Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 381

Colocado por: rjmpiresPegando no que o DR1982 e o N Miguel Oliveira, até dá a sensação que vão projetar a casa para outra pessoa.

Não me vai dizer que quando compra um cinto, este só traz um furo.
    Trata-se de Flexibilidade, de evitar Condicionamentos desnecessários.
    De bom-senso vá.

Trata-se de por vezes encontrar-mos no mercado imobiliário, casas com WC "à la française" (Sanita num compartimento com porta, e o lavatório e duche num compartimento à parte)... porque o anterior proprietário (emigrante) a construiu assim. Não tenho nada contra, afinal fez ao seu gosto... mas depois resulta num bonito tiro no pé, caso a vida lhe troque as voltas e queira vender.
    Exemplos assim não faltam. Piscinas à sombra, ou em zonas demasiado frias, etc...
  2.  # 382

Pois, isso os gostos são de cada um.
  3.  # 383

Colocado por: DR1982Embora provavelmente sera completamente alterada

Então mas já não estava fechada?
  4.  # 384

Colocado por: Anonimo12122020pois mas reparou na diferença de tratamento que teve? Viu algum insulto ao seu arquiteto? Veja nos outros e compare.
    Praticamente desde inicio dei o corpo as balas, e ficou bem claro isso, basicamente tudo o que o arquiteto fez a partir do primeiro esboço que me apresentou foi responsabilidade minha, foi condicionado por mim pelo que nao o poderiam condenar por algo que nao tinha verdadeiramente culpa!
    Eu pedi uma casa para 150k no inicio, mas depois fui alterando e ele foi me avisando que o preço estava a aumentar, eu avancei com conhecimento de causa, sera que nao acontece o mesmo em alguns casos que aqui aparecem com casas completamente fora do orcamento?
    • DR1982
    • 12 dezembro 2020 editado

# 385

Colocado por: N Miguel Oliveira

Você sabe bem que o "êxito" de participação que teve no seu tópico só se deveu a uma só coisa:
    O grande poder de encaixe que tem em ler os prós e os contras... o tentar perceber os contras e as críticas que lhe fizeram sem amuar, ou contra-argumentar só para ter razão. Esteve de parabéns. Resta não dormir muito na fase de obra, essa é a que verdadeiramente interessa.
    Concordam com este comentário:marco1
    Antes da fase de obra ainda vou ter de alterar muita coisa...
    Tenho estado praticamente todos os dias no terreno, diferentes horas do dia, e a abordagem ao terreno nao foi a melhor embora eu à distância acha-se que sim!
    Tal como o Miguel e outros disseram muitas vezes, a casa nao comunica com o exterior da forma que sempre desejei, e apos estar la no terreno com o construtor chegamos a conclusao que da forma que esta implica muitamovimentação de terra, orientei a casa a sul para supostamente ter mais sol mas a verdade é que os pinheiros nessa direção fazem com que tal não aconteça, enfim, nada de grave 😂
  5.  # 386

Colocado por: rjmsilva

Então mas já não estava fechada?
    Mas nao esta construida, por isso ainda tudo é possível 😂
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  6.  # 387

Colocado por: DR1982Antes da fase de obra ainda vou ter de alterar muita coisa...

E isso não tem mal nenhum, faça e refaça quantas vezes achar conveniente. Não é nenhuma derrota ou vergonha.
    Vergonha é insistir-se num erro, quando as coisas estão ainda em papel apenas...
    Concordam com este comentário: Wilga, NLuz, m.aur.eira
  7.  # 388

Colocado por: N Miguel OliveiraE isso não tem mal nenhum, faça e refaça quantas vezes achar conveniente.

Sendo você o profissional que faz e refaz as vezes que o cliente quiser, convive bem com isso?
  8.  # 389

E isso não tem mal nenhum, faça e refaça quantas vezes achar conveniente. Não é nenhuma derrota ou vergonha.
    Vergonha é insistir-se num erro, quando as coisas estão ainda em papel apenas...
    Nao é facil admitir que insisti num caminho errado, admitir que desperdicei tempo e dinheiro, mas faz parte!
    Alias faz sentido este testemunho neste tópico por isso mesmo, mais vale admitir o erro domque insistir nele tal como diz!
  9.  # 390

Sendo você o profissional que faz e refaz as vezes que o cliente quiser, convive bem com isso?
    Sendo pago para isso, qual é o mal?
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  10.  # 391

Colocado por: Anonimo12122020mesmo durante a construção, eu fui um dos que depois de estar a ver paredes, mexi algumas coisas, a nível interior
    Eu gosto da minha planta, da organização interior, nao é isso que acho que esteja mal, o que sera alterado é a quabtidade de vidro e a posição da casa no terreno!
    Rodando a casa, reduzo muito vidro sem retirar valor á casa, pelo contrário!
  11.  # 392

Colocado por: rjmsilvaSendo você o profissional que faz e refaz as vezes que o cliente quiser, convive bem com isso?

Perfeitamente e nem poderia ser doutro modo, até que oiça um "era exactamente isto o que eu queria" não consideramos o trabalho terminado.

Colocado por: DR1982Sendo pago para isso, qual é o mal?

Depende, normalmente o preço inicial alberga a indefinição de fazer 4 ou 40 variantes.
    Agora, um projecto que já esteja na câmara, e tenha que ser refeito porque os Donos de Obra querem mais um quarto, coisas desse género naturalmente devem ser cobradas.
    Concordam com este comentário: DR1982
  12.  # 393

o projeto tem fases, estudo previo, projeto base (licenciamento), ..., só se passa á fase seguinte com o máximo de arestas limadas
    e mesmo nas fases posteriores é sempre tempo de retificar o que se achar que se deve retificar.
    Concordam com este comentário: CMartin, DR1982, rjmsilva
  13.  # 394

Por o que se lê, se assim é, parece que resumimos então a estética a senso comum.
    • DR1982
    • 12 dezembro 2020 editado

# 395

Perfeitamente e nem poderia ser doutro modo, até que oiça um "era exactamente isto o que eu queria" não consideramos o trabalho terminado.

Depende, normalmente o preço inicial alberga a indefinição de fazer 4 ou 40 variantes.
    Agora, um projecto que já esteja na câmara, e tenha que ser refeito porque os Donos de Obra querem mais um quarto, coisas desse género naturalmente devem ser cobradas.
    Concordam com este comentário:DR1982

Colocado por: marco1

o projeto tem fases, estudo previo, projeto base (licenciamento), ..., só se passa á fase seguinte com o máximo de arestas limadas
    e mesmo nas fases posteriores é sempre tempo de retificar o que se achar que se deve retificar.
    Concordam com este comentário:CMartin,DR1982
    O Meu projeto está pronto a entregar na câmara, nao o fiz ainda porque pedi um tempo para pensar bem se era o que queria e recolher estimativas de custos!
    É o que tenho feito desde que estou em PT, falar com profissionais, Visitar o terreno a varias horas do dia diferentes, imaginar me la, ja la fui com a esposa tentar lhe explicar como fica a casa, onde sera o que, e tudo junto esta a fazer por em causa o projeto!

Se decidir alterar falo com o arquiteto e pago para fazer as alterações ou entao caso ele nao mostre interesse começo de novo com outra equipa!
    Nao quero que ninguem trabalhe de borla ou que fique com trabalho por pagar, por isso nao vejo mal em mudar quantas vezes forem necessárias ate achar que esta bem!
    Concordam com este comentário: antonylemos, marco1
  14.  # 396

Colocado por: DR1982nao o fiz ainda porque pedi um tempo para pensar bem se era o que queria e recolher estimativas de custos
    smart.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  15.  # 397

Colocado por: CMartinPor o que se lê, se assim é, parece que resumimos então a estética a senso comum.

Felizmente há pessoas como a CMartin que dão nexo a muitos "cubos", infelizmente com isto da pandemia não consegui reunir com ninguém para me ajudar... Independentemente de achar que se percebe alguma coisa de decoração é bom haver também pessoas que o façam como deve ser.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  16.  # 398

Muito obrigada rjm pelas suas palavras, é mesmo esse o meu interesse, o de, em consideração aos gostos de cada dono e em consideração às arquitecturas das casas, fazer o meu trabalho de interpretar ambos, e apresentar uma proposta estética de valor, que valorize a casa e a pessoa na casa.
    Por isso, sou contra o retirar das casas, as pessoas das casas, as suas intenções, os seus objectivos e os seus sonhos.
    Cada vez mais, quando vejo uma casa ou uma planta de arquitectura, sei interpretar ou fazer o levantamento das personalidades a quem aquela arquitectura pertence, o que me serve de prova, de que arquitectura e pessoas estão interligadas.
    Cabe-me tirar partido disso, de forma positiva, e propor estética com alma. Esta é a minha grande motivação, o que me move :o) Sem alma, não há nem arquitectura nem pessoa na arquitectura, ou seja, não há estética.
    A estética é produção humana, quando falamos em natureza, não falamos em estética da natureza.
    Também acredito que as pessoas devem apenas contratar estes trabalhos, vendo que se sentem confortáveis com isso, ou seja, acham que vão, de facto, tirar proveito dele. A estética com microgestão ou condicionada à nascença a uma insegurança por parte do dono de obra no técnico não é uma mais valia no investimento ou no gasto que se teve em contratar o trabalho.
    Concordam com este comentário: rjmpires
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  17.  # 399

Colocado por: N Miguel OliveiraApesar da personalização natural de cada casa própria, há uma variante standard que poderá e deverá ser aplicada. A verdade é que utilizaremos só uma % do tempo "de vida" de uma construção, mas sendo nós (DO) quem a constrói, é nosso dever de a construir bem, e com certa visão de futuro

Uma certa visão de futuro, que interpreto como uma arquitectura que perdure, na vivência dela por quem a habita, e no tempo. Intemporal.
    Em estética também. Sei que concordará.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  18.  # 400

CMartin

eheheh, não diria imtemporal mas que pelo menos continuássemos a gostar dela 10 anos depois :)) coisa que não acontece hoje em dia com tanto caixote a germinar.
    Concordam com este comentário: CMartin

0.0923 seg. NEW