Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou em fase de estudo da solução a adoptar para o isolamento da moradia que quero construir.

    A opção que me foi apresentada para a construção foi a de parede dupla com wallmate na caixa de ar sendo referido que as colunas e vigas seriam isoladas com tijolo de "forra".

    O meu receio é que caso as vigas e colunas não levem um outro tipo de isolamento se criem zonas de ponte térmica ficando vulneráveis ao aparecimento de húmidades.

    Neste momento estou a pensar na possibilidade de efectuar um isolamento térmico pelo exterior (ETICS) somente das colunas e vigas pois julgo que o isolamento das paredes com o wallmate se for bem feito não terei problemas.

    Gostara de saber a vossa opinião sobre esta solução ( parede dupla c/ isolamento pelo exterior somente nas vigas lages e pilares ).
  2.  # 2

    Não faça isso, está a misturar dois tipos de tecnicas construtivas.
    é preferível efectuar uma alvenaria simples bloco termico de 25cm (ARTEBEL ou MAXIT) + o ETICS com 3 ou 4cm...
  3.  # 3

    E quais poderão ser os problemas de misturar as duas técnicas contrutivas?
  4.  # 4

    Tem a haver com o comportamento dos materiais (dilatação/ contracção) vai sujeitar as zonas de ETICS a esforços diferentes do restante reboco ( as telas poderão não compensar esses esforços)

    Além disso, vai simplificar a construção... sem invenções...

    As paredes duplas já eram...

    Outra alternativa, se quiser manter as paredes duplas, será executar a correcção de pontes térmicas pelo interior das paredes, diminuindo assim os inconvenientes dos geralmente grandes cutelos de vigas para forrar, bem como os extradorsos da maior parte dos pilares.

    a correcção termica deverá além de conter o tijolo forra de 3,5cm ou 5cm, também um isolamento em XPS ou EPS com 20mm... mas estas coisas têm q ser calculadas... e verifcadas com o RCCTE.

    Estas são as ilações que eu tinha em mente e q foram confirmadas no Seminário sobre Alvenarias no LNEC.
  5.  # 5

    Na correcção das pontes térmicas pelo interior, como se resolve o problema das lajes?

    Penso que a opção do tijolo de forra sobre isolamento em XPS ou EPS deverá ser a melhor.
  6.  # 6

    isto no caso de paredes duplas
  7.  # 7

    A solução aqui vai também depender de que lhe construir a habitação. O isolamento aderido pelo exterior é uma óptima solução mas nem todas as empresas lhe sabem fazer isso ou fazem a um preço relativamente elevado. No entanto é uma solução que lhe elimina a maior parte das pontes térmicas, se bem que com o novo regulamento é impossível eliminar tudo... Tem uma particularidade de estar algo limitado em relação à pintura visto não se poder colocar qualquer tinta.
    Em relação a paredes duplas temos executado correcção dos elementos em betão com isolamento aderido pelo exterior sem problemas. Aqui o problema de mistura de técnicas corrige-se com a colocação de rede de fibra de vidro de modo a evitar a fissuração e tem funcionado sem problemas. A correcção pelo interior só mesmo com um tijolo de forra como já referido pois caso contrário haverá alguns problemas a pendurar quadros :)
    De qualquer modo não prefiro a correcção pelo interior à pelo exterior visto que esta não protege o elemento de betão das variações térmicas pelo que há maior risco de ocorrência de fissuras neste caso e porque também diminui a inércia térmica do edifício (não que isto seja muito significativo na construção tradicional)
    Outra solução seria a técnica construtiva que estamos a utilizar agora que consiste em painéis de EPS com betão projectado em ambas as faces. Aqui quase não há pontes térmicas (nem frio nem calor), pode-se saber mais em http://www.mdue.it ou http://www.mk2.es ou http://www.tecnopanel.es (o site italiano é da empresa que possui a patente, os espanhóis são das fábricas mais próximas)

    Um abraço
  8.  # 8

    Recentemente aconcelharam-me este produto em vez do habitual xps ou do outro projectado...

    Space Reflex

    Alguém conhece? Além de me falarem bem do produto, disseram-me que a aplicação é muito mais simples que os restantes... (acho que o preço é superior aos paineis de xps ou ao projectado, mas com melhores resultados, quer acusticos e térmicos, ou de montagem)

    Coisas da Casa
  9.  # 9

    Eu já conheço este tipo de produtos à algum tempo. Funcionam bem quando a forma de transmissão de calor é principalmente por radiação (ex. pára brisas dos carros). Quando a transmissão se dá principalmente por contacto ou por convecção a história é outra (por exemplo em paredes duplas).
    Segundo o site referido temos para o produto SR 42 (por exemplo) uma condutibilidade térmica de 0,043 W/m.K = 0,043W/m.ºC e uma espessura de material de 8mm. Comparando com o XPS por exemplo da Dow (Wallmate) temos uma condutibilidade térmica de 0,033 W/m.ºC com espessura variável.
    Comparando os dois 0,033 * 8/0,043 = 6,13 mm, ou seja uma folha de SR 42 corresponde a 6,13 mm de XPS. Bom, não é necessário dizer o que penso do material ....
  10.  # 10

    HEHE... exactamente Nuno, é um bom complemento e uma excelente barreira para-vapor(especialmente quando aplicado em lajes(com pouca inércia) como as de cobertura em madeira, nada mais.
    Quanto ao isolamento acústico, a mesmissima coisa, quanto muito serve para atenuar ruido por percurssão, entre pisos. Quanto a sons aéreos... não está lá a fazer praticamente nada.
    •  
      FD
    • 15 abril 2008

     # 11

    Por acaso tenho visto isso aplicado em muitos edifícios de habitação... fiquei um pouco admirado de ver coisa tão "fina" e pensei logo nas consequências acústicas.
  11.  # 12

    Eu tb olhei para aquilo e achei estranho, mas falaram-me positivamente.....

    Coisas da Casa
  12.  # 13

    Já percebi que há uma série de pessoas que ouviram falar bem do material pelo que considero que o tema merece um pouco mais de aprofundamento.
    Em relação às ditas propriedades acústicas do material é a primeira vez que ouço falar nelas e aqui subscrevo o que o Pedro diz, de qualquer modo o XPS também não tem propriedades acústicas nenhumas que eu tome em grande consideração.
    Em relação à ao isolamento térmico já toda a gente viu, pelo menos na televisão, alguém com hipotermia embrulhado num cobertor desse material ou isolamentos espaciais nesse material, pelo que aquela conta dos 6mm deve estar errada, ou não?

    Pois bem, esquecendo o que os vendedores dizem (a mim tentaram dizer que o XPS era atacado pelo betão...) é possível e relativamente simples convencer o mais céptico.
    Se eu vendesse o produto uma táctica que poderia utilizar seria esta:
    Colocava o projector de 1000W a 30 cm da mão do cliente e dava-lhe duas soluções; ou protegia a mão com 4 cm de EPS (funciona melhor na experiência) ou com uma folha de 8mm do material em questão. Resultado : Ao fim de pouco tempo o EPS derretia e não tinha problemas com a mão atrás da folha de 8mm deste material. Pronto, mais um cliente convencido.
    O motivo aqui é que a transmissão de calor é quase exclusivamente efectuada por radiação neste caso. Como este isolamento reflecte cerca de 90% da radiação apenas chegava ao isolamento 10% da radiação emitida (contando com a perda devida à distância, talvez chegassem 60W). Ao EPS chegariam talvez 400W (devido à muito mais baixa reflecção do material).

    E em relação a uma parede dupla não existe calor transmitido por radiação entre um pano de parede e o isolamento ? Claro que existe, qualquer corpo a qualquer temperatura emite radiação (caso assim não fosse não veríamos cores diferentes nem os óculos de infravermelhos funcionavam). Então a história dos 6 mm é falsa ?? Pois... para dizer a verdade é falsa, não entramos em consideração com a reflecção do isolamento.. Mas neste caso o calor emitido por radiação é uma pequena fracção do emitido por condução pelo que os 6mm talvez passem a 7mm. De qualquer modo as fórmulas para o cálculo do calor emitido por radiação e para o cálculo da reflecção são deveras complicadas.

    Mas como este forum é para falar de casas e não de física basta termos em consideração que o regulamento especifica muito bem como se calcula a resistência térmica de uma parede e em lado nenhum permite a aplicação de fórmulas para a radiação refectida (a não ser quando nos pede a cor da casa). Apenas podemos considerar convecção e condução. Pelo que esqueçam este isolamento.

    Em relação ao caso da hipotermia calculo que não seja simples fabricar mantas de XPS e de qualquer modo o comportamento deste material é melhor que um cobertor de tecido.

    Como curiosidade num dia limpo chegam à superfície terrestre cerca de 1000 W/m² por radiação. Este material será óptimo para isolar algo directamente ao sol (como já referi os pára brisas dos carros). Os colectores solares tentam ter um comportamento exactamente inverso ao deste material e absorver a totalidade da radiação incidente.

    Espero ter melhorado a compreensão sobre este material.

    Um abraço
  13.  # 14

    Na minha casa o isolamento vai ser feito pelo exterior. O que está descrito no orçamento é:

    Fornecimento e colocação de sistema de isolamento térmico pelo exterior, composto por:
    - Colocação de isolamento em vidro celular, fixados com cola
    - revestimento de base da Cal Hidráulica Natural, com um reforço em malha de fibra de vidro
    - fixação mecânica aparafusada
    - camada de acabamento de cal hidráulica natural
  14.  # 15

    Colocado por: Rita PereiraNa minha casa o isolamento vai ser feito pelo exterior. O que está descrito no orçamento é:

    Fornecimento e colocação de sistema de isolamento térmico pelo exterior, composto por:
    - Colocação de isolamento em vidro celular, fixados com cola


    Tenho que confessar que conheço mal o isolamento em vidro celular, mas do que conheço posso adiantar:
    - É um isolamento principalmente utilizado na industria devido à possibilidade de trabalhar com temperaturas extremas (+400 ºC e -150 ºC)
    - É um isolamento bastante resistente (podem-se executar moldes para indústria com ele)
    - Na construção é muito utilizado para ficar à vista devido a ser possível executar com uma face de acabamento (tectos falsos por exemplo)
    - Não é um isolamento formidável possui uma condutibilidade térmica aproximada de 0,050 W/m.ºC

    Ou o isolamento que lhe propõem é melhor que o que descrevo aqui ou terão que colocar uma espessura bastante elevada.
    Em resumo, penso que talvez não seja a melhor opção.

    Outra coisa:
    Reparo que fala no que está descrito no orçamento, agora pergunto o que está descrito no projecto ? é a mesma coisa ?
    Cuidado com as alterações aos projectos sem consultar os projectistas. Imagine que as soluções diferem mas manda construir à mesma porque o construtor lhe diz que não
    há problema. Chega ao final da obra e o técnico responsável (se não quer arriscar um processo na ordem) lhe diz que não pode fazer a declaração de conformidade da obra com os projectos porque estes diferem. A solução será refazer de novo o projecto de térmica. Ok.
    O projectista pega na solução que foi utilizada na construção e refaz o projecto. Mas a solução não cumpre o regulamento... Azar, ou convence algum deles a prestar declarações falsas ou convence o construtor a partir e a refazer...
  15.  # 16

    Nuno Gomes, obrigada pela sua resposta.

    Depois de uma reunião com o engenheiro e os arquitectos chegámos àconclusão que o que será aplicado é o foamglas. Conhece?

    Cumprimentos
    Rita Pereira
  16.  # 17

    Estive a dar uma olhada... mas no site da FOAMGLASS iberia, não é recomendada qualquer tipo de solução para o mesmo com ETICs... Já agora porque argamassa de cal e armado... parece-me não fazer sentido... mas posso estar enganado e gostaria de ser esclarecido. A Rita se conseguir arranjar a especificação técnica para a envolvente exterior em questão agradeço.
  17.  # 18

    O que sei é que o valor deste foamglas é bem superior ao que estava previsto para o revestimento exterior. O que são ETICs?

    Dá-me o seu mail?
  18.  # 19

    O meu mail Está meu meu perfil.
    ETICS (sistema de isolamento térmico pelo exterior), O seu sistema é ETICS (alvenaria+isolamento colado+reboco armado+pintura)
  19.  # 20

    Aqui encontra o que deseja.

    Rita
 
0.0226 seg. NEW