Colocado por: SasapoNão sou perito no assunto mas acho que falta aí barreira para vapor. Tenho também ideia que construções deste tipo deveriam usar sempre que possível sistema de fachada ventilada.
Pode divulgar que empresa escolheu?
Boa sorte com a empreitada.
Colocado por: MrRCobertura (Cima para baixo);
Godo rolado;
Geotêxtil;
EPDM 1,2mm;
Geotêxtil;
XPS 100mm(50mm + 50mm) com pendente;
Placa cimentícia 15mm;
LSF 200mm e 250mm;
Isolamento em lã mineral de 200mm de espessura (100mm+100mm);
Estrutura e placa de gesso cartonado.
Colocado por: MrR
A barreira para vapor é aquilo que ainda não consegui perceber se faz ou não sentido, "uns" dizem que sim, outros dizem que não.
Até já questionei quem a vende e também não me disse se devo ou não a meter. A empresa que monta o LSF nunca aplicou e tem varias moradias feitas, não quer isto dizer que o esteja a fazer da melhor maneira.
Infelizmente não tenho o melhor engenheiro e não concordo com muitas coisas demasiado "copy paste" de outros projetos por isso estou aberto a opiniões construtivas de quem as queira dar.
Relativamente a empresa eu não adjudiquei chave na mão, por isso tenho varias empresas que iram trabalhar comigo.
Colocado por: ricardo.rodrigues
Qual a densidade prevista para esses 20 cm de Lã Mineral? Isso é de uma dificuldade significativa para aplicar duas camadas em cima de um teto falso.
Não terá cargas pontuais na cobertura (tipo ar aparelhos de ar condicionado, ou lastros para fixação de painéis solares? Que placas cimentícias de 15mm tem aí para suportar essas cargas?
Que isolamento térmico tem na lage sobre o desvão?
Colocado por: ricardo.rodriguesJá agora, paredes com 280mm de isolamento térmico e cobertura com 300mm de isolamento térmico, quanto é que isso resultou de resistência térmica no cálculo da envolvente opaca?
Parece um pouco exagerado (para um clima Português).
Colocado por: Sasapo
O lsf não corre o risco de apodrecer devido à humidade nas paredes, mas há esse risco, sem a barreira, o ar com humidade do interior passar pelo isolamento térmico e condensar, ainda pior quando tem capoto pelo exterior. Se fosse fachada ventilada pelo menos ajudaria a secar a condensação. Uma barreira para vapor "inteligente" é o ideal para o nosso clima (segundo li).
Colocado por: marco1portanto vai ter Etics ( eps) com fixação mecanica, placa cimeticia agarrada ao Lsf, é isto?
não estou a ver onde entra a tal tela para vapor.
e por dentro é o quê? gesso cartonado?
Colocado por: MrR
Já muito pesquisei, já muito perguntei, já muito telefonei e ninguém me dá uma resposta concreta relativamente a barreira para vapor. Toda a gente diz que faz sentido tecnicamente, mas será que o nosso clima (zona norte litoral) a faz realmente ser imprescindível a sua aplicação?
A mim faz-me confusão estar a aplicar a tela para vapor entre os perfis de LSF e as placas cimenticias e logo a seguir aplicar o EPS com fixação mecânica e furar a tela toda com parafusos.
Nesta questão agradeço comentários construtivos já que no fórum não há grande informação sobre telas para vapor.
Colocado por: MrRCaso leve a barreira para vapor está ficaria entre o LSF e a placa Cimenticia.
Colocado por: jorgealvesé obrigatória e imprescindível uma barreira para-vapor que deve ser aplicada entre o LSF e as placas cimenticias
Colocado por: SasapoAplicar etics dessa forma é um erro enorme.
Colocado por: marco1
pode explicar
Colocado por: marco1num pano de alvenaria (pode ser tijolo ou bloco termico) não tem o mesmo problema?
Colocado por: marco1será que está a dizer que qualquer construção em LSF não devia levar ETICs mas sim só fachada ventilada?
Colocado por: jorgealvesé obrigatória e imprescindível uma barreira para-vapor que deve ser aplicada entre o LSF e as placas cimenticias
Colocado por: marco1concluindo, está no fundo a dizer que os tugas inventaram o etics sobre construção LSF? e erradamente?
Colocado por: marco1ou como atras até preconizou, que desde que haja barreira para vapor apos o "pladur" no interior, já fica bem o ETICs?
Colocado por: ricardo.rodriguesde melhor qualidade e permeabilidade, em Lã de Rocha, talvez 10cm
Colocado por: Sasapobarramento impermeável