Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Noite ao Forum
    Já há uns tempos que não participava que até me esqueci da pal. pass. tentando recuperá-la sem sucesso, pelo que acrescentei mais um "h"ao meu nome.
    Passo a relatar o meu caso:
    Estou a construir Numa das zonas mais frias da Serra da estrela e agora tenho que resolver rápidamente que vidro vou colocar nas janelas que acabei por decidir serem Kommerling Eurofutur 70mm. As paredes estão bem isoladas térmicamente com 80mm de EPS.
    Para mim o ideal seria encontrar um vidro que permitisse a entrada da MÁXIMA radiação Solar durante os dias de Inverno e a saída do MÍNIMO calor durante a noite. Não necessito de protecção solar para o Verão porque estão bem protegidos com sombreamento e estores programáveis.
    Depois de várias pesquisas encontrei por exemplo, o "Climaplus N" da SGG. ; o "Isolar Neutralux" da Vitro Chaves e o "Climaguard" da Aislaglass. Mas, verifiquei que talvez por terem um bom isolamento, também cortavam muita energia Solar. Tenciono instalar com aproximadamente estas espessuras: 6x16x5 ; 33.1x16x5; 4x16x6....com a pelicula reflectante na face N:º 3 e posivelmente com Árgon, embora alguns fabricantes digam que este gás dentro de pouco tempo perde a eficácia...
    Será que alguém me pode aconselhar um vidro que se aproxime do meu desejo que, repito, é deixar entrar quase todo o Sol no inverno e reter dentro de casa o Máximo calor possível ?
    Desde já o meu muito obrigado e cumprimentos.
    J. Borges
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leticia abreu, joão13
  2.  # 2

Na minha casa (na Guarda) optei pelo Climalit Planitherm. Ainda é cedo para saber como é que os vidros se vão comportar (o frio começou agora e é o 1º inverno na casa), mas noto que em dias de sol (como tem estado neste Outono) a casa aquece bastante, ou seja, o calor do sol "entra", que é o que se deseja por estes lados!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leticia abreu, jhborges
  3.  # 3

em principio procure um vidro com indice de pouca reflectividade, como disse becas em dias de sol ou pouco sol nota-se a diferença.
  4.  # 4

Colocado por: Fernando Gabrielem principio procure um vidro com indice de pouca reflectividade, como disse becas em dias de sol ou pouco sol nota-se a diferença.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jhborges

Sim, esse é o meu desejo, mas ainda não consegui encontrar nenhum fornecedor que tivesse a lição estudada de modo a falar sobre climas frios. Todos sabem falar mais é sobre climas quentes. Vou tentando ver se encontro algum mais para o Norte.
    Cumprimentos J. Borges
  5.  # 5

em relação ao frio sobre o vidro não há grandes diferenças entre vidros, só se for na espessura, é mais sobre o calor/sol visto o vidro filtrar e aumentar a radiação.
    o ponto importante é mesmo o indice de reflecção, e claro vidro duplo e caixa de ar bem dimensionados.
  6.  # 6

Colocado por: Fernando Gabrielem relação ao frio sobre o vidro não há grandes diferenças entre vidros, só se for na espessura, é mais sobre o calor/sol visto o vidro filtrar e aumentar a radiação.
    o ponto importante é mesmo o indice de reflecção, e claro vidro duplo e caixa de ar bem dimensionados.

Como referi, uma das soluções que encontrei foi "Climaplus N" que, segundo me parece, é constituido por um Planitherme na zona interna da casa com a capa reflectora para o interior da câmara, esta com 16mm e com argon e um Planilux exterior. As espessuras poderão ser de 4 a 6mm. Mas, parece-me que ainda corta muito o Sol.
    Alguém tem mais informações/experiencias?
    Obrigado JB.
  7.  # 7

Boa noite,

O site da Saint-Gobain disponibiliza um software, o Calumen, que permite simular todas as combinações de vidros, películas, larguras e enchimento da caixa de ar, permitindo obter as caracteristicas técnicas da composição. É bastante fácil de usar. O link para o download directo é:
    http://www.saint-gobain-glass.com/calumen/Calumen_PT.exe

Cumprimentos,
    Luís Lobo
  8.  # 8

Colocado por: lcLoboBoa noite,

O site da Saint-Gobain disponibiliza um software, o Calumen, que permite simular todas as combinações de vidros, películas, larguras e enchimento da caixa de ar, permitindo obter as caracteristicas técnicas da composição. É bastante fácil de usar. O link para o download directo é:
    http://www.saint-gobain-glass.com/calumen/Calumen_PT.exe

Cumprimentos,
    Luís Lobo

Obrigado Luís
    Já tentei abrir o calumen mas não consigo.
    Tenho muita urgência e tenho que decidir por estes dias que vidro instalar e ainda tenho muitas dúvidas.
    Alguém tem experiências de climas mais frios ? Agradeço o contributo de todos...
    Qual o melhor vidro para o Inverno, para instalar na Serra da Estrela ?
    Obrigado aos que possam ajudar
    Cump. J. Borges
    • Ed-l
    • 13 novembro 2009

# 9

O programa funciona bem, têm que o descompactar e instalar o software, eu já descarreguei e funciona.
  9.  # 10

Obrigado, pela seu interesse em me ajudar.
    Mas, já tinha tentado várias vezes e descompacta em +- 87 secções e depois com o "winzip",que já tenho instalado, não abre. Agora mesmo, que acabei de chegar do meu serviço e vi a sua resposta ainda tentei novamente e o resultado é o mesmo. É defeito meu...
    Provavelmente irei instalar o "isolar neutralux" da Vitro Chaves. parece-me que sempre permitirá a passagem de mais energia solar e terá um aceitável isolamento térmico. Pelo menos, é o que eu depreendo pelo que li na pouca informação que consegui consultar, embora admita que possa estar enganado ...
    Confesso, que esperava que mais alguém me podesse ajudar nesta escolha, porque sei que há muita gente que está dentro deste assunto. Pelo menos, têm dado o seu contributo noutros temas semelhantes. Mas, possivelmente a culpa foi minha porque, ou não expus bem o problema ou pedi muita informação que parecerá impossível....
    Se ainda aparecer alguém que me possa ajudar nesta escolha, eu agradeço, embora o tempo comece a faltar.
    Como no início referi, necessito de ajuda para escolher o melhor vidro para caixilhª. PVC, a instalar numa das zonas mais frias da Serra da Estrela, onde necessito de aproveitar ao MÁXIMO a ENERGIA SOLAR e reter também o MÁXIMO CALOR que exista dentro de casa. Não necessito de protecção solar porque ficarão bem protegidos no Verão.
    Vá lá, não custa nada dar uma ajuda ao "pobrezinho de informações"...
    Os meus agradecimentos aos que já ajudaram e aos que ainda espero que possam ajudar...
    Boa noite aos que ainda estão acordados e aos que já dormem, porque eu também "já estou mais para lá do que para cá", depois de uma semana neste turno cansativo...
    Cumprimentos J. Borges
    • lobito
    • 14 novembro 2009 editado

# 11

Eu não sei muito do assunto, mas pelo que tenho lido, fiquei com a impressão que o que conta para não deixar passar o calor é a espessura da lâmina de ar e não a qualidade (ou espessura) dos vidros. Coisas que podem ter influência no isolamento sonoro (a espessura), ou na passagem da radiação solar (a qualidade). Por outras palavtas: eu no seu caso escolhia o vidro mais barato, com uma boa câmara de ar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jhborges
    • Ed-l
    • 14 novembro 2009

# 12

Caro jnborges

Segundo informação que recolhi o vidro da Saint gobain com melhor proteção ao frio é o seguinte:
    Climalit k 1.3 mit Stadip Planitherm S" mit Argon 6+6/15/6 câmara gás argon

Proteção frio +++
    Proteção calor ++
    Proteção acústica ++
    Condutividade térmica 1,3k
    Isolamento acústico 40db
    Dados recolhidos no link abaixo

http://www.barth-aleixo.com/pt/property-maintenance-supplier/doors-windows.htm#insulation

Esta é uma sugestão, baseada em pesquisa na net agora é com sigo.
    Bom fim-semana
    • JoaoF
    • 14 novembro 2009 editado

# 13

CLIMAPLUS COOL-LITE em que o vidro exterior têm a seguinte capa SKN 174 Neutral 68/41 e de preferência com 3 vidros e 2 câmaras de argon, eu diria algo do seguinte:

vidro exterior CLIMAPLUS COOL-LITE SKN 174 Neutral 68/41 6mm
    2 caixas argon 10mm ou 12mm
    vidro intermédio de 4mm
    vidro interior de 6mm
    Os vidros intermédio e interior podem ser normais e com boa índice transmissão de luz.

Sendo uma vivenda ainda há questão de vidros laminados se for esse o caso e se for possível o vidro exterior ficaria 8mm com 4(CLIMAPLUS COOL-LITE SKN 174 Neutral 68/41 6mm)+4. Não sei se assim será pior em termos térmicos, mas aviso já que esta película é muita cara, mas como tudo que é bom é caro será sempre uma opção.

Basicamente estes vidros com estas peliculas no verão mantêm o calor fora e no inverno o calor fica dentro mas atenção ao seguinte:
    1º No verão o calor só não entra se o sol não estiver a incidir directamente (existindo um alpendre ou estores) aqui o que o vidro faz é acumular o calor e libertando-o gradualmente. Se o sol incidir directamente no vidro a radiação passa e aquece a casa por dentro e depois não sai.
    2ºNo inverno convém ter estores abertos (caso hajam o alpendre não causará problemas devido à altura do sol ,se os vãos forem virados a sul) senão a radiação não entra e não se gera calor dentro de casa.

Eu tenho vidros destes e no verão com os estores em baixo noto uma diferença de -3 graus em casa, este será o 1º inverno portanto não sei como será, mas de certeza que se vai comprovar, até porque estudei isto na faculdade e como tal tenho algum conhecimento disto.

atenção que isto é uma solução para frio e calor. Pois acho que é sempre preferível uma solução que complemente as 2 situações.

cumprimentos
  10.  # 14

Colocado por: lobitoEu não sei muito do assunto, mas pelo que tenho lido, fiquei com a impressão que o que conta para não deixar passar o calor é a espessura da lâmina de ar e não a qualidade (ou espessura) dos vidros. Coisas que podem ter influência no isolamento sonoro (a espessura), ou na passagem da radiação solar (a qualidade). Por outras palavtas: eu no seu caso escolhia o vidro mais barato, com uma boa câmara de ar.Estas pessoas agradeceram este comentário:jhborges

Obrigado Lobito
    Sem dúvida que uma boa câmara é fundamental, para um bom isolamento. No entanto, parece-me que a partir de 16mm já pouco se ganha. Mas, eu até coloquei a seguinte questão a um fabricante de vidros: Se apenas colocar uma câmara de 16mm com árgon terei bons resultados? --Ao que ele me respondeu que pouco adiantava colocar árgon sem um planitherme (não sei se é só uma questão comercial) .
    Também me parece, pela consulta da tabela apresentada por exemplo pela Vitro Chaves, que um "isolar glass", que julgo ser um vidro duplo sem qualquer tratamento, apresenta um "K" de 2,4Kcal, enquanto o "isolar netralux" já terá 1,3 e com árgon apenas 1,0. Isto, são dados do fabricante, que como sabemos tendem a ser optimistas para vender... Por isso mesmo é que eu pedi ajuda para saber da experiência do pessoal.
    Cump. J B.
  11.  # 15

Colocado por: Ed-lCaro jnborges

Segundo informação que recolhi o vidro da Saint gobain com melhor proteção ao frio é o seguinte:
    Climalit k 1.3 mit Stadip Planitherm S" mit Argon 6+6/15/6 câmara gás argon

Proteção frio +++
    Proteção calor ++
    Proteção acústica ++
    Condutividade térmica 1,3k
    Isolamento acústico 40db
    Dados recolhidos no link abaixo

http://www.barth-aleixo.com/pt/property-maintenance-supplier/doors-windows.htm#insulation

Esta é uma sugestão, baseada em pesquisa na net agora é com sigo.
    Bom fim-semanaEstas pessoas agradeceram este comentário:jhborges

Obrigado Ed-L
    Parece-me que esse vidro será mais para protecção solar, porque tem esse "S" que julgo ser referente à protecção solar. Mas eu sou um bocado leigo na matéria. E analizando melhor parece que esta firma se preocupa mais com o corte do sol. Posso no entanto, estar enganado, pelo que peço a quem sabe do ofício que comente e me tente ajudar.
    Obrigado mais uma vez e votos que também tenha passado um bom f. semana. Só a geito de informação fui lá cima à Serra e verifiquei o andamento das obras. Começaram agora a instalar o piso radiante, pelo que necessito das janelas com urgência.
    Cumprimentos J: Borges
  12.  # 16

Colocado por: JoaoFCLIMAPLUS COOL-LITE em que o vidro exterior têm a seguinte capa SKN 174 Neutral 68/41 e de preferência com 3 vidros e 2 câmaras de argon, eu diria algo do seguinte:

vidro exterior CLIMAPLUS COOL-LITE SKN 174 Neutral 68/41 6mm
    2 caixas argon 10mm ou 12mm
    vidro intermédio de 4mm
    vidro interior de 6mm
    Os vidros intermédio e interior podem ser normais e com boa índice transmissão de luz.

Sendo uma vivenda ainda há questão de vidros laminados se for esse o caso e se for possível o vidro exterior ficaria 8mm com 4(CLIMAPLUS COOL-LITE SKN 174 Neutral 68/41 6mm)+4. Não sei se assim será pior em termos térmicos, mas aviso já que esta película é muita cara, mas como tudo que é bom é caro será sempre uma opção.

Basicamente estes vidros com estas peliculas no verão mantêm o calor fora e no inverno o calor fica dentro mas atenção ao seguinte:
    1º No verão o calor só não entra se o sol não estiver a incidir directamente (existindo um alpendre ou estores) aqui o que o vidro faz é acumular o calor e libertando-o gradualmente. Se o sol incidir directamente no vidro a radiação passa e aquece a casa por dentro e depois não sai.
    2ºNo inverno convém ter estores abertos (caso hajam o alpendre não causará problemas devido à altura do sol ,se os vãos forem virados a sul) senão a radiação não entra e não se gera calor dentro de casa.

Eu tenho vidros destes e no verão com os estores em baixo noto uma diferença de -3 graus em casa, este será o 1º inverno portanto não sei como será, mas de certeza que se vai comprovar, até porque estudei isto na faculdade e como tal tenho algum conhecimento disto.

atenção que isto é uma solução para frio e calor. Pois acho que é sempre preferível uma solução que complemente as 2 situações.

cumprimentosEstas pessoas agradeceram este comentário:jhborges

Obrigado pela sua pormenorizada descrição Joao F
    Desculpe eu ser breve, porque ainda não analizei em concreto a sua proposta e tenho que ir descansar porque fui lá cima à obra e foi um F. semana cansativo. Mas prometo responder com mais certeza. No entanto parece-me amim, que sou um leigo, que esse vidro será mais indicado para proteger do calor. Mas, acredito que terá um bom isolamento térmico, embora também à partida me pareça que será uma solução "carita"...
    Mais uma vez obrigado pelo seu interesse e cumprimentos do J. Borges.
  13.  # 17

Se adianta, posso reforçar que, nestes dias de muita chuva e algum frio (mas ainda não chegaram os "negativos" tão habituais por cá), os vidros têm-se portado lindamente. A casa aquece num instantinho (aquecimento central a gasóleo), retém o calor e basta estar um bocadinho de sol para entrar o calorzinho. Também é fantástico o recuperador de dupla face (Chami 98), a aquecer sala (43m2) e escrit´rio 820m2). Parece que estou bem servida...
  14.  # 18

Colocado por: becasSe adianta, posso reforçar que, nestes dias de muita chuva e algum frio (mas ainda não chegaram os "negativos" tão habituais por cá), os vidros têm-se portado lindamente. A casa aquece num instantinho (aquecimento central a gasóleo), retém o calor e basta estar um bocadinho de sol para entrar o calorzinho. Também é fantástico o recuperador de dupla face (Chami 98), a aquecer sala (43m2) e escrit´rio 820m2). Parece que estou bem servida...

qual a solução que tem instalada a nível de caixilharia?
  15.  # 19

Não consigo ser mt específica...alumínio com corte térmico é a única coisa que sei! Ah, tenho vãos enormes, do chão ao tecto...
    • lobito
    • 16 novembro 2009 editado

# 20

Ups! Pergunta desnecessária!

0.0241 seg. NEW