Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tendo comprado as nossas primeiras mobílias, quando nos casámos, há 8 anos, nesta altura há umas que já não "podemos ver à frente" e a difícil questão que nos colcamos é: O que fazer com elas ?
    Trata-se nomeadamente da mobília de sala de jantar.

Então lembrei-me de vos perguntar: O que fazem com as vossas mobilinhas quando querem "renovar"?
    Por exemplo :
    a) Deitam fora?
    b) Remodelam (pintam e/ou mandam estofar)?
    c) Vendem ao desbarato?

Obigada.
    Com cumprimentos.
  2.  # 2

Dada a dimensão da minha família, tenho um escoamento natural à disposição. Mas reconheço que me vou ver a braços com umas coisas que nem eles vão querer, por isso aguardo com curiosidade a resposta.

(Aliás, acho que vou fazer uso do tópico que o FD abriu para essas reciclagens, a ver o que dá. Como gostos não se discutem, pode ser que agrade/dê jeito a alguém. O problema costuma ser o transporte, claro)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  3.  # 3

Qual tópico sobre reciclagens, lobito?
  4.  # 4

Este:

https://forumdacasa.com/discussion/6242/borlas-do-forum/#Item_3

Só para borlas! ;-)
    Concordam com este comentário: rosa76
  5.  # 5

Ah, os borlas. Conheço.
    Então dou a mobília que já não quero e compro uma nova. É isso?
  6.  # 6

Lobito..acho uma óptima ideia se a mobília fosse da Ikea. Embora não seja propriamente uma preciosidade, o investimento não foi tão insignificante assim. Portanto, eu dava e voltava a comprar outra. Simples.
    É isso?
    Já o fiz para mobília da cozinha, quadros, microondas, mas para uma sala de jantar confesso que me custa, custou-me um valor significativo na altura.Não sei se estou disposta a dar, ou sequer como eu tinha dado como hipótese a) deitar fora.
    Costumam fazer isso com móveis que vos custaram "alguma coisa" acima do normal?
  7.  # 7

Ah, eu estava a falar no meu caso, em que serão coisas a) que provavelmente não interessarão a ninguém à minha volta; b) não são de grande qualidade; c) teria talvez que pagar a alguém para me desfazer delas; d) talvez agradem/sejam úteis a alguém que as vá buscar.

A questão do custo também tem a ver com o tempo de amortização das coisas, para mim: se já não me lembro do preço, ou se é irrelevante porque já foi há tanto tempo, não me sinto obrigada a tentar reaver o dinheiro. Mas reconheço que tenho alguma dificuldade em me desfazer das coisas e que aproveito mudanças de casa e afins para isso. Pensando bem, não me lembro de me ter desfeito de nada de "substancial", como uma mobília de casa de jantar só porque me apetecia mudar. Acho que isso me dá alguma má consciência (daí talvez a minha tendência para dar em vez de vender!)
  8.  # 8

Mas lá por isso, talvez o FD possa abrir um tópico "Mobílias em segunda mão a preço de amigo para utentes do Fórum da Casa" ;-)
  9.  # 9

A mobília custou-me há 8 anos 1600Euros.
    Hoje se fosse comprar uma, gastaria um pouco mais. Talvez uns dois mil.
    Somado, ..
    A mobília está em óptimo estado, só que já não me serve. Já não é o meu estilo.
  10.  # 10

Mas.."apetece-me" de facto mudar e porquê?
    Porque o estilo da primeira casa nada tem a ver com o de esta. Porque e mobília é grande e ocupa demasiado espaço na sala actual, queria antes, por exemplo, uma mesa extensível. E cadeiras mais "maneirinhas" e tudo em branco decapé, com estofos, um estilo romântico. Esta é género "wengé", tampo em vidro, cadeiras forradas a palhinha.
  11.  # 11

Acho que é pôr umas fotografias, dizer onde é que ela se encontra e ver se algum peixe morde o isco ;-)

Os estrangeiros queixam-se imenso de que não é fácil comprar coisas em segunda mão em Portugal. Lembro-me que há muitos anos atrás havia o Anglo-Portuguese News, que tinha uns anúncios interessantes. É verdade que não parece estar muito nos hábitos portugueses fazer garage sales e essas coisas. Talvez seja altura de mudar de hábitos!
  12.  # 12

Sim, já falei nas garage sales..mas penso que havendo tanto oferta "barata" (Moviflor, Conforama, etc.) as pessoas raramente olham a qualidade compram novo e barato, a não ser que falemos em antiguidades, aí já é diferente.
  13.  # 13

Eu como sou daqueles que tenho "terra", quando comprei esta nova mobília pedi, ao fornecedor - que era do Norte - que, me leva-se a dita para Trás -os - Montes. Prometeram que, quando fossem para aquela zona a entregavam na morada indicada. E assim foi. Passados talvez 15 ou 20 dias, a mobília foi entregue e, a família que a recebeu, bem contente ficou.
    Agora, pôr na rua não, se não tivesse esta opção tentaria vender nas lojas que só trabalham com usados.
  14.  # 14

É isso mesmo que pretendo saber: O que costumam fazer com as vossas mobílias, para daí tirar as minhas conclusões.
    Portanto, A.Madeira, no seu caso, dá. Seja o que for, seja peça de design, ou não.
    É isso que costumam fazer?
  15.  # 15

Colocado por: A. MadeiraEu como sou daqueles que tenho "terra", quando comprei esta nova mobília pedi, ao fornecedor - que era do Norte - que, me leva-se a dita para Trás -os - Montes. Prometeram que, quando fossem para aquela zona a entregavam na morada indicada. E assim foi. Passados talvez 15 ou 20 dias, a mobília foi entregue e, a família que a recebeu, bem contente ficou.
    Agora, pôr na rua não, se não tivesse esta opção tentaria vender nas lojas que só trabalham com usados.

É, eu também sou dessas, há sempre umas casas com uns trastes velhos que ficam melhor com uns trastes menos velhos :-)
  16.  # 16

Colocado por: CMartinÉ isso mesmo que pretendo saber: O que costumam fazer com as vossas mobílias, para daí tirar as minhas conclusões.
    Portanto, A.Madeira, no seu caso, dá. Seja o que for, seja peça de design, ou não.
    É isso que costumam fazer?

Quando não dou, levo para outra casa que tenho na aldeia e, onde tudo fica bem.
  17.  # 17

A mobília é esta (estamos a falar na da sala de jantar).
    E ficava muito bem na primeira casa...acho eu.
      SalaComum.JPG
    • becas
    • 19 novembro 2009 editado

# 18

Quando mudei de casa, tb me vi a braços com mobílias que já não queria.
    A mobília de quarto, umas estantes que tinha sido feitas à medida e mais umas coisas soltas vendi a um comerciante de mobílias usadas cá da cidade. Foi ao desbarato, mas tirou-mas de casa e livrou-me de um problema (não as queria levar para a casa nova).
    A mobília de sala de jantar, embora fosse boa e bonita, não encaixava no novo estilo. Eram rústicas e agora é tudo contemporâneo (casa e decoração presente/futura). PUs anúncios na net (incluindo aqui) e vendia-a passados uns meses. Foi ao desbarato, tendo em conta o que me tinha custado, mas quem a comprou veio buscá-la a casa e livrou-me de outro problema (não tinha onde a pôr qd comprasse a nova).
    Depois há coisas que dou (quando são transportáveis) e outras que reciclo (estantes e coisas assim).
  18.  # 19

Agora nesta casa...já não gosto de ver.
      SalaCozinha2.JPG
  19.  # 20

CMartin
    Não faz o meu estilo, mas parece-me uma mobília muito "vendável". Coloque anúncios na net (custojusto e afins) e espere algum tempo...

0.0196 seg. NEW