Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 21 fevereiro 2021 editado

# 181

Colocado por: Joao DiasNA REALIDADE O PATRÃO PAGA MAIS DO QUE O EMPREGADO PRODUZ

Isto não faz sentido nenhum. Um empregado tem que produzir sempre mais que aquilo que custa ao empregador.

(exceto na TAP)
    Concordam com este comentário: HAL_9000, somdigital
  1.  # 182

Colocado por: eu
    Isto não é assim tão linear. Depende da localização, se o casal tem filhos e do tipo de casa.

Por exemplo, em Lisboa creio que é impossível um casal a ganhar o salário mínimo comprar um T2.

É agora e sempre foi. Há quase 40 anos quando casei comecei por alugar um T1 na Reboleira, depois comprei um T2 em Queluz 3º andar sem elevador e há 20 anos comprei um T3 de qualidade na Amadora. Nunca me passou pela cabeça ir viver para o centro de Lisboa. E ganhamos sempre um pouco acima da média.
    Hoje parece que toda a gente tem direito a viver onde lhe apetece mesmo que não ganhe para isso.
    Concordam com este comentário: Quilleute
    • eu

# 183

Gráfico com evolução do preço das casas:

Comparem a evolução do preço das casas com os salários.
    • eu

# 184

Nos últimos 10 anos, os salários estagnaram.

Contudo, o preço dos imóveis aumentou mais de 40%.
  2.  # 185

Será que ainda não perceberam como funciona o mercado imobiliário e insistem em achar que a culpa é da estagnação salarial ?

Alguém acha normal, que alguém no início da sua vida profissional ( sem poupanças ) insiste em chorar-se que não consegue comprar um T2 em Lx... eu não... eu chamo-lhe falta de noção da vida.
    Concordam com este comentário: Johny Mouse
  3.  # 186

Colocado por: QuilleuteAlguém acha normal, que alguém no início da sua vida profissional ( sem poupanças ) insiste em chorar-se que não consegue comprar um T2 em Lx
    O Quilleute bate na tecla, mas não vê o problema. As pessoas insistem em chorar-se porquê? Porque não conseguem pagar rendas, porque verificam que pagar uma prestação ao banco é mais barato que pagar uma renda.

Eu próprio para juntar dinheiro para a entrada de uma casa tive de morar 8 anos em quartos arrendados. Uma situação que não é desejável, que não resulta para toda a gente.
    Alguém que inicia uma vida profissional, onde até ganha acima da média, não se deveria ver obrigado a morar num quarto, para poder poupar algum. Um salário deveria garantir uma habitação com o mínimo de condições, mas não garante.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, Januario, pedrovil, Caravelle, eu, desofiapedro
  4.  # 187

Isto não é assim tão linear. Depende da localização, se o casal tem filhos e do tipo de casa.

Por exemplo, em Lisboa creio que é impossível um casal a ganhar o salário mínimo comprar um T2.

Nem um T1 quanto mais um T2
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 188

Colocado por: euNos últimos 10 anos, os salários estagnaram.

Contudo, o preço dos imóveis aumentou mais de 40%.

Mas que é que os salários têm a ver com os preços do imobiliário?
  6.  # 189

Os detratores do mercado livre que me digam se alguma vez o estado deu melhor incentivo que este para repovoar o interior:

https://www.imovirtual.com/pt/anuncio/moradia-isolada-t4-em-milhao-ID12jsS.html#e366999a71
    • eu

# 190

Colocado por: J.FernandesMas que é que os salários têm a ver com os preços do imobiliário?

Para quem não percebeu, a questão que eu queria evidenciar é mesmo essa!

Esta divergência (embora atenuada pela baixa das taxas de juro) está a criar imensas dificuldades aos jovens casais que precisam de comprar casa.

Nem quero imaginar o que acontecerá a muitos dos que estão a comprar agora, se as taxas de juro subirem até aos 3% ou 4%...
    • eu
    • 21 fevereiro 2021

# 191

Colocado por: HAL_9000Alguém que inicia uma vida profissional, onde até ganha acima da média, não se deveria ver obrigado a morar num quarto, para poder poupar algum. Um salário deveria garantir uma habitação com o mínimo de condições, mas não garante.

Ora, nem mais...
  7.  # 192

Para quem não percebeu, a questão que eu queria evidenciar é mesmo essa!

Esta divergência (embora atenuada pela baixa das taxas de juro) está a criar imensas dificuldades aos jovens casais que precisam de comprar casa.

Nem quero imaginar o que acontecerá a muitos dos que estão a comprar agora, se as taxas de juro subirem até aos 3% ou 4%...

Eu estou a comprar agora, e qualquer pessoa recebe nas simulações com a taxa de juro atual e a taxa de juro a rondar os 5%, e percebem logo que este cenário pode acontecer, e tem de ter condições para aguentar. Eu pessoalmente optei por um imóvel a um preço abaixo do que poderia pagar de forma a diminuir esse risco.
  8.  # 193

Colocado por: HAL_9000O Quilleute bate na tecla, mas não vê o problema. As pessoas insistem em chorar-se porquê? Porque não conseguem pagar rendas, porque verificam que pagar uma prestação ao banco é mais barato que pagar uma renda.

Eu próprio para juntar dinheiro para a entrada de uma casa tive de morar 8 anos em quartos arrendados. Uma situação que não é desejável, que não resulta para toda a gente.
    Alguém que inicia uma vida profissional, onde até ganha acima da média, não se deveria ver obrigado a morar num quarto, para poder poupar algum. Um salário deveria garantir uma habitação com o mínimo de condições, mas não garante.
    Concordam com este comentário:Joao Dias,Januario,pedrovil,Caravelle,eu

Pagar uma prestação ao banco é mais barato que pagar uma renda , óbvio que sim, precisa é de poupar antes para poder adquirir uma .

Um salário deveria garantir uma habitação com o mínimo de condições, concordo plenamente ... resta saber o que você considera habitação com o mínimo de condições ... T3 com vista pro mar ? T2 num centro da cidade ?
    Comecei com um T1 na periferia e só anos depois é que decidi passar para uma habitação maior mais próximo da cidade ... actualmente estou num T3 no centro da cidade.

Não se pode ter mais olhos que barriga ...trata-se de ter noção daquilo que pode pagar e procurar em função disso mesmo e eventualmente POUPAR para evoluir positivamente.

Continuo a achar que esta história é choradinho de quem não estabelece objectivos para a vida e viver em função dos mesmos.
  9.  # 194

Ora, nem mais...

Se ganha acima da média, está num quarto por opção, existe muito arrendamento acessível na periferia de Lx e com bons acessos ao centro da cidade. Mas que embirração é esta que toda a gente quer morar no centro da cidade ???

Demorei anos a atingir esse objectivo, hoje querem tudo para hoje e agora !!

Realmente devo ser só eu. 🤦🏽
    • eu
    • 21 fevereiro 2021

# 195

Colocado por: QuilleuteMas que embirração é esta que toda a gente quer morar no centro da cidade ???

A questão é que os preços subiram em (quase) todo o lado !

Por exemplo, andei recentemente a ver preços de apartamentos em Coimbra e Aveiro (e nem sequer é no centro) e os valores pedidos dão vontade de rir.
    •  
      Tyrande

# 196

Se calhar as pessoas querem é conseguir viver e trabalhar, não?

É um exercício algo simples.

O emprego (decente) em Portugal está concentrado nos grandes centros. Para conseguir aceder a esses empregos, tem de morar perto de lá!
    Ou quer trabalhar em Lx e morar a 150km de distância, onde a habitação é mais barata?

Como consegue estar no trabalho às 8:30?
    Como consegue ir buscar os filhos depois da escola?
    etc.

Não consegue.

Ou tem pais que o consigam ajudar, ou então não constitui família.

Ou então monta uma tenda no escritório e fica por lá...

Ou então contenta-se com um emprego a ganhar o SMN na terrinha e nunca vai a lado nenhum na vida.

Realmente as nossas escolhas estão porreiras!
    •  
      Tyrande

# 197

Colocado por: Quilleute

Pagar uma prestação ao banco é mais barato que pagar uma renda , óbvio que sim, precisa é de poupar antes para poder adquirir uma .

Pois é.

E como é que poupa?
    Sempre vejo o pessoal dizer isso, ou semelhante. Normalmente é: "Arrenda e poupa até conseguir comprar."
    Como é que esperam que um jovem, a entrar no mercado de trabalho e portanto sujeito a salários baixos, consiga poupar nem que seja 50€ por mês a pagar rendas de 350€ (e estas são baixinhas) + água + luz + telefone + carro + comida + sabe-lá-deus-o-que.

Moram na casinha dos pais até terem 35 anos é? E tem de ser à borlix, porque se começam a ajudar muito os pais com as despesas, ainda mais demoram a fazer o pé de meia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Canos
  10.  # 198

Colocado por: euEsta divergência (embora atenuada pela baixa das taxas de juro) está a criar imensas dificuldades aos jovens casais que precisam de comprar casa.

Mas os jovens casais não deveriam precisar de comprar casa, precisam isso sim de habitação condigna, que em países mais "pobres" que nós é em grande parte arrendada.

De facto entre nós há uma grande disfunção no imobiliário, mas ela não está, como aqui tanta gente tem referido, no preço das casas, está isso sim, no facto de as casas arrendadas, em geral, serem mais caras que casa própria.

Os motivos que levaram a esta situação são sobejamente conhecidos e são velhos de décadas: congelamento de rendas e intervencionismo do estado nas relações contratuais de arrendamento. O tal controle e protecionismo dos pretensos mais fracos por parte do estado, que, invariavelmente, prejudica sempre aqueles que pretende defender.
    Concordam com este comentário: Caravelle, treker666
    • Canos
    • 21 fevereiro 2021

# 199

Onde ouvi falar pior do próprio português foi em Portugal ou em algumas comunidades de portugueses espalhadas por este mundo fora. É inacreditável.

Gosto também de ver que ainda existe e a ideia de que o português...

1-Não é poupado e nem quer poupar;
    2-Não faz planos a longo prazo;
    3-Não é produtivo;
    4-Não quer evoluir;
    5-Não se sujeita;
    6-E mais tudo que seja depreciativo. Resumo, não evoluímos no que toca a sociedade;

Também gosto de ler comentários que deixam transparecer a ideia que é simples poupar e só não o faz quem é preguiçoso e mimado. Quando existem pessoas que, e são apenas alguns exemplos,...

1-Pagam portagens ou scuts para ir trabalhar;
    2-O preço da gasolina está nos ridículos valores que estão;
    3-Grande parte das empresas pratica o banco de horas, e alguns trabalhadores ainda se orgulham disso;
    4-É comum o trabalhador passar 6 anos no mesmo vencimento mas ter aumentado as suas responsabilidades na empresa ao longo desses 6 anos;
    5-Onde se pratica recibos verdes com uma naturalidade descomunal;
    6-Onde os contractos efectivos, alguns, não servem de nada. Pois direitos nem vê-los;

Enfim. Tal como escrevi, ainda vamos chegar à conclusão que o preço das casas ainda está baixo. Têm que subir ainda mais e o português não faz planos e é mimado. Força portugal, estamos no caminho certo.
    • Canos
    • 21 fevereiro 2021

# 200

Colocado por: macinblack
    Eu estou a comprar agora, e qualquer pessoa recebe nas simulações com a taxa de juro atual e a taxa de juro a rondar os 5%, e percebem logo que este cenário pode acontecer, e tem de ter condições para aguentar. Eu pessoalmente optei por um imóvel a um preço abaixo do que poderia pagar de forma a diminuir esse risco.

Interessante que a malta fala de "aguentar" como se tratasse de carregar um móvel pesado. "Está pesado hoo Manel? Aguenta que já passa!".

Se fez isso, teve sorte! Pois conseguiu reunir este factores:

1-Ter um bom salário (e isto nem sempre é sinonimo de bons estudos e mérito);
    2-Conseguir arranjar uma casa com um valor mais baixo perto do seu local de trabalho e da família (facto importante para quem tem filhos);

Mas se tiver uma crise qualquer, ficar no desemprego, ou se o seu patrão o substituir por um mais novo, só porque pode (veja lá que nesta altura do campeonato existe quem defenda que deveria acabar o ordenado mínimo nacional). Vai-se agarrar ao caraças. Entretanto vai para o mercado de trabalho e como é velho (acima de 30 anos já é considerado velho) e vai ter que aceitar trabalhos que lhe pagam valores que não permitem pagar a casa.

Isto são situações que vou acompanhando de pessoal que fica aí por portugal.
    Estamos a entrar numa sociedade em que hoje podemos estar a ganhar muito bem e sermos os melhores na empresa. Mas amanhã somos despedidos, não nos enquadramos no mercado de trabalho, e os trabalhos que arranjamos não pagam o suficiente para ter uma habitação. É esta noção que pretendo transmitir. Mas pelo que vou lendo em alguns, estou errado!

0.0560 seg. NEW