Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      RRoxx
    • 27 novembro 2020 editado

# 381

Colocado por: MariaTPedimos ao arquiteto um projeto com estas caracteristicas e com o mesmo valor que o construtor nos tinha dado, valor que ele sempre disse ser possivel (250k). Com o desenrolar do projeto e quando nos mostrou a maquete vimos um projeto fantástico, sem dúvida, mas completamente diferente das imagens e plantas que tinhamos partilhado com o arquiteto.

Como completamente diferentes? O arq tinha uma coisa balizada e fez outra? o tipo é parvo certamente, para alem de incompetente.

Colocado por: MariaTReunimos com o construtor na fase de orçamentação (orçamento que foi feito em conjunto pelos dois), voltamos a referir que o nosso teto maximo eram os 285k (iva incluido). Quando recebemos o orçamento este veio com 340k+iva... Agora digam-me quem é que falhou?

Se o arq. inventou o construtor não pode dar preços mais abaixo para coisas mais complexas... parece-me obvio.

Colocado por: MariaTapesar de no contrato ter me dar a medição do custo de obra

Se está contratualizado ele tem de cumprir, senão apresente queixa na ordem e em tribunal (pelo menos sugira a ideia).

Até lhe digo mais, duvido muito que algum construtor vá ter vida fácil com esse técnico por trás, cheira-me...

Nada disto invalida que seja uma relação estranha, na qual eu nao me meteria. Se avançasse com esse projecto era com outro construtor certamente.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  1.  # 382

MariaT.

Os desenhos que tem em pdf estao a escala?

Se sim, imprima (vai custar uns dinheiros) e va ter con algum empreiteiro ou entao orçamentista como o ruoili menciona (talvez tenha o contacto se alguem) e peça uma estimativa.

Visto que o seu tecto é de 285 mil, se a estimativa passar dos 250 - 260 mil aconselho a optimizar a casa (reduzir areas e/ou eliminar coisas difíceis de executar).

Mude de arquitecto de seguida. Nao de mais dinheiro a ganhar a esse incompetente
    • LabA
    • 27 novembro 2020

# 383

Colocado por: pguilhermeÓptimo. E se, devido à sua estimativa, o projecto tivesse que ser refeito? O orçamentista faria tudo de novo? Quantas vezes?

Tal como nas restantes especialidades, é um trabalho de equipa, não é por tentativa erro.
  2.  # 384

Nós vamos aguardar para conseguir falar com ele para a semana. Caso as coisas se mantenham no ponto que estão, vamos avançar para tribunal. Esta situação é mais complexa porque induzidos em erro em como estavamos dentro do nosso patamar, vendemos a nossa casa e arrendamos outra para o prazo de construção que se iria iniciar agora em dezembro/janeiro. Isto faz com que tudo tenha ido por água abaixo e por termos confiado que seriam pessoas sérias, estamos neste momento sem projeto e sem casa a pagar uma renda elevada.
    • LabA
    • 27 novembro 2020

# 385

Colocado por: MariaTAntes de comprarmos o terreno, o construtor foi ver o referido terreno e diz-nos que nos constroi a casa (dentro do género das casas dele), com os acabamentos que utiliza (ar condicionado, lareira, piscina, acabamentos exteriores, muros e que nos descriminou, com plafond para a cozinha e eletrodomésticos, wcs, caixilharia, acabamentos isolamento e para os mosaicos e piso flutuante. ao que ainda questionei se já incluía o iva e os desaterros e muros de contenção, com resposta positiva. Confiante que seria possivel, falei com vários arquitetos e acabámos por seguir a indicação dele porque gostamos do trabalho deste arquiteto e por ter obras a decorrer na nossa zona e na nossa câmara.

Mas então o construtor disse que era possível construir pelo preço sem ter projecto nem nada para avaliar?
    •  
      RRoxx

# 386

Colocado por: builderspassiveAinda não percebi onde estão essas diferenças as áreas estão definidas , só podem ser os materiais , eu até acho que o empreiteiro mais manhoso que o arquitecto , porque se ele disse um valor e agora vêm com outro como justifica esse valor ?

Ó senhor o empreiteiro deu um lamiré chutou um valor ao m2 para a casa, os tais 1000€/m2 pasme-se mais um bocado para o exterior (engenharia nasal como lhe costumo chamar). O real é mais complicado e o tipo não viu isso. é como passar no stand e dizer "aquele mazzerati vale para ai 500.000 euros, depois um tipo vai la dentro e afinal sao 800.

O "acho que" nunca teve validade, tonto é quem vai atras disso.

Nos materiais? A não ser que seja revestida a ouro e com peças de alto design. Não justifica os 120k de outra maneira com materiais. Das duas uma, ou a parte das movimentações de terra e dos muros de contençao foram subvalorizadas ou ha marosca.
  3.  # 387

Colocado por: jamespondeMariaT.

Os desenhos que tem em pdf estao a escala?

Se sim, imprima (vai custar uns dinheiros) e va ter con algum empreiteiro ou entao orçamentista como o ruoili menciona (talvez tenha o contacto se alguem) e peça uma estimativa.

Visto que o seu tecto é de 285 mil, se a estimativa passar dos 250 - 260 mil aconselho a optimizar a casa (reduzir areas e/ou eliminar coisas difíceis de executar).

Mude de arquitecto de seguida. Nao de mais dinheiro a ganhar a esse incompetente

Sim, tenho os desenhos à escala, mas os construtores com quem tenho falado, dizem-me que sem mapa de quantidades não me conseguem dar orçamentos... Tambem não conheço mais nenhum a quem possa pedir.
    •  
      RRoxx

# 388

Maria, e nao vai encontrar ninguem para começar uma obra do pé pra mao em janeiro... se encontrar é de estranhar.
    • LabA
    • 27 novembro 2020

# 389

Colocado por: MariaT

Sim, tenho os desenhos à escala, mas os construtores com quem tenho falado, dizem-me que sem mapa de quantidades não me conseguem dar orçamentos... Tambem não conheço mais nenhum a quem possa pedir.

Essa a é que estão a agir correctamente, não empreiteiro que lhes deu preço ainda antes de ter projecto, agora que faça a casa para o preço que disse.
  4.  # 390

Colocado por: RRoxxMaria, e nao vai encontrar ninguem para começar uma obra do pé pra mao em janeiro... se encontrar é de estranhar.

É óbvio que a obra não poderia começar em janeiro com todo este desenrolar. Nesta fase, já nem sei se avança de todo.
  5.  # 391

Colocado por: builderspassive

Em que zona vai construir ?

Oeiras
  6.  # 392

MariaT

Esta visto que nao vai obter ajuda aqui. Os arquitectos estao mais preocupados em ilibar o seu colega marreta do que ler em condicoes...

Nem repararam que o empreiteiro disse que fazia uma casa igual as que fez por 250 mil. Nao disse que fazia a casa que o arquitecto desenhou por 250 mil...
    Concordam com este comentário: RUIOLI, TetosArtur
    • LabA

# 393

Colocado por: jamespondeMariaT

Esta visto que nao vai obter ajuda aqui. Os arquitectos estao mais preocupados em ilibar o seu colega marreta do que ler em condicoes...

Nem repararam que o empreiteiro disse que fazia uma casa igual as que fez por 250 mil. Nao disse que fazia a casa que o arquitecto desenhou por 250 mil...

Problema resolvido, que faça uma casa igual às que fez.
    •  
      RRoxx
    • 27 novembro 2020

# 394

Colocado por: jamespondeEsta visto que nao vai obter ajuda aqui. Os arquitectos estao mais preocupados em ilibar o seu colega marreta do que ler em condicoes

Completamente desnecessário, além de estar a deturpar o que o pessoal tem dito. Deixe lá o azedume de lado que isso dá úlceras.

Maria, em que zona de Oeiras?
    Concordam com este comentário: LabA
  7.  # 395

Colocado por: jamespondeMariaT

Verdade... O que me leva ao ponto da questão? Quem é responsável agora? o arquiteto? o construtor? os dois? quem me vai resolver o problema?
    • RUIOLI

# 396

Colocado por: pguilhermeÓptimo. E se, devido à sua estimativa, o projecto tivesse que ser refeito? O orçamentista faria tudo de novo? Quantas vezes?

Estamos em fase de estimativa orçamental no decurso do projeto, não vejo numa moradia qual a dificuldade de fazer o ajuste de áreas... a menos que deitem a totalidade do projeto para o lixo e façam um novo, ai seria uma nova prestação de serviços.

Colocado por: pguilhermeAqui junta-se uma falsa atribuição. Não está em causa a separação de responsabilidades entre arquitecto e construtor, mas sim entre arquitecto e orçamentista.

Imagine dois cenários:

C1 - A MariaT tinha um orçamentista contratado por ela, que reporta a ela, a acompanhar o projeto;

C2 - Até existe um orçamentista na Equipa de Projeto, mas foi contratado pelo Arquiteto da MariaT.

Qual o cenário mais verossímil que terminaria com desfecho semelhante ao que a Maria T reposta?

Não basta ter orçamentista, o excel aceita os números que lá colocam, é necessário que ele tenha uma visão independente.
  8.  # 397

Colocado por: MariaT

Verdade... O que me leva ao ponto da questão? Quem é responsável agora? o arquiteto? o construtor? os dois? quem me vai resolver o problema?

Ninguém, pode partir para outra e certifique-se que os erros cometidos nesta primeira (má) experiência, não se repetem na próxima.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  9.  # 398

Colocado por: MariaTNós vamos aguardar para conseguir falar com ele para a semana. Caso as coisas se mantenham no ponto que estão, vamos avançar para tribunal. Esta situação é mais complexa porque induzidos em erro em como estavamos dentro do nosso patamar, vendemos a nossa casa e arrendamos outra para o prazo de construção que se iria iniciar agora em dezembro/janeiro. Isto faz com que tudo tenha ido por água abaixo e por termos confiado que seriam pessoas sérias, estamos neste momento sem projeto e sem casa a pagar uma renda elevada.

Realmente que situação desagradável... Espero que dê a volta por cima
  10.  # 399

Colocado por: RRoxx

Completamente desnecessário, além de estar a deturpar o que o pessoal tem dito. Deixe lá o azedume de lado que isso dá úlceras.

Maria, em que zona de Oeiras?

Isso é relevante? muda os valores? Não creio. Penso que agora a única coisa a fazer é fechar este ciclo com estas duas pessoas e começar de novo. entretanto já lá estão os €€ e eu estou sem nada que possa usar de forma consciente.

Agora imaginem se tivesse entrado pelo licenciamento, so depois do projeto aprovado pela Câmara é que chegava à brilhante conclusão que não iria conseguir construir aquele projeto.
    Não creio que tenha um orçamento assim tão baixo para conseguir construir uma casa. Se tiver de reduzir tamanho, reduzo, mas loucuras é que não.
    Concordam com este comentário: jamesponde
  11.  # 400

Colocado por: MariaTNós vamos aguardar para conseguir falar com ele para a semana. Caso as coisas se mantenham no ponto que estão, vamos avançar para tribunal. Esta situação é mais complexa porque induzidos em erro em como estavamos dentro do nosso patamar, vendemos a nossa casa e arrendamos outra para o prazo de construção que se iria iniciar agora em dezembro/janeiro. Isto faz com que tudo tenha ido por água abaixo e por termos confiado que seriam pessoas sérias, estamos neste momento sem projeto e sem casa a pagar uma renda elevada.

Infelizmente, porque não concordo minimamente com este género de coisas, não vislumbro qualquer chance de ganhar o que quer que seja em tribunal a não ser cabelos brancos e dinheiro perdido.
    Mas confesso que li o tópico muito na diagonal logo pode-me estar a falhar qualquer coisa.

0.0279 seg. NEW