Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: IronManSousaSou a favor de salário mínimo sim, e considero que deve subir todos os anos acima da inflação, para se aproximar dos outros países.

    Parece boa ideia, mas .....
    Se o salário mínimo continuar a subir como nos últimos anos, daqui a pouco está perto do ordenado médio, depois qual é a motivação para alguém melhorar o seu desempenho e formação se depois o ordenado pouco muda, quem é o mestre que gosta de receber quase o mesmo que o servente/ajudante?
    Os ordenados deveriam subir todos, mas isso só com o aumento da produtividade.
    Concordam com este comentário: J.Fernandes
  2.  # 102

    Colocado por: CanosOs tugas

    Você também é tuga, ou os tugas são os que vivem cá?
    Concordam com este comentário: Caravelle
  3.  # 103

    Colocado por: J.FernandesSugestão: ver a definição de produtividade.


    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Produtividade

    E o que são factores de produção?
  4.  # 104

    Colocado por: PalhavaE o que sãofactores de produção?

    São todos os recursos necessários ao processo produtivo, nomeadamente, mão de obra, capital, máquinas, etc. etc.
  5.  # 105

    Colocado por: PicaretaSe o salário mínimo continuar a subir como nos últimos anos, daqui a pouco está perto do ordenado médio,

    Nos últimos anos verificou-se que com a subida do salário mínimo, as empresas tiveram que cortar nos aumentos dos salários superiores para fazerem face ao aumento da massa salarial. Portugal é um dos países da Europa em que o SMN é mais próximo do salário médio, também neste caso a lógica socialista é nivelar por baixo. E com isto se desincentiva os trabalhadores a fazerem mais e melhor, porque as perspetivas são de continuar a ganhar uma miséria passados 10 anos.
    • Canos
    • 19 fevereiro 2021

     # 106

    Quando escrevo "Tuga" refiro-me ao português espertalhão.
    Por exemplo, coisas como estas (https://www.youtube.com/watch?v=7zp4xZzud_o) em PT já estavam no quintal de um qualquer vizinho espertalhão.
  6.  # 107

    Colocado por: CanosQuando escrevo "Tuga" refiro-me ao português espertalhão.

    que não é o seu caso, certo?
  7.  # 108

    Há muita malta por aí que continua a propagar a ideia de que os preços não estão ridículos porque ganham centenas de milhares de euros a convencer os outros que faz sentido endividarem-se 40 anos.

    Ah e tal, o dinheiro não rende no banco, as casas valorizam sempre, por isso passe para cá o dinheiro e fique você com a casa!
    Concordam com este comentário: Canos, somdigital
    • Canos
    • 19 fevereiro 2021

     # 109

    Colocado por: Picareta
    que não é o seu caso, certo?


    Epah, batalha de espadas a esta hora? (se é que me entende). Não tenho paciência para isso nem agrega muito valor ao dialogo.
    Mas seu me consideram um português espertalhão, estejam à vontade para o partilhar. Vivemos num país democrático.
    • Canos
    • 19 fevereiro 2021

     # 110

    Colocado por: WarrenGHá muita malta por aí que continua a propagar a ideia de que os preços não estão ridículos porque ganham centenas de milhares de euros a convencer os outros que faz sentido endividarem-se 40 anos.

    Ah e tal, o dinheiro não rende no banco, as casas valorizam sempre, por isso passe para cá o dinheiro e fique você com a casa!
    Concordam com este comentário:Canos


    Nem mais!
    São os tais ratos. Que se aproveitam da necessidade e ignorância de uns para ganhar o seu. Fazendo lucro com um bem de primeira necessidade.
    Não sou contra que se vendam casas ou que existam pessoas que tenham várias casas. Sou contra sim ao aproveitamento e especulações. Justificadas (areia para os olhos) que isso vai dinamizar a cidade, por exemplo.
  8.  # 111

    Ainda não consegui perceber quem é que investe sem ter retorno .
    • macal
    • 19 fevereiro 2021

     # 112

    Não se aprende nada aqui, até já se esqueceram do tema do debate.
  9.  # 113

    Este canos estava bem na China ou na Venezuela
    Concordam com este comentário: frpin
  10.  # 114

    No meu caso também acho que os preços das casas para os salários actuais não são compatíveis.

    Sou da zona do porto e não há casas nem nos arredores por 200 000€ e as que há mesmo até aos 250 são casas não muito recentes e a precisar de grandes remodelações ou então com muitos problemas ou então são super pequenas.

    Também acho que os preços não estão para os portugueses. Entendo claro que é o mercado a funcionar. Infelizmente não é um mercado interno ou então as pessoas acabam por se endividar e endividar.


    Tenho até o casos de uns amigos que compraram casa à cerca de meio ano por 300000 e já estão cheios de problemas de isolamentos, humidades.

    Na minha opinião a casa nem 200 valia (mesmo não precisando de obras) mas são os preços que temos atualmente.
    Concordam com este comentário: Canos, Olim
    • Canos
    • 20 fevereiro 2021

     # 115

    Quando ouço essa do mercado a funcionar imagino logo o pessoal que frequenta cafés e que anda sempre agarrado ao biberão (garrafa de cerveja).

    "é o mercado a funcionar hehehe"
    Visão curta e e de oportunistas.

    Esta critica não é para a Isabel Figueira! Mas sim para os que defendem o "mercado a funcionar". Que ainda estou à espera de resposta a este publicação: https://forumdacasa.com/discussion/76600/3/o-rumo-ridiculo-das-habitacoes-debate/#Comment_1748974
    Que se o mercado continuar a funcionar dessa maneira daqui a pouco estamos a comprar casotas pelo 5000€ em pleno centro da cidade. Vale tudo nesse mercado a funcionar. Afinal de contas, casa será sempre preciso e haverá sempre que está disposto a se sujeitar. É esfolar o gato até ao osso.
    • Canos
    • 20 fevereiro 2021 editado

     # 116

    Colocado por: isabel.figueiramas são os preços que temos atualmente.


    E o que está a ser discutido neste tópico (no meio de alguma divagação, que faz parte em qualquer debate) é se vale a pena reclamar ou se é normal. Agora depende da postura que você têm.

    Das três uma:

    Laxismo
    : encolhe os ombros e fica na casa do pais, assume divida, ou outra atitude que não requer compra de casa. E lá se vai safando;
    Revolta: constrói uma opinião e luta por um mercado mais justo, com regras e equilibrado;
    Oportunista: entra na onda, lambe umas botas, e tenta se safar à custa dos outros. E vira adepta do lema "é o mercado a funcionar";

    Lá está. Depende de que lado que você está e o que vai fazer com essa decisão.
  11.  # 117

    Quando falo o mercado a funcionar não estou a concordar com o mesmo, entendo o que quer dizer.

    Mas infelizmente é algo que não está no meu poder alterar até porque ando à procura de casa mas infelizmente a estes preços arranjar algo minimamente razoável preço x qualidade para os valores que tenho, não está nada fácil exactamente por o mercado estar desajustado à nossa realidade. E enquanto houver pessoas dispostas a dar 300 000 por casas que nem 200 valem nunca vai alterar nada.

    Mas mais uma vez quem quer vender, se tem comprador por 300 não vai vender por 200. É a lei da procura e da oferta.
    Concordam com este comentário: IronManSousa, desofiapedro
  12.  # 118

    Eu não acho mal os vendedores venderem pelo máximo que conseguem. Acho que fazem muitíssimo bem.

    Com os preços que estão neste momento entre comprar vs arrendar prefiro continuar a arrendar e aproveitar a situação atual para ir negociando cortes na renda.

    Eventualmente com as rendas a continuarem a cair irá refletir-se nos valores das casas. Se não for pelo retorno real, será porque alguns arrendamentos não chegarão para fazer face às hipotecas.
    • Canos
    • 20 fevereiro 2021

     # 119

    Ter opinião formalizada sobre o assunto já ajuda para tentar mudar alguma coisa.

    Colocado por: isabel.figueiraMas mais uma vez quem quer vender, se tem comprador por 300 não vai vender por 200. É a lei da procura e da oferta.


    Tem que haver regras. Dou o exemplo do ordenado mínimo nacional. Senão houvesse regras, os patrões podiam pagar o que queriam. Afinal iria aparecer sempre alguem que aceita.
    Isso não acontece porque? Porque existe regras! Simples assim.

    Estou num local (USA) onde é assim. Se aparecer um tipo que aceita por menos ele entra. Mesmo que trabalhe 40 horas por semana e esse dinheiro não chegue para o mês (aqui o método de cálculo é diferente, mas percebem o exemplo).
    • WarrenG
    • 20 fevereiro 2021 editado

     # 120

    Resta dizer que todos estes excessos, seja de preços inflacionados ou de preços baixos são normais e cíclicos. É o benefício/custo de ter um mercado a funcionar.

    O grande mal é a maior parte das pessoas não terem paciência para esperar pelo momento ou negócio certo. Têm meia dúzia de tostões no bolso e metem-se logo a investir em imóveis para brincar aos investidores sem levar em conta todos os fatores. Muitas vezes alavancado 10x com recurso a créditos.

    Quanto maior a especulação mais agressiva é a correcção.

    Ja diz o ditado: os preços sobem pelas escadas mas descem pelo elevador.
 
0.0404 seg. NEW