Iniciar sessão ou registar-se
    • HB10
    • 17 novembro 2020

     # 61

    Colocado por: HAL_9000Eu antes de fazer a minha perguntei a várias pessoas os consumos que tinham em eletricidade, e não rondavam os valores que indica, mas eram sempre 150 a 200 eur para casas de 200-250 m2.
    Optei por não colocar por uma questão de contenção de custos (instalação e custos de funcionamento).
    Agora o HB10 tem aí uma casa muito jeitosa mesmo, e o piso radiante dá um conforto que outros sistemas não darão. Tem de avaliar a sua disponibilidade orçamental. Se conseguir pagar a instalação, e conseguir manter facturas de luz de 200 euros 3-4 meses por ano, não estou a ver por que não colocar.

    Por outro lado, qual seria o consumo da bomba de calor com os termoventiladores? ( e atenção que alguns fazem ruído).
    Obrigado pelo seu comentário . Neste momento a instalação é o que está a ser ponderado no orçamento , ou colocar uma coisa ou outra . Mas da maneira que me fizeram ver as coisas, se os consumos são assim tao superiores tenho de ponderar muito bem. Na instalação não sei qual será mais caro , só tenho orçamento para piso radiante . Penso que a diferença não deve ser muita. O ventilo-convetor tem a vantagem que exclui ar condicionado para arrefecer no verão , e também fica “escondido” as saídas de ar, que esteticamente iguala o piso radiante por ser sistemas ocultos .
    • HB10
    • 17 novembro 2020

     # 62

    Colocado por: ADROatelierDepende se é Anonimo18072022A Eléctrico ou Anonimo18072022A Hidraúlico

    Piso Hidráulico com bomba de calor
    • Ruipsm
    • 17 novembro 2020 editado

     # 63

    Colocado por: HB10Em primeiro lugar , obrigado . A sua moradia tem quantos metros2 úteis e bruto com garagem ? Térrea ou rch/1andar? É em Matosinhos , está satisfeito com o empreiteiro ? Foi chave na mão ? Desculpe tantas perguntas heheh mas como está a acabar e é relativamente perto certamente tem mais conhecimento e conselhos úteis .

    Tem 150m2 de habitação e 150m2 de cave/garagem. São 2 pisos. É em Matosinhos. Foi chave na mão. Muito satisfeito com o empreiteiro até à parte final (acabamentos) visto que andam a empatar. Agora falta isto, estamos a espera disto e etc...
    • HB10
    • 17 novembro 2020

     # 64

    Colocado por: Ruipsm
    Tem 150m2 de habitação e 150m2 de cave/garagem. São 2 pisos. É em Matosinhos. Foi chave na mão. Muito satisfeito com o empreiteiro até à parte final (acabamentos) visto que andam a empatar. Agora falta isto, estamos a espera disto e etc...
    Os acabamentos envolve muita mais gente de várias especialidades , coordenar timings não é fácil . A sua casa é maior do que a minha , tem na totalidade 300m2 , já sei que o valor da cave e garagem não é igual ao m2 do valor da habitação , mas mesmo assim são mais 30m2. Se puder e quiser claro , dar o contacto da empresa que está a fazer , visto que é relativamente próximo , podem ser interessante dar orçamento .
  1.  # 65

    Para quem tem tanta certeza no orcamento, PRH com bomba de calor mais paineis solares de apoio pelo aquilo que se vê por aqui é coisa para 20k a 25k. Ja os consumos pelo que se vê por aqui andam entre 100€ a 150€.
    • HB10
    • 18 novembro 2020

     # 66

    Colocado por: SirruperPara quem tem tanta certeza no orcamento, PRH com bomba de calor mais paineis solares de apoio pelo aquilo que se vê por aqui é coisa para 20k a 25k. Ja os consumos pelo que se vê por aqui andam entre 100€ a 150€.
    “ Para quem tem tanta certeza no orçamento ?” Quer desenvolver ? Acho que nenhum dos meus comentários fala em certeza de nada em relação ao orçamento , mas se o diz , expressei-me mal , se não o diz , entendeu mal ! Prh com bomba de calor 14000€ +-( com iva ) painéis solares não tenho valores ! Valores 100/150 são aceitáveis para os meses de inverno , agora 300/400 já é puxado .
  2.  # 67

    Colocado por: HB10Valores 100/150 são aceitáveis para os meses de inverno , agora 300/400 já é puxado .


    Eu também estou a desconsiderar o prh por causa dos custos de instalação iniciais (e porque vamos construir casa de muito baixa inércia e porque o clima é I1V2). Mas isto dos consumos, é preciso comparar coisas comparáveis, nos isolamentos, na eficiência da BC, na eficiência do passo de tubagem, nos hábitos (abrir janelas) ou equipamentos de ventilação.
    Concordam com este comentário: ricat
    • HB10
    • 18 novembro 2020

     # 68

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Eu também estou a desconsiderar o prh por causa dos custos de instalação iniciais (e porque vamos construir casa de muito baixa inércia e porque o clima é I1V2). Mas isto dos consumos, é preciso comparar coisas comparáveis, nos isolamentos, na eficiência da BC, na eficiência do passo de tubagem, nos hábitos (abrir janelas) ou equipamentos de ventilação.
    O custo de instalação é superior , já se sabe , mas o conforto também . A minha questão é se o piso radiante terá de estar constantemente ligado para obter conforto/rentabilidade , e se os consumos serão nessa ordem dos 300/400€ ! Qual a diferença por exemplo nos consumos para a mesma casa com diferentes sistemas ( PRH / ventilo-convetores de teto por exemplo )
    • HB10
    • 18 novembro 2020

     # 69

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Eu também estou a desconsiderar o prh por causa dos custos de instalação iniciais (e porque vamos construir casa de muito baixa inércia e porque o clima é I1V2). Mas isto dos consumos, é preciso comparar coisas comparáveis, nos isolamentos, na eficiência da BC, na eficiência do passo de tubagem, nos hábitos (abrir janelas) ou equipamentos de ventilação.
    Já agora , se está a desconsiderar o prh, o que está a ser considerado para a sua habitação pra aquecimento ?
    • RUIOLI
    • 18 novembro 2020 editado

     # 70

    Neste tópico encontram consumos de um caso real

    Entre 150/180 kwh de média de consumo mensal, deve dar uns 40€/mês. Penso que estará sempre ligado.

    Mas depende da temperatura pedida ao sistema, temperatura exterior, isolamento térmico, etc...
  3.  # 71

    Colocado por: HB10o que está a ser considerado para a sua habitação pra aquecimento


    Um óptimo isolamento, algum cuidado nas pontes térmicas, vmc, e ... o sistema mais barato de ar condicionado mural (mas com bons equipamentos Mitsubishi Eletric).

    Mas a casa é em Odivelas, não é na Guarda.

    Ah, e não vejo problema algum em meter um radiador a óleo na potência de 400w no quarto das crianças à noite (já o faço desde 2011).

    Tirando isto de confinamentos, o normal é sair de manhã e chegar a casa depois das 19h. Quero um sistema de rápida resposta.
  4.  # 72

    Colocado por: HB10“ Para quem tem tanta certeza no orçamento ?” Quer desenvolver ? Acho que nenhum dos meus comentários fala em certeza de nada em relação ao orçamento , mas se o diz , expressei-me mal , se não o diz , entendeu mal ! Prh com bomba de calor 14000€ +-( com iva ) painéis solares não tenho valores ! Valores 100/150 são aceitáveis para os meses de inverno , agora 300/400 já é puxado .

    Quando chegou ao forum disse que 240k que chegavam para o seu projecto.
    E todos o alertaram para contar com 300k.
    Se vai para PRH com bomba de calor é melhor contar com 20k a 25k.
    Anda a fazer contas por baixo
    Acredito que consiga um PRH por 14k, mas depois nao se queixe que paga 300€/400€ por mês. A qualidade e capacidade da BC sao essenciais para os consumos. O barato sao caro.
    E o PRH é para estar ligado 24h/24h. Caso contrario é dinheiro deitado fora.
    Mas se quer barato e eficiente mete AC ou recuperador com radiadores.
  5.  # 73

    Por 25 mil da para pagar a conta dos radiadores a oleo muitos anos...
    Concordam com este comentário: JotaP, ricat
    • HB10
    • 18 novembro 2020

     # 74

    Colocado por: RUIOLINeste tópico encontram consumos de umcaso real

    Entre 150/180 kwh de média de consumo mensal, deve dar uns 40€/mês. Penso que estará sempre ligado.

    Mas depende da temperatura pedida ao sistema, temperatura exterior, isolamento térmico, etc...
    Vou dar uma vista de olhos ao tópico , 40/50€ também parece pouco para os meses de inverno .
    • HB10
    • 18 novembro 2020 editado

     # 75

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Um óptimo isolamento, algum cuidado nas pontes térmicas, vmc, e ... o sistema mais barato de ar condicionado mural (mas com bons equipamentos Mitsubishi Eletric).

    Mas a casa é em Odivelas, não é na Guarda.

    Ah, e não vejo problema algum em meter um radiador a óleo na potência de 400w no quarto das crianças à noite (já o faço desde 2011).

    Tirando isto de confinamentos, o normal é sair de manhã e chegar a casa depois das 19h. Quero um sistema de rápida resposta.
    O ar condicionado resolve sempre , é o que tenho neste momento em casa , eficiente e rápido . De inverno aquecimento central , piso radiante é mais bastante agradável .
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  6.  # 76

    Colocado por: HB10Vou dar uma vista de olhos ao tópico , 40/50€ também parece pouco para os meses de inverno .

    50€ é no verao. No inverno conte com 100€ para cima.
  7.  # 77

    Aqui, no sul...uma casa nova, devidamente isolada, com bons envidraçados, com gestão de ganhos solares se calhar mete isso a trabalhar 3/4 meses no ano. seja no inverno/ seja no Verão....
    15 a 20k de investimento, para usar 3/ 4 meses no ano, se TANTO!! eu acho que não justifica.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, LFF1980, Olim, ricat, pauloagsantos, ricardo.rodrigues
    • HB10
    • 18 novembro 2020

     # 78

    Colocado por: Sirruper
    Quando chegou ao forum disse que 240k que chegavam para o seu projecto.
    E todos o alertaram para contar com 300k.
    Se vai para PRH com bomba de calor é melhor contar com 20k a 25k.
    Anda a fazer contas por baixo
    Acredito que consiga um PRH por 14k, mas depois nao se queixe que paga 300€/400€ por mês. A qualidade e capacidade da BC sao essenciais para os consumos. O barato sao caro.
    E o PRH é para estar ligado 24h/24h. Caso contrario é dinheiro deitado fora.
    Mas se quer barato e eficiente mete AC ou recuperador com radiadores.
    Não está a ser correto no que está a afirmar , ou percebeu mal o que disse. Em nenhum ponto me ouviu afirmar que 240k chegavam, o que eu disse e volto a dizer , é que espero que conseguir por 240/250 acabar a casa, que são coisas diferentes. A maioria das pessoas estão alertar para os 300k , e eu agradeci. Aliás também disse que se fosse por esses valores que teria de rever antes de avançar . Por 300k a construção fica a 1094€€/m2. Em relação ao PRH , os 14k são a média dos 3 que tenho , entre os quais duas das bc são daikin e outra solius. A casa está previsto pre-instalação de ar condicionado e, todo caso . Radiadores não será considerado apenas pela estética .
    • VXMC
    • 18 novembro 2020 editado

     # 79

    Colocado por: Sirruper
    50€ é no verao. No inverno conte com 100€ para cima.


    100€ quê, na fatura total da energia?

    É que de acordo com o registo do Ptuga, assim num mês mau de frio, ele tem uns 300kw. Ora 300x0.161818=48.55€+iva, isto para aquecimento + AQS, onde não tem que se preocupar com fazer fogueira, não me parece nada mau nem os 100€ que referiu. E não acontece todos os meses.

    Se o meu raciocinio estiver errado, corrijam-me sff.
    • HB10
    • 18 novembro 2020

     # 80

    Colocado por: DR1982Por 25 mil da para pagar a conta dos radiadores a oleo muitos anos...
    Não são 25k, falando em números redondos , que sejam 15k. Agora a instalação dos radiadores a óleo também têm um custo que teria de ser descontado aos 15k. A diferença ainda será grande , mas uma casa é pensada para a vida , não apenas para os próximos 5 /10 anos .
 
0.0278 seg. NEW