Iniciar sessão ou registar-se
    • manel
    • 12 abril 2008 editado

     # 1

    Estou a desenvolver um projecto de uma moradia e estou com algumas duvidas quanto à eficácia de um sistema de aquecimento por piso radiante sob pavimento de madeira maciça, colada ou com caixa de ar. Como ainda não consegui chegar a nenhuma conclusão com as informações que me deram sobre este assunto, talvez alguém me possa ajudar. É que o meu desejo é mesmo optar pelo piso radiante ( a água ), mas não gostaria de prescindir do pavimento de madeira.

    Outra questão que coloco é que, no caso de piso radiante com pavimento de madeira, uma vez que a instalação do sistema de aquecimentodos já prevê a colocação de uma cortina de impermeabilização, podemos dispensar a caixa de ar no soalho?

    Agradeço os vossos comentários.

    Obrigado
    Manel
  1.  # 2

    peço desculpa, mas a hora já não ajuda... onde aparece "impermeabilização" queria dizer "isolamento"
  2.  # 3

    Boa noite,

    Vou dar a minha opnião como aplicador de pavimentos de madeira a mais de 12 anos.
    Tenho algumas moradias com soalho aplicado sobre o aquecimento por piso radiante ,onde fiz a aplicação,raspagem(afagamento) e envernizamento e tudo correu muito bem.
    1- Não cole madeira ao piso com aquecimento por piso radiante porque quem lhe indicar que não tem problemas,não entende nada,mesmo nada de Pavimentos Maciços.Vai ter muita dor de cabeça e pessoas com pouco gosto no que fazem.
    2-Terá que ter caixa de ar,mesmo que seja mais pequena(4cm)porque só trás vantagens para a casa.Tenha em conta que terá que ter sempre no minimo uma base por baixo do sarrafo nunca inferior a 12-15cm de massa para poder ser aparafusado.
    3-Não chumbe os sarrafos ás mestres de cimento porque não fica um trabalho tão perfeito e direito na aplicação do pavimento,alem de que se a massa ficar fraca,com o tempo haverá folgas que faram ter barulhos no minimo irritantes.

    Espero ter ajudado e disponha sempre

    Já agora qual seria a qualidade da madeira?Carvalho,Afisélia,Teka,Wenge,Cerejeira,etc...

    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: MJRodriguesMdC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Layman, MJRodriguesMdC
  3.  # 4

    Olá!

    Eu vou aplicar soalho de madeira em minha casa e pelo que percebi, não é o material indicado para o piso radiante. O que vai acontecer é que a madeira vai absorver o calor e só começa a "libertá-lo" quando estiver saturado. Imagine uma esponja, só deixa passar água quando ela própria estiver saturada de água.Outra questão tem a ver não só com o material em si, mas com a caixa que o soalho de madeira exige. Foi-me explicado, que o calor acaba por se perder nessa dita.
    caixa.
    Ou seja, é possível ter piso radiante com soalho de madeira, não consegue é ter o aproveitamento que teria com outro tipo de soalho, pedra, por exemplo.
    Foi-me apresentada a hipótese de um piso de madeira flutuante, que tem no fundo uma quantidade inferior de madeira, mas afastei essa possibilidade, porque soalho é soalho. E encontra flutuantes mais caros que o soalho à portuguesa.

    Mondego, o que tem a dizer sobre Tauari?

    Rita Pereira
  4.  # 5

    Mondego,

    Estou a pensar na madeira de Carvalho. Qual é a sua experiência?

    Quanto ao que diz a RP, concordo que a madeira não é o material indicado, mas a explicação que me deram foi que depois de absorvido o calor o comportamento seria igual a qualquer outro material. A diferença está no tempo que o mateial demora a irradiar calor. No entanto, como o aquecimento (piso radiante) é para estar em funcionamento contínuo nos meses de inverno, a "esponja" vai estar sempre saturada. Será verdade?

    Agradeço mais informação sobre este tema.

    Já agora, RP, não percebi se também quer aplicar soalho de madeira maciça sobre piso radiante, na sua casa? Qual vai ser a sua opção?
  5.  # 6

    Rcunha, quando percebi que o soalho não seria o chão indicado para o piso radiante (não só pela madeira mas tb pela caixa de ar de que esta necessita), optei por não pôr. As únicas pessoas que me disseram que funcionava mais ou menos bem foram pessoas ligadas ao piso radiante, logo, suspeitas. Falaram-me na possibilidade de um pavimento flutuante, mas como soalho é soalho... Mas de facto, como diz, depois de absorver todo o calor que remédio tem em começar a libertá-lo :)

    Dequalquer maneira, estou a apostar num bom isolamento térmico, tenho grandes vãos virados a sul, e como não vivo em Viana do Castelo, os dias em que está aquele frio doido acabam por ser poucos. Um ar-condiconado resolve-me a situação, tanto para o calor como para o frio.
  6.  # 7

    Sr. Mondego,

    Tenho Afisélia com caixa de ar em dois pisos da minha casa e um terceiro, dado que o pé direito não é muito alto, optei por soalho colado, também de Afisélia, não é um piso térreo. O que acha deste método? Garantem-me que com as excelentes características de algumas colas de hoje, o trabalho fica bem feito. Obrigado.
  7.  # 8

    braga68

    Já tem ou vai ter?
    Se já tem, qual é a sua experiência com o soalho colado?
  8.  # 9

    Eu por exemplo tenho pavimento de madeira maciça em toda a casa(salvo cozinha e instalações sanitárias) colado (tacos grandes) e o que vos posso dizer é que.... tem tendência a descolar :)
    Quando tiver tempo coloco-vos aqui uma demonstração (cálculos) para uma instalação de piso radiante com pavimento de madeira. Mas posso adiantar-vos que funciona, mas pior do que se não a tivesse, visto que apesar da madeira não ser considerada um isolamento térmico à face do regulamento possuiu boas características para tal.
    Nota o meu pavimento descola e não possui pavimento radiante. A temperatura a que a àgua deve percorrer o pavimento é de cerca de 35º. Onde moro facilmente no Verão atinjo essa temperatura( o Pedro Barradas então ainda deve ser pior :) ) pelo que apesar de não ajudar o pavimento colado também não considero que seja a causa de descolagem.
  9.  # 10

    Olá a todos.
    Vou tentar responder a todos e dar a minha opnião.
    1- Rita Pereira
    O soalho pode ser aplicado sobre piso radiante,se for bem feito não terá problemas.E pode só fazer uma caixa de ar de 4 cm
    O calor não irá se perder na caixa de ar. Se tocar no soalho ele estará quente.A pedra demora mais tempo para ficar quente,mas imagine como será a pedra se não tiver aquecimento ligado num quarto.
    O Soalho de TUARY tem um tom claro e é uma madeira pouco estavél a diferênças de temperaturas e
    um pouco mole.

    2-rcunha

    A madeira de Carvalho é muito boa se for Carvalho Americano,pois é mais duro que o Françês.
    Mas tem que ter muita atenção a quando vai ser aplicado em relação ao avanço da obra e não poderá haver humidade alguma.
    Muitos aplicadores tem problemas com Carvalho,porque hoje é descarregado na obra e amanhã já está a ser aplicado(errado),pelo menos eu penso assim e em obra nenhuma faço assim.
    (
    A explicação que lhe deram,está mais ao menos certa. Mas como não sei como fazem o seviço,é-me difícil de avaliar.


    3-braga 68

    A afisélia é uma madeira mt,mt boa em tudo(establidade,dureza,tonalidade,etcc) fêz uma exelente escolha.
    Se for Soalho não deve ser colado,pode vir a ter problemas.
    Vou dar algumas formas que dêve prevenir para esse efeito e estar mais seguro do trabalho.

    Deve o piso de cimento estar forte em cimento;
    o Soalho deve trazer os valores relativos de humidades para o nosso pais;
    Deve utilizar uma boa cola de álcol ou de 2 componentes para colar;
    O piso de cimento ten que estar muito direito;
    e ter a atenção na sua aplicação e as folgas junto a paredes.

    4-Nuno Nunes

    Tem a madeira colada á quantos anos?

    Cumprimentos e disponham sempre
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosmcd, Layman, MJRodriguesMdC
  10.  # 11

    Oh, já lá vamos com 9 anos. Fiz a reparação o ano passado.
  11.  # 12

    Colocado por: rcunhabraga68

    Já tem ou vai ter?
    Se já tem, qual é a sua experiência com o soalho colado?


    Uma parte do piso já tem soalho colado e até agora estou bastante satisfeito, também não esperava outra coisa, uma vez que tenho amigos que optaram por este sistema há anos e nunca tiveram problemas. Atenção que no meu caso a madeira é de Afisélia, excelente em muitos aspectos, não sei se com uma madeira que "trabalhe" muito, como o carvalho francês por exemplo, os resultados sejam igualmente satisfatórios. O suporte que vai receber a cola também tem que obedecer a alguns requisitos.
  12.  # 13

    Sr Mondego,

    Obrigado pelos conselhos, eu sei que se forem reunidos uma série de factores, como a qualidade da madeira, da cola, do aplicador e do suporte adequado, a coisa pode resultar, o contrário pode originar uma catástrofe. Já agora, ainda me falta uma sala com cerca de 60 metros quadrados, numa àrea ralativamente extensa como esta, será necessário algum cuidado especial, como juntas de dilatação ou algo do género?
  13.  # 14

    Qual é a madeira que vai aplicar?
    Qual a largura da sala e a largura do soalho?
    • ykko
    • 21 abril 2008

     # 15

    Olá a todos. Pelo que percebi a madeira é má para o aquecimento. Muito bem como vou restaurar a minha casa e penso em por piso radiante, gostaria de saber a opinião se faço bem ou mal colocar flutuante nos quartos, já que o resto da casa terá pedra .
    Agradecia que me podessem esclarecer...
  14.  # 16

    Colocado por: mondego

    O Soalho de TUARY tem um tom claro e é uma madeira pouco estavél a diferênças de temperaturas e
    um pouco mole.



    Obrigada pela sua resposta. Confesso que escolhi o soalho pela tonalidade. Disseram-me muito bem do tauari (ou Tuary), mas pelo que diz já percebi que não tem a mesma opinião. O que quer dizer com um pouco mole?

    Obrigada!
    Rita Pereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mondego
  15.  # 17

    Olá ykko.

    (Pelo que percebi a madeira é má para o aquecimento. Muito bem como vou restaurar a minha casa e penso em por piso radiante, gostaria de saber a opinião se faço bem ou mal colocar flutuante nos quartos, já que o resto da casa terá pedra .
    Agradecia que me podessem esclarecer...)

    A madeira é boa se tiver em consideração vários factores antes,durante e depois da conclusão da madeira para o resultado final ser o pretendido.
    Flutuante ( alguns ) são bons ou mesmo muito bons,mas, soalho maciço de madeira é para toda a vida,tem outra beleza e outra durabilidade ao desgaste e ao contacto,pessoalmente é o que penso e é assim que falo com os meus amigos e clientes.
    Faz muito bem em aplicar pedra na casa. Trará muitos beneficios para a casa.Cuidado com os riscos nela.Proteja a pedra depois de aplicada com cartão grosso.

    Cumprimentos e disponha sempre.
  16.  # 18

    Colocado por: mondegoQual é a madeira que vai aplicar?
    Qual a largura da sala e a largura do soalho?


    A madeira a aplicar contínua a ser Afisélia de 9 cm de largura. Ponderei o soalho mais largo mas disseram-me que quanto mais larga a tábua mais instável se torna. A sala tem cerca de 5,5 metros de largura e mais de 10 metros de comprimento.
  17.  # 19

    Colocado por: Rita Pereira
    Colocado por: mondego

    O Soalho de TUARY tem um tom claro e é uma madeira pouco estavél a diferênças de temperaturas e
    um pouco mole.



    Obrigada pela sua resposta. Confesso que escolhi o soalho pela tonalidade. Disseram-me muito bem do tauari (ou Tuary), mas pelo que diz já percebi que não tem a mesma opinião. O que quer dizer com um pouco mole?

    Obrigada!


    Olá Rita,

    desculpe o que fiz,foi sem reparar. Ainda ando a descobrir como tudo funciona.

    Estou apenas a dar a minha opnião e experiência adquerida ao longo da minha carreira.

    Já mais eu daria boas indicações da madeira de tuary. Escolheria outra madeira para não me arrepender no futuro.Lembre-se que o chão de madeira é o espelho da casa,invista na qualidade da madeira e do acabamento para durar mais tempo.

    Um pouco mole,porque é uma madeira que fica marcada com alguma facilidade.
    Se a utilizar sapatos altos que o apoio de trás é muito fino,é certo que ficará todo marcado em pouco tempo.
    Pelo menos é o que tenho visualizado nas obras que rectifico.

    Cumprimentos e disponha sempre
  18.  # 20

    Já agora deixo a minha opinião quanto ao piso radiante. Segundo me disseram, são precisos cerca de 2 dias para ter o aquecimento em pleno, e mais ou menos o mesmo tempo para nos vermos livres desse calor depois de desligado o aquecimento. Com o clima que temos, principalmente nestes últimos anos, em que um dia está bastante frio e no dia seguinte bastante calor, como é que fazemos a gestão deste tipo de aquecimento? Eu tenho aquecimento central com caldeira a gasóleo. Nas àguas quentes sanitárias nem dou pelo consumo de gasóleo, já no aquecimento, upa upa, mas mesmo assim e a poupar, bastam-me algumas hora por dia repartidas por dois ou três períodos para manter a casa com uma temperatura confortável (18º ou 19 º), isto nos dias mais frios do ano. Quando as amplitudes térmicas são muito altas, o que acontece com muita frequência no nosso país, ponho o aquecimento a funcionar (préviamente programado claro) 2 a 3 horas antes do despertar cá em casa, para assim não custar tanto a sair da cama e ir para o banho por exemplo. Mas, se fosse hoje, talvez tivesse optado por boas máquinas de ar-condicionado. Para terem uma ideia, comprei o primeiro gasóleo de aquecimento a 0,40 €/L há cinco anos e o último que comprei foi a cerca de 0,90 €/L!!! Onde é que isto vai parar?
 
0.0180 seg. NEW