Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá vou remodelar a minha cozinha e não sei se deva meter uma placa a gas natural que é mais barato o consumo e a propria placa, mas perde pelo lado estetico e é mais dificil de limpar .

    por outro lado a placa de indução é mais cara ao comprar e não sei se compensará o consumo de electricidade alem de que teria que investir mais 200 euros num trem de cozinha proprio para estas placas as vantagens são de ordem estetica e de limpeza.

    Alguem que tenha tido o mesmo dilema do que eu me poderá ajudar???

    Obrigado desde já.
    • naar
    • 13 novembro 2009

     # 2

    Boas,

    Só lhe posso dizer que se é só por limpeza, já existem placas a gás em vidro, tira os bicos e é só limpar o vidrinho!

    Cump.
  2.  # 3

    se não estou em erro existem uns adaptadores para panelas que não estão preparadas para indução. Vi uns no Ikea e não chegava a 5 euros. se funciona ou não não sei
    • eu
    • 13 novembro 2009

     # 4

    As placas de indução não compensam. Vale mais optar pelas vitrocerâmicas normais, pois a diferença de preços entre elas dá para pagar muita electricidade...
    • nomic
    • 13 novembro 2009 editado

     # 5

    ola

    Eu estive recentemente nesse mesmo dilema, e cheguei a conclusão q a indução vale a pena.

    Em relação ao tem de cozinha, compra um no IKEA por 60€ e dá para indução.

    http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/30101168

    a placa de indução tem um investimento mais caro, é verdade, mas em termos de consumos é mais eficaz, ou seja acabará por gastar menos.
    as placas de indução tem perdas de calor menores, só aquecem a área da panela\tacho\frigideira q estiver la.

    Atenção só se o seu quadro electrico suporta a potencia para a placa. Uma placa de indução na potencia máxima total atinge os 7200W!
  3.  # 6

    Pode ainda ir pela solução do meio: a vitrocerâmica
    gasta mais energia, mas as placas são significativamente mais baratas e (penso) que não tem de ter panelas especiais.

    Voltando à indução, numa casa com crianças a indução tem uma vantagem muito prática... não queima! se levantar a panela que tem "ao lume" verá que não queima, e o calor que existe advem do facto da panela estar quente.

    tenho dois fedelhitos de 2 e 5 anos... advinhe o que vou por!
  4.  # 7

    Este parece o problema de quem quer comprar um carro e não sabe se será melhor a gasolina, mais barato, ou a gasoleo, mais caro. Quem faz as contas sabe que se comprar a gasoleo ao fim de cerca de 70/80 mil quilómetros já está a poupar dinheiro e esses quilómetros fazem-se me 4/5 anos...O mesmo acontece com a placa de indução. É mais cara mas optimiza o consumo e se desligada 8 a 10 minutos antes dos alimentos estarem prontos consegue ainda assim terminar a cozedura, ou o que estiver. Além disso pode colocar as mãos em cima da placa que não se queima, e do ponto de vista das senhoras é melhor pois é imensamente fácil de limpar.
    • eu
    • 13 novembro 2009

     # 8

    Caro Helder Mendes,

    Por acaso tem valores concretos de consumos dos dois tipos de placa, para que possamos fazer as contas?
  5.  # 9

    Colocado por: Helder Mendes e do ponto de vista das senhoras é melhor pois é imensamente fácil de limpar.


    Eu como homem, diria mais, do ponto de vista do homem, é muito mais melhor bom de limpar!!! heheheheh!
    Realmente de pensar em passar um paninho por cima e limpar a aquilo tudo... ou ter q tirar bico, lavar bicos, arear bicos, limpar os cantos todos de uma placa a gás... :S

    em relação as vitroceramicas, ou halogéneo ou outras semelhantes... as diferenças de preços não sao assim tao GRDS!!
    e as de indução conseguem ser + económicas em termos de gastos.

    uma placa de indução poderá custar algo a rondar os 500€
  6.  # 10

    Isto é um comentário do Fórum da Aldeia Global (muito virado para as pupanças energéticas e tal), duma pessoa que aliás esmiuçou tudo e mias alguma coisa na construção da casa dele:

    RE: Placas indução, gás, Vitroceramicas

    Resposta:
    Olá Bruno,

    Embora não faça parte da temática deste forum, ainda bem que colocou esta questão.
    Vou tentar ajudar. Eu realizei vários estudos para a minha casa e optei pela placa de indução.
    Para mim tem as seguintes vantagens:
    - Superrápida a cozinhar. No Power Bost demora 1'13'' a iniciar a fervura de 2 litros de água;
    - Confecção mais saudável dos alimentos. Melhor aproveitamento vitaminico e proteico dos alimentos;
    - Não queimam o ar;
    - Menores riscos de acidente, uma vez que se ligadas e sem nada em cima, não aquecem, nem gastam;
    - Consumos em €uros inferiores a gas;
    - Muito fáceis de limpar;
    E desvantagens:
    - Investimento elevado e retorno lento comparado com o gaz;
    - Elevada dependencia da EDP. Em caso de falha energética não cozinha;
    - Tem que ter um trem apropriado. Também ele oneroso.

    Espero ter ajudado.

    Cumprimentos,

    João Figueiral


    Eu, pessoalmente, depois de ter viviso anos com gás, ter mudado para a indução porque tinha de mudar para electricidade e não tinha lá muita confiança nas vitrocerâmicas normais (e com razão, constato eu agora que estou numa casa alugada que tem uma vitrocerâmica que ODEIO), não quero outra coisa se não indução (que, segundo o que leio por todo o lado é também a forma de cozinhar mais barata). Para mim, as virocerâmicas eléctricas normais nem sequer entram na equação: ou gás ou indução.
  7.  # 11

    Eu tenho indução.
    É muito, muito bom!
  8.  # 12

    ja se arranjam boas placas de indução por 400 e poucos euros... ainda agora vi uma no site da pixmania. Placa indução
  9.  # 13

    Colocado por: Helder MendesEste parece o problema de quem quer comprar um carro e não sabe se será melhor a gasolina, mais barato, ou a gasoleo, mais caro. Quem faz as contas sabe que se comprar a gasoleo ao fim de cerca de 70/80 mil quilómetros já está a poupar dinheiro e esses quilómetros fazem-se me 4/5 anos...

    70/80 mil kms? Isso era à 10 anos atrás.
    Duvido muito, mas mesmo muito, ia lá mais para os 170/180...
    Repare (dados da BMW)
    BMW 320 i (170 cv)-> 6.8l aos 100 -> 1.3€ por l
    BMW 320 d (177 cv)-> 5,6l aos 100 -> 0,99 € por l
    Diferença de preço -> 5700 €
    Com os numero acima rapidamente chega à conclusão que só compensa lá para os 174.000 km

    Eu sei que existem outros factores (os cv não são exactamente os mesmos, mas a diferença prática não é nenhuma) como a manutenção, mas essa até será tendencialmente mais favorável aos veiculos a gasolina.
  10.  # 14

    Colocado por: Helder Mendese do ponto de vista das senhoras é melhor pois é imensamente fácil de limpar

    Só as senhoras é que limpam.
  11.  # 15

    Andei a pesquisar esse assunto há tempos e fiquei convencida pelas Placas de Indução.

    "Bicos normais a gás
    Vantagens:
    * Regulação instantânea da potência.
    * Aquecimento rápido.
    * Sistema económico: além de mais barato (a partir de 100 euros), o uso do gás baixa o custo de utilização.
    Inconvenientes:
    * Difíceis de limpar.
    * Risco de fuga de gás.

    Vitrocerâmica
    Vantagens:
    * Mais rápida a aquecer do que os focos eléctricos clássicos.
    * Preço relativamente acessível: a partir de 250 euros.
    * Fácil de limpar.
    Inconvenientes:
    * Menos rápida a aquecer do que os focos de indução.
    * Regulação lenta da potência.
    * Atinge temperaturas muito elevadas.

    Vitrocerâmica com focos de indução magnética
    Vantagens:
    * Aquecimento muito rápido e fácil de controlar, com reacção rápida.
    * Gasta apenas a energia necessária, adaptando o foco ao tamanho do recipiente em contacto.
    * Permite usar recipientes com tamanho inferior ao diâmetro do foco.
    Inconvenientes:
    * Sistema caro: a partir de 550 euros.
    * Exige recipientes com fundo magnético (por exemplo, aço).

    Equipamentos vários
    * A maioria das placas de indução tem quatro focos, com tamanhos diferentes, cujo diâmetro varia de 145 a 180 milímetros.
    * As placas ajustam o foco ao tamanho do diâmetro do tacho. Esta é, aliás, a grande vantagem das placas de indução magnética.
    * O temporizador também está quase sempre presente. Quando o accionamos, ao fim de um certo tempo, o foco desliga-se. Nalguns modelos, só pode accionar o temporizador num foco de cada vez.
    * O relógio emite um sinal sonoro para lhe lembrar que está na altura de retirar o tacho do lume.
    * A regulação do foco para a potência mínima, permite manter o cozinhado quente. É útil, por exemplo, enquanto termina o resto da refeição ou atende um telefonema.
    * O dispositivo de aquecimento rápido, pelo menos, num dos focos, serve para levantar a fervura da água em pouco tempo, por exemplo.
    * Quando o foco está quente, surge um símbolo luminoso para evitar queimaduras acidentais. Geralmente, é um “H”, de “heat” (quente, em inglês).
    * As placas dispõem de uma opção de segurança para evitar que ligue os focos acidentalmente. Geralmente, um botão bloqueia todos os focos.
    * O sensor desliga automaticamente o foco quando se retira o tacho. Se for por um curto de período de tempo, o foco fica em stand-by, desligando-se ao fim de poucos segundos.
    * Poucos permitem programar o arranque automático para mais tarde.
    ...

    Eficientes, fáceis e seguras
    * As placas de indução são o sistema mais eficiente: aquecer quatro litros de água por dia gasta cerca de € 18 anuais em energia. Com o sistema menos eficiente (placa de vitrocerâmica a gás), a despesa sobe para € 34 anuais.
    * Quando um líquido derrama sobre a placa, na maioria dos casos, esta desliga-se logo.
    * Como as placas são planas, as sujidades não ficam incrustadas, sendo muito fáceis de limpar.
    ...
    * As placas de indução só funcionam com recipientes com fundo magnético. Certifique-se de que os seus tachos têm este símbolo ou teste-os com um íman."

    Fonte:
    http://www.deco.proteste.pt/cozinha/placas-de-inducao-escolha-pelo-preco-s516501.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
    • lmgg
    • 14 novembro 2009

     # 16

    Boa noite,

    Gostaria de saber os locais onde posso encontrar esses adaptadores, para panelas que não são próprias para placas de indução...
    • naar
    • 14 novembro 2009

     # 17

    Colocado por: lmggBoa noite,

    Gostaria de saber os locais onde posso encontrar esses adaptadores, para panelas que não são próprias para placas de indução...


    Colocado por: marciamelose não estou em erro existem uns adaptadores para panelas que não estão preparadas para indução. Vi uns no Ikea e não chegava a 5 euros. se funciona ou não não sei
    • lmgg
    • 14 novembro 2009

     # 18

    Boa tarde marciamelo,

    Poderá-me então dizer se foi este tipo de adaptador que viu http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/50063132?

    Cumprimentos.
  12.  # 19

    não, isso é tipo aqueles protectores que se põem na mesa.... O que eu vi era uma espécie de aro metálica, em difernetes tamanhos...
  13.  # 20

    Boa noite...

    Já aqui foi falado e eu já vi "ao vivo" as tais placas a gás em vidro... (esta é uma das várias que se podem encontrar no mercado: EP626PB80ESIEMENS - Placa Cristal gás / 4 Queimadores a Gás / Gás Natural)
    Ando a comparar artigos e preços para montar uma cozinha para a minha mãe e levei-a comigo para ver as ditas...ela achou muito prática de limpar, para além de gostar do aspecto estético dela...
    Pode ver aqui o exemplo de que falo acima.
 
0.0235 seg. NEW