Colocado por: Fernando Gabrielem principio procure um vidro com indice de pouca reflectividade, como disse becas em dias de sol ou pouco sol nota-se a diferença.Estas pessoas agradeceram este comentário:jhborges
Colocado por: Fernando Gabrielem relação ao frio sobre o vidro não há grandes diferenças entre vidros, só se for na espessura, é mais sobre o calor/sol visto o vidro filtrar e aumentar a radiação.
o ponto importante é mesmo o indice de reflecção, e claro vidro duplo e caixa de ar bem dimensionados.
Colocado por: lcLoboBoa noite,
O site da Saint-Gobain disponibiliza um software, o Calumen, que permite simular todas as combinações de vidros, películas, larguras e enchimento da caixa de ar, permitindo obter as caracteristicas técnicas da composição. É bastante fácil de usar. O link para o download directo é:
http://www.saint-gobain-glass.com/calumen/Calumen_PT.exe
Cumprimentos,
Luís Lobo
Colocado por: lobitoEu não sei muito do assunto, mas pelo que tenho lido, fiquei com a impressão que o que conta para não deixar passar o calor é a espessura da lâmina de ar e não a qualidade (ou espessura) dos vidros. Coisas que podem ter influência no isolamento sonoro (a espessura), ou na passagem da radiação solar (a qualidade). Por outras palavtas: eu no seu caso escolhia o vidro mais barato, com uma boa câmara de ar.Estas pessoas agradeceram este comentário:jhborges
Colocado por: Ed-lCaro jnborges
Segundo informação que recolhi o vidro da Saint gobain com melhor proteção ao frio é o seguinte:
Climalit k 1.3 mit Stadip Planitherm S" mit Argon 6+6/15/6 câmara gás argon
Proteção frio +++
Proteção calor ++
Proteção acústica ++
Condutividade térmica 1,3k
Isolamento acústico 40db
Dados recolhidos no link abaixo
http://www.barth-aleixo.com/pt/property-maintenance-supplier/doors-windows.htm#insulation
Esta é uma sugestão, baseada em pesquisa na net agora é com sigo.
Bom fim-semanaEstas pessoas agradeceram este comentário:jhborges
Colocado por: JoaoFCLIMAPLUS COOL-LITE em que o vidro exterior têm a seguinte capa SKN 174 Neutral 68/41 e de preferência com 3 vidros e 2 câmaras de argon, eu diria algo do seguinte:
vidro exterior CLIMAPLUS COOL-LITE SKN 174 Neutral 68/41 6mm
2 caixas argon 10mm ou 12mm
vidro intermédio de 4mm
vidro interior de 6mm
Os vidros intermédio e interior podem ser normais e com boa índice transmissão de luz.
Sendo uma vivenda ainda há questão de vidros laminados se for esse o caso e se for possível o vidro exterior ficaria 8mm com 4(CLIMAPLUS COOL-LITE SKN 174 Neutral 68/41 6mm)+4. Não sei se assim será pior em termos térmicos, mas aviso já que esta película é muita cara, mas como tudo que é bom é caro será sempre uma opção.
Basicamente estes vidros com estas peliculas no verão mantêm o calor fora e no inverno o calor fica dentro mas atenção ao seguinte:
1º No verão o calor só não entra se o sol não estiver a incidir directamente (existindo um alpendre ou estores) aqui o que o vidro faz é acumular o calor e libertando-o gradualmente. Se o sol incidir directamente no vidro a radiação passa e aquece a casa por dentro e depois não sai.
2ºNo inverno convém ter estores abertos (caso hajam o alpendre não causará problemas devido à altura do sol ,se os vãos forem virados a sul) senão a radiação não entra e não se gera calor dentro de casa.
Eu tenho vidros destes e no verão com os estores em baixo noto uma diferença de -3 graus em casa, este será o 1º inverno portanto não sei como será, mas de certeza que se vai comprovar, até porque estudei isto na faculdade e como tal tenho algum conhecimento disto.
atenção que isto é uma solução para frio e calor. Pois acho que é sempre preferível uma solução que complemente as 2 situações.
cumprimentosEstas pessoas agradeceram este comentário:jhborges
Colocado por: becasSe adianta, posso reforçar que, nestes dias de muita chuva e algum frio (mas ainda não chegaram os "negativos" tão habituais por cá), os vidros têm-se portado lindamente. A casa aquece num instantinho (aquecimento central a gasóleo), retém o calor e basta estar um bocadinho de sol para entrar o calorzinho. Também é fantástico o recuperador de dupla face (Chami 98), a aquecer sala (43m2) e escrit´rio 820m2). Parece que estou bem servida...