Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: FPaliotesBoa noite. Sou novo no fórum e desejo colocar uma questão, que após ter procurado uma resposta direta, não observei nenhum tipo de indicação sobre este assunto. Encontro-me na situação de ter recebido aviso sobre o direito de preferência relativamente ao imóvel em que habito há mais de 24 anos. No entanto, dado não apresentar a capacidade financeira para pagar neste momento a entrada inicial do imóvel, foi sugerido por conhecidos realizar um Credito-Sinal, de modo a pagar o valor inicial, conseguir um CPCV e garantir a compra da casa. A questão é se o vendedor pode "preferir" a compra pelo outro comprador, dado que não terá um período de carência até ao início do crédito habitação? Espero ter sido esclarecedor e estarei ao dispor para qualquer dúvida no que se refere ao contexto (peço desculpa, mas é um assunto novo para mim).
    Agradeço a atenção

O direito de preferência, de uma forma muito simplista funciona do seguinte modo: o proprietário coloca um imoóvel à venda por um determinado valor. Na eventualidade de haver proposta, tem que informar a quem tem o direito de preferência, antes do CPCV, para essa pessoa igualar a mesma. Caso iguale, quem tem o direito de preferência compra a casa.

Claro que pode avisar antes do CPCV mas no CPCV tem que informar obrigatoriamente.

No final do ano passado, ajudei a vender um imóvel em Carnaxide. A Camara tem o direito de preferência, caso quisesse comprar pelo valor aceite, o negócio cairia e a Camara compraria o imóvel.

Espero ter ajudado nesse sentido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FPaliotes
  2.  # 2

Colocado por: Damiana Mariaconheço um médico que comprou um restaurante para poder cozinhar, coisa em que é perito e apaixonado.

Quem faz as coisas com gosto, tem outros sucessos: pessoal e social.
    Concordam com este comentário: joseduro
  3.  # 3

Colocado por: FPaliotesA questão é se o vendedor pode "preferir" a compra pelo outro comprador, dado que não terá um período de carência até ao início do crédito habitação?

No direito de preferência dado ao inquilino, este tem de respeitar / igualar as mesmas condições da proposta do CPCV: prazo; valor de sinal; valor de venda.

Caso contrário, o proprietario pode dar preferência ao ‘outro’ comprador
  4.  # 4

O que eu acho estranho agora é que os agentes imobiliários vendem casa no país inteiro, ou seja um agente do algarve pode angariar e vender casas em lisboa porto ilhas, o que no mínimo é estranho pois não conhecem nada sobre as zonas etc.
    • NLuz
    • 24 março 2021

# 5

Colocado por: ruimesquitaO que eu acho estranho agora é que os agentes imobiliários vendem casa no país inteiro, ou seja um agente do algarve pode angariar e vender casas em lisboa porto ilhas, o que no mínimo é estranho pois não conhecem nada sobre as zonas etc.

O que interessa é angariar 😉
    Se não for ele a vender, alguém da rede vende.
  5.  # 6

Colocado por: ruimesquitaO que eu acho estranho agora é que os agentes imobiliários vendem casa no país inteiro, ou seja um agente do algarve pode angariar e vender casas em lisboa porto ilhas, o que no mínimo é estranho pois não conhecem nada sobre as zonas etc.

Falando no meu caso em particular, tenho 3 focos diferentes no qual trabalho: Almada (e arredores), Montijo (e arredores) e zona de Oeiras (e arredores). Porquê? Porque estou sempre nesses locais.

Sim, há zonas que não conheço e antes de trabalhar ou propor a trabalhar com o proprietário, nunca faço um Estudo de Mercado sem conhecer a zona, falar com pessoas e averiguar com conhecidos sobre a zona em especifico.

Claro que me pode surgir pistas de negócios longe mas tenho que ver o jogo a longo prazo. Ainda o outro dia recebi uma hipótese de angariar um imóvel no Porto, recusei. Nem dei a possível angariação a outro colega, porquê? Porque indiretacmente o meu nome fica no barulho e não conheço o colega e se ele faz um péssimo trabalho? Fico mal visto, não obrigado.

Agora tambem me surgiu outra oportunidade no Norte e irei trabalhar. Nem me interessa o valor do imóvel mas pela situação do proprietário e os meus potenciais ganhos futuros. Ou seja, tenho que pensar mais em frente, a origem da pista de negócio.

O meu normal, é um raio de 40kms da minha casa (há uma razão para isso). Se não conheço a zona, como dito, não efetuo Estudo de Mercado sem lã ir.

E agora, feliz ou infelizmente, estou a trabalhar mais compradores do que proprietários. Não recuso quem queira trabalhhar comigo mas quero criar uma carteira de clientes compradores REAL. Há dificuldades em trabalhar com ambos os lados.

Cada dia que passa, mais me surpreendo com muita coisa.
    • NLuz
    • 24 março 2021

# 7

Colocado por: joseduro

Falando no meu caso em particular, tenho 3 focos diferentes no qual trabalho: Almada (e arredores), Montijo (e arredores) e zona de Oeiras (e arredores). Porquê? Porque estou sempre nesses locais.

Sim, há zonas que não conheço e antes de trabalhar ou propor a trabalhar com o proprietário, nunca faço um Estudo de Mercado sem conhecer a zona, falar com pessoas e averiguar com conhecidos sobre a zona em especifico.

Claro que me pode surgir pistas de negócios longe mas tenho que ver o jogo a longo prazo. Ainda o outro dia recebi uma hipótese de angariar um imóvel no Porto, recusei. Nem dei a possível angariação a outro colega, porquê? Porque indiretacmente o meu nome fica no barulho e não conheço o colega e se ele faz um péssimo trabalho? Fico mal visto, não obrigado.

Agora tambem me surgiu outra oportunidade no Norte e irei trabalhar. Nem me interessa o valor do imóvel mas pela situação do proprietário e os meus potenciais ganhos futuros. Ou seja, tenho que pensar mais em frente, a origem da pista de negócio.

O meu normal, é um raio de 40kms da minha casa (há uma razão para isso). Se não conheço a zona, como dito, não efetuo Estudo de Mercado sem lã ir.

E agora, feliz ou infelizmente, estou a trabalhar mais compradores do que proprietários. Não recuso quem queira trabalhhar comigo mas quero criar uma carteira de clientes compradores REAL. Há dificuldades em trabalhar com ambos os lados.

Acho que faz bem.

Os seus colegas não querem trabalhar com compradores. Dizem que são infiéis, tanto compram a um como a outro 😜

Já disse a alguns que secalhar deviam mudar o azimute, pois os compradores é que tem o
    dinheiro.
    Um ou outro ainda ficaram a pensar, mas a maioria não chega lá, enfim....
  6.  # 8

Ui... sim dizem que são infiéis mas, para mim, o problema nem é isso..centra-se mais noutra coisa.

Todos nós compramos com todos mas se 90% dos consultores estão focados em proprietário, será que tenho menos concorrência do outro lado?

Claro que também há outros fatores envolvidos.
    • NLuz
    • 24 março 2021

# 9

Colocado por: joseduroUi... sim dizem que são infiéis mas, para mim, o problema nem é isso..centra-se mais noutra coisa.

Todos nós compramos com todos mas se 90% dos consultores estão focados em proprietário, será que tenho menos concorrência do outro lado?

Se puder desenvolver esses fatores José...

Eu acho que é pena que não haja um contrato de mediação para compradores, acho que era bom.
  7.  # 10

Colocado por: joseduroUi... sim dizem que são infiéis mas, para mim, o problema nem é isso..centra-se mais noutra coisa.

E trabalha com "compradores" que compram imóveis para revenda de modo a construir uma relação frequente?
  8.  # 11

Acho que muitos compradores preferem ter um consultor a trabalhar desse modo, porque assim não é aquela história de levarmos com um consultor que está a tentar vender um imóvel e a impingir-nos uma historinha para conseguir vender e ter a sua comissão, mesmo que depois o comprador saia prejudicado.

Assim é melhor, a meu ver, porque temos a garantia que é alguém que está a procurar um negócio que realmente faça sentido para o comprador, para as suas possibilidades e a pensar no seu futuro, seja em termos de habitação permanente (que um dia no futuro poderá vender e aí poderá voltar a pedir ajuda ao mesmo agente que ajudou a adquirir a habitação), ou seja, para investimento e alugar/vender posteriormente e fazer disso um negócio.

Para além de assim também poder passar palavra a outros amigos e familiares que estejam à procura de casa caso o cliente inicial tiver tido uma boa experiência na procura e compra duma habitação.
  9.  # 12

Colocado por: NLuz

Se puder desenvolver esses fatores José...

Eu acho que é pena que não haja um contrato de mediação para compradores, acho que era bom.

Sobre o contrato, já se estudou sobre o assunto mas a lei Portuguesa não permite dado que existe o contrato para proprietários e apenas pode existir um contrato. Como a maior parte dos imóveis sáo transaccionados via imobiliária, não é permitido.

Eu não me importaria, aliás, até agradecia que pudesse usar mas acho que a população não iria aceitar isso com bons olhos.

Para mim, o dito de problema não são os compradores que compram com todos, isso já aceitei que acontece. O problema está nos consultores que:

a) não fazem partilhas
    b) comissões muito baixas
    c) dificuldades em agendar visitas. Tive um caso que só me ri e chamei uns belos nomes ao pé de uma cliente. Ligo para um consultor para agendar uma visita e colocam N problemas para tal acontecer. Digo à cliente o que se passou (estava ao meu lado) e pedi para ela ligar. Espanto meu que agendou visita... E era uma marca dita das grandes.
    d) não querem assinar acordo de partilha (documento que para mim é essencial para o outro consultor não me "roubar" o cliente)

Os compradores que fujam, agora "colegas" não me dificultem a vida sff.

Claro que isto faz parte de todas exceções porque uma boa parte não faz nada disto.

Enfim, este é o grande problema, para mim pessoalmente, trabalhar com compradores.

Agora eu trabalhar com compradores é muito simples, há MUITOS e a conversa com eles é sempre em paz e sossego e ocrre tudo lindamente.. ha exceções mas não são a regra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluewings, NLuz
  10.  # 13

Colocado por: bluewings
    E trabalha com "compradores" que compram imóveis para revenda de modo a construir uma relação frequente?

Sim trabalho.

Tenho um investidor que é certo e garantido, compra tudo que entra nas condiçoes dele. E ainda me dá a angariação por X meses para venda.

A dificuldade está em achar mais investidores, achar não, aceitarem reunir comigo ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluewings
  11.  # 14

Colocado por: Andreia_s

Acho que muitos compradores preferem ter um consultor a trabalhar desse modo, porque assim não é aquela história de levarmos com um consultor que está a tentar vender um imóvel e a impingir-nos uma historinha para conseguir vender e ter a sua comissão, mesmo que depois o comprador saia prejudicado.

Assim é melhor, a meu ver, porque temos a garantia que é alguém que está a procurar um negócio que realmente faça sentido para o comprador, para as suas possibilidades e a pensar no seu futuro, seja em termos de habitação permanente (que um dia no futuro poderá vender e aí poderá voltar a pedir ajuda ao mesmo agente que ajudou a adquirir a habitação), ou seja, para investimento e alugar/vender posteriormente e fazer disso um negócio.

Para além de assim também poder passar palavra a outros amigos e familiares que estejam à procura de casa caso o cliente inicial tiver tido uma boa experiência na procura e compra duma habitação.
    Concordam com este comentário:joseduro

Sem dúvida, na minha primeira conversa, seja quem for - proprietário ou comprador - digo sempre. Se em determinado momento do negócio, o correto ser eu sair de cena para você comprar a casa que quer ao preço correto, eu saio. Não faço conversa de choradinho ou impingir algo que sei que a pessoa não quer. Tenho que pôr sempre do outro lado, será que gostaria que me fizessem isso? A resposta é simples.

O que é melhor para o cliente vai sempre ser mais importante do que é melhor para mim.

isto para mim é um ponto assente, daí dizer que não sou comercial.

Sim, não sou hipocrita, primeiro mostro o produto no qual eu também ganho mas vendo que a casa ou o cliente está num sitio que não posso lá ir, indico o caminho, digo o que tem que falar e os cuidados a ter e amigos como dantes. Isto é dito logo na primeira reunião. Sou um livro aberto lol (demasiado até) mas sendo honesto e transparante é como se constroi uma relação.

Se quero destacar-me dos outros, tenho que ser eu mesmo.
  12.  # 15

O que tem a dizer sobre os contratos de arrendamento com opcao de compra? Ja alguma vez participou de algo ?

13.  # 16

Sim trabalho.

Tenho um investidor que é certo e garantido, compra tudo que entra nas condiçoes dele. E ainda me dá a angariação por X meses para venda.

A dificuldade está em achar mais investidores, achar não, aceitarem reunir comigo ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bluewings

O investidor que conhece compra os imóveis em nome de empresa (CAE 68100)?
  14.  # 17

Olá, José. Parabéns pela excelente iniciativa, que pode ajudar alguns "cépticos" (grupo no qual me incluo) sobre a actividade das agências imobiliárias.

Não lhe vou pedir para comentar casos específicos de actuação de colegas seus, mas gostava de lhe perguntar qual a sua opinião, de uma forma geral, relativamente a práticas que eu considero pouco sérias por parte de alguns profissionais. Estou neste momento à procura de casa para comprar, e apanho frequentemente o meu consultor em "inexactidões". Alguns exemplos:

- Uma condição que impus para a assinatura do CPCV foi que houvesse uma declaração do condomínio de que o atual proprietário não tem dívidas. A resposta tem sido sempre que eu não teria que me preocupar, pois essas dívidas, se existissem, seriam sempre do anterior proprietário. Quando lhe pergunto qual o expediente legal que me garante isto, ele desvia sempre o assunto...
    - Um dos apartamentos que visitámos tinha evidentes problemas de infiltração e humidade, que alguém tentou disfarçar com uma pintura medonha. Quando o confrontei com uma enorme mancha de humidade no tecto, ele referiu que nem tinha reparado (impossível...). "Mas olhe que não é infiltração, pela forma...". Perguntei-lhe então o que seria, mas fiquei sem resposta.
    - Esta mesma casa tinha o certificado energético expirado. "Olhe, nem reparei...".
    - Claro que não podia faltar o clássico "Sabe que eu tenho outro comprador para a casa, que pode pagar a pronto.".Mas está a mostrar-me a casa a mim, que vou ter que pedir financiamento...

Pessoalmente, sinto-me insultado com este tipo de atitudes, sinto que me estão a passar um atestado de ingenuidade. Se não tinha inicialmente uma boa imagem dos consultores imobiliários agora ainda menos.

Concordaria comigo se eu dissesse que o acesso à profissão devia ser mais restrito e exigente? Que quem trabalha nesta área devia ter mais formação em áreas mais práticas (conhecimentos básicos de construção civil, direito, etc)? Penso até que faria sentido haver uma ordem profissional que regulasse a profissão.
    Concordam com este comentário: json
  15.  # 18

Marco, troque de agente em primeiro lugar. Em segundo, se tem tempo para pesquisar no mercado, tente falar diretamente com o (s) vendedor (es).
    Concordam com este comentário: Damiana Maria, joseduro
  16.  # 19

Colocado por: MarcoMFConcordaria comigo se eu dissesse que o acesso à profissão devia ser mais restrito e exigente? Que quem trabalha nesta área devia ter mais formação em áreas mais práticas (conhecimentos básicos de construção civil, direito, etc)? Penso até que faria sentido haver uma ordem profissional que regulasse a profissão.

Já foi assim para poder ser angariador.
    Ainda me lembro que muitos agentes levavam o contrato apenas assinado pelo proprietario porque não podiam assinar.
    Nessa altura havia muitos chumbos nos testes.
  17.  # 20

Colocado por: Vítor MagalhãesMarco, troque de agente em primeiro lugar.

Já decidi que não vai ser com ele que vou avançar, estou só a aproveitar para conhecer melhor a zona onde vou comprar e perceber as rotinas do mercado.

A questão para mim é que, quando vamos ao médico, ao banco, à farmácia ou ao que quer que seja, temos um grau de confiança elevado no profissional que está do outro lado. Não consigo ter o mesmo grau de confiança com agentes imobiliários. Não estamos a falar de negócios de tostões...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Damiana Maria, joseduro, json

0.0641 seg. NEW