Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Picaretaporque esse senhor nem sequer é empreiteiro.
    Agora já é :)
    Concordam com este comentário: Picareta
  2.  # 22

    Colocado por: jamaral.57Fazer um contrato não pode ser uma coisa do outro mundo, cumprir prazos também não ou então vamos continuar à boa maneira portuguesa terceiro mundistas a enganarmo-nos alegremente e a aceitar issso como um triste fado.
    Claro que não, só que um contrato com essas características tem um fator caganço muito maior, e depois o DO não gosta desse valor. Logo o normalmente o DO prefere pagar menos e assumir que vai haver algum atraso.
    Concordam com este comentário: RRoxx
  3.  # 23

    Colocado por: jamaral.57

    O meu comentário responde ás diversas situações que vejo aqui no forum em que os Donos de Obra são ludibriados com malandros que não são de facto empreiteiros e que se servem apenas de expedientes para sacar dinheiro.


    Lá vou eu bater na mesma tecla. Maior parte dos donos de obra nem um mapa de trabalhos elabora. Querem o quê?

    Quem elabora e vai procurar fazer as coisas mais ou menos com pés e cabeça, em grande parte destes casos, nao se interessa pelo processo, entrega ao arquitecto e ele que se amanhe.

    E depois ha o pior, os arquitectos que nem para desenhador davam... devem de estar no mesmo grupo do "empreiteiro" deste tópico.
  4.  # 24

    Colocado por: HAL_9000Claro que não, só que um contrato com essas características tem um fator caganço muito maior, e depois o DO não gosta desse valor. Logo o normalmente o DO assume que vai haver algum atraso.


    Sim se o DO avaliou esse risco tudo bem. Neste caso concreto o tópico começou com um DO que passou 7000€ de adjudicação e nunca mais viu o empreiteiro. O que referi é que há mecanismos para que isto não aconteça.
  5.  # 25

    Colocado por: RRoxxLá vou eu bater na mesma tecla. Maior parte dos donos de obra nem um mapa de trabalhos elabora. Querem o quê?

    Quem elabora e vai procurar fazer as coisas mais ou menos com pés e cabeça, em grande parte destes casos, nao se interessa pelo processo, entrega ao arquitecto e ele que se amanhe.

    E depois ha o pior, os arquitectos que nem para desenhador davam... devem de estar no mesmo grupo do "empreiteiro" deste tópico.


    Toda a razão. O DO é do meu ponto de vista o maior responsável pelas situações que aqui vimos ser descritas e é ele que tem a responsabilidade de quebrar esta cadeia de menores valias para os objetos a construir.
    • RB
    • 19 julho 2021

     # 26

    Colocado por: RRoxx

    Lá vou eu bater na mesma tecla. Maior parte dos donos de obra nem um mapa de trabalhos elabora. Querem o quê?

    Quem elabora e vai procurar fazer as coisas mais ou menos com pés e cabeça, em grande parte destes casos, nao se interessa pelo processo, entrega ao arquitecto e ele que se amanhe.

    E depois ha o pior, os arquitectos que nem para desenhador davam... devem de estar no mesmo grupo do "empreiteiro" deste tópico.

    Eu tenho mapa de quantidades da obra elaborado por técnico competente e os orçamentos foram efetuados com base nele
    • RB
    • 19 julho 2021

     # 27

    Colocado por: jamaral.57Mariaa e RB,
    Nos tempos que correm temos cada vez mais situações destas. O meu conselho é:
    Fazer sempre um contrato.
    A adjudicação sempre suportada com uma garantia bancária (first demand).
    Pagamentos de acordo com o efetivamente executado visados pela respetiva fiscalização.
    Podem ter menos escolhas nos empreiteiros disponíveis mas certamente terão menos dores de cabeça.

    Fiz contrato de empreitada, com assinatura reconhecida no notário
  6.  # 28

    Colocado por: RBEu tenho mapa de quantidades da obra elaborado por técnico competente e os orçamentos foram efetuados com base nele


    isso é bom

    Colocado por: RBFiz contrato de empreitada, com assinatura reconhecida no notário


    Não se defendeu relativamente a adiantamentos.
  7.  # 29

    alguém tem algum contrato base que sirva para defesa do DO nos pontos mais fulcrais, mas que, regra geral, seja minimamente bem aceite por um empreiteiro "decente"?
  8.  # 30

    Colocado por: jamaral.57A adjudicação sempre suportada com uma garantia bancária (first demand).

    Isso acarreta custos (nem sei bem quanto, deve variar com o montante e prazo da garantia). Os empreiteiros deste tipo de obras nem sabe o que isso significa.
    Normalmente só é usado para obras públicas ou entre empresas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 31

    Colocado por: NTORIONIsso acarreta custos (nem sei bem quanto, deve variar com o montante e prazo da garantia). Os empreiteiros deste tipo de obras nem sabe o que isso significa.


    Sim e os custos que estes 2 foristas Mariaa e RB vão ter acha que serão inferiores?
    A questão é simples se paga mais do que o serviço que está feito está a pôr-se a jeito para ficar em maus lençois.
    Se o empreiteiro precisa de adiantamente e isso pode ter a sua lógica o Dono de Obra tem de se acautelar quanto ao dinheiro que paga sem ter qualquer trabalho feito.
  10.  # 32

    Colocado por: jamaral.57

    Sim e os custos que estes 2 foristas Mariaa e RB vão ter acha que serão inferiores?
    A questão é simples se paga mais do que o serviço que está feito está a pôr-se a jeito para ficar em maus lençois.
    Se o empreiteiro precisa de adiantamente e isso pode ter a sua lógica o Dono de Obra tem de se acautelar quanto ao dinheiro que paga sem ter qualquer trabalho feito.

    Num dos casos foi 5%, sim pode custar bem mais.

    No outro n sei.
    • RB
    • 20 julho 2021

     # 33

    Colocado por: NTORION
    Num dos casos foi 5%, sim pode custar bem mais.

    No outro n sei.

    Eu dei-lhe 5% de adjudicação, mas no início da obra já foram mais ,40%
  11.  # 34

    Colocado por: RBEu dei-lhe 5% de adjudicação, mas no início da obra já foram mais ,40%

    Quem é que no seu perfeito juízo aceita um contrato a pagar 45% com i inicio dos trabalhos.
    Onde está a vossa fiscalização?
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 20 julho 2021

     # 35

    Colocado por: zedasilvaQuem é que no seu perfeito juízo aceita um contrato a pagar 45% com i inicio dos trabalhos.


    Provavelmente, pessoas bem intencionadas e honestas, que pensam que os outros são iguais a eles.

    Infelizmente o mundo da construção tem muitas pessoas sem escrúpulos.
    Concordam com este comentário: vmontalvao, Maguireis, Extravagancia
  12.  # 36

    Mas se pensam que são somente os empreiteiros estam muito enganados.

    E nem é somente na construção.
    Concordam com este comentário: eu, Joao Dias
    • RB
    • 9 agosto 2021

     # 37

    Venho dar novidades do meu caso com o empreiteiro. Continua a não ir à obra, daqui a pouco faz 2 meses. Entretanto tinha uma licença da Câmara para 4 meses e dois já passaram. Continua a dizer que não tem dinheiro nem pessoal para continuar, mas também não desiste ou seja não rescinde o contrato. Com isto nem consigo contratar outro e o prazo da licença a contar. Eu não o vou fazer senão ainda tenho que o indemnizar. Fez-me agora uma proposta: já lá tem 45% da obra e praticamente nada fez, nem comprou materiais e propõe que a partir de agora eu pague diretamente ao pessoal e compre os materiais, quer dizer com os 55% restantes. O seu trabalho (ele também faz serviço na obra) e o lucro ficam por conta dos 45% que já lá tem. Ora sabendo que ele me fez um orçamento que foi o mais barato que encontrei,e deveria ser um pouco à conta, nas palavras dele não ia tirar grande lucro, como é que agora se vai fazer a obra só com 55%? E a responsabilidade passa para mim de pagar material e mão de obra a partir de agora.
    Que me dizem a está proposta? É claro que não aceitei...
    Entretanto através das redes sociais soube de casos idênticos deste senhor. Ele faz as obras ou indemniza as pessoas quando se vê apertado com o dinheiro de outras e isto é uma bola de neve...agora gastou o nosso dinheiro para tapar buracos anteriores e não tem para a nossa obra.
    Outra dúvida que tenho e pedia a quem soubesse responder. Ele ainda não levantou na Câmara o livro de obra. Ele ficou de levantar, porque nós moramos longe. Portanto o diretor de obra não escreveu nada no livro. De quem é a responsabilidade, dele ou nossa?
    Obrigada pelas vossas opiniões
  13.  # 38

    O barato sai caro
  14.  # 39

    Pelo menos atende o telefone e propôs uma solução.

    Já arranjou o dinheiro e pagou os anteriores calotes. Agora para acabar a obra o Cliente que se desemerde.
  15.  # 40

    Colocado por: marteloescoproO barato sai caro

    O entendido que não sabe dizer mais nada, manda uma dessas para ser engraçadinho.

    Mais um que deve pensar que todos que querem ter uma casa devem tirar todos os cursos e o de gestão.
    Vergonha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RB
 
0.0232 seg. NEW