Iniciar sessão ou registar-se
    • RCF
    • 5 abril 2023

# 781

Colocado por: CarvaiE ainda aceitávamos passivamente manifestações onde para além dos insultos havia destruição de património público e privado. Tudo em nome da liberdade.

Aceitávamos e continuamos a aceitar...
    Em Portugal, ainda consequência do 25A e dos tempos imediatos, aceitamos, não só a existência de um Partido, mas inclusive aceitamos que esse partido suporte o Governo, sabendo que defende a saída da UE e consequentemente do Euro, a saída da NATO, apoia a invasão da Ucrânia pela Rússia e até o regime venezuelano e norte-coreano...
    Concordam com este comentário: eu, VizinhoDoLado
    • eu
    • 5 abril 2023

# 782

A vergonha não é o PCP existir...

A vergonha é haver tanta gente a votar neles.
  1.  # 783

Colocado por: Carvai
    Tem razão, estamos a entrar num ciclo que não estávamos habituados. Depois do 25A era "normal" termos uma chamada extrema esquerda que insultava e apelava á morte de todos aqueles que não aceitavam as suas ideias. Ainda sobreviveram muitos grafitis da época. E ainda aceitávamos passivamente manifestações onde para além dos insultos havia destruição de património público e privado. Tudo em nome da liberdade.
    Mas nos últimos anos vemos surgir na Europa civilizada movimentos chamados de extrema direita com comportamentos idênticos e ficamos assustados. O problema é que eles vão crescendo e tomando o poder (Itália, Finlândia, Hungria, etc)
    Mas o que é grave é que os chamados moderados têm muitas dificuldades de atrair o eleitorado pois não existem soluções que agradem a todos e a contestação imediata derivada dos novos modos de comunicação não facilitam a tarefa.

No essencial concordo consigo, mas é antes de mais responsabilidade nossa, de quem se assume como moderado, nao entrar nesse jogo, senão só estamos a ajudar quem pensa e quer um mundo diferente daquele que ambicionamos para todos.
    A subversão das regras, num sistema livre e democrático é sempre condenável seja por quem for. Quando em França se fazem manifestações ordeiras contra a reforma das pensões, por mais parva que eu ache a ideia, nao vejo mal nenhum nisso, fazer manifestações pacificas ou greves, por mais incomodas que possam ser não são mais do que actos inscritos nas leis francesas que os trabalhadores franceses tem todo o direito de utilizar, sem que eu ou qualquer um, os possa ou deva insultar por isso.
    Já o vandalismo gratuito, com o unico objectivo de semear o caos, sinceramente nao sei a quem interessa, mas aos trabalhadores franceses e aos seus sindicatos que enquadram a luta deles, seguramente que não.
    Agora nao vale a pena esconder que as sociedades europeias tem um enorme problema de desintegração social, particularmente entre os mais jovens oriundos das familias com menos condições, que vêm frequentemente vedado o acesso a qualquer tipo de "elevador social" e isso também os empurra para ações menos reflectidas. Os numeros brutais do desemprego jovem na europa, seguramente que explica muito deste sentimento :não pertença" experimentado por muitos. Todos percebem que estao a tornar-se adultos num mundo que tem menos oportunidades do que tinha o mundo dos seus pais e isso deve ser dramático. Que resposta tem a europa para isto, uns trocos, sob a forma dos mais variados subsídios e uns programas para entreter, como se esse jovens fossem estúpidos e nao vissem o óbvio.
    Claro que este desencanto com as politicas, e sobretudo com o resultado das mesmas para as suas vidas, tambem chega aos mais velhos e acaba por criar condições para seguirem quem lhes promete um sonho, mesmo que só tenha um pesadelo para lhes oferecer.
    O mundo tornou-se mais complexo e muito do que todos tínhamos por adquitido desapareceu, mas eu teimo em achar que as pessoas nao são estupidas e se lhes explicarem vão acabar por entender. Ainda que nao gostem do resultado. Adiar os problemas sempre foi má opção, agora quem quiser assumir a explicação também tem de assumir o ónus de demonstrar que a via que propõe é a melhor para a maioria, mesmo que não agrade a todos.
    Ora aqui é que a "poca torce o rabo" porque as sociedades democraticas modernas, habituaram ou melhor viciaram, os cidadãos naquilo que um famoso economista americano, chamou de "cultura do contentamento", ou seja na ideia de que temos de viver em permanente estado de felicidade e que os politicos tem obrigação de nos proporcionar isso, o que obviamente é impossivel e por isso não exitam em mentir, naturalmente uns de forma mais descarada do que outros e nalguns casos até sem qualquer pinga de vergonha.
    Agora quanto aos eleitos em resultado de equívocos eleitorais, em meu entender claro, sempre acho que devemos distinguir as varias situações porque nao sao exactamente iguais.
    Vejamos os três exemplos que deu:
    Hungria: onde eu também juntaria a Polónia. Sao sociedades com fraca cultura democratica, com muitas dificuldades identitárias, relacionadas até com minorias étnicas, culturais e até territoriais, que nao estão resolvidas. A adesao a UE deveria ter amenizado muitas destas tensões, mas não foi isso que aconteceu e o reultado foi o reavivar das pulsões mais nacionalistas da maioria, que se manifesta pela escolha de lideres que encarnam essa maioria contra tudo e contra todos.
    Italia: um verdadeiro desafio perceber o que se passa por ali. Eu acho que temos de recuar aos anos 80/90 para percebermos como é que o sistema politico que vinha do pôs guerra desapareceu e com estrondo, no meio de um lamaçal de corrupção que envolveu todos os principais partidos e que incluiam ligações a "padrinhos" pouco recomendáveis. Desse caldo emergiu um novo sistema assente em homens "limpos" sem ligações ao sistema, mas que trouxeram a Itália até aqui. Simultâneamente a decadência económica também nao ajudou. Convém ter em conta que Itália foi um dos grandes perdedores do euro. Nao faço a minima ideia para onde caminha a Itália, mas vejo o futuro com muita apreensão.
    Finlândia: não creio que se possa enquadrar em nenhuma das anteriores situações. O que vejo nao é mais do que a rotação normal num sistema democratico consolidado. Quem ganhou as eleições foi a direita democrática e mesmo que venha a coligar-se com a extrema direita isso há-de ser negociado de tal forma que o essencial da democracia finlandesa nao vai estar em risco
    Provavelmente vai passar-se o mesmo que esta a acontecer na Suécia. A direita moderada vai cumprir a sua agenda, usando o apoio da extrema direita mas não vai ceder no essencial e no fim isso e o que interessa. Até porque no caso Sueco a agenda da extrema direita só tem um ponto, os estrangeiros, mas nesse capítulo os problemas são tantos e com tal magnitude, que não vai ser dificil encontar ganhos de causa para os todos, sem mudar o essencial da sociedade sueca, um local de tolerância e liberdade e ate oportunidade para todos os que lá vivem e cumprem as regras, independentemente de terem nascido lá ou em qualquer outra parte do mundo. Neste caso digo-o com toda a propriedade porque o experimentei durante mais de metade da minha vida.
    Acho que me alonguei demasiado, mas olhe, desculpe.
  2.  # 784

Isto tudo para dizer o quê?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus
  3.  # 785

Colocado por: DuarteM

Peço desculpa mas não estou habituado nem me quero habituar ao movimento "sensivelzinho" ou ao movimento dis chorões pedinchões. Não foi assim que ganhei a vida.
    O Ps é uma cambada de canalhas e vagabundos, isto porque me estou a conter nas palavras.

Mas já agoro gostava também de mencionar que boa parte dos manifestantes da manif peka habitação são uma cambada de idiotas úteis, incapazes, fracos, drogados e parasitas.

E para que quer argumentos? Se você sabe tudo, inclusive as soluções e causas de tudo e para tudo, pensei que andasse a seguir a novela da TAP.

Olhe eu não sou militante do PS, nem estive em nenhuma manifestação como a que mencionou, mas acho que quem vota no PS (ou em qualquer outro partido legalmente constituido e que respeite a constituição) ou quem esteve manifestação esta no seu pelo direito a fazê-lo e a nao ser insultado por si ou por quem quer que seja.
    Quanto ao movimento "sensivelzinho", se a ideia é ser educado, cortez e respeitador da opinião alheia, mesmo que nao concorde com ela, desde que expressa com urbanidade. Também nao tenho qualquer dificuldade em aderir, embora desconfie que não nao se trata de nada de muito novo. Na verdade, ensinaram-me isso há muitas decadas e eu procurei ensinar o mesmo às minhas filhas, mas também sei que infelizmente isso ainda nao acontece em todas as familias. Paciência!

Quanto a telenovelas, sejam as da TAP ou outras, para dizer a verdade, nunca lhes achei muita piada, mas sei que têm muitos adeptos. Cada um diverte-se ou distrai-se com o que quer e eu não tenho nada com isso.
  4.  # 786

Colocado por: AMG1Olhe eu não sou militante do PS, nem estive em nenhuma manifestação como a que mencionou, mas acho que quem vota no PS (ou em qualquer outro partido legalmente constituido e que respeite a constituição) ou quem esteve manifestação esta no seu pelo direito a fazê-lo e a nao ser insultado por si ou por quem quer que seja.

É verdade, só a malta do chega é que tem o direito de ser insultada.
    No ps (partido) é só vagabundos e canalhas, e parte da malta da manif pela habitação (Malta do BE, PCP, MAS e até dos vagabundos criminosos do MST do brasil) é pior ainda.
  5.  # 787

É verdade, só a malta do chega é que tem o direito de ser insultada.
    No ps (partido) é só vagabundos e canalhas, e parte da malta da manif pela habitação (Malta do BE, PCP, MAS e até dos vagabundos criminosos do MST do brasil) é pior ainda.

Nao vale a pena insistir, porque eu não lhe vou fazer a vontade, ou ainda não percebeu?

Para alem disso estamos em na Páscoa, época de paz e concordia, respeite lá ao menos isso, ja que deve ser um dos tais "portugueses de bem" seja lá isso o que for, porque eu sou só português e com orgulho!
  6.  # 788

Colocado por: AMG1Olhe eu não sou militante do PS

Pelo histórico das suas participações neste fórum, tal ideia nunca me passou pela cabeça.
    Concordam com este comentário: VizinhoDoLado
  7.  # 789

Colocado por: AMG1Para alem disso estamos em na Páscoa, época de paz e concordia,

Não sou religioso, isso é para a malta dos palanques de luxo.

Colocado por: NostradamusPelo histórico das suas participações neste fórum, tal ideia nunca me passou pela cabeça.

Não é necessário ser militante para meter sempre lá o voto e andar com a língua de fora.
    Concordam com este comentário: VizinhoDoLado
  8.  # 790

Colocado por: Nostradamus

Pelo histórico das suas participações neste fórum, tal ideia nunca me passou pela cabeça.

E senpre gratificante saber que ligam ao que escrevemos. Obrigadi!

Depois, tanto quanto sei, embora raro por aqui, ainda nao é crime defender para Portugal um conjunto de ideias e principios que funcionam em muitos paises onde quem lá vive, tenha muito ou pouco, vive muito melhor do que aqui.
    Nem é crime defender isso, nem ser militante, simpatizante ou eleitor do PS ou de qualquer outro partido legalmente constituido e essas pessoas, por muito que custe a alguns, também tem todo o direito de defender os seus pontos de vista sem serem ofendidas e insultadas.
    Será que quase 50 anos de liberdade de expressao ainda nao chega para isto ser claro para todos?
  9.  # 791

Não sou religioso, isso é para a malta dos palanques de luxo.
    ....

Não é necessário ser militante para meter sempre lá o voto e andar com a língua de fora.

Continua a ser um enlevo apreciar a riqueza estilistica da sua argumentação...
  10.  # 792

Temos choninhas do PS....mas dos chiques!
  11.  # 793

Colocado por: DuarteMTemos choninhas do PS....mas dos chiques!

Continue, porque começa a ser divertido.
    Por este andar ainda vou dar as boas gargalhadas!
  12.  # 794

Colocado por: AMG1

Continue, porque começa a ser divertido.
    Por este andar ainda vou dar as boas gargalhadas!

Deve dar gargalhadas deve, e é dequelas que até fazem ranger os dentes ;) Gargalhadas á PS.
  13.  # 795

Deve dar gargalhadas deve, e é dequelas que até fazem ranger os dentes ;) Gargalhadas á PS.

Isto ja está bocado patético, mas você parece qur nao percebe.
    Por puro bom senso, desisto!
    Leve lá a bicicleta, aproveite vá moer o juizo a quem tenha de o aturar, o que nao é o meu caso.
  14.  # 796

Colocado por: AMG1

Isto ja está bocado patético, mas você parece qur nao percebe.
    Por puro bom senso, desisto!
    Leve lá a bicicleta, aproveite vá moer o juizo a quem tenha de o aturar, o que nao é o meu caso.

Então porque não ignora o que escrevo e até lhe dá bastante atenção?
    É o bichinho do ódio do bem que não o deixa é?....Coitadito....
  15.  # 797

Então porque não ignora o que escrevo e até lhe dá bastante atenção?
    É o bichinho do ódio do bem que não o deixa é?....Coitadito....

O ódio nunca é do bem. Pelo menos foi isso que me ensinaram.
    Agora se pensa que nao tenho vontade de lhe responder "a letra" está enganado. Tenho e muita!
    Mas não o vou fazer.
    Você pode insultar tudo e todos e chamar-me o que entende que nada acontece, mas se eu lhe responder, na mesma moeda, muito provavelmente já vamos ter "a perna" a moderação do forum a tomar a decisão salomonica de nos suspender aos dois, como até já aconteceu, portanto pode continuar com os seus insultos que de mim nao leva mais do que esta conversa da treta, bem penosa, por acaso.
  16.  # 798

Colocado por: AMG1Você pode insultar tudo e todos

Quem são esses tudo e todos?

Colocado por: AMG1Você pode insultar tudo e todos e chamar-me o que entende que nada acontece, mas se eu lhe responder, na mesma moeda, muito provavelmente já vamos ter "a perna" a moderação do forum a tomar a decisão salomonica de nos suspender aos dois, como até já aconteceu, portanto pode continuar com os seus insultos que de mim nao leva mais do que esta conversa da treta, bem penosa, por acaso.

Uiiii.....técnica Edite Estrela! Muito poderoso, é melhor pararmos mesmo não vá eu sofrer um pontapé á Galamba!
  17.  # 799

Uiiii.....técnica Edite Estrela! Muito poderoso, é melhor pararmos mesmo não vá eu sofrer um pontapé á Galamba!

Finalmente uma decisão sábia.
    • AMVP
    • 29 abril 2023

# 800

Têm gostado da novela?

0.1876 seg. NEW