Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: zedasilva
    Eu diria que é aquela que os projetistas estão habituados a trabalhar e aquela que os empreiteiros não estranham.
    ora bem .. tb ha muitos empreiteiros que nao seguem os projectos porque nao lhes dá jeito... e o que é..
  2.  # 42

    Colocado por: antonylemostb ha muitos empreiteiros que nao seguem os projectos porque nao lhes dá jeito...

    Verdade, mas só porque a fiscalização das obras ainda é aquilo que todos sabemos.
    No final, o enrrabu é sempre o mesmo.
    Concordam com este comentário: antonylemos, snob
  3.  # 43

    Um à parte.

    Fartam-se de recomendar por aqui a construção "tradicional" em Betão e alvenaria de tijolos (vs outros tipos de construção), porque assim é mais barata porque já todos os empreiteiros sabem fazer e mais que tal.

    Mas depois vamos lendo em detalhe e é só erros construtivos e opções/soluções incompletas ou inadequadas de todo, a começar pelos próprios projetistas e projetos, mesmo nos casos de construção "tradicional".

    Até há os erros habituais!

    Isto é de uma irresponsabilidade/impunidade e falta de brio profissional tremendas.

    O setor está todo inquinado!


    Colocado por: zedasilvaNo final, o enrrabu é sempre o mesmo.
    Concordam com este comentário: gil.alves
  4.  # 44

    Colocado por: ricardo.rodriguesIsto é de uma irresponsabilidade/impunidade e falta de brio profissional tremendas.

    É!
    Com a agravante que raramente os prevaricadores são responsabilizados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mica
  5.  # 45

    Colocado por: ricardo.rodriguesMas depois vamos lendo em detalhe e é só erros construtivos e opções/soluções incompletas ou inadequadas de todo
    tens razão... agora se é assim com a construção habitual (nao gosto de chamar tradicional, pois de tradicional não tem mesmo nada) imagina com a construção alternativa.. já aparecem aqui alguns projectos desses e na maioria igualmente repleta de erros.

    Colocado por: ricardo.rodriguesFartam-se de recomendar por aqui a construção "tradicional"
    não diria recomendar antes que o pessoal vem com uma ideia errada de que a construção alternativa é mais barata, LSF, woodframing.. etc) e não é. se procuram o mais barato, o mais barato é mesmo essa

    Colocado por: ricardo.rodriguesMas depois vamos lendo em detalhe e é só erros construtivos e opções/soluções incompletas ou inadequadas de todo
    têm o que compraram. enquanto se procurar profissionais apenas com base nos preços da papelada será sempre assim seja neste tipo de construção ou noutra qq.

    Colocado por: ricardo.rodriguesIsto é de uma irresponsabilidade/impunidade e falta de brio profissional tremendas.
    vamos ser realista numa coisa. O projecto de licenciamnto jamais devia ser o suficiente para executar uma obra. não tem qq valor nesse sentido. imaginas como seria se um fabricante de automóveis executasse o fabrico de um carro apenas com base num desenho à escala 1:100 e um corte tipo a 1:10 por um dos lados?

    um corte tipo de fachada nao substitui um bom projecto. e um bom projecto nao se faz pelos preços que se praticam na maioria dos casos que cá aparecem pelo forum. para culmatar o problema.. os DO querem projectos rápidos (nem que sejam projectos de gaveta) e técnicos que têm 'conhecimentos' dentro das CM.. Nao procuram técnicos competentes que demoram a estudar os problemas construtivos
    Concordam com este comentário: fredcunha, ricardo.rodrigues
  6.  # 46

    Colocado por: antonylemosNao procuram técnicos competentes que demoram a estudar os problemas construtivos


    Bem, eu pelo menos estou a tentar. Só depois, com os projetos é que poderei avaliar. Por enquanto vou fazendo perguntas e sugerindo pequenos pormenores disto e daquilo, como vou interpretando no fórum.

    Se não fosse o fórum estava às escuras.
    Concordam com este comentário: snob, antonylemos
    • snob
    • 9 fevereiro 2021

     # 47

    Se os técnicos tivessem uma placa na testa a dizer "competente" ou "incompetente" era mais fácil. O caro não é sinónimo de competência, nem o barato de inconpetencia, julgo eu...
    Concordam com este comentário: RUIOLI, Pedro Barradas, jfsmoreira, ricardo.rodrigues
  7.  # 48

    Uma dúvida em relação ao ensoleiramento:

    É sempre necessário colocar massame sob o ensoleiramento? Por exemplo, não é possível fazer uma regularização com rachão seguido de brita/tout-venant, uma manta de bentonite e depois o ensoleiramento?
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  8.  # 49

    penso que basta um simples betão de limpeza por cima de enrocamento, claro que por tambem uma manta bentonitica a coisa fica mesmo selada.
  9.  # 50

    Colocado por: marco1penso que basta um simples betão de limpeza por cima de enrocamento, claro que por tambem uma manta bentonitica a coisa fica mesmo selada.


    A dúvida é mesmo se é necessário o betão de limpeza, erradamente falei em massame.
  10.  # 51

    é um trabalho muito mais limpo e fácil para impermeabilizar devidamente.
    e o custo é residual, 8-10eur/m2
    Concordam com este comentário: marco1
  11.  # 52

    penso que sim pois mesmo que não leve a manta benton.. a laje em si precisa de ser armada sobre um suporte algo mais regularizado que o tout venant, e no caso de por a manta ainda mais precisa de uma base mais regularizada.
    mas isto é a minha opinião baseado em algumas situações que acompanhei, penso que os engenheiros tem uma palavra importante nisto.
  12.  # 53

    Colocado por: RicardoPortoé um trabalho muito mais limpo e fácil para impermeabilizar devidamente.
    e o custo é residual, 8-10eur/m2
    Concordam com este comentário:marco1


    Para 400m2 não é assim tão residual. Se a base estiver bem nivelada e levar uma manta de bentonite por cima não vejo muita diferença entre ter o betão de limpeza ou não.
  13.  # 54

    Não sei o preço da manta bentonite VS soluções mais correntes para comparar.

    Essas mantas usam-se muito sobre camadas compactadas mas que normalmente não são casas, pelo que quando são edifícios o betão de limpeza faz parte do sistema e não é um luxo.
  14.  # 55

    https://www.obras360.pt/0030090022eu-membrana-impermeabilizante-de-bentonite-eurobent-5000-c

    efetivamente esta manta funciona como um otimo vedante, quase que diria que depois por cima apenas pode levar a laje ou o massame e sem mais impermeabilizações

    Ghost talvez tenha razão, se tiver uma base bem regularizada e firme pode aplicar a manta bentonitica logo por cima.
  15.  # 56

    ghost, antes de mais gosto bastante do seu projeto, boa sorte para a obra, espero que não seja enganado pelo empreiteiro, ele já está a tentar poupar no betão de limpeza :)

    Veja nesta tese a partir da página 77, tem ai várias soluções.

    Também vou começar em breve, o que tenho previsto para o ensoleiramento é:
    0-Dreno perimetral;
    1-Solo compactado;
    2-betão de limpeza;
    3-Emulsão betuminosa + tela SBS de 5 kg;
    4-XPS de 500kPa;
    6-Manga plástica;
    7-Betão armado.

    Depois de revisitar esta tese, ainda estou na dúvida se não acrescento tela pitonada (eles chamam na tese painel alveolar PEAD) entre a camada 1 e 2, como na figura 4.13, eram apenas mais uns trocos, só tenho 60 m2 de ensoleiramento.

    Boa obra!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cris.pereira, ghost12, ricardo.rodrigues
  16.  # 57

    Nesta apresentação também tem informações interessantes
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cris.pereira
  17.  # 58

    Colocado por: Anonimo06082021mais valia logo.

    Isto vende-se em PT?
  18.  # 59

    Essa soluçao é muito usada "la fora" porque eles nao se dao ao trabalho de impermeabilizar como nos. Basta ver as fotos dos exemplos que eles puseram. Mas isso é um outras conversas.

    Jackoninsulation é quase um processo 2 em 1. Isolamento e "impermeabilizar". E como a mao de obra é cara, acaba por ficar mais barato que ter la um gajo a "puxar telas, mantas e cobertores".

    Depois há a questão da temperatura média do solo. Falando daquilo que sei, no Luxemburgo, Bélgica e partes da Alemanha desde a fronteira até Düsseldorf e Koln, os invernos gelam completamente os solos, com temperaturas que podem ser mais baixas que o próprio ar ambiente, devido à fraca radiação e incidência solar. Obviamente que existe la fora esta necessidade de isolar muito bem a laje térrea.

    Agora em Portugal eu tenho as minhas sérias duvidas das vantagens de isolar dessa maneira a laje.

    Digamos que temos actualmente uma temperatura média do solo muito próxima da temperatura de conforto térmico ideal 18-24 graus (este valor muda consideravelmente se a vossa mulher for friorenta)

    Reparem neste gráfico. Em Portugal continental, a média da temperatura do solo a uma profundidade de 5 cm anda em torno dos 20-24 graus - tirando algumas regiões do interior e norte.

    https://www.ipma.pt/pt/agrometeorologia/mapas/diario/index.jsp?page=dts5_co.xml

    E agora comparando com a temperatura média do ar para o mesmo período:
    https://www.ipma.pt/pt/agrometeorologia/mapas/diario/index.jsp?page=dtt_co.xml

    Claramente o solo influencia de forma mais positiva a temperatura ambiente que o próprio ar exterior ambiente.

    Brincadeiras à parte, isto é quase o piso radiante dos pobres. Ao sobre-isolar a laje, nao tiramos proveito nenhuma do solo.

    A minha opinião, é que deveria haver uma investigação séria sobre isto, muito se fala sobre a temperatura do ar exterior mas pouco ou nada da temperatura do solo e como influencia o conforto ambiente, principalmente no verao.


    E agora uma imagem da temperatura do solo as 9h na europa central nas zonas acima descritas. Nos principais paises onde é muito usado soluços tipo jackoninsulation, claramente faz todo o sentido a sua utilização. Em pleno mes de maio, conseguem ter a fantástica previsão de apenas 3 graus no solo às 9h.

    Por esta razão e outras é que critico todas as ideais importadas de forma selvagem, sem que haja o mínimo de espírito critico.
    Concordam com este comentário: fredcunha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
      tsol-0-10cm-009h.png
  19.  # 60

    Colocado por: RUIOLIghost, antes de mais gosto bastante do seu projeto, boa sorte para a obra, espero que não seja enganado pelo empreiteiro, ele já está a tentar poupar no betão de limpeza :)

    Veja nestatesea partir da página 77, tem ai várias soluções.

    Também vou começar em breve, o que tenho previsto para o ensoleiramento é:
    0-Dreno perimetral;
    1-Solo compactado;
    2-betão de limpeza;
    3-Emulsão betuminosa + tela SBS de 5 kg;
    4-XPS de 500kPa;
    6-Manga plástica;
    7-Betão armado.

    Depois de revisitar esta tese, ainda estou na dúvida se não acrescento tela pitonada (eles chamam na tese painel alveolar PEAD) entre a camada 1 e 2, como na figura 4.13, eram apenas mais uns trocos, só tenho 60 m2 de ensoleiramento.

    Boa obra!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ghost12,ricardo.rodrigues



    Já se sabe como são os empreiteiros, sempre a inventar para poupar uns trocos! :) Esta situação não é para a "Casa do Souto", é para um edifício de apartamentos.

    Estou a equacionar usar a manta de bentonite, tem um custo acessível (5€/m2), pode ser aplicada sem mão de obra especializadae, pela minha pesquisa, é eficaz. Olhando à forma de aplicação não vejo vantagem nenhuma ter betão de limpeza em vez de uma base bem nivelada e compactada de brita ou tout-venant, aliás, como se pode ver nas instruções de instalação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
      Bentonite.PNG
 
0.0254 seg. NEW