Iniciar sessão ou registar-se
    • MrR
    • 17 agosto 2022

     # 41

    Colocado por: SasapoNão sou perito no assunto mas acho que falta aí barreira para vapor. Tenho também ideia que construções deste tipo deveriam usar sempre que possível sistema de fachada ventilada.
    Pode divulgar que empresa escolheu?
    Boa sorte com a empreitada.


    A barreira para vapor é aquilo que ainda não consegui perceber se faz ou não sentido, "uns" dizem que sim, outros dizem que não.
    Até já questionei quem a vende e também não me disse se devo ou não a meter. A empresa que monta o LSF nunca aplicou e tem varias moradias feitas, não quer isto dizer que o esteja a fazer da melhor maneira.
    Infelizmente não tenho o melhor engenheiro e não concordo com muitas coisas demasiado "copy paste" de outros projetos por isso estou aberto a opiniões construtivas de quem as queira dar.

    Relativamente a empresa eu não adjudiquei chave na mão, por isso tenho varias empresas que iram trabalhar comigo.
  1.  # 42

    Colocado por: MrRCobertura (Cima para baixo);
    Godo rolado;
    Geotêxtil;
    EPDM 1,2mm;
    Geotêxtil;
    XPS 100mm(50mm + 50mm) com pendente;
    Placa cimentícia 15mm;
    LSF 200mm e 250mm;
    Isolamento em lã mineral de 200mm de espessura (100mm+100mm);
    Estrutura e placa de gesso cartonado.


    Qual a densidade prevista para esses 20 cm de Lã Mineral? Isso é de uma dificuldade significativa para aplicar duas camadas em cima de um teto falso.

    Não terá cargas pontuais na cobertura (tipo ar aparelhos de ar condicionado, ou lastros para fixação de painéis solares? Que placas cimentícias de 15mm tem aí para suportar essas cargas?

    Que isolamento térmico tem na lage sobre o desvão?
  2.  # 43

    Já agora, paredes com 280mm de isolamento térmico e cobertura com 300mm de isolamento térmico, quanto é que isso resultou de resistência térmica no cálculo da envolvente opaca?

    Parece um pouco exagerado (para um clima Português).
    Concordam com este comentário: jorgealves
  3.  # 44

    Colocado por: MrR

    A barreira para vapor é aquilo que ainda não consegui perceber se faz ou não sentido, "uns" dizem que sim, outros dizem que não.
    Até já questionei quem a vende e também não me disse se devo ou não a meter. A empresa que monta o LSF nunca aplicou e tem varias moradias feitas, não quer isto dizer que o esteja a fazer da melhor maneira.
    Infelizmente não tenho o melhor engenheiro e não concordo com muitas coisas demasiado "copy paste" de outros projetos por isso estou aberto a opiniões construtivas de quem as queira dar.

    Relativamente a empresa eu não adjudiquei chave na mão, por isso tenho varias empresas que iram trabalhar comigo.

    O lsf não corre o risco de apodrecer devido à humidade nas paredes, mas há esse risco, sem a barreira, o ar com humidade do interior passar pelo isolamento térmico e condensar, ainda pior quando tem capoto pelo exterior. Se fosse fachada ventilada pelo menos ajudaria a secar a condensação. Uma barreira para vapor "inteligente" é o ideal para o nosso clima (segundo li).
    • MrR
    • 22 setembro 2022

     # 45

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Qual a densidade prevista para esses 20 cm de Lã Mineral? Isso é de uma dificuldade significativa para aplicar duas camadas em cima de um teto falso.

    Não terá cargas pontuais na cobertura (tipo ar aparelhos de ar condicionado, ou lastros para fixação de painéis solares? Que placas cimentícias de 15mm tem aí para suportar essas cargas?

    Que isolamento térmico tem na lage sobre o desvão?


    A lã mineral é a Volcalis Confort 100mm painel + Volcalis Alpha C/papel 100mm painel. A lã mineral fica entre os perfis de LSF.
    Existe ainda uma caixa de ar entre a lã mineral/perfis de 250mm até ao gesso cartonado, que será por ai que andara tubagem elétricas, VMC e canalizações.

    Relativamente a cargas pontuais apenas estão previstos painéis fotovoltaicos. É de facto pouco os 15mm de espessura, mas infelizmente a marca da placa cimentícia não tem nenhum modelo de 18/20mm, máximo é mesmo 15mm. Para precaver problemas foi feito reforço dos perfis na área onde está previsto cargas.

    Sobre o desvão está previsto XPS de 50mm + placa de 40mm do piso radiante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
    • MrR
    • 22 setembro 2022

     # 46

    Colocado por: ricardo.rodriguesJá agora, paredes com 280mm de isolamento térmico e cobertura com 300mm de isolamento térmico, quanto é que isso resultou de resistência térmica no cálculo da envolvente opaca?

    Parece um pouco exagerado (para um clima Português).
    Concordam com este comentário:jorgealves


    Cálculos não tenho, mas pessoalmente fui eu que escolhi assim. Os 200mm de lã mineral em todas as paredes é quase "um normal" em casas de LSF quando a parede o permite, o restante XPS+EPS foi eu que decidi, simplesmente porque acho que devo ter um bom isolamento.
    • MrR
    • 22 setembro 2022

     # 47

    Colocado por: Sasapo
    O lsf não corre o risco de apodrecer devido à humidade nas paredes, mas há esse risco, sem a barreira, o ar com humidade do interior passar pelo isolamento térmico e condensar, ainda pior quando tem capoto pelo exterior. Se fosse fachada ventilada pelo menos ajudaria a secar a condensação. Uma barreira para vapor "inteligente" é o ideal para o nosso clima (segundo li).


    Já muito pesquisei, já muito perguntei, já muito telefonei e ninguém me dá uma resposta concreta relativamente a barreira para vapor. Toda a gente diz que faz sentido tecnicamente, mas será que o nosso clima (zona norte litoral) a faz realmente ser imprescindível a sua aplicação?
    A mim faz-me confusão estar a aplicar a tela para vapor entre os perfis de LSF e as placas cimenticias e logo a seguir aplicar o EPS com fixação mecânica e furar a tela toda com parafusos.
    Nesta questão agradeço comentários construtivos já que no fórum não há grande informação sobre telas para vapor.
  4.  # 48

    portanto vai ter Etics ( eps) com fixação mecanica, placa cimeticia agarrada ao Lsf, é isto?
    não estou a ver onde entra a tal tela para vapor.
    e por dentro é o quê? gesso cartonado?
    • MrR
    • 22 setembro 2022

     # 49

    Colocado por: marco1portanto vai ter Etics ( eps) com fixação mecanica, placa cimeticia agarrada ao Lsf, é isto?
    não estou a ver onde entra a tal tela para vapor.
    e por dentro é o quê? gesso cartonado?


    Está é a sequência projetada:
    Paredes exteriores (de fora para dentro):
    ETICS em EPS100 de 80mm;
    Placa cimentícia de 12.5mm;
    LSF de 200mm;
    Isolamento em lã mineral de 200mm de espessura (100mm+100mm) entre perfis de LSF;
    Dupla placa de gesso cartonado.

    Caso leve a barreira para vapor está ficaria entre o LSF e a placa Cimenticia.
  5.  # 50

    Colocado por: MrR

    Já muito pesquisei, já muito perguntei, já muito telefonei e ninguém me dá uma resposta concreta relativamente a barreira para vapor. Toda a gente diz que faz sentido tecnicamente, mas será que o nosso clima (zona norte litoral) a faz realmente ser imprescindível a sua aplicação?
    A mim faz-me confusão estar a aplicar a tela para vapor entre os perfis de LSF e as placas cimenticias e logo a seguir aplicar o EPS com fixação mecânica e furar a tela toda com parafusos.
    Nesta questão agradeço comentários construtivos já que no fórum não há grande informação sobre telas para vapor.

    Ninguém dá porque ninguém está habituado a projector nestes sistemas leves.



    Colocado por: MrRCaso leve a barreira para vapor está ficaria entre o LSF e a placa Cimenticia.

    O local correcto seria entre o pladur e o isolamento, para a humildade do interior da casa não chegar ao isolamento.
    Aplicar etics dessa forma é um erro enorme.
  6.  # 51

    é obrigatória e imprescindível uma barreira para-vapor que deve ser aplicada entre o LSF e as placas cimenticias
  7.  # 52

    Colocado por: jorgealvesé obrigatória e imprescindível uma barreira para-vapor que deve ser aplicada entre o LSF e as placas cimenticias

    Qual a função dela do lado exterior do isolamento?
  8.  # 53

    Colocado por: SasapoAplicar etics dessa forma é um erro enorme.


    pode explicar
  9.  # 54

    Colocado por: marco1

    pode explicar

    Construção leve (isolamento entre montantes) parte do princípio que a camada exterior da fachada é ventilada para poder secar qualquer humidade gerada no isolamento. Como já referi anteriormente, sendo lsf não é tão crítico mas poderá está humidade não secando para p exterior, manifestar-se no interior
  10.  # 55

    Sasapo

    desculpe continuo a não entender. então no caso de ETic num pano de alvenaria (pode ser tijolo ou bloco termico) não tem o mesmo problema?
    por outro lado, o sistema referido preconiza EPS que é diferente como sabe do XPS em relação às condensações.
    será que está a dizer que qualquer construção em LSF não devia levar ETICs mas sim só fachada ventilada?
    • Sasapo
    • 22 setembro 2022 editado

     # 56

    Colocado por: marco1num pano de alvenaria (pode ser tijolo ou bloco termico) não tem o mesmo problema?

    Num pano de alvenaria não tem isolamento no sei interior.
    Numa parede dupla por exemplo, usava-se caixa de ar por causa disso, agora já não se usa, não sei se deixou de ser problema ou de simplesmente é mais fácil não fazer, no entanto, numa alvenaria a humidade faz menos estragos que no gesso cartonado fixo ao lsf.


    Colocado por: marco1será que está a dizer que qualquer construção em LSF não devia levar ETICs mas sim só fachada ventilada?

    Lsf woodframe, CLT e afins.
  11.  # 57

    ok concluindo, está no fundo a dizer que os tugas inventaram o etics sobre construção LSF? e erradamente?

    ou como atras até preconizou, que desde que haja barreira para vapor apos o "pladur" no interior, já fica bem o ETICs?
  12.  # 58

    Colocado por: jorgealvesé obrigatória e imprescindível uma barreira para-vapor que deve ser aplicada entre o LSF e as placas cimenticias


    Não sei se é obrigatória e imprescindível, mas, quase de certeza, que a questão fica contornada, se não colocar isolamento térmico entre os montantes.


    No meu entender, só porque é construção a seco, não significa que tenhamos que aplicar isolamento térmico entre montantes.

    Esta solução tem Etics de EPS e ainda mais 20cm de LM... mais vale meter um etics mais espesso, de melhor qualidade e permeabilidade, em Lã de Rocha, talvez 10cm ou 12cm, que fica muito melhor servido (e ainda fica mais barato).
    Assim, o ponto de condensação fica empurrado para o "exterior", para as placas de suporte ao ETICS.
  13.  # 59

    Colocado por: marco1concluindo, está no fundo a dizer que os tugas inventaram o etics sobre construção LSF? e erradamente?

    Estou a dizer o que li sobre o assunto, o marco1 sendo arquitecto é que poderá ilucidar mais sobre a problemática.



    Colocado por: marco1ou como atras até preconizou, que desde que haja barreira para vapor apos o "pladur" no interior, já fica bem o ETICs?

    A bpv diminui a transmissão de vapor mas não elimina por completo.



    Colocado por: ricardo.rodriguesde melhor qualidade e permeabilidade, em Lã de Rocha, talvez 10cm

    Não adianta ser permeável se a seguir lhe mete um barramento impermeável (como tem de ser) em cima.
  14.  # 60

    Colocado por: Sasapobarramento impermeável

    Os barramentos são impermeáveis à água em estado líquido, não ao vapor de água (que é o que interessa para este particular).
 
0.0364 seg. NEW