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  1.  # 81

    Colocado por: jorgealvesestranho somente no ano transato é que a Daikin comercializa piso radiante e a sua instalação tem 3 anos........


    Contactei Daikin porque bomba calor é deles, sei que tubos e aquecimento dão são daikin
  2.  # 82

    E como já disse, não me vou chatear pela fuga, felizmente é num sitio que não preciso ligar. A unica coisa que pretendo é que coloquem o prh a trabalhar normal, que aqueça por igual por toda a casa e que me deiam umas dicas de todo o processo de aquecimento. Apenas me explicaram que no inverno altero para aquecer, e no verão altero para verão, só isto me foi explicado. Até a pressão hidraulica me disseram que devia estar acima de 0.8 porque abixo dá erro.

    Se o aquecimento estivesse bem não me importava, a unica coisa que fazia era não aconcelhar a empresa a ninguem
  3.  # 83

    Colocado por: jorgealvesxhiii, tanta calinada junta (do seu instalador, não sua) a pressão tem a ver com a cota manométrica da instalação em relação á bomba de calor devendo ser no ponto mais alto acima de 1bar de pressão, um exemplo: uma moradia com 5 pisos com 20metros de altura total e a bomba de calor no sótão onde é feito o enchimento e leitura de pressão do sistema onde tem 1 bar de pressão.
    a mesma moradia com a mesma instalação mas com a bomba de calor na cave já deve ter 3 bar de pressão por forma a ter no ponto mais alto 1 bar.

    nas moradias com um ou 2 pisos pisos é recomendável ter uma pressão de circuito entre 1 e 1,5 bar.

    Interessante, de facto o que o jorge diz tem lógica, como me disseram para manter a pressão em volta dos 2bar e nunca tive problemas achei que fosse um valor normal, e deixou o ponteiro vermelho do reservatório nos 3 bar, pensei que fosse a pressão máxima, como os tubos aguentam até 6 bar nunca me preocupei muito com o assunto, mas abaixo de 1 bar acontece o tal fenómeno na bomba circuladora da bomba de calor.
  4.  # 84

    .
  5.  # 85

    Colocado por: jorgealvescompreende que se eu não fui competente para lhe executar a obra também não o posso ser para a configurar, pelo que vivamente aconselho a consultar o seu instalador e caso ele não saiba peça ajuda á Daikin Portugal através do formulário própriohttps://www.daikin.pt/pt_pt/customers/support/pedido-de-assistencia.html
    aqui quando posso e tenho disposição posso prestar auxilio, profissionalmente é outra questão completamente diferente pois tenho que viver e pagar contas como todos.

    Estas decisões não têm só a ver com competência. Nunca duvidei da sua competência. Agora imagine que tenho uma avaria qualquer num dia, o Jorge vai de lisboa a viseu nesse dia o no dia seguinte tratar do problema? Acredito na sua vontade mas convenhamos que não seria fácil para si. Óbvio que caso o Jorge viesse condigurar a bomba teria de ser pago. Todos temos de pagar as nossas contas.
  6.  # 86

    Colocado por: sergio_pintas
    Estas decisões não têm só a ver com competência. Nunca duvidei da sua competência. Agora imagine que tenho uma avaria qualquer num dia, o Jorge vai de lisboa a viseu nesse dia o no dia seguinte tratar do problema? Acredito na sua vontade mas convenhamos que não seria fácil para si. Óbvio que caso o Jorge viesse condigurar a bomba teria de ser pago. Todos temos de pagar as nossas contas.

    Nem os que trabalham na zona costumam ir de um dia para o outro.. agora há demasiado trabalho para haver essa disponibilidade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Papoi
  7.  # 87

    Colocado por: rjmpires
    Nem os que trabalham na zona costumam ir de um dia para o outro.. agora há demasiado trabalho para haver essa disponibilidade

    Exatamente. Mas o pior de tudo é quando não assumem a responsabilidade. No tempo que havia pouco trabalho o pessoal das obras andava mais certinho mas agora virou novamente o descalabro. O que interessa é m2 e euros no bolso, depois logo se vê. Felizmente que existem algumas exceções.
    Concordam com este comentário: rjmpires
  8.  # 88

    Dá mais dinheiro fazer uma obra nova que dar assistência numa já feita.. infelizmente não são bons tempos para os clientes.
  9.  # 89

    Colocado por: rjmpiresDá mais dinheiro fazer uma obra nova que dar assistência numa já feita..

    Isso é obvio, mas alguém vai fazer assistências se pode ganhar mais a fazer obras novas?
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 90

    E muita assistência gratuita se faz neste fórum, e depois nem sequer agradecem.
    Concordam com este comentário: Caravelle, manelvc, jorgealves, eu
  11.  # 91

    Colocado por: sergio_pintaso Jorge vai de lisboa a viseu nesse dia o no dia seguinte tratar do problema?
    95% dos problemas dos equipamentos resolvo por telefone sem sair do local onde estou, mas para isso ser possível tenho que acompanhar todas as fases de obra e não raras vezes introduzo melhoramentos e acessórios para garantir redundância, obvio que sendo maquinas têm avarias que obrigam a deslocações mas é sempre muito mais complicado prestar assistencia a um equipamwnto que não sei como foi instalado nem configurado.

    Colocado por: rjmpiresDá mais dinheiro fazer uma obra nova que dar assistência numa já feita
    o problema das assistência é que as maquinas só avariam quando se precisa delas e nessas alturas não existe disponibilidade para atender todos os pedidos enquanto que no resto do ano não existe trabalho suficiente, dai ser crucial fazer instalações e também assistências que é onde efetivamente se ganha mais dinheiro sem qualquer risco associado.
  12.  # 92

    Colocado por: Picareta
    Isso é obvio, mas alguém vai fazer assistências se pode ganhar mais a fazer obras novas?

    Como disse.. isso é óbvio.

    Colocado por: jorgealveso problema das assistência é que as maquinas só avariam quando se precisa delas e nessas alturas não existe disponibilidade para atender todos os pedidos enquanto que no resto do ano não existe trabalho suficiente, dai ser crucial fazer instalações e também assistências que é onde efetivamente se ganha mais dinheiro sem qualquer risco associado.

    O português não está habituado a fazer manutenção preventiva, a malta só se preocupa com a saúde do equipamento quando ele avaria.
  13.  # 93

    Colocado por: rjmpiresO português não está habituado a fazer manutenção preventiva, a malta só se preocupa com a saúde do equipamento quando ele avaria.

    E agora com as novas tecnologias pior, algumas máquinas quase que falam, o pessoal limita-se a esperar que a máquina diga que tem um problema, nos automóveis é onde eu mais vejo isso, se ele não disser nada é meter gasóleo e andar.
  14.  # 94

    A culpa também é um pouco das marcas.. fazem os equipamentos tão fechados e sem acesso, que mesmo que se queira mexer ou limpar torna-se numa missão impossível.
    Concordam com este comentário: eu
  15.  # 95

    O mal é mesmo esse, atualmente(nem o corona abrandou) a construção vive tempos de excelência, aceitam todas as obras mas depois é sempre a correr. Eu estou agradecido ás ajudas que vou tendo aqui no fórum e se tiver que contribuir não terei problemas.

    Agora umas dúvidas. A minha bomba está res chão. O aquecimento é para ser usado no piso 1 e são serca de 200 metros quadrados de divisões. 0.8 pressão hidráulica aconselhada pelo técnico não será pouco?
    Quando o aquecimento vai funcionado normalmente nos dias de frio menos agressivos tenho os termostatos á volta de 19/20 graus e com o sol a bater nos vidros vou tendo essa temperatura, menos de manhã que que quando acordo está nos 17/18.
    Agora estes últimos dias a temperatura nos termostatos andam nos 16 graus. Basta aumentar a temperatura nos termostatos assim para uma temperatura a rondar os 30 graus a ver se tenho 20 graus de temperatura ambiente?
  16.  # 96

    De acordo com o que o Jorge disse ali atrás os 0.8 parecem pouco, eu vou mantendo o meu nos 2 bar mais coisa menos coisa.
    Esta semana que passou fiz uns ajustes e baixei a temperatura de trabalho da bomba de calor em cerca de 7-13 graus entre parametros máximo e mínimo, tenho mantido os termoestatos a 21-22 graus e ela continua a manter essa temperatura sem problemas, já reparei que nas divisões que tenho 21 e quero passar para 22 em vez de demorar 20-30 minutos a lá chegar, demora 1hora ou mais, mas como houve um ajuste na temperatura da água acho perfeitamente normal. As temperaturas nestas duas últimas semanas têm sido atípicamente baixas, mínimas de -2 a 4 e máximas de 9 a 12 os consumos andam na ordem dos 16-18kWh com 2-3 banhos diários e lavagem de loiça, prevejo uma queda no consumo porque já se acabou esta quadra festiva e vamos voltar à rotina familiar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tugadao
  17.  # 97

    Coloquei a temperatura agua aquecimento 40 graus. Os dois programas de aquecimento como não dá para selecionar um para sempre coloquei os 2 a trabalhar das 5-8 manhã e depois das 16 às 21. A pressão hidráulica coloquei a 2 bar. Parece que já aquece alguma coisa, mas ainda estou a ver.

    Em relação a ter dois tempos por dia a usar, gastarà mais luz já que Bomba tem que arrancar duas vezes ao dia ou mais vale ligar apenas uma vez e por mais tempo?
  18.  # 98

    Que dois programas de aquecimento?
    A bomba de calor arranca bem mais que duas vezes por dia, provavelmente até mais que duas vezes por hora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tugadao
  19.  # 99

    Colocado por: sergio_pintas
    Na minha modesta opinião os paineis drainback só são úteis no inverno, pois evitam o congelamento da água ao recolhê-la.

    Num sistema solar convencional, mais habitual, na tubagem anda glicol e não água, para não congelar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tugadao
  20.  # 100

    Colocado por: rjmpiresQue dois programas de aquecimento?
    A bomba de calor arranca bem mais que duas vezes por dia, provavelmente até mais que duas vezes por hora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tugadao


    Com 2 programas quis dizer que escolhi 2 intervalos por dia para aquecer a casa, das 5 ás 8, e depois das 16 ás 21.
    Mas a casa na terça feira ainda aqueceu, ontem já não. Verifiquei ontem que caudalimetros começam aumentar e não seguram em cima, vem logo para baixo totalmente.
    Entretanto responsável empresa que colocou diz que vai enviar engenheiro para configurar, vamos ver, ficou de passar o ano todo em 2020 e nem cá colocou pés. Daikin é outra que só quer vender, devia selecionar melhor alguns instaladores
 
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