Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: RCF
    Certo. Mas, reitero que o proprietário não estaria a passar a perna à imobiliária se aproveitasse o contacto com o potencial comprador... a não ser que tivesse contrato de exclusividade.

Sim, compreendo. Até podia ir ali a passar e através da vizinha do lado conseguir falar diretamente com o proprietário. Neste caso não havia intervenção nenhuma da imobiliária. (a não ser a placa que indicava que o terreno estava à venda)
    Mas não foi bem isso o que se passou. Soube que aquele terreno estava à venda porque a imobiliária tirou fotos e pôs um anúncio no Expresso Imobiliário. A Imobiliária mais ou menos indiretamente, contribuiu para a concretização do negócio.
    Concordam com este comentário: hangas
    • RCF
    • 10 fevereiro 2021

# 62

Colocado por: pipocas4

Sim, compreendo. Até podia ir ali a passar e através da vizinha do lado conseguir falar diretamente com o proprietário. Neste caso não havia intervenção nenhuma da imobiliária. (a não ser a placa que indicava que o terreno estava à venda)
    Mas não foi bem isso o que se passou. Soube que aquele terreno estava à venda porque a imobiliária tirou fotos e pôs um anúncio no Expresso Imobiliário. A Imobiliária mais ou menos indiretamente, contribuiu para a concretização do negócio.
    Concordam com este comentário:hangas

E no final acabou por ser o proprietário/vendedor a arranjar o cliente para a imobiliária, já que foi o vendedor que deu o contacto do comprador à imobiliária, para que esta o contactasse, após várias tentativas infrutíferas de contacto por parte do comprador...
  2.  # 63

E no final acabou por ser o proprietário/vendedor a arranjar o cliente para a imobiliária, já que foi o vendedor que deu o contacto do comprador à imobiliária, para que esta o contactasse, após várias tentativas infrutíferas de contacto por parte do comprador...

Talvez tenha sido por isso que aceitaram a minha proposta de redução de 5.000€. A imobiliária deve ter abdicado de toda ou de grande parte da sua comissão.
    •  
      imo
    • 10 fevereiro 2021 editado

# 64

Colocado por: pipocas4
    A imobiliária deve ter abdicado de toda ou de grande parte da sua comissão.

Pouco provável, o preço normalmente é (e deve ser) negociável. Nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, em média, os negócios concretizam-se por menos 22% do que o preço pedido pelos proprietários (fonte: Público março 2019)
    • RCF
    • 10 fevereiro 2021

# 65

Colocado por: pipocas4A imobiliária deve ter abdicado de toda ou de grande parte da sua comissão.

Duvido muito...
    Isso contraria o raciocínio de que foi por uma questão de princípio e por ética que o proprietário encaminhou o contacto para a imobiliária... Essa questão de princípio e ética terá saído foi do bolso do vendendor...
    Mas, o que interessa é que você fez o negócio e ficou satisfeita. O resto são estórias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pipocas4
  3.  # 66

O proprietário pode sempre vender directamente ao comprador mesmo que tenha exclusividade, desde que a imobilíaria não tenha intrevencão
    •  
      imo
    • 10 fevereiro 2021

# 67

Colocado por: ruimesquitaO proprietário pode sempre vender directamente ao comprador mesmo que tenha exclusividade

Pois pode, vai é pagar a comissão devida. Tal como se não tiver exclusividade, mas desde que o comprador lhe tenha sido apresentado pela imobiliária e haja registo
    • eu
    • 10 fevereiro 2021

# 68

Mais um exemplo de como é preferível vender diretamente em vez de envolver uma imobiliária.
    Concordam com este comentário: Damiana Maria, 21papaleguas
  4.  # 69

Só paga comissão se o comprador for por intermédio da imobilária, se bater á porta do vendedor mesmo com exclusividade com uma agencia pode fazer negocio directamente e não tem de se pagar nada á agencia
    Concordam com este comentário: Dan, jg231
  5.  # 70

Duvido muito...
    Isso contraria o raciocínio de que foi por uma questão de princípio e por ética que o proprietário encaminhou o contacto para a imobiliária... Essa questão de princípio e ética terá saído foi do bolso do vendendor...
    Mas, o que interessa é que você fez o negócio e ficou satisfeita. O resto sãoestórias

Isto foi só uma suposição pois não sei o que se passou realmente, mas que fiquei muito admirada por terem aceitado a minha proposta fiquei...Quando comprei a casa onde actualmente habito, pedi ao construtor para baixar o valor e ele só baixou 1.000€ daí não estar habituada a esta "generosidade".
  6.  # 71

Sinceramente, muito se 'fala' mas não temos todos os fatos na mão.

Antes do mais procure saber que tipo de contracto de mediação existia / existe
    - exclusivo
    - nao exclusivo

Se preferir evitar problemas garanta que na data da escritura não existe contrato ativo pelo mesos há 6 meses (no caso de ser em exclusivo)

Se efetivamente quer a casa, e tenho que 'adiar' a compra efetiva do imóvel, acorde com o vendedor um 'arrendamento' com opção de compra no fim do arrendamento
    • Dan
    • 10 fevereiro 2021 editado

# 72

Colocado por: imo
    Pouco provável, o preço normalmente é (e deve ser) negociável. Nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, em média, os negócios concretizam-se por menos 22% do que o preço pedido pelos proprietários (fonte: Público março 2019)

Atenção que a diferença dos 22% se refere à diferença existente entre o valor pedido e o valor declarado na escritura. Sucede que é muito frequente que por motivos fiscais se declare na escritura um valor significativamente inferior ao valor final real do negócio (sobre esse valor real não há, nem pode haver, estatísticas).
  7.  # 73

Sempre assim foi e é por isso que os frequentadores deste forum são quase sempre os mesmos!
    Porque todos os outros, incluindo eu próprio, desistem de comentar seja o que for, correndo o risco de serem sempre destratados.

Colocado por: CatiagBem isto está a tomar proporções um bocadinho esquisitas. Não estou a ofender ninguém por isso nem sequer considero os comentários ofensivos.

A minha pergunta foi simples e quem está a ser desonesta não sou eu. Eu simplesmente apresentei ao vendedor diretamente uma proposta que a imobiliária se recusou a apresentar.

E qual não é o meu espanto quando penso em colocar neste fórum uma questão e vejo que há pessoas que só interessa cortar na casaca em vez de ajudar.

Aos que ajudaram, muito obrigada!
    Concordam com este comentário:ferreiraj125,jg231,cadu87
    Concordam com este comentário: somdigital
    • RCF
    • 10 fevereiro 2021

# 74

Colocado por: ruimesquitaSó paga comissão se o comprador for por intermédio da imobilária, se bater á porta do vendedor mesmo com exclusividade com uma agencia pode fazer negocio directamente e não tem de se pagar nada á agencia
    Concordam com este comentário:Dan,jg231

Depende do que estiver previsto no contrato com a imobiliária...
  8.  # 75

Colocado por: ruimesquitaSó paga comissão se o comprador for por intermédio da imobilária, se bater á porta do vendedor mesmo com exclusividade com uma agencia pode fazer negocio directamente e não tem de se pagar nada á agencia

Experimente fazer isso, depois saberá o que lhe custa.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 10 fevereiro 2021

# 76

A melhor forma de evitar todos estes problemas é não recorrer a imobiliárias.

Com os meios tecnológicos atuais, a venda direta nunca foi tão fácil.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, Damiana Maria
  9.  # 77

Bom dia, Espero que esteja tudo bem com os leitores deste forum.

Colocado por: porttasticE se o vendedor falar com a imobiliária em baixar o valor de comissão pois está a vender mais barato. O vendedor pode alegar que senão vender, espera os meses necessários até poder vender privado sem comissões.

Li o comentário todo mas não vou falar sobre valor de comissões, penso que este tópico em si não é o ideal. Relativamente à parte em bold: sim o vendedor pode fazer isso, sem qualquer tipo de dúvidas e o consultor o que faz? Fica a trabalhar como se trabalha em refime aberto, ou seja, começa a usar a casa do vendedor como "isco" para atrair compradores para vender outras casas. Isto para mim é um erro absurdo dado que estarei a usar algo que não é meu para vender casas de outras pessoas e ganho dinheiro com isso.

Mas entendo o ponto de vista.

O correto é, dependendo da agência imobiliária, rescindir de imediato o contrato. Algumas marcas permitem e outras não. Assim, evita que se use a casa para ganhar dinheiro com outras.

Colocado por: hangas

Infelizmente, por experiência própria e um par de, nem sempre é assim com os seus colegas.

Ou não me aceitam a marcação de visita (para não ficar registado) ou dizem que trabalham proposta a proposta, e estando sob proposta não podem apresentar mais. O que acho absurdo.

Sim isso é uma falta de profissionalismo tal que não tenho palavras para descrever, aliás tenho mas são palavrões...

Lamento imenso por ter passado por essa experiência, tem que existir sempre marcações e visitas até existir uma reserva ao imóvel. Se não reserva, o imóvel está no mercado e tem que ser apresentado. A não ser que o proprietário não queira mas isso é diferente do que trabalhar de proposta a proposta.

Colocado por: Vítor MagalhãesO mal das imobiliárias resume-se em dois pontos:
    1) - Custam muito para o valor que acrescentam.
    2) - Falta de especialização na grande maioria dos promotores e que acabam por levar a generalizações.

Concordam com este comentário:ricardo.rodrigues

Sou obrigado a concordar com estes 2 pontos. Não vou ser hipócrita, concordo a 100%

Colocado por: pipocas4Este caso faz-me lembrar o que aconteceu comigo, com outros contornos e desfecho.
    Quando andava à procura de terreno no Expresso Imobiliário, encontrei um que me agradou. Telefonei para a imobiliária várias vezes em dias diferentes e não havia meio de me atenderem. Consegui descobrir onde era o terreno, toquei à campainha da vizinha do lado que por acaso, tinha o contacto do proprietário e sabem o que ela me disse depois de ter telefonado para ele?
    O proprietário vai falar com a imobiliária, dê-me o seu contacto e aguarde que lhe telefonem. Pouco depois, a imobiliária contactou-me, fiz a visita, fiz a minha proposta que era 5.000€ abaixo do preço de custo e foi aceite :)

Todo este processo foi um carrocel de emoções: Fique contente quando encontrei o terreno, triste por não conseguir falar com a imobiliária, contente por descobrir onde era e por a vizinha do lado ter o contacto direto do proprietário o que poderia levar a comprar por um valor mais baixo, triste porque o proprietário não quis passar a perna à imobiliária e contente por, mesmo com a sua intervenção ter conseguido um valor bem mais simpático.

Como aqui já foi dito, todos procederam mal. Para ficarem de consciência mais tranquila penso que deveriam marcar uma reunião e de acordo com o que se passou, acordarem valores mais justos para todos.

Sim, infelizmente, é mais recorrente do que se pensa o facto de se ligar para consultores imobiliários e não atenderem e PIOR, não retornar a chamada. Eu que sou Consultor, tenho clientes compradores, passo horas a tentar falar com os meus colegas e NADA. É uma realidade para o qual temos que estar cientes.

Mas nem todos são assim.

Sobre o que se passou, se o contrato for em exclusivo independentemente se o comprador vier da parte do proprietário ou da parte do consultor, há sempre lugar pagamento da comissão.

Eu quando trabalho com um proprietário, tenho as minhas técnicas de promoção e há uma que peço sempre aos clientes: falem com os vossos amigos e familiares, façam publicações nas redes sociais usando o meu link. Isto é uma parceria e não eu a trabalhar com eles.

Obviamente que tenho mais capacidades de obter pistas de negócio mas antes de o contrato de mediação imobiliária ser assinado, é tudo discutido, falado e acordado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  10.  # 78

Tenho a discordar desta afirmação.

Antes de um contrato ser assinado, tem que ser falado todos os pontos e alineas. Eu peco por falar demasiado mas sou honesto e sincero.

Para além disso, um bom consultor, na minha opinião, tem que conseguir captar a atenção de potenciais clientes e falar com eles. Isso de somente colocar a casa num Portal, hoje em dia, nao chega. Há que fazer mais e muito mais.

Portais Imobiliários, todos nós podemos usar e colocar e qual é a diferença então?
    • eu
    • 11 fevereiro 2021

# 79

Colocado por: joseduroPortais Imobiliários, todos nós podemos usar e colocar e qual é a diferença então?

Exatamente !!!!
    Concordam com este comentário: joseduro
  11.  # 80

Colocado por: eu

Exatamente !!!!
    Concordam com este comentário:joseduro

A diferença está em todo o outro trabalho que eu faço, não quer dizer que outros consultores o façam ;)

Por isso, aconselho sempre entrevistem consultores e descubram.

0.0196 seg. NEW