Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 381

Colocado por: mafgodDo que me recordo, o ofício veio em seguimento do meu pedido da licença de utilização e sem nenhuma outra razão que não a de dar seguimento ao pedido.

Artº 64 do RJUE:
    "2 — O presidente da câmara municipal, oficiosamente
    ou a requerimento do gestor do procedimento e no prazo
    previsto no número anterior, determina a realização de
    vistoria, a efectuar nos termos do artigo seguinte, quando
    se verifique alguma das seguintes situações:

a) O pedido de autorização de utilização não estar instruído
    com os termos de responsabilidade previstos no
    artigo anterior;
    b) Existirem indícios sérios, nomeadamente com base
    nos elementos constantes do processo ou do livro de obra,
    a concretizar no despacho que determina a vistoria, de que
    a obra se encontra em desconformidade com o respectivo
    projecto ou condições estabelecidas;"

Ou seja, no seu caso não deveria ter sido feita a vistoria.

Artº 64 do RJUE:
    2 — A vistoria é efectuada por uma comissão composta,
    no mínimo, por três técnicos, a designar pela câmara municipal,
    dos quais pelo menos dois devem ter habilitação legal
    para ser autor de projecto,

Mais uma grande ilegalidade. Vai apenas um que é mais propicio à corrupção.

Desculpe lá o interrogatório, mas pretendia saber apenas como é que as coisas funcionam nas câmaras municipais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  2.  # 382

Colocado por: PicaretaDesculpe lá o interrogatório, mas pretendia saber apenas como é que as coisas funcionam nas câmaras municipais.
    Ok no problema.. o que me disseram era que agora a câmara ia passar a validar/fiscalizar todas as obras.
    Se é verdade ou não, também não sei.
    Posso é ver lá em casa o que diz o ofício.

Concordo que, indo apenas um fiscal vistoriar/fiscalizar a construção, é mais fácil o eventual choradinho do deixa passar e tal.
    No meu caso estando tudo ok, nem era preciso lá ir um.

O que poderá ter acontecido é, como pedi um prolongamento do prazo de construção e este ter entretanto terminado, recebi um oficio em que diziam que iam à obra ver o estado da mesma.
    Como foi na altura em que finalmente recebi o certificado energético para instruir o pedido de licença de utilização, fiz logo o pedido.
    Assim, a ida deles lá ficou sem efeito por essa razão e agendaram, penso que para duas semanas seguintes, outra ou a na volta a mesma para validar/fiscalizar a obra.
    • mafgod
    • 19 setembro 2014 editado

# 383

Mais uma actualização...

Durante a semana desloquei-me a uma agência da CGD para levantar o impresso precatório cheque para a câmara preencher para eu depois poder levantar a caução.
    Custo, 5,35€!

E hoje, aproveitei o dia para a parte burocrática:

1. Ida à câmara com o tal impresso precatório para que esta seja preenchido. Aguardar por um contacto telefónico ou email para ir levantar o impresso preenchido para, finalmente poder levantar a caução!

2. Ida às finanças com o Modelo 1 (0,80€) que em conjunto com o alvará de utilização rectificar as áreas para efeito de IMI da parte urbana e rústica. Aguardar em casa pela avaliação dos prédios para efeitos de IMI. Medo! :-)

3. Ida à conservatória do registo predial com os impressos recebidos das finanças para registar o prédio e as alterações da parte rústica (60€!) Aguardar pelo envio da senha na próxima semana para se poder imprimir a caderneta predial.

4. Ida à BeWater com o impresso recebido das finanças e com o alvará de utilização para mudar o tipo de facturação do contador de obras para habitacional. Era necessário o impresso das finanças (!)

E prontos, casa finalmente legalizada em todas as entidades!
  3.  # 384

Colocado por: mafgodE ao fim de quase dois anos há novidades! :-)

As contas finais, apresentarei mais tarde... mas podem começar a dar palpites:
    - ~70m muro em bloco com pilares 1,2m de altura branco
    - ~30m muro em blocos com pilares 2m de altura rebocado grosseiramente
    - ~20m x 4m muro em betão armado
    - ~200m^2 em pavê com lancil
    - ~100m^2 de alpendre e passeios
    - ~260m^2 R/C
    - ~210m^2 Cave sendo ~100 sem acesso
    - telhado em telha
    - caixilhos PVC com vidros duplos
    - estores eléctricos
    - 5WCs completos
    - piso flutuante e mosaico
    - ...

@FD/Admin, seria possível dar-em permissão para editar estemeu comentário?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FD,two-rok,Picareta

Eu aposto em 275 000 euros o total :)
  4.  # 385

Vamos a algumas números que o pessoal aqui, além de fotos, gosta é de números :-)

Contas por alto (valores aproximados e com os devidos impostos):

- 5.000€ Arquitecto: proj. Arquitectura, fiscalização, proj. HST, proj. águas, telas finais, acompanhamento da obra e apoio na câmara (entrega processos, ....)
    - 570€ Certificados: acústico e energético (ITED está incluído no custo do electricista, gás e telecomunicações não foi necessário)
    - 6.000€ Câmara: Alvará construção, papelada, telas finais, Alvará de utilização
    - 3.700€ Ramal da conduta da água e ligação ao contador
    - 550€ Ramal de electricidade

Portanto, e ainda sem entrar na construção propriamente dita, já lá vão quase 16.000€!

MATERIAIS:
    - 2.100€ Painel Solar TS BaxiRoca 300L apoio elétrico
    - 20.400€ 17 Portas interiores de madeira (2 com vidro e 3 de correr), 7 roupeiros, 19 tampas de estores, 14m móveis da cozinha, 3,2om^2 Pedra Quartz Arena 3cm com roda tampos e cinco móveis das ISs (construídas tendo em conta o desenho do DO)
    - 4.500€ Piso flutuante em cerca de 165m^2
    - 9.500€ 18 Caixilhos oscilo-batente em PVC schucko com vidro duplo 16-6-14, 3 portas de entrada em PVC
    - 2.450€ 18 estores Aluminio RAL 7016 com motorização elétrica + 2 estores manuais com fechadura
    - 1.250€ Portão garagem DITEC RAL 7016 3,50x2,20 com 3 emissores e células
    - 2.350€ Portão alumínio com automotismo e células + portão do homem
    - 2.150€ 27m gradeamento em aluminio RAL 7016 com vidro
    - 1.500€ Corrimão escadas interior em Inox e vidro + escadas em ferro exterior + resguardo duche 1,20x1,90x10mm
    - 4.700€ Loiça Sanitária para 5 ISS sendo 4 suspensa + torneiras + poliban (5 sanitas/autoclismo, 4 bidés, 1 banheira, 4 poliban, 5 lavatórios, porta rolos...)
    - 10.200€ 200 m^2 Pavimentos exterior, 220m^2 Pav. interior e azulejos na cave, 160m^2 Pav. interior R/C e azulejos
    - 2.400€ electrodomésticos (exaustor, MLL, MLR, placa indução, frigorífico, forno)
    - 1.500€ outros (bomba para poço, vedação, escada para sotão basculante, prateleiras para a despensa....)

O que dá cerca de 65.000€ perfazendo um sub-total de quase 80.900€, e ainda falta a parte da construção...

CONSTRUÇÃO
    -220.000€ construção da casa, electricidade, canalização, esgotos (fossa), tectos falsos em toda a casa menos a garagem, passeios, pintura, pré-instalação de AC e gás, muros....

Ou seja, o valor total em números redondos: 300.000€

Para quem gosta do valor por m^2....
    - 215m^2 área bruta cave: ~90m^2 garagem, ~125m^2 em arrumos e IS
    - 260m^2 área bruta R/C
    -----------------------------------
    475m^2 Área bruta construção

Usando o custo total com a área total, dá cerca de 630€/m2.
    Se entrar apenas com a construção e materiais, dá cerca de 600€/m2
    Usando apenas o valor pago ao empreiteiro dá cerca de 460€/m2

E prontos, foram estes os valores mais euro menos euro.

Podia ter ficado por menos?
    Até podia, cortava um pouco aqui ou ali, mas não andaria longe do valor total.
    Tendo em conta que o terreno "obrigava" a ter cave, a vivenda tem cave e R/C, 3 suites tendo uma delas um closet wak-in, 5 ISS, 2 arrumos com acabamentos de quarto (faltando roupeiro), arrecadação com acabamentos iguais aos arrumos e preparada para futura cozinha; ou seja, basicamente é uma vivenda que daria para duas famílias habitarem (falta montar a cozinha e os roupeiros na cave) visto ter/estar preparada para 5 quartos e duas cozinhas; o valor final nunca iria ser muito diferente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgferr, two-rok, Palmix
  5.  # 386

Obrigada pela descrição e pelas continhas...é bom ter um termo de comparação mesmo quando já se construiu, como é o meu caso. Afinal não foi má ideia ter feito a casa "chave na mão"...
  6.  # 387

Colocado por: becasAfinal não foi má ideia ter feito a casa "chave na mão"...
    Não percebi se o comentário era para mim ou um desabafo para si :-)

Seja como for, no meu caso foi misto... ou seja, no meu comentário, a rubrica materiais foi tratada e paga diretamente por mim aos fornecedores/instaladores.
    E foi porque, ou eu consegui valores mais em conta do que os dados pelo empreiteiro ou já os tinha contactado antes da escolha do empreiteiro e os valores eram mais em conta.
    Esta situação foi desde o primeiro dia acordada com o empreiteiro.
    E continuo a dizer que é o melhor dos dois mundos :-)
  7.  # 388

E fotos do produto final?
  8.  # 389

Aqui vai uma foto após a construção.
    O que falta fazer, é um tanque de apoio à rega....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisPereira
      IMG_20121014_094535-PANO.jpg
  9.  # 390

300.000... os valores de construção estão demasiado elevados para a minha aljibeira.

Pelo que vejo na fotografia a moradia tem uma traça simples e não é nenhum mamarracho. Se não tivesse cave você tem menor idéia de quanto poderia ficar (apenas uma curiosidade).

A moradia que pretendo construir será bem mais pequena, mas só o dinheiro gasto em "papelada" é horrorizante.
  10.  # 391

Há preço para todos os gostos, para algibeiras que não têm capacidade para aguentar faz-se por menos de metade como eu ;)
  11.  # 392

Colocado por: Rodri12Há preço para todos os gostos, para algibeiras que não têm capacidade para aguentar faz-se por menos de metade como eu ;)

com as mesmas áreas?
  12.  # 393

Colocado por: sergyio

com as mesmas áreas?

Claro que não... a minha tem cerca de 205m2, cerca de 585€/m2

Editado: O que quis dizer com o post acima, é que se não se pode pagar tanto faz-se à medida do que se pode.
    Concordam com este comentário: Diogo camarão
  13.  # 394

Colocado por: Rodri12

Claro que não... a minha tem cerca de 205m2, cerca de 585€/m2

ok
    •  
      Tyrande
    • 25 setembro 2014 editado

# 395

Errr...
    Não me leve a mal... até porque gostos são gostos..
    E até pode ser por causa da foto não ter sido tirada do melhor ângulo, ou talvez por não podermos ver como ficou o interior.
    Mas, por 300mil euros... acho um pouquinho...feia :(

De qualquer forma, obrigado pelos posts detalhados :)
  14.  # 396

Colocado por: TyrandeErrr...
    Não me leve a mal... até porque gostos são gostos..
    E até pode ser por causa da foto não ter sido tirada do melhor ângulo, ou talvez por não podermos ver como ficou o interior.
    Mas, por 300mil euros... acho um pouquinho...feia :(

De qualquer forma, obrigado pelos posts detalhados :)

o feio ou bonito não significa caro ou barato!!! :)

a foto pode não ajudar... tanto porque que nem a cave se vê...
  15.  # 397

O ser bonito ou feio é muito sujectivo, até porque a moradia em questão é algo parecida com muito do que se vê em Mafra. Prefiro isto aquelas moradias pseudo-modernas.

Se fosse um terreno mais plano de certeza que os custos seriam menores.
    •  
      Tyrande
    • 25 setembro 2014 editado

# 398

Colocado por: sergyio

o feio ou bonito não significa caro ou barato!!! :)

a foto pode não ajudar... tanto porque que nem a cave se vê...

Digo isto partindo do pressuposto de quanto mais €€€ dísponivel, mais liberdades tem na construção de adicionar detalhes..daqueles que nos fazem parar e ficar a olhar de boca aberta.

Ponhamos desta forma: se eu fosse a andar em Mafra por aquela rua (e novamente, sem ver interiores, que devem ter absorvido uma grande parte daqueles 300mil) e visse essa casa... nunca diria que era uma casa de 300mil euros, percebe?

Há casas que a gente passa na frente e babamo-nos todos... esta não seria uma.
    Mas lá esta, gostos são gostos :) quem tem de gostar é quem construiu e vai viver nela :)
    E novamente, pode ser só uma foto menos conseguida...
  16.  # 399

Os gostos são subjectivos e foi de encontro aos gostos do DO. :-)
    A foto pode não ser a melhor visto ter sido das traseiras e em modo panorâmico.

Colocado por: TyrandeHá casas que a gente passa na frente e babamo-nos todos... esta não seria uma.
    Ainda bem... low profile é o que se pretendeu.

Foi cara? Bem, barata não foi.
    Contudo, o preço da construção com o terreno, tendo em conta o que existe nas redondezas já feito, está na média.
    Se entrar em conta com o terreno que tem e de não ser geminada, até está abaixo.
    Se alguém disser que conseguia fazer por menos, é dizer :-) para mim já não vai a tempo mas sempre pode ajudar a quem ainda vai construir .

Durante a procura de orçamentos, tive propostas desde 350.000€ até 490.000€ + IVA!
    Portanto, se consegui por 300.000€ com a parte burocrática e electrodomésticos.... acho que até foi bom o preço :-)

Se o terreno fosse plano, logo sem cave nem muros de suporte, e só com o RC, a casa teria ficado por uns 200.000€.

Contudo, as mais valias da casa para mim é:
    - ser discreta
    - poder fazer tudo no RC sem ter de subir escadas (posso ir do RC para a cave de cadeiras de rodas por exemplo)
    - no futuro, poder aproveitar a cave para habitação
    - closet walk-in
    - 3 suites
    - prateleiras em gesso cartonado no escritório, sala e quartos
    - tectos falsos com isolamento em todas as divisões
    - poço com ligação ás sanitas e rega
    - áreas nem demasiado grandes nem demasiado pequenas (sinto-me à vontade dentro da casa)
    - todas as paredes recebem sol (desde que ele espreite :-) )
    - alpendre com forno e barbeque
    - páteo frente ao alpendre
    - área de terreno para cultivo (legumes, aromáticas, árvores...)
    Concordam com este comentário: two-rok, damned
  17.  # 400

Colocado por: Tyrandesem ver interiores, que devem ter absorvido uma grande parte daqueles 300mil
    Só em materiais pagos por mim e burocracia foram "apenas" quase 100.000€ :-)

0.1022 seg. NEW