Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Os críticos do governo de Passos e de tudo o que este teve de fazer para cumprir o programa de resgate fazem-me lembrar alguém que está mais preocupado com os efeitos secundários da quimioterapia, do que propriamente com o cancro.
    Concordam com este comentário: Caravelle, eu
  2.  # 2

3.  # 3

Colocado por: J.Fernandes
    O partido ganha as eleições e como as coisas estão más recusa formar governo para queimar o adversário!! Só um partido de palhaços sem o mínimo de responsabilidade e lealdade para com o país o faria; e nas próximas eleições só um pequeno grupo de palhaços mais doentes que os hooligans que apoiam a sua equipa, votaria num partido desses!
    Concordam com este comentário:Bondi,Nostradamus
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Nostradamus

O que escrevi foi no contexto da resposta a outro user. Mas pronto a ironia, ainda que possa ser desajeitada, não é definitivamente bem vinda. Mas ainda bem que deu algum uso à minha sonsisse.
    Mas a veemência das suas palavras acabaram por me por a pensar na coisa (altissima probabilidade de sair bosta) e acabei por concluir que se calhar nem era muito descabida a minha sugestão, essensialmente por duas razões, primeiro o PSD ganhou a eleições com maioria relativa, o memorando so foi executado com o apoio do CDS, o que podia ser dispensado e o Portas até tentou ajudar (lembra-se da demissao irrevogável?). E tudo o que depois viemos a saber sobre Sócrates.
    Tambem acho que você talvez tenha uma ideia demasiado nobre sobre o sentido de voto da maioria das pessoas. Eu tendo mais a creditar que muitas votam mesmo num dado partido, pela mesma razão e vigor com que apoioam o seu clube.
  4.  # 4

5.  # 5

Entretanto a TAP ja regressou ao seu registo normal, antes que ficasse mal habituados.

"TAP voltou aos resultados líquidos negativos. A companhia aérea registou um prejuízo de 57,4 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano"

https://eco.sapo.pt/2023/05/10/tap-regista-prejuizo-de-547-milhoes-no-primeiro-trimestre/
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 6

Colocado por: HAL_9000Entretanto a TAP ja regressou ao seu registo normal, antes que ficasse mal habituados.

"TAP voltou aos resultados líquidos negativos. A companhia aérea registou um prejuízo de 57,4 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano"

https://eco.sapo.pt/2023/05/10/tap-regista-prejuizo-de-547-milhoes-no-primeiro-trimestre/

Olhe que foram resultados melhores do que no primeiro trimestre de 2022 e até do mesmo periodo de 2019, ou seja antes da pandemia. Aparentemente e se os numeros não descarrilarem, nada faz prever que os resultados deste ano sejam piores do que os 2022.
    Não vamos agoirar isto, porque ainda temos de recuperar algum dos 3000 milhões.
  7.  # 7

Colocado por: AMG1porque ainda temos de recuperar algum dos 3000 milhões.

Temos comediante.
    Concordam com este comentário: eu, ricardo.rodrigues
  8.  # 8

Colocado por: AMG1Aparentemente e se os numeros não descarrilarem,

Que eu me lembre, nos últimos 50 apenas descarrilaram duas vezes, uma delas o ano passado, porque os números ano após ano têm-se mantido com notável regularidade nos carris do prejuízo!
  9.  # 9

Temos comediante.

Para tristezas já basta a...TAP!
  10.  # 10

Colocado por:
    Que eu me lembre, nos últimos 50 apenas descarrilaram duas vezes, uma delas o ano passado, porque os números ano após ano têm-se mantido com notável regularidade nos carris do prejuízo!

Eu pedi para nao agoirarem, mas parece que vocês preferem antes ter razão do que ganhar dinheiro. Ok!
  11.  # 11

O nosso país nunca sairá deste caminho e nunca chegará a lugar algum.
    Falta-nos visao a longo prazo. A troika obrigou-nos a cortar para equilibrar as financas publicas do país. Aquilo que PPC fez, foi o que tinha de ser feito. E o ir mais alem nas financas publicas, deveria ser uma meta e objectivo todos os anos na definicao do orçamento do país. Cortar nas gorduras e modernizar a administracao publica.
    Senao tivessemos parado este caminho que a troika nos colocou, talvez tinhamos mais dinheiro para investir na educacao, no apoio à economia, melhorar a gestao da rede de transportes, definir uma estrategia sustentavel de gestao energetica, continuar a atrair capital para criar e manter emprego. Isto é o caminho que qualquer país tem de fazer para crescer sustentadamente. Mas para isso é preciso rigor e pessoas capazes. E isso nao temos. Porque os portugueses nunca tiveram visoes estrategicas para o país. Quis a historia colocar Portugal numa das maiores potencias do mundo na era dos descobrimentos, o país teve a coragem de enfrentar o desconhecido, porque era a unica alternativa que tinhamos. Largar a costa. Agora somos um país que vive no conforto do dinheiro da UE e apenas sabemos navegar à vista.
    P.S. O Horta Osorio tem razao. Somos um país sem ambição. E a ambição começa na educação. Somos dos países com mais abandono escolar. Isto diz muito do nosso ADN.
    A educacao é um dos pilares para o desenvolvimento sustentavel de um país e essencial para o crescimento económico.
    Concordam com este comentário: RCF, hangas
  12.  # 12

Colocado por: SirruperCortar nas gorduras e modernizar a administracao publica.

Isso é uma frase feita, na verdade a troika tb não tinha qualquer estratégia para o pais, na verdade tb não tinha de ter pois o pais é nosso e nós é que propusemos como iriamos cortar o valor que eles queriam, mas não o fizemos de modo estratégico na altura nem posteriormente, nem antes, apesar dos diversos estudos sobre o tema feitos mesmo no interior da ap.

Colocado por: SirruperQuis a historia colocar Portugal numa das maiores potencias do mundo na era dos descobrimentos, o país teve a coragem de enfrentar o desconhecido, porque era a unica alternativa que tinhamos. Largar a costa. Agora somos um país que vive no conforto do dinheiro da UE e apenas sabemos navegar à vista.

Tem toda a razão, por isso digo que é a pior coisa que aconteceu a Portugal, todos olham para mim como doida. Se olhar para a historia sempre foi assim, só nos mexemos quando não temos ninguém que nos sustente e sempre temos de olhar para fora da Europa.

Colocado por: Sirruperambição começa na educação. Somos dos países com mais abandono escolar. Isto diz muito do nosso ADN.

Olhe que cada vez é menor, embora osso não diga nada sobre alterações na nossa sociedade.

Colocado por: SirruperA educacao é um dos pilares para o desenvolvimento sustentavel de um país e essencial para o crescimento económico

Não percebo o que quer dizer com isto, que com mais estudos iremos desenvolvermo-nos mais? Se é isso, olhe que não é o que está a acontecer, e faz sentido que não o seja.
  13.  # 13

Educação no nosso país nao é só formar doutores e engenheiros.
    Existe todo um caminho da escola que vai apenas até ao 12° ano.
    Quantos ficam pelo 9° e a meio do 12°? É aqui o grande problema do abandono escolar. Aqui tambem se desenvolvem muitas capacidades e aprende-se muito para que os jovens saiam motivados e capazes para trabalhar.
    O problema dos resultados dos doutores e engenheiros nao aproveitados pelo mercado de trabalho ou até explorados, deve-se ao que vem de trás. Empresas sem visao e competencias estrategicas. Empresas que tal como o Estado, navegam à vista.
    Concordam com este comentário: eu
  14.  # 14

Colocado por: AMG1mas parece que vocês preferem antes ter razão do que ganhar dinheiro.

Como se lucros da TAP, a existirem, signifiquem que os contribuintes ganham alguma coisa com isso!
    Concordam com este comentário: Bondi
  15.  # 15

Colocado por: SirruperEducação no nosso país nao é só formar doutores e engenheiros.
    Existe todo um caminho da escola que vai apenas até ao 12° ano.

Eu sei, mas a sociedade foi degradando a formação profissional. Eu, que não tinha paciência para ouvir a conversa dos professores e queria ter uma parte ativa nas aulas, decidi ir para um técnico-profissional de informática, foi a melhor opção da minha vida pois passei a ter aulas praticas e professores praticos, a data não havia professores com cursos de professores na area o que foi otimo para mim, eu fiz o curso numa escola secundária. Quando acabei, entrei no ensino superior, normalmente sem ca entradas especiais para ensinos menores, como agora se defende. Entrei numa universidade de referencia de lisboa e depois disso já tirei um mestrado e diversas pos graduacoes, tudo nas melhores faculdades de lisboa na area.
    Quando o meu filho teve de escolher a area do 10 ano, para além de diferencas claras de ersonalidade ainda tive de enfrentar os professores a dizerem para não irem por essa via pq era um ensino para quem tinha dificuldades de aprendizagens e um desperdicio para bons alunos. Claro que não tive sucesso. Eu quando decidi ir porbessa via, tinha acabado de anular a matricula do 10 ano normal ao final do primeiro periodo e estava com média de 17 apesar de não gostar de estar ali, o que é mt diferente de não gostar de aprender.

Colocado por: Sirruper? É aqui o grande problema do abandono escolar

É cada vez menor pq trabalhamos para estatisticas e temos de reduzir o abandono escolar, mas que saibam ainda mernos a saida. Tb há mt abandono no ensino superior.

Colocado por: Sirruperproblema dos resultados dos doutores e engenheiros nao aproveitados pelo mercado de trabalho ou até explorados, deve-se ao que vem de trás. Empresas sem visao e competencias estrategicas. Empresas que tal como o Estado, navegam à vista.

Se queremos ter futuro, temos de ter em consideração o passado mas temos sobretudo para o presente e pensar/agir o futuro, pois caso contrário só nos lamentaremos.
  16.  # 16

Quanto ao ser mais necessário ensino profussional do que o superior, repare é mais uma vez uma questão de estatísticas. Até temos milhões do prr para o ensino superior em cursos que tenho algumas dúvidas que venham a gerar retorno para o pais, mas isso sou eu que sou limitada.
  17.  # 17

Quanto ao ensino superior, Bolonha é um retrocesso em termos de formação universitária, isto pela minha experiência em pós pré e pós Bolonha. Mas devo estar enganada, é claro
    • eu
    • 11 maio 2023

# 18

Colocado por: J.FernandesComo se lucros da TAP, a existirem, signifiquem que os contribuintes ganham alguma coisa com isso!

O que ganham é alguma folga... até ao próximo resgate.
  18.  # 19

Como se lucros da TAP, a existirem, signifiquem que os contribuintes ganham alguma coisa com isso!
    Concordam com este comentário:Bondi

Com prejuízos é que pode ter a certeza que não ganham nada...
    Vamos ser otimistas...
    Depois ficamos todos espantados quando saem noticias de que o salário medio em Portugal não sobe ou quando há destruição de emprego qualificado....
    • eu
    • 11 maio 2023

# 20

Colocado por: JosebaVamos ser otimistas...

Não há motivos para isso; otimismo só pode ser ingenuidade.
    Concordam com este comentário: Bondi, Vítor Magalhães

0.2875 seg. NEW