Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde.

    Venho aqui pedir-vos ajuda para o seguinte:
    - O meu vizinho de baixo é muito irritadiço com os barulhos e já por mais de uma vez me veio bater à porta a dizer que faço muito barulho, acontece que eu faço o barulho normal de qualquer casa: Não dou festas em casa, não oiço musica alta, tenho um cão que está treinado para não ladrar.
    - O barulho que faço, são passos, conversa num tom normal, água a correr, autoclismo, comando que cai ao chão, o cão que manda uma moldura ao chão, arrastar uma cadeira para me chegar a frente. É tudo normal não?
    - Sempre lhe respondi com educação, e pedia-lhe desculpa, até que pensei: Pedir desculpa porquê? Não estou a fazer nada de mal!!!!
    Hoje às 19 veio bater-me à porta a perg se tinha um cão, disse que sim, ele respondeu que estava um barulho impossível em casa dele (o cão a brincar com uma bola de ténis (são 7 da tarde algo demais?)), disse-me que de noite é uma barulheira à um da manhã e tal.. Ora, eu chego do trabalho há uma, o barulho que ele ouve, sou eu a tomar banho, comer, fazer as necessidades, fechar algum estor que esteja aberto, e até fazer amor com a minha namorada.

    - É claro que me passei com ele, e perguntei-lhe se não tinha o direito de me mexer na minha própria casa, ao que ele me respondeu que ele também tinha o direito a dormir. Agora que culpa tenho eu do mau isolamento das casas?? Querem ver que agora não posso tomar banho descansado?e coisas do género.

    Para finalizar ele disse-me que para a próxima chamava a policia!!!
    - Agora a minha questão é: O que pode a policia fazer nestes casos? Pode multar-me ou levar para a esquadra (ele não tem como provar o barulho, eles não têm a certeza se ele diz a verdade, já agora: não podem entrar em minha casa sem um manda-to certo?)?

    - O que diz a lei para estes casos? Estou a infringi-la?

    - Alguém tem relatos semelhantes? O que fizeram?

    - Quais são os limites horários? Dentro dos limites nocturnos qual o máximo de barulho que posso fazer? ( exemplos concretos porque DB não percebo nada, tipo: som semelhante a uma batedeira, aspirador, televisão alta, voz humana).

    Muito obrigado

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Regulamento Geral do Ruído

    http://dre.pt/pdf1sdip/2007/01/01200/03890398.pdf

    Artigo 24.o
    Ruído de vizinhança
    1—As autoridades policiais podem ordenar ao produtor
    de ruído de vizinhança, produzido entre as 23
    e as 7 horas, a adopção das medidas adequadas para
    fazer cessar imediatamente a incomodidade.
    2—As autoridades policiais podem fixar ao produtor
    de ruído de vizinhança produzido entre as 7 e as 23 horas
    um prazo para fazer cessar a incomodidade.

    Como tudo na vida o bom senso impera ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  3.  # 3

    Ou seja a única coisa que a policia pode fazer é vir a casa avisar-me, como não tenho aqui nenhuma festa, nem nada que se pareça, não vêm cá dizer nada, explico a situação e está feito?

    Cumps.
    •  
      MRui
    • 15 novembro 2009

     # 4

    Há países na Europa onde por causa dessas situações é proibido (e aceite colectivamente) que a partir das 22h00 ninguém lava louça, toma banhos, etc. por causa dos ruídos provocados por essas actividades. Naturalmente que se as casas tivessem bom isolamento, essas restrições não seriam necessárias. Felizes daqueles que vivem em moradias (desde que não sejam em banda).
  4.  # 5

    Artigo 14.o
    Actividades ruidosas temporárias
    É proibido o exercício de actividades ruidosas temporárias
    na proximidade de:
    a) Edifícios de habitação, aos sábados, domingos e
    feriados e nos dias úteis entre as 20 e as 8 horas;
  5.  # 6

    Olhe parece que temos o mesmo género de vizinhos, só que no meu caso, é o meu vizinho de cima, e não tenho cão mas uma criança de 20 meses e acredito que faça bem mais barulho.
    Também ele já veio aqui a casa por umas duas vezes, embora durante o dia nem se atreva, era o que mais me faltava. Ele reconhece que os nossos apartamentos são mal isolados, que quer que eu faça? Não dou festas, não tenho TV ou musica com o volume elevado, mas habito a casa e tenho uma criança, também eu ouço barulhos de outros apartamentos, mas habituei-me e não me sinto no direito de dizer aos meus vizinhos que não façam os barulhos normais de quem habita uma casa.
  6.  # 7

    Caro/a macal, acho que aqui não se aplica esse artigo, isso é mais para ruídos intensos, tipo berbequins, obras na rua...

    Caro/a AndLemos, fico feliz de ser o único, acho ridículo estas pessoas fazerem estas figuras, por acaso já me perguntei como seria se tivesse um bebé. A minha vizinha da frente tem uma, que passa a vida a fazer barulho e nunca lhe disse nada...
    Estas atitudes devem ser típicas de pessoas infelizes...
  7.  # 8

    «Estas atitudes devem ser típicas de pessoas infelizes.»... ou que não têm mais nada que fazer!
  8.  # 9

    Colocado por: Luis K. W.«Estas atitudes devem ser típicas de pessoas infelizes.»... ou que não têm mais nada que fazer!


    Ou maluquinhas que ouvem coisas na cabeça, como também já tive conhecimento existirem.
    • RuiMC
    • 16 novembro 2009 editado

     # 10

    Não ligue, olhe eu tenho gémeos com 2 anos e como qualquer criança (e imagine logo dois ! e rapazes !) correm e gritam e o meu vizinho já veio 2 vezes bater-me à porta todo irritado, aos gritos (uma às 7h30 da manhã, quando me preparava para sair para ir para o trabalho e outras às 21h30) porque os meus filhos estavam a fazer barulho a andar e a correr (mas atenção que o mais tardar os meus filhos até às 21h30 estão na cama...nesse dia tinha me atrasado um pouco, porque tinha trabalhado até mais tarde)...e o mais engraçado é que ele tem 2 crianças e eu oiço-as até às 22h/22h30 a correr (e ele está por baixo de mim) mas nunca lhe disse nada porque são crianças..depois de ele ter ido lá bater a segunda vez, disse-lhe que ouvia e que não admitia que o meus filhos não pudessem correr às 21h30 e os deles pudessem até às 22h/22h30...isto para dizer o quê? todos temos telhados de vidro e como tal temos que ter paiência uns para os outros..
    • tts
    • 16 novembro 2009

     # 11

    Colocado por: RuiMCNão ligue, olhe eu tenho gémeos com 2 anos e como qualquer criança (e imagine logo dois ! e rapazes !) correm e gritam e o meu vizinho já veio 2 vezes bater-me à porta todo irritado, aos gritos (uma às 7h30 da manhã, quando me preparava para sair para ir para o trabalho e outras às 21h30) porque os meus filhos estavam a fazer barulho a andar e a correr (mas atenção que o mais tardar os meus filhos até às 21h30 estão na cama...nesse dia tinha me atrasado um pouco, porque tinha trabalhado até mais tarde)...e o mais engraçado é que ele tem 2 crianças e eu oiço-as até às 22h/22h30 a correr (e ele está por baixo de mim) mas nunca lhe disse nada porque são crianças..depois de ele ter ido lá bater a segunda vez, disse-lhe que ouvia e que não admitia que o meus filhos não pudessem correr às 21h30 e os deles pudessem até às 22h/22h30...isto para dizer o quê? todos temos telhados de vidro e como tal temos que ter paiência uns para os outros..


    PARABÉNS pelos gémeos, também eu tenho 1 casal com 17 meses :)
    Em relação aos barulhos, o meu vizinho de cima (é solteiro) é perito em ruídos. Ao sábado é impossível estar sossegada a ver TV na sala pois junta-se com amigos a jogar PS e até saltos dão.
    Antes era discussões atrás de discussões com a namorada, a altas horas da noite, acompanhadas com o "destruir de objectos", falei com ele...acalmou, agora estou à espera de oportunidade para lhe falar dos barulhos com os amigos. Por acaso é compreensivo e sempre que me queixo, pede desculpa e melhora.
    Entretanto a minha vizinha do lado tem uma filha com 3 anos, a criança passa a vida a chorar, de dia e de noite. O pior é que o quarto dos meus bebés é mesmo ao lado e por vezes acordam (à tarde ou à noite) por causa da vizinha e sabem o que faço? Ouço e calo porque estamos a falar de crianças, hoje chora ela mas amanhã podem chorar os meus e eu não vou gostar que me venham bater à porta porque o meu filho A ou B não pára de chorar.
  9.  # 12

    a minha vizinha de baixo passa os dias a tocar piano. já falei com ela sobre esta situação, a resposta que me deu, é que tocar piano é algo que gosta de fazer e que não vai deixar de tocar só porque eu me sinto incomodado.
    o que acham de eu começar a jogar basket no meu apartamento?
  10.  # 13

    Sou uma pessoa muito pacífica e não gosto mesmo nada de confusões, nem que alguém se sinta incomodado com o meu barulho ou que me chamem a atenção pelo mesmo, e acabo por ficar também eu um pouco incomodada com esta situação, passo a vida a mandar o meu filhote "falar" mais baixo ou fazer menos barulho...
    Acredito que ao meu vizinho o barulho lhe cause mais incomodo que a outras pessoas, é o unico no predio que meteu uma janela extra por fora do estore, mas por outro lado não considero que faça barulho, apenas o normal de uma casa habitada e com uma criança. Veio a minha casa duas vezes, numa das vezes disse que a voz do meu marido era "grave", só se ele usar uns baloezinhos de hélio...
    • naar
    • 16 novembro 2009

     # 14

    Colocado por: words_vs_paina minha vizinha de baixo passa os dias a tocar piano. já falei com ela sobre esta situação, a resposta que me deu, é que tocar piano é algo que gosta de fazer e que não vai deixar de tocar só porque eu me sinto incomodado.
    o que acham de eu começar a jogar basket no meu apartamento?


    Eu apostava no bowling :)
    • naar
    • 16 novembro 2009

     # 15

    Colocado por: AndLemosSou uma pessoa muito pacífica e não gosto mesmo nada de confusões, nem que alguém se sinta incomodado com o meu barulho ou que me chamem a atenção pelo mesmo, e acabo por ficar também eu um pouco incomodada com esta situação, passo a vida a mandar o meu filhote "falar" mais baixo ou fazer menos barulho...
    Acredito que ao meu vizinho o barulho lhe cause mais incomodo que a outras pessoas, é o unico no predio que meteu uma janela extra por fora do estore, mas por outro lado não considero que faça barulho, apenas o normal de uma casa habitada e com uma criança. Veio a minha casa duas vezes, numa das vezes disse que a voz do meu marido era "grave", só se ele usar uns baloezinhos de hélio...


    Tem é que fechar as janelas todas, senão ainda lhe foge o marido :) (tipo o, UP) lolol
  11.  # 16

    Colocado por: RuiMCNão ligue, olhe eu tenho gémeos com 2 anos e como qualquer criança (e imagine logo dois ! e rapazes !) correm e gritam e o meu vizinho já veio 2 vezes bater-me à porta todo irritado, aos gritos (uma às 7h30 da manhã, quando me preparava para sair para ir para o trabalho e outras às 21h30) porque os meus filhos estavam a fazer barulho a andar e a correr (mas atenção que o mais tardar os meus filhos até às 21h30 estão na cama...nesse dia tinha me atrasado um pouco, porque tinha trabalhado até mais tarde)...e o mais engraçado é que ele tem 2 crianças e eu oiço-as até às 22h/22h30 a correr (e ele está por baixo de mim) mas nunca lhe disse nada porque são crianças..depois de ele ter ido lá bater a segunda vez, disse-lhe que ouvia e que não admitia que o meus filhos não pudessem correr às 21h30 e os deles pudessem até às 22h/22h30...isto para dizer o quê? todos temos telhados de vidro e como tal temos que ter paiência uns para os outros..


    Boas

    DIga-me uma coisa acha correcto fazer barulho as 7:30 da manha?
    • srma
    • 16 novembro 2009

     # 17

    Fabiorafa

    Deixe-me só sugerir-lhe uma coisa, um cão a brincar com uma bola de ténis em chão de soalho por cima das nossas cabeças é dos sons mais irritantes que existem. O ressoar no chão é de levar uma pessoa à loucura, os meus vizinhos de cima também faziam a mesma coisa até lhes ter pedido - educadamente - para não darem a bola ao cão ou arranjarem uma que não fizesse barulho, o que eles fizeram e o assunto ficou resolvido.
    • srma
    • 16 novembro 2009

     # 18

    Em relação ao enquadramento legal, cá vai (retirado de http://escritosdispersos.blogs.sapo.pt/23973.html)


    RUÍDO DE VIZINHANÇA o ruído associado ao uso habitacional e às actividades que lhe são inerentes, produzido directamente por alguém ou por intermédio de outrem, por coisa à sua guarda ou animal colocado sob a sua responsabilidade, que, pela sua duração, repetição ou intensidade, seja susceptível de afectar a saúde pública ou a tranquilidade da vizinhança (cfr. artigo 3.º, alínea r), do Regulamento Geral do Ruído).

    As autoridades policiais podem ordenar ao produtor de ruído de vizinhança, produzido entre as 23 e as 7 horas, a adopção das medidas adequadas para fazer cessar imediatamente a incomodidade. (cfr. artigo 24.º, n.º 1, do Regulamento Geral do Ruído).

    As autoridades policiais podem fixar ao produtor de ruído de vizinhança produzido entre as 7 e as 23 horas um prazo para fazer cessar a incomodidade. (cfr. artigo 24.º, n.º 2, do Regulamento Geral do Ruído).

    Relativamente a ruído de vizinhança, a fiscalização do cumprimento das normas previstas no Regulamento Geral do Ruído compete às autoridades policiais. (cfr. artigo 26.º, alínea f), do Regulamento Geral do Ruído)

    O não cumprimento da ordem de cessação imediata da incomodidade emitida pela autoridade policial ao produtor de ruído de vizinhança, produzido entre as 23 e as 7 horas, constitui contra-ordenação ambiental leve (cfr. artigo 28.º, alínea h), do Regulamento Geral do Ruído).

    O não cumprimento pelo produtor de ruído de vizinhança produzido entre as 7 e as 23 horas do prazo fixado pelas autoridades policiais para fazer cessar a incomodidade, constitui contra-ordenação ambiental leve (cfr. artigo 28.º, alínea i), do Regulamento Geral do Ruído).

    A entidade competente para aplicação da coima pode proceder a apreensões cautelares e aplicar as sanções acessórias que se mostrem adequadas, nos termos do disposto na Lei n.º 50/2006, de 29 de Agosto. (cfr. artigo 29.º do Regulamento Geral do Ruído).

    Compete à respectiva câmara municipal o processamento das contra-ordenações e a aplicação das coimas e sanções acessórias em matéria de ruído de vizinhança. (cfr. artigo 30.º, n.º 2, do Regulamento Geral do Ruído).

    Às contra-ordenações leves correspondem as seguintes coimas:

    a) Se praticadas por pessoas singulares, de Euros: 500 € a 2500 € em caso de negligência e de Euros: 1500 € a 5000 € em caso de dolo; (cfr. artigo 22.º, n.º 2, alínea a), da Lei n.º 50/2006, de 29 de Agosto).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  12.  # 19

    Colocado por: srmaFabiorafa

    Deixe-me só sugerir-lhe uma coisa, um cão a brincar com uma bola de ténis em chão de soalho por cima das nossas cabeças é dos sons mais irritantes que existem. O ressoar no chão é de levar uma pessoa à loucura, os meus vizinhos de cima também faziam a mesma coisa até lhes ter pedido - educadamente - para não darem a bola ao cão ou arranjarem uma que não fizesse barulho, o que eles fizeram e o assunto ficou resolvido.


    O chão não é de soalho, é um chão de mosaico perfeitamente normal, e o cão brinca num tapete...ás vezes a bola salta.

    Cumprimentos
    • srma
    • 16 novembro 2009

     # 20

    Colocado por: fabiorafa
    Colocado por: srmaFabiorafa

    Deixe-me só sugerir-lhe uma coisa, um cão a brincar com uma bola de ténis em chão de soalho por cima das nossas cabeças é dos sons mais irritantes que existem. O ressoar no chão é de levar uma pessoa à loucura, os meus vizinhos de cima também faziam a mesma coisa até lhes ter pedido - educadamente - para não darem a bola ao cão ou arranjarem uma que não fizesse barulho, o que eles fizeram e o assunto ficou resolvido.


    O chão não é de soalho, é um chão de mosaico perfeitamente normal, e o cão brinca num tapete...ás vezes a bola salta.

    Cumprimentos

    Se é de mosaico ainda pior, eu só lhe estava a dizer que esse barulho - comigo pelo menos - é extremamente incomodo, mas se vc acha que é mais adequado manter o cão a brincar com a bola ao invés de não incomodar o seu vizinho com o som, está na sua opção!
 
0.0228 seg. NEW