diferenças não serão grandes, mas ao comparar parece-me que os da SGG serão melhores... Isto, vendo os dois simuladores se é que os sei manejar e interpretar correctamente.
    Quanto à posição da capa reflectante, o senhor ainda não me respondeu onde era mais vantajosa para o meu caso. Pareceu-me que num dos posts anteriores me aconselhava em face 2. Mas, quando o senhor foi afirma a seguinte transcrição,
    Cerca de dois terços da radiação energética é usada para o interior da casa,a energia solar permanece no interior depois de se transformar em calor,actuando desta forma como um aquecimento gratuito(o neutralux)que quer mais?
    .
    Encontrei numa fotocópia da Vitro Chaves que tirei no dia 11/07/2009 a seguinte transcrição onde me parece que aconselham colocar em face 3 " deve-se colocar ...capa metálica que está situada no vidro interior e orientada em direcção à câmara de ar... Só desta forma ... 2/3 da radiação..."
    Cumprimentos J. Borges

Nunca poderei levar a mal;porque eu sempre afirmei o que o sr.escreveu sobre a posição da película no neutralux.

)

.
    Cumprimentos J. Borges

Nunca poderei levar a mal;porque eu sempre afirmei o que o sr.escreveu sobre a posição da película no
    neutralux.

Agora não percebi a que se refere. Afinal em que face se deve colocar o Neutralux para melhor aproveitamento solar?
    Como já lhe referi, a Vitro disse-me telefonicamente que apenas se deve colocar o Neutralux-K pelo exterior e que o Neutralux, deverá ser sempre em face 3, tal qual se encontra no simulador. Agora se os simuladores estão desatualizados, já não sei em quem devo confiar.
    A SGG também, telefonicamente e por E mail, me aconselharam colocar o planitherm na mesma face 3.
  11.  # 72

Colocado por: jhborges

)

.
    Cumprimentos J. Borges

)

.
    Cumprimentos J. Borges

Nunca poderei levar a mal;porque eu sempre afirmei o que o sr.escreveu sobre a posição da película no
    neutralux.

Agora não percebi a que se refere. Afinal em que face se deve colocar o Neutralux para melhor aproveitamento solar?
    Como já lhe referi, a Vitro disse-me telefonicamente que apenas se deve colocar o Neutralux-K pelo exterior e que o Neutralux, deverá ser sempre em face 3, tal qual se encontra no simulador. Agora se os simuladores estão desatualizados, já não sei em quem devo confiar.
    A SGG também, telefonicamente e por E mail, me aconselharam colocar o planitherm na mesma face 3.

Esta questão de que lado se deve colocar a película do neutralux,é uma falsa questão porque os vidros já vêm de fábrica com etiquetas a informar a posição que se deve colocar a face onde está essa mesma etiqueta.Eu não chamo face três...digo que é no vidro que está do lado interior da habitação,colocado no lado da câmara de ar.
    Porque a face três pode ser considerada para quem não sabe;outro lado se estiver dentro da habitação e começar a contar a partir do vidro que está mais perto de si.
  12.  # 73

Porque a face três pode ser considerada para quem não sabe;outro lado se estiver dentro da habitação e começar a contar a partir do vidro que está mais perto de si.

Pelo que tenho lido e conversado, sempre me indicaram de fora para dentro.
    Desculpe a minha confusão porque o senhor por várias vezes me referiu Neutralux/caixa/Float e eu questionava-o sobre a posição correcta e respondia-me às outras questões e a esta nunca me respondeu. Mas agora parece que já nos entendemos quanto à contagem das faces.
    E é com base nisso que eu afirmei que aqueles dois vidros da SGG o Planitherm ultra e o futur N que eu tinha visto no site:http://www.saint-gobain-glass.com/FO/pg/pdf/SGG%20PLANITHERM%AE.pdf, me pareceram melhores do que o Neutralux, conforme afirmei e passo a transcrever.

jhborges há 1 dia editar # 71citar
    Encontrei estes valores na tabela da SGG que podem consultar. Parecem-me ser melhores que os apresentados pela Vitro.
    Especialmente os do Planitherm ultra e os climaplus N futur N. Isto é a minha opinião para um clima frio onde pretendo aproveitar ao máximo a energia solar no Inverno com um aceitável isolamento.
    http://www.saint-gobain-glass.com/FO/pg/pdf/SGG%20PLANITHERM%AE.pdf
    Cumprimentos
    J.Borges

Todos os valores que lhe apresentei, referiam-se empre à mesma posição dos vidros. O que tinha capa sempre por dentro, ou seja em face 3. E os valores dos SGG parecem-me ser mais favoráveis para o meu caso. Mas como referi, pode ser erro dos simuladores, já que o senhor diz que as suas tabelas são oficiais e actualizadas pelos fabricantes.
    Se tiver hipoteses ainda irei questionar os fabricantes sobre a veracidade dos simuladores.
    Cumprimentos
    J. Borges
  13.  # 74

Por exemplo neste caso, altero a câmara e tenho valores de U muito diferentes, no entanto todos os outros se mantêm,
    inclusivé o "g". Por isso éque eu digo que o U não contará grandemente para o aproveitamento solar, mas tem grande interesse em ser pequeno para nos isolar de noite ou quando não há sol. E, não sei se ainda terá alguma vantagem naqueles dias de frio mas com sol, que referi. Não sei se o meu raciocinio está correcto... Eu aqui estou a falar do mesmo vidro só com alteração de câmara, não sei se com dois vidros com valores de U diferentes se passa a mesma coisa.
    Cumprimentos J.Borges

FLOAT 6 mm / câmara 6 mm AR / NEUTRALUX® 4 mm
    Características
    mm 6/6/4
    Isolamento ao ruido aéreo directo dB NPD
    Propriedades térmicas
    Emissividade NPD
    Coeficiente U W/(m²·K) 2,5
    Propriedades de radiação
    Transmissão luminosa (tv) 0,76
    Reflexão luminosa (rv) 0,15
    Transmissão da energia solar (te) 0,5
    Reflexão da energia solar (re) 0,27
    Coeficiente g 0,57

FLOAT 6 mm / câmara 16 mm AR / NEUTRALUX® 4 mm
    Características

Resistência às variações bruscas de temperatura e diferenciais de temperatura K 40/40
    Resistência às cargas devidas ao vento e à neve, às cargas permanentes e
    impostas
    mm 6/16/4
    Isolamento ao ruido aéreo directo dB 36(-2;-5)
    Propriedades térmicas
    Emissividade NPD
    Coeficiente U W/(m²·K) 1,4
    Propriedades de radiação
    Transmissão luminosa (tv) 0,76
    Reflexão luminosa (rv) 0,15
    Transmissão da energia solar (te) 0,5
    Reflexão da energia solar (re) 0,27
    Coeficiente g 0,57
  14.  # 75

Colocado por: jhborges Por isso éque eu digo que o U não contará grandemente para o aproveitamento solar, mas tem grande interesse em ser pequeno para nos isolar de noite ou quando não há sol.

Certíssimo!

Quanto menor é o valor "U", mais capacidade tem o vidro de manter o frio do lado de fora e o quente do lado de dentro(ou ao contrário).
  15.  # 76

Colocado por: Rui Palma
    Colocado por: jhborgesPor isso éque eu digo que o U não contará grandemente para o aproveitamento solar, mas tem grande interesse em ser pequeno para nos isolar de noite ou quando não há sol.

Certíssimo!

Quanto menor é o valor "U", mais capacidade tem o vidro de manter o frio do lado de fora e o quente do lado de dentro(ou ao contrário).

E se pensarmos no aproveitamento da energia solar, qual será a influência do U ?
    Num dia em que a temperatura exterior é superior, em princípio haverá vantagem em ter um U elevado.
    Mas se estivermos num dia de neve e vento em que a temperatura exterior é inferior à da casa, conseguimos aquecê-la com o sol que entra pela janela, com contributo desse valor elevado de U ?
    Ou seja: se tivermos um vidro com maior valor de U teremos grande vantágem em relação a um outro com inferior valor de U ?
    Cumprimentos

J. Borges
  16.  # 77

Então ninguém tem ideias sobre este assunto e que as queira expor ?
    Eu não tenho nenhuma certeza. O que escrevi no anterior post foram apenas questões que gostava que fossem debatidas em público.
    Porque uma das situações que se me depara durante o Inverno é mesmo essa de a temperatura exterior ser muito inferior à que existe dentro de casa. E, Neste caso para ter um melhor aproveitamento solar, o que será preferivel, é ter um "U" maior o menor ?
    Sei que se estiver mais calor no exterior, a troca se dá mais facilmente com um valor de "U" mais elevado. Mas se estiver um dia de sol mas com neve e vento norte, qual será o "U" ideal?
    Vá lá, respondam que ninguém leva a mal...
    Cumprimentos
    José Borges
  17.  # 78

Quer um conselho (e não me leve a mal...). Decida de uma vez, em função do orçamento que tem e do que já leu/ouviu...Não há vidros mágicos...e no final, a diferença entre vidros de gamas semelhantes não será tão relevante como isso...
  18.  # 79

Colocado por: becasQuer um conselho (e não me leve a mal...). Decida de uma vez, em função do orçamento que tem e do que já leu/ouviu...Não há vidros mágicos...e no final, a diferença entre vidros de gamas semelhantes não será tão relevante como isso...

Também acho.
  19.  # 80

Também eu. Não percebo praticamente nada do assunto mas o que tenho lido dá-me a impressão de que todos esses nomes de vidros é como as alas de yougurtes no super-mercado: a criação de uma variedade artificial para agarrar o consumidor. A espessura da câmara é importante do ponto de vista térmico, a espessura dos vidros é importante do ponto de vista acústico. O resto...

0.0330 seg. NEW