Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Eu cá gosto, o do telefone e do GPS utilizo bastante, os outros nem por isso.
  2.  # 22

    Ora boa tarde e obrigado a todos.

    Queria agradecer todos os comentários mas efectivamente o " pensar " do sistema foi equacionado tendo em contra os prós e contras da utilização da minha família e do que pretendo que funcione.

    Nunca tinha pensado na questão do comando por voz tipo alexa e afins mas efectivamente prefiro a solução pensada. Não pretendo interruptores de parede nem algo semelhante.

    At Callinas - vou estudar o que e uma shelly.

    At tiago malheiro - consigo meter os dois pir do mesmo circuito no mesmo disjuntor. Mas esse temporizador que fala fará a questáo do tempo de trabalho da bomba e também o não ser activado caso tenha sido activado nos últimos 10 min?

    At brunoa - por acaso não me parece uma má soluçáo. e com que material fez esse sistema?

    At Leao91 - não é construção de raiz- e sinceramente não quero aqui soluções telemovel wi-fi para isto.

    e novamente um muito obrigado pelas comentários e ajudas.
  3.  # 23

    Colocado por: sergioems
    At brunoa - por acaso não me parece uma má soluçáo. e com que material fez esse sistema?


    Tenho domotica knx, mas julgo que hoje em dia arranja soluções idênticas. Passe no tópico da domótica. Haverá alguém com conhecimento do assunto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergioems
  4.  # 24

    Uma shelly ou algo semelhante ( ja andei a ler ) permitiá com um botão de pressao um sistema semelhante? ou seja a shelly apenas servirá para a bomba de recirculação. Tipo a shelly só activará após 4/5 seg de pressão no mesmo botão que acende a luz.

    Obrigado.
    • zed
    • 20 fevereiro 2021

     # 25

    Consegue, com dois Shelly: um por detrás do interruptor da luz e outro a controlar a alimentação da bomba.

    O do interruptor configura assim:
    - toque curto: accionar o relé, isto controla a iluminação
    - toque longo: enviar comando ao Shelly da bomba para ligar (actions)

    O da bomba configura assim:
    - desligar automaticamente após x minutos
    - endereço IP fixo

    Os Shelly são equipamentos Wi-Fi e precisam de conseguir comunicar um com o outro para que isto funcione.

    Há outras formas de fazer mas esta é a mais fiável pois não depende de serviços externos (Clouds).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergioems
    • zed
    • 20 fevereiro 2021 editado

     # 26

    Pode acrescentar outros interruptores, é só repetir a configuração.

    O Shelly do lado da bomba admite um sensor de temperatura e configuração para desligar assim que a temperatura de retorno atinge certo valor, em vez dos 10 minutos fixos. Isto no século XXI.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergioems
    • SrR
    • 21 fevereiro 2021

     # 27

    Ou ideia inves nos interruptores https://instantwater.eu/
  5.  # 28

    Gosto desse sistema, desde que haja água fria, teremos água quente. Para que bomba de calor ?!
    • SrR
    • 21 fevereiro 2021

     # 29

    Colocado por: callinasGosto desse sistema, desde que haja água fria, teremos água quente. Para que bomba de calor ?!
    e agua quente
  6.  # 30

    Qual o beneficio de ter bateria agua quente conjugado com sistema de recirculação?

    Outra ideia equivalente
    https://eco.sapo.pt/2016/12/05/hoterway-agua-quente-desde-o-primeiro-segundo-ou-como-poupar-mil-litros-por-ano/
    • SrR
    • 21 fevereiro 2021

     # 31

    Colocado por: callinasQual o beneficio de ter bateria agua quente conjugado com sistema de recirculação?

    Outra ideia equivalente
    https://eco.sapo.pt/2016/12/05/hoterway-agua-quente-desde-o-primeiro-segundo-ou-como-poupar-mil-litros-por-ano/
    é para carregar a bateria quando necessário , depois com a utilização de agua quente ela vai se carregando.
  7.  # 32

    Antes de mais obrigado.

    Vou então adquirir o seguinte material:
    - 3 Shelly i3 uma para cada interruptor de cada WC ( duas delas como disse estão no mesmo sistema de recirculação)
    - 2 Shelly 2.5 ou 1L uma para cada sistema de recirculação a controlar cada bomba.

    Estou a pensar bem? Posso ter duas i3 a controlar uma Shelly de reles
    ?

    Obrigado.

    Colocado por: zedConsegue, com dois Shelly: um por detrás do interruptor da luz e outro a controlar a alimentação da bomba.

    O do interruptor configura assim:
    - toque curto: accionar o relé, isto controla a iluminação
    - toque longo: enviar comando ao Shelly da bomba para ligar (actions)

    O da bomba configura assim:
    - desligar automaticamente após x minutos
    - endereço IP fixo

    Os Shelly são equipamentos Wi-Fi e precisam de conseguir comunicar um com o outro para que isto funcione.

    Há outras formas de fazer mas esta é a mais fiável pois não depende de serviços externos (Clouds).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sergioems
  8.  # 33

    Ainda não as comprei.

    E relativamente ao sistema pensado? Funciona assim.?

    Obrigado
  9.  # 34

    Colocado por: callinasOutra ideia equivalente


    É a mesma empresa.

    Belo site a aldrabice. Dizer que tem um retorno do investimento ao fim de um ano.

    O conceito IN é interessante, mas obriga à mesma a ter circuito de recirculação:) por isso é sempre a somar.

    A recirculação já resolve o problema do desperdício de água.

    Já agora, se a bomba de recirculação só for ativada manualmente por interruptor, e desligar por sensor de temperatura, não tem desperdício energético relevante.
  10.  # 35

    A complicar com o objetivo de poupar energia, talvez fosse mais interessante aquele sistema de aquecimento da água fria do chuveiro com recuperação do calor da água quente que vai pelo ralo abaixo.
    • tipla
    • 8 outubro 2021 editado

     # 36

    Colocado por: zedPode acrescentar outros interruptores, é só repetir a configuração.

    O Shelly do lado da bomba admite um sensor de temperatura e configuração para desligar assim que a temperatura de retorno atinge certo valor, em vez dos 10 minutos fixos. Isto no século XXI.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sergioems




    Exemplos desse sensor no retorno, há?
    Colocam-se dentro do tubo? Como? Por fora/abraçado ao tubo?
    Onde comprar, modelos, etc?
    Obrigado!
  11.  # 37

    Em vez de andar com essas Invenções todas, porque não colocar uma bomba de circulação Wilo Star Z nova T, programável, tanto em temperatura, como em horário.

    Também me falaram em botões de pressão, mas não estou a ver a família andar a tocar em botões de pressão, uns minutos antes de abrir a água quente.

    Portanto devo optar pela Wilo.
    Concordam com este comentário: eu
    • SrR
    • 8 outubro 2021

     # 38

    Colocado por: VarejoteEm vez de andar com essas Invenções todas, porque não colocar uma bomba de circulação Wilo Star Z nova T, programável, tanto em temperatura, como em horário.

    Também me falaram em botões de pressão, mas não estou a ver a família andar a tocar em botões de pressão, uns minutos antes de abrir a água quente.

    Portanto devo optar pela Wilo.
    Concordam com este comentário:eu
    tem na grundfos um automático mt bom
  12.  # 39

    Colocado por: SrRtem na grundfos um automático mt bom


    Qual modelo?
    • SrR
    • 8 outubro 2021

     # 40

    Comfort autoadapt
 
0.0180 seg. NEW