Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Quanto foi o consumo somente da BC?

Colocado por: NunoCruzEstá feita a contagem TOTAL de 29/12 a 29/01. 2066 kwh 😲 Este mês vai doer.
  2.  # 2

Colocado por: NunoCruzEstá feita a contagem TOTAL de 29/12 a 29/01. 2066 kwh 😲 Este mês vai doer.

Alimpa-te!!! 😱
    Desde aquelas semanas de frio polar o consumo já tem vindo a ser mais soft, não vejo é o sol há 2 semanas.. nem o D.Sebastião volta nem o nevoeiro vai embora.
      Screenshot_20210129_214353_allterco.bg.shelly.jpg
      Screenshot_20210129_214344_allterco.bg.shelly.jpg
  3.  # 3

Colocado por: NunoCruz

Sim, casa toda. O vosso PRH é apoiado por algum sistema adicional? O meu para além da BC, pode funcionar através do recuperador de calor, mas este ano comp.o miúdo começou a andar optámos por nem comprar lenha.

Previsão de fatura 327€.

Tenho recuperador a lenha mas nem temos ligado.
  4.  # 4

Colocado por: NunoCruzO meu para além da BC, pode funcionar através do recuperador de calor, mas este ano comp.o miúdo começou a andar optámos por nem comprar lenha.

Tem medo que o puto tropece nas cavacas?
  5.  # 5

Colocado por: brunoaQuanto foi o consumo somente da BC?

Não sei, não consigo contabilizar. Mas, por exemplo em Novembro não liguei a BC, e também não estávamos em casa 24h sobre 24h, raramente utilizei o secador de roupa, fazia menos máquinas de lavar e o consumo do mês foram 700 kwh.
  6.  # 6

Colocado por: rjmsilva

Tem medo que o puto tropece nas cavacas?

Tenho medo que ele se apoie no vidro para se levantar/apoiar
  7.  # 7

Colocado por: NunoCruzMas, por exemplo em Novembro não liguei a BC, e também não estávamos em casa 24h sobre 24h, raramente utilizei o secador de roupa, fazia menos máquinas de lavar e o consumo do mês foram 700 kwh.

Xiça menos que isso gasto eu com um VE (e pouco económico) em casa. 700kWh sem um grande consumidor é um grande consumo, mesmo.
  8.  # 8

Colocado por: NunoCruz

Tenho medo que ele se apoie no vidro para se levantar/apoiar

Eles não são estúpidos. Não se chegam à lareira.
  9.  # 9

Eles não são estúpidos. Não se chegam à lareira.

Não se chegam à lareira ?!
    Nos primeiros anos também não acendi a lareira, o miúdo gostava de ver as labaredas e tinha a tendência de levar a mão ao vidro. É verdade que só se queimam uma vez e é um modo de aprenderem. Mas aprendeu mais tarde.
    Concordam com este comentário: zinna
    • MHS
    • 30 janeiro 2021

# 10

27/12-27/01; 1014kwh, casa toda, 3 pessoas (sempre gente em casa), temp interior 20°, exterior na vaga de frio chegou a -3 de noite, zona benavente, 200m2. 210€€.
  10.  # 11

Durante o dia fazia sol ?
    É que até pode ter -2 em casa durante a noite, ... Mas se os dias forem solarengos , os consumos atenuam-se
    • MHS
    • 30 janeiro 2021

# 12

Ate fez algum sol sim mas muitos desses dias às 11h ainda estavam 6°. Acho que com os FV podia ajudar qq coisa e claro ajudar principalmente o balanço anual. Ando a ver o perfil de consumo para dimensionar, so estou nesta casa a 6 meses, 1° inverno
  11.  # 13

Colocado por: callinas
    Não se chegam à lareira ?!
    Nos primeiros anos também não acendi a lareira, o miúdo gostava de ver as labaredas e tinha a tendência de levar a mão ao vidro. É verdade que só se queimam uma vez e é um modo de aprenderem. Mas aprendeu mais tarde.

Se fosse um problema, todos os invernos íamos ouvir falar nisso. Estranhamente não há relatos. Crianças afogadas nas piscinas todos os anos é noticiado.

Sempre acendi o recuperador, a garota não chegava perto. Claro que é preciso estar atento, como nas varandas, na cozinha, nos parques, etc.
  12.  # 14

Colocado por: MHSAte fez algum sol sim mas muitos desses dias às 11h ainda estavam 6°. Acho que com os FV podia ajudar qq coisa e claro ajudar principalmente o balanço anual. Ando a ver o perfil de consumo para dimensionar, so estou nesta casa a 6 meses, 1° inverno

Isso já te bom, por aqui houve dias , que às 12h ainda estavam 0 graus .
  13.  # 15

não compreendo como insistem nesta porcaria das bombas de calor, toda a gente tem conhecidos que as aplicaram sendo só problemas, avarias e faturas incomportáveis, além de se saber que sendo Portugal um pais com clima severo, frio e humido as mesmas apresentam péssimos rendimentos assim que as temperaturas chegam aos 5ºC,

ou será somente falta uma notória falta de técnicos com competência?!?!?!
  14.  # 16

Se fosse um problema, todos os invernos íamos ouvir falar nisso. Estranhamente não há relatos. Crianças afogadas nas piscinas todos os anos é noticiado.

Sempre acendi o recuperador, a garota não chegava perto. Claro que é preciso estar atento, como nas varandas, na cozinha, nos parques, etc.

Quer comparar a queimadura de um dedo ou uma mão com afogamento.
    Primeiro um recuperador não é assim tão comum nas casas e depois a queimadura é uma queimadura leve. Eu por aqui no meio da criançada, se algum não se queimou outros contam episódio a de que quase se queimaram .
    • MHS
    • 30 janeiro 2021

# 17

Colocado por: callinas
    Isso já te bom, por aqui houve dias , que às 12h ainda estavam 0 graus .

Sim qd as temp sao a esse nivel a bomba de calor gasta. Do q tenho visto, o bom isolamento é fundamental, mas nao faz milagres. Um menos bom isolamento (desde q não miseravel) obviamente piora consumos (se calhar, num suponhamos, 20 ou 30 euros no pior mes vá) mas q a bomba gasta com estas temp. gasta. Outro aspeto é a afinação e solicitações ao sistema aqui há um potencial de cumulativamwnte desxambar o consumo.
    Sou leigo no assunto, mero utilizador final, sao reflexões q partilho.
  15.  # 18

Já se viu neste tópico e noutros que a afinação do sistema influência mais o consumo da bomba de calor que propriamente o isolamento das casas, claro que uma casa bem isolada é melhor mas pelo que vou lendo aqui, melhor mesmo é saber mexer nos parâmetros e perceber como funciona.
    Concordam com este comentário: MHS
  16.  # 19

Por aqui ficou-se pelos 438,66kw com a BC + AQS. Com dois cachopos com menos de 4 anos em casa na segunda quinzena.
    Temperatura pedida ao piso, 20,4ºC
    Casa com cerca de 134m2 uteis de área.

Ou seja, para ser universal, em janeiro 3,27kW por m2 em climatização e AQS.
  17.  # 20

Põe aqui 1000 kWh para climatização de 220 M2
    4,5 kW/m2
      IMG_20210201_093853.jpg

0.0615 seg. NEW