Iniciar sessão ou registar-se
    • JotaP
    • 23 fevereiro 2021 editado

     # 1

    Ora poderá ter chegado a minha vez... O mercado e as condições que surgirem em resposta a pedidos de orçamento, ditarão se passa do papel à prática... O terreno existe, dinheiro para o arranque também, portanto veremos se a coisa lá para 2022 está com o arranque efectivo.

    Terreno com inclinação favorável à existência de uma cave, um arquitecto amigo do meu pai que "fez questão" de fazer parte...e nascem as primeiras ideias.

    Para já está em discussão apenas questão de detalhe como aquela passagem para as traseiras, via exterior, ser dispensada (ou nao), eventualmente o eliminar de um WC no 1º andar, passando a que se encontra em frente às escadas a ser comum (mais questão de custos que de espaço)...e uma coisa que é ideia inicial e ainda fixa, de nascer a entrada de garagem de frente, onde aparece actualmente sinalizada a grelha de escoamento.
    A lareira, caso se mantenha, ainda terá que ser relocalizada.

    Criticas e sugestões. Foco - orçamento e conforto familiar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães, desofiapedro, RUIOLI
      Piso 1 sem id.png
      Cave sem ID.png
      Piso superior sem id.png
    • JotaP
    • 23 fevereiro 2021

     # 2

    Ando aqui na luta com os ficheiros mas penso que são visualizáveis qb...
  1.  # 3

    ui

    assim de repente para que serve aquela enorme varanda no 1ºandar lá atrás?
    onde é o norte?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  2.  # 4

    Colocado por: JotaPum arquitecto amigo do meu pai que "fez


    Ele vai-se arrepender 😂😂😂

    Mais importante, este ano já há cerejas?

    Boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP, Luisvizela
  3.  # 5

    Acho que não existe ligação entre a zona social da sala e o exterior, o que é sempre pena numa moradia.

    De resto a planta está arrumadinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
    • RCF
    • 23 fevereiro 2021

     # 6

    Eu gosto. Está muito interessante.
    Apenas não gosto dos degraus das escadas, em esquadria. Numa moradia, em escadas de utilização frequente (salvo acesso a cave ou sótão), as escadas deverão ser de fácil utilização, com degraus amplos e pouco altos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  4.  # 7

    JotaP, e aquela salinha para o teletrabalho na cobertura, que também serve para ver o fogo de artificio na passagem de ano?
    Assim nem parece uma casa nova da "nossa zona" :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
    • JotaP
    • 23 fevereiro 2021

     # 8

    Colocado por: HAL_9000Acho que não existe ligação entre a zona social da sala e o exterior, o que é sempre pena numa moradia.

    De resto a planta está arrumadinha


    Percebo o que diz mas aqui não se consegue o óptimo. Como ali teremos a zona de acesso ao exterior/traseiras mas ao mesmo tempo a zona de refeições...

    Colocado por: marco1ui

    assim de repente para que serve aquela enorme varanda no 1ºandar lá atrás?
    onde é o norte?


    Se estou bem orientado, Norte é o lado das escadas. A varanda tb está a ser alvo de discussão. A ideia foi vir dar o sombreamento à sala para sul.
    Também não sou adepto de varandas mas percebo que tem que resultar por fora, também.

    Nada disto ainda está fechado.


    RUIOLI: dificilmente iria para uma solução de utilização da cobertura. Alem dos custos, esta zona em termos de vento não convida a espaços elevados para nada 😅

    RCF os degraus será por questões de espaço? Não faço ideia.

    Ntorion. Nada de cerejas, só laranjas, ainda...eheh
    • riscos
    • 23 fevereiro 2021 editado

     # 9

    Que javardice de arquitetura 😂😂, estava a espera de mais de si ohh jota
    • JotaP
    • 23 fevereiro 2021 editado

     # 10

    Colocado por: riscosQue javardice de arquitetura 😂😂, estava a espera de mais de si ohh jota


    Não seja por isso.
    Versão 2, após auscultação do forum (brincadeira. Com input de algumas ideias originais, tentando (ou não) simplificar.
    Opiniões:
      Planta cave sem id - 2.png
      piso terreo sem id - 2.png
      piso superior sem id - 2.png
    • leonorb
    • 23 fevereiro 2021 editado

     # 11

    Não gosto muito da organização da cozinha. Para mim, gostaria de mais proximidade entre lava-loiça, placa e frigorifico

    Quanto à falta de proximidade da zona social e exterior referida, à esquerda e direita, não são dois "janelões"?
    • JotaP
    • 23 fevereiro 2021

     # 12

    Colocado por: leonorbNão gosto muito da organização da cozinha. Para mim, gostaria de mais proximidade entre lava-loiça, placa e frigorifico

    Quanto à falta de proximidade da zona social e exterior referida, à esquerda e direita, não são dois "janelões"?


    Julgo que a considerada zona social é a dos sofás, essa parte terá as suas janelas ou portas mas nao dão para o espaço exterior de lazer. Essa zona fica ao nivel da entrada da garagem e para trás.

    A parte da cozinha, estando aprovada pela patroa, está perfeito. Ainda assim, está precisamente como na moradia actual e não afecta. A difernça é que passamos de 14 para 11m2 mas na actual temos mesa e deixaremos de ter.
  5.  # 13

    Se a cozinha está aprovada, nada mais a dizer 😁

    Zona sovial e de lazer creio que já percebi... eu e estes "desenhos" 🙄🙄🙄

    Mas a sala tem acesso ao exterior na mesma
    Concordam com este comentário: JotaP
    • JotaP
    • 23 fevereiro 2021

     # 14

    Sim. Vai ser sempre uma zona de movimento familiar entre cozinha e estar. Na idade que os miúdos lá estarão a brincar, também já serão um pouquinho mais crescidos, mesmo sendo crianças, portanto estarão visíveis e audíveis. Por outro lado estando ali, não têm acesso à frente da casa onde eventualmente estariam mais vulneráveis.

    Para mim, aparte de qualquer afinação relativa a detalhes como janela versus porta aqui ou acolá, gosto do que aqui tenho.
    O quarto das traseiras tem a luz que me agradam podendo eventualmente trazer dificuldades com móveis, quiçá....mas isso são o que chamo de problemas bons.
  6.  # 15

    As crianças menos vulneráveis e a sala com menos pegadas 😁
    Se já percebi, trocar janela por porta resolve
    A cozinha só tem acesso pela sala? (agora que achei a entrada 🙈🙈🙈) Se sim, preferia pegadas da miudagem em vez de compras
    • JotaP
    • 24 fevereiro 2021

     # 16

    Pegadas da garagem eheh. Aqui não se vai a grandes compras a pé, portanto a chegada será quase sempre pela garagem.
    Não queremos uma casa de revista. É para ser usada e nas traseiras não conto ter nada com terra ou grande origem de sujidade.
  7.  # 17

    JotaP, tendo em conta o formato da casa ser regular, explora a possibilidade de ser feita em ICF, os preços não diferem muito da construção tradicional, era mais rápido e limpo, em termos térmicos é uma boa opção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  8.  # 18

    parabéns! :)

    o que eu gostaria se fosse para mim:

    - no quarto do canto inferior esquerdo, trocava a posição da cabeceira da cama para a parede exterior e eliminava a janela estreita;

    - na casa de banho da suite, trocar a posição da sanita e bidé com a banheira;

    - arranjar maneira de encaixar um espaço para lavandaria no primeiro andar; (sim eu sei que falo sempre do mesmo, mas alguém tem de o fazer! ;) ) se calhar não era má ideia ficar com uma casa de banho comum e usar o espaço da outra para a lavandaria... claro que isso teria de levar uma volta...

    - na cozinha, tirava a parte do balcão do lado da janela e abria passagem para o exterior;

    - quanto à lareira, gosto de ver assim no meio quando há muito espaço, mas neste caso, encostaria à parede exterior, entre os sofás e a mesa e no inverno puxaria um sofá mais para a frente;

    - sinto falta de armários tanto no primeiro, como no rés do chão;

    - na frente da casa, plantava já uma magnólia e descontava no valor pago ao empreiteiro cada vez que lhe chegassem perto!! :p
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
    • JotaP
    • 24 fevereiro 2021

     # 19

    Agradeço o contributo de todos espero que continuem, pois é um gozo imenso, passados alguns anos de fórum da casa, ter agora o feedback a um tópico dos que mais gostamos - os dos projectos e construção.

    Tentando responder aos dois últimos foristas.

    RUIOLI, ICF ou outro método alternativo teriam que me convencer por argumentos como o preço ou a verdadeira rapidez (embora eu seja um caso raro de alguém que não tem pressa com o andamento disto).

    Além disso, embora seja pouco viável hoje em dia, eu tenho contactos que me poderão permitir fazer a casa por sucessivas empreitadas e é na canalização e electricista que tenho os melhores contactos... Esses à partida estão logo mais limitados no ICF (?)

    Depois era preciso ter referências nesse método...e a única que tenho é de uma obra inacabada.


    m.aur.eira

    Ainda não olhámos bem para os detalhes como a colocação das loiças e eu confesso que não tenho essa sensibilidade, mas com o seu alerta, já o farei. Obrigado.

    Lavandaria no piso de cima dispensa quem manda :D além de que parecendo muitos WCs a verdade é que temos dois filhos que já andam à bulha na hora de lavar os dentes e ainda são bem pequenos... Vou proporcionar-lhes essa independência.

    Na cozinha, o acesso foi pensado mas no fundo a porta da sala é mesmo ali. Isto não tem uma separação física tão vincada assim e estar na cozinha ou na sala vai ser só uma questão de semântica...

    A janela estreita tenta aproveitar o Sul e joga com o alçado do RC mas são aqueles detalhes que ainda vão ser olhados com pormenor.

    A lareira....essa é a única discórdia cá por casa. Uma lareira ali é cara e isso contraria o princípio desta casa...mas ainda estamos a negociar.

    Armários estilo roupeiros? Aquele quarto de baixo acho que vai ser o armário, por si só eheheh
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  9.  # 20

    Olha Jota eu gosto :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
 
0.0256 seg. NEW