Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Parece que não está com muita urgência...
    a norma EN 410(já lhe tinha dito que é uma norma europeia para vidro de edificação que determina as características luminosas e solares dos envidraçados...e todas as normas quer lhe apresentam não lhe interessam rigorosamente para nada...isso é assunto para fiscalizações e não para clientes...essa norma está bem identificada na Vitrochaves...(falou com alguém que não esteve virado para aí devido a ser questão mesquinha)desculpe o termo mas é assim...estão lá escarrapachadas cerca de 140 normas relactivas a vidro...não me diga que quer saber todas e quer um tipo a tempo inteiro a informá-lo do que nada tem a haver com isso?
    Quando vai à simulação de vidros encontra lá esses valores(se já viu não lhe chega
    ?)

    A minha dúvida era segundo que norma são apresentados os valores da Vitro Chaves, que como referi já por várias vezes, poderiam ser apresentados segundo pelo menos duas Normas, ambas referentes às características térmicas, que são a EN 410 e a ISO 9050. Que, como também já referi, são apresentadas as mesmas características, do mesmo vidro pela AGC nas duas tabelas, com valores muito diferentes. Como também já referi a única referência que eu tinha visto da Vitro era a EN 1279-5, que o senhor Jorge Rocha me esclareceu e muito bém que esta Norma se referia apenas ao processo de certificação / fabricação do vidro. Se como o senhor diz isso está referido nas simulações deles, eu não as vi e peço desculpa por vos incomodar. Agradeci-lhe essa informação que foi a primeira que obtive.
    Antes de ler a sua mensagem tinha acabado de falar com um representante técnico da Vitro Chaves que me confirmou que trabalhavam com a EN 410.
    Eu não tenho prazer em chatear ninguém, só quero é quando tomo uma decisão que tenha o maior nº. de informações possíveis.
    Depois da conversa que tive, fui informado que, segundo parece, a Vitro Cristalglass é a única que utiliza este vidro, que não é como habitualmente se faz que é colocar a capa reflectante em face 3, mas sim em face 4 voltada para o butiral. Segundo a informação que consegui obter, desta forma o vidro não filtrará tanta energia solar que é o que normalmente ninguém quer. Como já referi, em Portugal as pessoas preocupam-se mais em cortar a Energia Solar, mesmo em climas frios. Que é aquilo que eu não quero. A minha preocupação, tem sido sempre, aproveitar ao Máximo a Energia Solar.Fui informado, que se eu quiser, irão tentar fabricar vidro semelhante ao que eu encontrei.
    Cumprimentos e os meus agradecimentos a todos, mas em especial oa senhor Jorge Rocha, que apesar de às vezes mandar os seus "recados", ainda tem sido quem mais se tem interessado pelo meu problema, quer em público, quer em sussurro.
    Se mais alguém tiver outras informações que mas queira facultar, eu agradeço. Porque "é vindima até lavar os cestos". Enquanto não decidir tudo, aceito conselhos.
    Cumprimentos
    José Borges
  2.  # 2

    Afinal a capa refletante não é na face 4, como me informaram. Porque eu ontem tentei novamente a simulação, e com a "placa" voltado para o butiral, tinha valores muito inferiores. Contactei o representante em Portugal, que me confirmou que ele também tinha sido induzido em erro. Pelo que peço desculpa aos que leram o post anterior.
    Já tentei novamente obter valores semelhantes na SGG, mas para o mesmo valor de "U", tenho "Te" e "g" muito menores. Ainda não sei ao certo qual é o segredo de conseguirem aqueles valores.
    A propósito disto, contactei um engenheiro responsável pela parte técnica da SGG Portugal dar-lhe conta dos meus últimos resultados e perguntando se haveria cá vidro com semelhantes características, em especial com "Te" e "g" mais elevados que aqueles que os vidreiros fabricantes, me tinham fornecido.
    Ele respondeu que em Portugal não havia vidros com essas características e alertou-me para o facto de com o mesmo valor de "U", ao ter um factor solar "g" mais elevado, tinha depois a equivalente perda de energia durante a noite ou nos dias sem Sol. Repetiu, que se ganhava mais energia quando havia sol, também perdia mais quando ele não aquecia a casa.
    E, voltou a insistir que para o meu caso de clima frio, tinha vantagem em ter um vidro com baixo factor solar, como por exemplo o Cool Lite SKN 174 II como já anteriormente me tinha aconselhado e eu aqui relatei na altura.
    Então qual é afinal o papel do "g" no meio disto tudo?
    Temos ganhos ou perdas em ter um maior "g" para quem quer aproveitar o calor do Sol ?
    As perdas nocturnas também são influenciadas pelo "g", mantendo o mesmo valor de "U" ?
    Agora é que eu fiquei sem perceber nada disto !...
    Ainda lhe argumentei que consultei sites franceses e alemães e que me parecia que todos se preocupam com baixos valores de "U" e altos valores de "g". Ele respondeu que não era bem assim...
    Ora, ao observar a descrição do Cool Lite, é afirmado que se destina a control solar...
    Será que eu estou mesmo enganado ao escolher vidros com alto factor solar "g" para melhor aproveitamento do calor solar, mas com o mesmo valor de "U" ?
    Aguardo a colaboração de que saiba destas coisas...
    Obrigado a todos e cumprimentos
    José Borges.
  3.  # 3

    As dúvidas persistem em relação ao comportamento do vidro laminado da Vitro em relação ao duplo (5x16x6) /(5x16x44.1), ambos com Neutralux em face 3, que é muito diferente do vidro semelhante da SGG.
    Analisando as características térmicas apresentadas pela Vitro, verifica-se que são bem mais elevadas no laminado, enquanto na SGG têm uma pequena queda.
    Já questionei o representante da Vitro há uns dias mas ainda não me respondeu.

    Para perceberem melhor a minhas dúvidas vou apresentar em primeiro lugar os valores indicados por cada fabricante para um vidro duplo com capa refletante em face 3 e depois o vidro laminado dessa mesma marca.

    __(1) Vidro Isolar Neutralux Vitro Chaves:

    FLOAT 5 mm / câmara 16 mm ARGO / NEUTRALUX® 6 mm
    Propriedades térmicas
    Emissividade NPD
    Coeficiente U W/(m²•K) 1,1
    Propriedades de radiação
    Transmissão luminosa (v) 0,77
    Reflexão luminosa (v) 0,15
    Transmissão da energia solar (e) 0,5
    Reflexão da energia solar (e) 0,28
    Coeficiente g 0,59

    __(2) -Vidro Laminado da mesma marca, mas na versão espanhola, que segundo o representante português, tem os mesmos valores:

    FLOAT 5 mm / cámara 16 mm ARGON / MULTIPACT® 44.1 NEUTRALUX®
    Propiedades térmicas
    Emisividad NPD
    Valor U W/(m²•K) 1,1
    Propiedades ante la radiación
    Transmisión luminosa (v) 0,75
    Reflexión luminosa (v) 0,17
    Transmisión de la energía solar (e) 0,54
    Reflexión de la energía solar (e) 0,16
    Factor solar (g) 0,72

    Como podem observar, o laminado tem maior valor para a transm. energética solar e factor solar "g", contrariamente ao que é habitual nos outros vidros.

    Não consigo copiar as simulações que tenho da SGG, vou tentar transcrevê-las:

    _(1a)- Vidro duplo (5x16x6) com Argon e Planitherm em face 3 (Semelhante a (1).

    --------------------------(2a) Vidro duplo laminado (5x16x44.1) com
    -------------------------- Argon e Planitherm em face 3 (semelhante a (2)
    ---------------------------------------------------(2a)
    Factor UV
    -Transmissão=28%-----------------------------1%

    Factores luminosos:

    - transmissão=78% ----------------------------77%
    -refl. exterior=12%-----------------------------12%
    -ref. interior=12%------------------------------12%
    Factores de energia EN 410
    -transmissão=50%-----------------------------47%
    -refl. exterior=22%-----------------------------21%
    -Absorção A1=15%-----------------------------15%
    -Absorção A2=13%-----------------------------17%

    Factor solar g=0,62-----------------------------0,62
    Coeficiente de sombreamento SC=0,72-----------0,71
    Transmissão térmica Ug = 1,2 W(m2.K)-----------1,2

    Como se observa, esta marca descreve mais características e os valores baixam no laminado (Se a simulação fosse com o laminado exterior é que baixavam muito mais).
    Por este motivo, eu questionei se seria isto que se passava na realidade, em que o vidro laminado teria maior transmissão de energia solar.
    Em relação ao que afirmou o responsável técnico da SGG em que ao ter um maior factor solar poderia corresponder uma maior perda de calor nocturna, se alguém me poder esclarecer, eu agradeço. Tanto quanto sei, o que mais conta é o valor "U" e não me consta que a um maior valor de "g" corresponda maiores perdas de calor durante a noite ou sem sol. Também me parece que o SGG Cool-Lite não me beneficiará em termos térmicos porque cortará muito calor solar.
    Se estou enganado nestas questões, agradeço que me corrijam.
    Obrigado pelos vossos conselhos.
    Cumprimentos
    José Borges
  4.  # 4

    Então pessoal, Não há ninguém com experiência ou alguma teoria em relação ao comportamento térmico do vidro laminado quando instalado na face interior da casa ?
    É que segundo a o simulador da Vitro, o laminado tem melhor aproveitamento térmico que o mono lítico da mesma marca, contráriamente ao que é habitual nas outras marcas que conheço.
    O próprio representante também desconfiou, e pediu novos ensaios, que parece confirmaram o simulador...
    Se alguém tiver experiência ou teoria em relação ao comportamento térmico do laminado, eu agradeço.
    Obrigado e cumprimentos
    José Borges
    •  
      FD
    • 22 fevereiro 2010

     # 5

    Se você se aplicar tanto no resto como na escolha dos vidros vai ter uma casa espectacular... :)
  5.  # 6

    Colocado por: FDSe você se aplicar tanto no resto como na escolha dos vidros vai ter uma casa espectacular... :)

    .

    Você ????!!!!

    Você = "pron. pess. 2 gén.
    da 2.ª pessoa (contracção!contração de vossa mercê). É o tratamento que geralmente se dá a amigos, criados e pessoas de inferior condição." = (transcrição da definição de um dicionário)

    Mas de onde é que nos conhecemos ?

    Se não somos amigos,
    Se não sou seu criado,
    Só posso ser de INFERIOR CONDIÇÃO!!!...

    O senhor Administrador hoje teve sorte porque eu resolvi apagar o que tinha escrito. Porque se eu não travasse o meu ímpeto, quem tinha que apagar o que eu escrevi teria que ser o senhor FD=Administrador.

    O senhor é um grande profeta, porque prevê que vou
    ter uma casa espectacular... :)

    Eu não quero "ter uma casa espectacular... :)". Só quero ter condições para aproveitar o que é desperdiçado em Portugal, contrariamente ao que existe noutros países mais desenvolvidos que o nosso, que é a inesgotável ENERGIA SOLAR.
    Até agora, a grande preocupação da maioria dos projectistas tem sido o controlo solar, quer a habitação seja em clima quente ou frio. Está na moda ter vidros com controlo solar e embarca tudo no mesmo comboio...
    O senhor FD não faz mínima ideia do que foi a minha luta para conseguir autorização dos responsáveis pelo Parque Natural da Serra da Estrela para alargar portas e janelas da minha casa, que se encontra inserida nesse Parque.
    Inicialmente o projecto foi chumbado porque consideraram as aberturas muito largas, contrariamente ao que é habitual naquela zona.
    Só depois de várias tentativas de sensibilização para o aproveitamento "SOLAR PASSIVO"junto dos arquitectos e demais técnicos, consegui aprovação parcial do projecto que inicialmente sonhei.
    Foi necessário recorrer ao regulamento de constituição desse mesmo Parque Natural, onde era incentivado o "aproveitamento de todas as fontes de energias renováveis", para contra-argumentar que o SOL era uma das fontes de energia que eu deveria aproveitar em primeiro lugar, que era preferivel eu ter janelas um pouco fora do habitual, do que queimar derivados do petróleo, ou mais lenha, ou ainda consumir mais electricidade...
    Depois de uma das inúmeras reuniões que tivemos para tentar desbloquear a situação, um dos técnicos desabafou: "O senhor tem toda a razão. Nós é que ainda estamos habituados a velhos conceitos..."
    Pois é verdade que a minha luta já dura há uns anos e, embora me fique mais cara, prefiro utilizar materiais e tecnologias mais amigas do ambiente, do que ir para soluções mais fáceis e fazer como a maioria tem feito até hoje.
    Porque mesmo depois de eu apresentar as minhas condições que é o aproveitamento da MÁXIMA Energia Solar, todos os fabricantes de vidro que consultei, a primeira preocupação deles é dizerem-me que com um maior factor solar será pior para mim porque a casa aquecerá mais. E eu respondo que essa foi a primeira condição que eu coloquei.
    Para sua informação, até as varandas têm a largura calculada por mim, para que o Sol só entre em casa entre fins de Setembro e fins de Março.
    Ainda lhe digo mais:
    Coincidência ou não, a verdade é que um fabricante me informou ter tido agora, pedidos de informações de vidros semelhantes aos que eu preconizo...
    Terá sido de alguém que leu alguma coisa neste Fórum ?

    Tudo isto para lhe dizer, Senhor FD = Administrador: não goze com coisas sérias e se não sabe ou não quer ajudar, ao menos mantenha-se no seu posto de vigia, porque tem havido muita gente que ultimamente tem feito muito mais mal a este Fórum do que eu.
    Se eu teimei tanto neste ponto, foi porque poucas pessoas se disponibilizaram para me ajudar neste último debate do vidro laminado na face interna do envidraçado. Algumas ajudaram através do "sussurro" porque há outros que se divertem com coisas sérias...
    Se julga que eu fui incorrecto em tentar esclarecimentos com mais promenor ao ponto de "mandar aquela boca" da maneira que o fez, só tem que me admoestar e aplicar-me as sanções que o regulameto prevê.
    Peço desculpa se fui incorrecto, mas digo-lhe que não gostei como um Administrador se dirigiu a um Membro, ainda que este seja principiante.
    Saudações a todos os que me ajudaram e aos que ainda me possam e queiram ajudar novamente.

    Cumprimentos,
    José Borges
    •  
      FD
    • 23 fevereiro 2010 editado

     # 7

    Bem... estava a dar-lhe um elogio. Mas o senhor (assim está melhor?) entendeu tudo da forma errada. Não foi nenhuma boca. Foi apenas a expressão de alguma admiração pela forma exaustiva como tenta descobrir qual a melhor solução para a sua situação.
    Se a culpa é minha, se me exprimi mal, lamento. Vou fazer por não ter um discurso directo com o senhor para não haver mal entendidos.

    Já agora, trato muita gente por "você", basta pesquisar: https://forumdacasa.com/search/?PostBackAction=Search&Keywords=FD%3Avoc%C3%AA&Type=Comments&btnSubmit=Pesquisar
    Para mim, quando o faço não é com a intenção demonstrada nessa definição.
    Acho o "tu" muito pessoal e "senhor" muito formal. Daí que opto pelo meio termo "você". Mas, já agora, vou tentar saber se estou ou não a ser "mal-educado", que não é, de todo, a minha intenção.

    Quanto ao seu sarcasmo, fica consigo. :)
  6.  # 8

    Boa noite senhor FD.
    Eu não levei a mal só pelo facto de aplicar a palavra "você", mas sim no contexto em que foi aplicada.
    Ora vejamos:
    -Eu ando há já uns tempos a tentar encontrar o vidro que melhor responda às condições adversas daquela zona e vários membros deram as suas opiniões e conselhos, mas o senhor nunca se pronunciou sobre este assunto.
    -Descobri um vidro que, segundo o simulador, satisfaz as exigências mas comporta-se de maneira inversa aos outros que conheço.
    -Questiono este e outros Fóruns para saber se há alguém com experiência concreta neste vidro ou noutro semelhante.
    Poucas pessoas se pronunciam, mas sem nenhuma certeza, apesar de haver muita gente com experiência em vidros.
    -Questiono o representante, que também duvida do simulador e pede novos ensaios.
    -Como tenho urgência e ainda não me informaram sobre os ensaios, telefono para o representante que me diz que em princípio os valores são semelhantes, mas que demoram alguns dias a serem confirmados.
    -Faço um último apelo neste e noutros temas para ver se havia alguém que me podesse ajudar na clarificação do comportamento aparentemente anormal deste vidro.
    -Recebo apenas uns conselhos em "sussuro" (que agradeço).
    -E depois recebo o seu "elogio":
    Se você se aplicar tanto no resto como na escolha dos vidros vai ter uma casa espectacular... :)

    Agora ponha-se no meu lugar e imagine o meu desalento e revolta, ao receber esta resposta do Administrador do Fórum, aplicando o termo que para mim tem sentido pejurativo, quando dito por pessoa com quem não tenho confiança.
    Recordo-me quando era criança, ter tratado uma tia por "você" e ela repreendeu-me e disse "você é estrebaria..."
    Já depois de ter começado a escrever este comentário fui perguntar à minha mulher o que era para ela "você" e ela respondeu-me o mesmo que a minha tia há já muitos anos me tinha dito. Depois acrescentou que agora já é habitual aplicar esse termo com mais frequência talvez por influências do Brasil. Quando lá vamos não nos chateamos quando pessoas que não conhecemos nos tratam por "você".
    Ainda ontem um vizinho que mora lá próximo da minha quinta, me telefonou nestes termos: " ó souzé você tem que cá vir porque o temporal derrubou uma porta..." E, eu não lhe levei a mal...
    Eu não me julgo superior a ninguém. Só interpretei o dicionário.
    Se é mesmo verdade o que o senhor disse, que se tratou de um elogio, eu desculpo-o e peço-lhe desculpa pelo modo como reagi.
    Cumprimentos
    José Borges
  7.  # 9

    Finalmente acabei de receber a ficha técnica actualizada do tal vidro duplo laminado Isolar Glas da Vitro Chaves e que confirma os valores encontrados no simulador.
    Aceito sugestões no sentido de me informarem se se trata de um vidro que tem boa transmissão de energia solar (para aquecer a casa), com um aceitavel isolamento térmico e alguma segurança. E ainda se convém temperar o vidro exterior, pelo menos nas portas maiores.
    Se alguém conhecer um melhor, agradeço que me informem com brevidade
    Saudações
    José Borges


    FICHA TÉCNICA
    VIDRO DUPLO ISOLAR® GLAS:
    COMPOSIÇÃO
    Vidro exterior: FLOAT Incolor de 4 mm
    Câmara: 16 mm 90% Árgon
    Vidro interior: MULTIPACT® NEUTRALUX® 44.1
    PROPRIEDADES:
    Luz visivel
    Transmissão Luminosa (%) τv 75
    Reflexão Luminosa ao exterior (%) ρve 18
    Reflexão Luminosa ao interior (%) ρvi 18
    Absorção Luminosa (%) αl 7
    Transmissão Ultravioleta (UV) (%) UVt 3
    Energia solar
    Transmissão Energética Directa (%) τe 55
    Reflexão Energética (%) ρe 16
    Absorção Energética (%) αe 29
    Factor Solar (%) g 73
    Coeficiente sombra (SC) 84
    Coeficiente de transmissão térmica
    Coeficiente U (W/m2K) 1.1
    Índice de Rendimento das cores (CRI) Ra 97
    Atenuação acústica aprox. Rw (C, Ctr) dB 36 (-1, -6)
    Vitro Chaves - Industria de Vidro, S.A.
    E.N. 2 Zona Industrial Bobêda · 5400-757 San Pedro de Agostem – CHAVES · Tel. 276 340 150 · Fax 276 340 159
    www.vitro.com o www.vitrochaves.pt
    Observações:
    1- Os valores indicados calculam-se tomando como base as medidas espectrais de conformidade com as normas EN 410. O
    coeficiente U calcula-se em conformidade com a norma EN 673 e o seu valor faz referência à parte central do vidro.
    2- Devido às tolerâncias de fabricação do vidro e dos capeamentos metálicos, estes valores estão sujeitos a
    tolerâncias comerciais. Os dados declarados segundo a EN410 apresentam uma tolerancia de +/- 3 pontos
    percetuais; os dados declarados segundo a EN 673 apresentam uma tolerancia de +/- 0,1.
    3- Os valores dos parámetros acústicos, índice de redução acústica Rw, são calculados de maneira aproximada e
    são uma ajuda e guia para a definição do envidraçado. No caso que se requeiram valores exactos, as unidades
    devem ser submetidas a ensaios.
    Estes valores fazem referência, somente, às propriedades de atenuação acústica do vidro. Numa situação real,
    a atenuação acústica será diferente, devida à possível existência de pontes acústicas e contribuição de outros
    elementos construtivos.
    4- A Vitro Chaves,S A reserva o direito de revisar as especificações dos seus produtos e seus standards sem
    notificação. O documento emite-se a título informativo e não significa a aceitação de um pedido por parte de
    Vitro Chaves, S A.
  8.  # 10

    Boa noite a todos os foristas.
    Também informo que finalmente lá instalaram as janelas com os vidros que tinha escolhido.
    Ainda não posso fornecer resultados porque só lá estive um dia na obra depois da instalação e também só no Inverno é que espero poder conprovar o sucesso ou insucesso da escolha. Quando tiver resultados tenciono apresentá-los.
    Cump.
    J. Borges
  9.  # 11

    Colocado por: jhborgesBoa noite a todos os foristas.
    Também informo que finalmente lá instalaram as janelas com os vidros que tinha escolhido.
    Ainda não posso fornecer resultados porque só lá estive um dia na obra depois da instalação e também só no Inverno é que espero poder conprovar o sucesso ou insucesso da escolha. Quando tiver resultados tenciono apresentá-los.
    Cump.
    J. Borges


    Vá lá...sempre foi por aquilo que eu lhe tinha dito.

    Rocha
  10.  # 12

    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: jhborgesBoa noite a todos os foristas.
    Também informo que finalmente lá instalaram as janelas com os vidros que tinha escolhido.
    Ainda não posso fornecer resultados porque só lá estive um dia na obra depois da instalação e também só no Inverno é que espero poder conprovar o sucesso ou insucesso da escolha. Quando tiver resultados tenciono apresentá-los.
    Cump.
    J. Borges


    Vá lá...sempre foi por aquilo que eu lhe tinha dito.

    Rocha


    Já agora que tipo de caixilhos usou e que dimensões?E em que zona de Portugal que já não me lembro?

    Rocha
  11.  # 13

    Caixilhos Commerling e vidros da Vitro (float 5/16Argon/6Neutralux e templex5/16 Argon/Multipact44.1 Neutralux).
    Zona Gouveia Serra Estrela.
    Cump.
    J. Borges
  12.  # 14

    Colocado por: jhborges
    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: jhborgesBoa noite a todos os foristas.
    Também informo que finalmente lá instalaram as janelas com os vidros que tinha escolhido.
    Ainda não posso fornecer resultados porque só lá estive um dia na obra depois da instalação e também só no Inverno é que espero poder conprovar o sucesso ou insucesso da escolha. Quando tiver resultados tenciono apresentá-los.
    Cump.
    J. Borges


    Vá lá...sempre foi por aquilo que eu lhe tinha dito.

    Rocha


    Já agora que tipo de caixilhos usou e que dimensões?E em que zona de Portugal que já não me lembro?

    Rocha

    Caixilhos Commerling e vidros da Vitro (float 5/16Argon/6Neutralux e templex5/16 Argon/Multipact44.1 Neutralux).
    Zona Gouveia Serra Estrela.
    Cump.
    J. Borges


    Tem vãos virados para onde vem a chuva puxada a vento?

    Cumps
    Rocha
  13.  # 15

    Sim, tenho.
    Há algum cuidado especial a ter em consideração?
    Cump.
    J. B.
  14.  # 16

    Colocado por: jhborgesSim, tenho.
    Há algum cuidado especial a ter em consideração?
    Cump.
    J. B.


    Espero que não tenha escolhido a série Eurofutur,porque não está adequada para as pressões atmosféricas na sua zona,espero bem que os vãos que refere estejam protegidos exteriormente,e acima de tudo não estejam muito altos.

    Cumps
    Rocha
  15.  # 17

    Espero que não tenha escolhido a série Eurofutur,porque não está adequada para as pressões atmosféricas na sua zona,espero bem que os vãos que refere estejam protegidos exteriormente,e acima de tudo não estejam muito altos.

    Cumps
    Rocha


    Porque é que não são indicados para aquela zona, partem-se, descolam-se, desfazem-se com os UV ?
    Nunca ninguém me colocou essa questão. Diga-me por favor, porque é que não são indicados para lá.
    Em relação aos vidros tive essa preocupação até em relação à altitude da zona de fabricação.
    Protegê-los com quê, janelas de aço pelo exterior ?
    Os estores que vou colocar, se vier um Furacão também não irão resistir...
    Cump. J.Borges
  16.  # 18

    Colocado por: jhborges
    Espero que não tenha escolhido a série Eurofutur,porque não está adequada para as pressões atmosféricas na sua zona,espero bem que os vãos que refere estejam protegidos exteriormente,e acima de tudo não estejam muito altos.

    Cumps
    Rocha


    Porque é que não são indicados para aquela zona, partem-se, descolam-se, desfazem-se com os UV ?
    Nunca ninguém me colocou essa questão. Diga-me por favor, porque é que não são indicados para lá.
    Em relação aos vidros tive essa preocupação até em relação à altitude da zona de fabricação.
    Protegê-los com quê, janelas de aço pelo exterior ?
    Os estores que vou colocar, se vier umFuracãotambém não irão resistir...
    Cump. J.Borges


    Borges...

    Vá ao site deles,e observe em que dimensões foram testadas as janelas,e diga aqui que estanquidade à água têm numa janela de duas folhas e de 1 folha.Depois esclarecerei porque é que esse sistema é pouco apropriado para a sua zona.

    Rocha
  17.  # 19

    1,20x1,20 ; E750 e 8a...
    J. B.
  18.  # 20

    Colocado por: jhborges1,20x1,20 ; E750 e 8a...
    J. B.


    Muito bem.
    Quer dizer que a série tem como refª um ensaio com uma janela de 1 folha com área de 1,44m2...(muito pouco)
    Quer dizer que esta série da kommerling só permite uma área de 2,16m2...
    Quer dizer que quem fizer áreas maiores que 2,16m2 nesta série está a incurrer em imcomprimento às normas europeias...
    Quer dizer que o resultado do ensaio desta série numa janela de 1 folha apenas aguenta a pressão de água sob a acção do vento em ensaio a 124,7km/h
    Quer dizer que numa janela de 2 folhas apenas aguenta cerca de 95km/h...no máximo.
    Isto apenas em 1,2x1,2 percebe?
    Esta série não serve para zonas B...e a sua está incluída nessa zona.

    Cumps
    Rocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jokiton
 
0.0392 seg. NEW