Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Não está correcto no seu discurso.

As farmácias foram castigadas porque "quem se mete com o PS leva".

Agora não estou com paciência para responder melhor.
    Boa noite.
  2.  # 182

Colocado por: PalhavaAs farmácias foram castigadas porque "quem se mete com o PS leva".
    Com isto tenho de concordar.

A realidade das farmácias eu conheço bem. Antes de 2008-2010, um farmacêutico começava a carreira a ganhar 1200-1400, e facilmente ficava a ganhar mais de 2k. Agora a tabela diz que a carreira deve começar nos 1040, mas os patrões das farmácias dizem que começa nos 700, e para chegar aos 1000 há que penar.
    Ou seja as farmácias sofreram com a redução das margens de lucro permitidas nos medicamentos prescritos, sofreram com os genéricos à borla, mas que elas têm de pagar adiantado, mas quem sofreu mais foram os seus funcionários.
  3.  # 183

E agora há os TAFs com cursos tirados pela NET a competir com Técnicos ou Mestres em Ciências Farmacêuticas com cursos de 5 anos.

Ninguém põe cobro a isto!

A ANF tem ou tinha força por causa da comparticipação dos medicamentos pelo estado.
    No dia em que essa força negocial acabar por força de determinadas políticas incipientes que podem vir a instalar-se realmente só cadeias multinacionais terão capacidade para ficar com o sector.
  4.  # 184

Colocado por: HAL_9000mas quem sofreu mais foram os seus funcionários.

Os donos que já tinham amealhado ficaram "bem" na mesma.
    Mas muitas outras pessoas ficaram mal. Muito mesmo.

Habitualmente só se lembram dos donos de farmácia em sítios bons. Mas há muitos outros a penar em sítios rurais com menos de 1000 habitantes e com centros de saúde (fonte de prescrição) a serem encerrados.
  5.  # 185

As farmácias são um bom exemplo de como o estado só estraga. Primeiro com o corporativismo salazarista que que só há uns anos começou a ser desmantelado, depois com os preços decretados pelo governo...
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 186

Colocado por: PicaretaSe qualquer pessoa pudesse abrir uma farmácia,

Agora qualquer um (excepto entidades prescritoras de medicamentos) pode ser proprietário.
    Agora é preciso comprar ou concorrer a sorteios muito raros de acontecer.

Se não houver uma capitação mínima como está legislado por farmácia o negócio torna-se inviável.

Ainda há pouco tempo soube de uma situação de uma localidade para onde se transferiram várias farmácias de aldeias desse concelho e agora as que foram para a "cidade" estão aflitas pois a capitação para cada uma ficou na ordem dos 1,5 mil habitantes. E nas aldeias as populações ficaram mais desprovidas.
  7.  # 187

Como o estado chega ao preco justo de mercado dos farmacos?

Quantos milhoes de poupancas gerou ao utente e ao SNS ?

Porque é que eu utente e contribuinte deveria pagar mais por um medicamento que noutros paises da europa ?
  8.  # 188

Colocado por: enf.magalhaesComo o estado chega ao preco justo de mercado dos farmacos?

Quantos milhoes de poupancas gerou ao utente e ao SNS ?

Porque é que eu utente e contribuinte deveria pagar mais por um medicamento que noutros paises da europa ?

E só os medicamentos é que contam?
    É a eletricidade, gasolina, gás e outros?
    Aí já podemos pagar mais que os outros!
    Concordam com este comentário: Palhava
  9.  # 189

Repetido
  10.  # 190

Colocado por: luisrds
    E só os medicamentos é que contam?
    É a eletricidade, gasolina, gás e outros?
    Aí já podemos pagar mais que os outros!

Eu tambem gostava de pagar menos á EDP 😃

Eu com o post anterior so quis enfatizar que no assunto que estavam a comentar ecistem pros e contras e ambos tem de ser pesados .
    Se por um lado o lucro das farmacias desceu por outro lado o utente e contribuinte pagam menos
  11.  # 191

Colocado por: enf.magalhaesPorque é que eu utente e contribuinte deveria pagar mais por um medicamento que noutros paises da europa ?
    Concordo, mas ao cortar também na % de lucro da farmácia para além do preço, passou-se do 80 para o 8, levou a que as farmácias dos meios pequenos ( que vivem essencialmente de prescrição) ficassem em dificuldades, estragaram a carreira a uma classe profissional, e transformaram muitas farmácias em autênticos centros comerciais de produtos de saúde.

O utente também ganha em saúde se tiver um farmacêutico com tempo e disponível para o ajudar a perceber a terapêutica ao invés de ter um profissional pressionado pelo patrão para vender.

Por outro lado muitos utentes, sabendo que não pagam cheta pela medicação levam em demasia e passado uns meses vão levar as caixas que ara o valormed.

Para tudo tem de haver um equilíbrio.
  12.  # 192

Também há utentes que preferem os medicamentos de marca e desconfiam dos genéricos.
  13.  # 193

Uma pessoa minha conhecida comprou uma farmácia há 12 anos por 5M EUR com capitais provenientes de empréstimo bancário.
    Depois do Sócrates ir para o poder a facturação desceu de tal modo que entrou em insolvência.

Afinal quanto custa uma farmácia hoje em dia?
  14.  # 194

Colocado por: PalhavaTambém há utentes que preferem os medicamentos de marca e desconfiam dos genéricos.

É parece que há alguns que pouco efeito fazem, os da tensão
  15.  # 195

Colocado por: Palhava

Também há utentes que preferem os medicamentos de marca e desconfiam dos genéricos.
    É, mas essa preferência depende da conta no fim. Os genéricos provam bioequivalencia com os medicamentos de marca num intervalo que vai de 85-115% de não estou em erro.

Mas o tópico é sobre a TAP, não divaguemos mais :)
    • Carvai
    • 17 dezembro 2020 editado

# 196

Prontes, a TAP é uma grande dor de cabeça, o que é que prescrevem ?
    • smart
    • 17 dezembro 2020 editado

# 197

Hum..
    Eu gostava de saber quanto é que o accionista Humberto Pedrosa vai injectar na TAP, pois terá 25%...
    Não esqueçamos que foi este governo que a privatizou ao neelman e agora fez o reverso.
    Nos cento e tal milhões de prejuízo em 2019, não acompanhou os relatórios de contas periodicos e projecções?
    O prejuízo não apareceu de um dia para o outro. E nunca explicaram por quanto venderam a participação estatal na TAP ao neelman...
    Agora..agora provavelmente são as pressões e interesses das financeiras...
    Sem esquecer das outras companhias nas rotas /slots.
    Não me esqueço que estando Portugal. Em resgate, comprou 2 submarinos...e eram para ser 3...
    Faz sentido? É racional?
    Faz me lembrar a drogaria..dou te fiado mas tens de me comprar o triplo...mesmo que não precises...mas tens de pagar e com juros..
    a Grécia tem 11 submarinos, tendo recebido 2 em pleno 2016 ....encomendados naturalmente em plena crise e risco de fome
    Isto é tudo uma xxxx
    •  
      RRoxx
    • 17 dezembro 2020

# 198

Já agora quanto é que os trabalhadores vão injectar, já que tem 5% XD

O Durãozinho agora quer 200ilhoes para a goldman por danos causados pela gestão do problema BES... somos mesmo um pais muito rico.
    Concordam com este comentário: eu
  16.  # 199

Colocado por: smartHum..
    Eu gostava de saber quanto é que o accionista Humberto Pedrosa vai injectar na TAP, pois terá 25%...
    Não esqueçamos que foi este governo que a privatizou ao neelman e agora fez o reverso.
    Nos cento e tal milhões de prejuízo em 2019, não acompanhou os relatórios de contas periodicos e projecções?
    O prejuízo não apareceu de um dia para o outro. E nunca explicaram por quanto venderam a participação estatal na TAP ao neelman...
    Agora..agora provavelmente são as pressões e interesses das financeiras...
    Sem esquecer das outras companhias nas rotas /slots.
    Não me esqueço que estando Portugal. Em resgate, comprou 2 submarinos...e eram para ser 3...
    Faz sentido? É racional?
    Faz me lembrar a drogaria..dou te fiado mas tens de me comprar o triplo...mesmo que não precises...mas tens de pagar e com juros..
    a Grécia tem 11 submarinos, tendo recebido 2 em pleno 2016 ....encomendados naturalmente em plena crise e risco de fome
    Isto é tudo uma xxxx

O que se diz é que nao tivessemos arma submarina , a patrulha na nossa ZEE era assumida por Espanha . Sabendo do potencial economico da nossa ZEE ,é do interresse de portugal entregar a fscalizacao da mesma a Espanha ?
  17.  # 200

Colocado por: enf.magalhaesO que se diz é que nao tivessemos arma submarina , a patrulha na nossa ZEE era assumida por Espanha .
    Os nossos por acaso funcionam? É que da última vez que ouvi falar deles acho que "metiam água" por todo lado.

Edit: já vi que sim

0.0715 seg. NEW