Iniciar sessão ou registar-se
    • loliyu
    • 9 novembro 2020 editado

     # 1

    Bom dia é possível pedir um empréstimo de habitaçao para comprar um terreno,fazer nele o projeto e posteriormente pedir ao banco um empréstimo para construçao? Obrigada
  1.  # 2

    Apenas lhe emprestam o dinheiro para a comprar o terreno depois de ter o projecto aprovado, não lhe impede de pedir os dados do terreno ao vendedor ir fazer o projecto. Não vai comprar um terreno e depois por alguma razão não pode construir nele.
    Conte é com uns 30% ou mais do capital na sua conta bancaria, fora as despesas..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: loliyu
  2.  # 3

    Colocado por: loliyuBom dia é possível pedir um empréstimo de habitaçao para comprar um terreno,fazer nele o projeto e posteriormente pedir ao banco um empréstimo para construçao? Obrigada


    não.

    o banco pode financiar a compra do terreno com outras modalidade de crédito, mas não com um crédito habitação.

    no entanto não se esqueça que o banco só empresta até 90% da construção da casa. Ou seja tem que arranjar os outros 10%. e não se esqueça dos projetos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: loliyu
  3.  # 4

    Colocado por: pauloagsantos

    não.

    o banco pode financiar a compra do terreno com outras modalidade de crédito, mas não com um crédito habitação.

    no entanto não se esqueça que o banco só empresta até 90% da construção da casa. Ou seja tem que arranjar os outros 10%. e não se esqueça dos projetos


    e ainda que para o empréstimo de construção não pode haver hipoteca sobre o terreno, isto é, o terreno tem de estar pago.
    Foi o que me informaram no banco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: loliyu
  4.  # 5

    Boa tarde,
    Se já tiver um crédito á habitação pode mediante alguns parâmetros que têm de ser avaliados pelo banco fazer uma segunda hipoteca ao imóvel e assim comprar o terreno.
    Imagine que do seu crédito está em divida 70% do valor da avaliação, o banco faz nova avaliação e empresta mediante a segunda hipoteca do imóvel 20% nunca excedendo os 90% do valor da avaliação.
    Espero ter ajudado.
    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: loliyu
  5.  # 6

    Boa tarde,

    Tenho a informação que o Novo Banco empresta 90% terreno + 100% construção (dependendo certamente do valor da avaliação), no entanto, o mesmo só é disponibilizado após projeto aprovado na Câmara.

    O BPI empresta 50% terreno + 100% construção mas também só com projeto aprovado.
    Concordam com este comentário: loliyu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues, loliyu
  6.  # 7

    Colocado por: Daniela13MBoa tarde,

    Tenho a informação que o Novo Banco empresta 90% terreno + 100% construção (dependendo certamente do valor da avaliação), no entanto, o mesmo só é disponibilizado após projeto aprovado na Câmara.
    Concordam com este comentário:loliyu
    Estas pessoas agradeceram este comentário:loliyu


    Entao por exemplo se pedir o credito para terreno e construçao eles emprestam para o terreno no entanto tenho de realizar o projeto e só depois do projeto estar aprovado é que eles me vao disponibilizar o dinheiro para a construção, é isso?
    Obrigada
  7.  # 8

    Bom dia
    Também estou com essa questão, abri um tópico ontem aqui no fórum.
    Eu tenho interesse em adquirir um terreno sem projeto, pois o projeto que quero é para uma casa modular e a empresa faz o projeto. A dificuldade que vejo é comprar o terreno sem projeto o Banco não empresta, também já vi que é possível fazer um contrato de promessa compra e venda do terreno, a seguir fazer o projecto e entregar na Câmara e assim dessa forma consegue se ter financiamento para o terreno e construção. Alguém entendido pode ajudar nesta questão?
  8.  # 9

    Colocado por: Sofia20Bom dia
    Também estou com essa questão, abri um tópico ontem aqui no fórum.
    Eu tenho interesse em adquirir um terreno sem projeto, pois o projeto que quero é para uma casa modular e a empresa faz o projeto. A dificuldade que vejo é comprar o terreno sem projeto o Banco não empresta, também já vi que é possível fazer um contrato de promessa compra e venda do terreno, a seguir fazer o projecto e entregar na Câmara e assim dessa forma consegue se ter financiamento para o terreno e construção. Alguém entendido pode ajudar nesta questão?


    Pode sempre recorrer ao credito pessoal para a aquisição do terreno. (sim sei que o esforço é muito maior, mas é uma opção.)
    Concordam com este comentário: Sofia20
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofia20
  9.  # 10

    Isso está fora de questão, é um esforço muito grande
  10.  # 11

    Colocado por: Sofia20já vi que é possível fazer um contrato de promessa compra e venda do terreno, a seguir fazer o projecto e entregar na Câmara e assim dessa forma consegue se ter financiamento para o terreno e construção. Alguém entendido pode ajudar nesta questão?


    Acho que pode fazer o CPCV e dar só algum dinheiro do terreno e o restante dinheiro do terreno vai pagando no decorrer da obra com o dinheiro que o banco for libertando. Tem é de apresentar um orçamento superior no banco para o banco ao emprestar os 90% consiga ter margem para que lhe sobre dinheiro para pagar o restante do terreno.

    Neste caso pede só emprestimo para construção. Embora seja inflacionado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofia20
  11.  # 12

    Colocado por: tiagosp90Tem é de apresentar um orçamento superior no banco para o banco ao emprestar os 90% consiga ter margem para que lhe sobre dinheiro para pagar o restante do terreno.


    tu tb pensava que era assim, mas descobri que os avaliadores que trabalham para os bancos não calculam o custo de construção pelo orçamento que apresentamos, mas por contas deles.

    eu tinha um orçamento com um custo de construção de 850€ o m2 e na primeira avaliação do projeto até o banco reclamou com o avaliador pq o custo de construção calculado por eles era de 500€ o m2. reviram depois os cálculos para os 700€ o m2, que depois somando o valor pelo qual avaliaram o terreno foi suficiente para o orçamento que tinha.

    Ou seja, no meu caso, nunca iria conseguir financiar a compra do terreno com o crédito para a construção.

    Por isso sofia, pare, respire e pense com calma. Não acredite em facilidades. Tem um percurso duro pela frente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sofia20
  12.  # 13

    Colocado por: pauloagsantosreviram depois os cálculos para os 700€ o m2, que depois somando o valor pelo qual avaliaram o terreno foi suficiente para o orçamento que tinha.


    Mas afinal eles financiaram com base no orçamento de construção ou com base na avaliação? É que eles pelo que tenho visto financiam uma percentagem do menor valor entre a avaliação da casa, ou do orçamento de construção apenas.

    Mesmo que se guiem por um orçamento deles, se o menor valor é o orçamento o que tem o valor do terreno a ver?
  13.  # 14

    Colocado por: pauloagsantos850€ o m2


    já com Iva ou sem IVA?
  14.  # 15

    Colocado por: tiagosp90já com Iva ou sem IVA?


    já com iva, preços de agosto de 2019, numa zona rural do médio tejo.



    Colocado por: tiagosp90Mas afinal eles financiaram com base no orçamento de construção ou com base na avaliação? É que eles pelo que tenho visto financiam uma percentagem do menor valor entre a avaliação da casa, ou do orçamento de construção apenas.

    Mesmo que se guiem por um orçamento deles, se o menor valor é o orçamento o que tem o valor do terreno a ver?


    não sou avaliador para "decifrar" a metodologia, apenas escrevo com base no relatório que recebi, mas o custo de construção num terreno de 500m2 é o mesmo do que num terreno de 5000m2, mas no final a casa do terreno de 5000m2 poderá valer mais.
  15.  # 16

    O valor do imóvel a ser considerado é ou deverá ser o da avaliação, pois é feito por entidades creditadas para o efeito e tendo por base relatórios próprios para o efeito.
  16.  # 17

    Colocado por: pauloagsantosnão sou avaliador para "decifrar" a metodologia, apenas escrevo com base no relatório que recebi, mas o custo de construção num terreno de 500m2 é o mesmo do que num terreno de 5000m2, mas no final a casa do terreno de 5000m2 poderá valer mais.


    Pois, isso mesmo, daí eu dizer que se eles assumem que o valor financiado é com base numa coisa ou noutra (a de menor valor), depois acho estranho já lhes interessar a avaliação final...
  17.  # 18

    Colocado por: Francisca CalheirosO valor do imóvel a ser considerado é ou deverá ser o da avaliação, pois é feito por entidades creditadas para o efeito e tendo por base relatórios próprios para o efeito.


    Sim mas não é isso que se discute. Aqui a questão é que os bancos só emprestam uma percentagem do menor valor. Ou da avaliação ou do orçamento de construção...
  18.  # 19

    Os bancos emprestam sempre, não será 'eventualmente' sempre com as mesmas condições de mercado.

    Um banco (oficialmente) não empresta para compra de terreno, mas se o cliente apresentar garantias superiores ao valor do terreno, o banco arranja sempre uma solução. O problema aqui é os custos 'escondidos' assim como as condições nem sempre são as mais favoráveis. Neste cenário o banco (provavelmente) ira sugerir um empréstimo ao consumo (normal) com garantias reais (taxas e custos superiores aos da construção).

    Mesmo quando se compra um terreno urbano com licença a pagamento, o banco vai aconselhar a (numa 1 fase) empréstimo ao consumo, e quando 'levantar' a licença 'passar' para empréstimo à construção. Neste cenário o que o banco está a vender, na realidade não é 1 empréstimo mas sim 2, e o contratante fica todo contente e paga 2 x todo o processo de financiamento, para alem disso trará custos na dita 'passagem' de empréstimo pois terá que suportar os custos de liquidação do 1.

    Este tema é sempre tratado com alguma leviandade, mas no final quem cria comprar é lhe apresentado montanhas de facilidades e formas para atingir esse objetivo, mas esquecem de um pequeno detalhe os custos reais de cada uma dessas opções
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
  19.  # 20

    Colocado por: tiagosp90

    Sim mas não é isso que se discute. Aqui a questão é que os bancos só emprestam uma percentagem do menor valor. Ou da avaliação ou do orçamento de construção...


    Mas essa não questão está explícita em praticamente toda a documentação referente ao empréstimo para construção.

    Os bancos só emprestam uma percentagem do menor valor entre o valor da avaliação e / ou o do orçamento (quando falamos construção)

    Inclusivamente existem bancos que consideram o valor das finanças nesta equação
    Concordam com este comentário: tiagosp90
 
0.0241 seg. NEW