Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Tenho uma casa com terreno e nesse terreno existem 3 anexos, o que acontece é que a corrente eléctrica vem do contador para o quadro eléctrico principal e daí segue para os anexos (linhas verdes). Com a potência contratada a luz vai muitas vezes abaixo no Inverno pois há mais aquecedores ligados.
    Pedi o aumento de potência à EDP e o técnico que cá veio diz que os cabos que ligam o contador ao Quadro principal não têm diâmetro para aguentarem mais potência.
    Posto isto, é possível passar o quadro principal para junto do contador e a partir daí derivar para os outros quadros (linhas vermelhas) e assim poder pedir o aumento de potência?


    https://drive.google.com/file/d/1XiM2_EDF5vUVn4JHd7EQQFW3k2wMjggT/view?usp=sharing
    Concordam com este comentário: tozedossantos1
  2.  # 2

    Tudo é possível, desde que haja dinheiro.
    Aconselho-o a pedir a opinião e cotação a um electricista.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fieldy
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasTudo é possível, desde que haja dinheiro.
    Aconselho-o a pedir a opinião e cotação a um electricista.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Fieldy


    Já pedi, mas o electricista começou a torcer o nariz, por isso resolvi perguntar aqui.
  4.  # 4

    Peça a outro. Ou melhor, peça solução a um eng. Electrotécnico e o electricista executa.
  5.  # 5

    Registe-se no site e_redes, antiga EDP distribuição e veja que potência tem viabilizada.

    Ou ligue para a e-redes e peça ajuda.
  6.  # 6

    Colocado por: Fieldy

    Já pedi, mas o electricista começou a torcer o nariz, por isso resolvi perguntar aqui.
    Pois torceu, porque o seu problema está a montante. Na capacidade da baixada e secção do cabo da EDP.
    Sem esse redimensionamento não há aumento de potência que resulte. Pode é arder tudo se as proteções nao funcionarem...!
    Nesta lógica passar o QE principal para junto do contador não resolve.
    E duvido que a Edp aceite sem que o QE esteja dentro do edifício a que se destina o fornecimento.
    Depois de ter o fornecimento devidamente capacitado para o consumo que pretende, pode perfeitamente fazer as 3 partições para QE's secundarios (isto condicionado às distâncias entre principal e secundários obviamente).
    Esse dimensionamento requer no mínimo a intervenção de um bom electricista e naturalmente investimento em material e serviço de fornecimento.
  7.  # 7

    A disposição dos edifícios é como esta representada? Qual a distância das ligações?

    Junto ao contador tem algum casinhoto onde possa instalar um quadro?

    Qual a utilização que dará a cada espaço?

    Para que valor de potência quer aumentar? Indicaram lhe que dependendo da potência poderá necessitar de vistoria para certificar as instalações? Ou mesmo necessitar de projecto!
  8.  # 8

    Colocado por: RicardoPortoRegiste-se no site e_redes, antiga EDP distribuição e veja que potência tem viabilizada.

    Ou ligue para a e-redes e peça ajuda.


    Isso foi o que eu já fiz.


    Colocado por: KduvidasPois torceu, porque o seu problema está a montante. Na capacidade da baixada e secção do cabo da EDP.
    Sem esse redimensionamento não há aumento de potência que resulte. Pode é arder tudo se as proteções nao funcionarem...!
    Nesta lógica passar o QE principal para junto do contador não resolve.
    E duvido que a Edp aceite sem que o QE esteja dentro do edifício a que se destina o fornecimento.
    Depois de ter o fornecimento devidamente capacitado para o consumo que pretende, pode perfeitamente fazer as 3 partições para QE's secundarios (isto condicionado às distâncias entre principal e secundários obviamente).
    Esse dimensionamento requer no mínimo a intervenção de um bom electricista e naturalmente investimento em material e serviço de fornecimento.


    Eu que não entendo nada de electricidade pensei que fosse uma coisa mais simples, porque a única coisa que têm de ir para ao pé do contador é o disjuntor da EDP, porque o resto do QE fica como esta.
  9.  # 9

    Colocado por: BigmouseA disposição dos edifícios é como esta representada? Qual a distância das ligações?

    Junto ao contador tem algum casinhoto onde possa instalar um quadro?

    Qual a utilização que dará a cada espaço?

    Para que valor de potência quer aumentar? Indicaram lhe que dependendo da potência poderá necessitar de vistoria para certificar as instalações? Ou mesmo necessitar de projecto!


    Sim, o contador esta dentro de uma "casa" de 1x1, por isso dá perfeitamente para instalar um QE.
    A utilização de casa um é para habitação
    A EDP disse que tinha de vir cá um Electricista ver se os cabos que vão do contador ao QE aguentava o aumento de potencia, o que já se verificou e ele disse que não dava.
  10.  # 10

    Para que potência está solicitar aumento?
  11.  # 11

    Colocado por: BigmousePara que potência está solicitar aumento?


    Eu tenho 6.9 e dizem que é o máximo que posso ter.
  12.  # 12

    Colocado por: Fieldy

    Eu tenho 6.9 e dizem que é o máximo que posso ter.


    É bastante comum esse limite. Para conseguir ter potência superior é necessário como disseram um bom eletricista para por essa instalação devidamente preparada para conseguir ter por exemplo 10,35kVA. E depois é necessário que o ramal local tenha capacidade para fornecer essa potência. Caso seja necessário reforçar o ramal, a E-redes lhe dirá o orçamento, e não costuma ser agradável.
  13.  # 13

    è mais barato e simples deitar fora os aquecedores e meter A/C.
    Esses 6.9kVA,são monofásicos?
  14.  # 14

    Olá, verifiquei que este assunto é o que mais se aproxima da minha duvida, peço alguma dica sobre os condutores entre contador e Q.E? A instalaçao refere-se a uma garagem isolada num terreno, tenho o processo quase em andamento mas desejava saber se existe outro tipo de fios qe substituam o cabo XV , neste caso o XV 3x16.
    Será que posso utilizar por exemplo cabo unifilar (fio) FV (H07V-R) ou outro que seja homolagado, apenas para evitar o cabo XV.
    E visto que se trata de alimentaçao para uma garagem !

    Por fim em relaçao ao tubo entre contador e Q.E (garagem) tem de ser 40mm ou pode ser 32mm ?
    Sem depois ter problemas com uma eventual certificaçao

    Agradeço a vossa atençao e disponibilidade
    Toze Santos
  15.  # 15

    Colocado por: FieldyBoa noite,

    Tenho uma casa com terreno e nesse terreno existem 3 anexos, o que acontece é que a corrente eléctrica vem do contador para o quadro eléctrico principal e daí segue para os anexos (linhas verdes). Com a potência contratada a luz vai muitas vezes abaixo no Inverno pois há mais aquecedores ligados.
    Pedi o aumento de potência à EDP e o técnico que cá veio diz que os cabos que ligam o contador ao Quadro principal não têm diâmetro para aguentarem mais potência.
    Posto isto, é possível passar o quadro principal para junto do contador e a partir daí derivar para os outros quadros (linhas vermelhas) e assim poder pedir o aumento de potência?


    https://drive.google.com/file/d/1XiM2_EDF5vUVn4JHd7EQQFW3k2wMjggT/view?usp=sharing
    Concordam com este comentário:tozedossantos1


    Amigo, conseguiu resolver a situaçao ?
  16.  # 16

    Colocado por: BigmouseOlá, verifiquei que este assunto é o que mais se aproxima da minha duvida, peço alguma dica sobre os condutores entre contador e Q.E? A instalaçao refere-se a uma garagem isolada num terreno, tenho o processo quase em andamento mas desejava saber se existe outro tipo de fios qe substituam o cabo XV , neste caso o XV 3x16.
    Será que posso utilizar por exemplo cabo unifilar (fio) FV (H07V-R) ou outro que seja homolagado, apenas para evitar o cabo XV.
    E visto que se trata de alimentaçao para uma garagem !

    Por fim em relaçao ao tubo entre contador e Q.E (garagem) tem de ser 40mm ou pode ser 32mm ?
    Sem depois ter problemas com uma eventual certificaçao

    Agradeço a vossa atençao e disponibilidade
    Toze Santos
  17.  # 17

    Mas porque quer substituir o cabo XV por condutores?
  18.  # 18

    Não se esqueça também de fazer terra.

    Se fizer curvas apertadas coloque tubo 50 ou 63.

    Não invente no cabo
  19.  # 19

    Trata-se de um terreno de um casal de idosos que apenas tem lá uma garagem onde arruma as ferramentas, ate ha data sempre regaram retirando agua do poço a balde, mas arranjaram uma bomba em 2ª mao e para gozarem mais tempo no terreno a explorar agora a bomba , eles pretendem pedir a luz, mas o dinheiro é escasso e eu ja lhes consegui arranjar metade dos materiais e a substituiçao do cabos por FV10 ou H07V-R seria apenas para poupar uns eurozitos pois a distancia entre a garagem e o contador é de erca de 25metros. Referente à linha de terra, a portinhola e cx contador é em poliester por esse motivo a cx de terra ficaria na parade da garagem visto nao ser necessário ligar terra nem na portinhola nem na cx do contador, ou ha problemas ?
  20.  # 20

    Colocado por: RicardoPortoRegiste-se no site e_redes, antiga EDP distribuição e veja que potência tem viabilizada.

    Ou ligue para a e-redes e peça ajuda.


    Colocado por: RicardoPortoRegiste-se no site e_redes, antiga EDP distribuição e veja que potência tem viabilizada.

    Ou ligue para a e-redes e peça ajuda.



    Visto ser um entendido na matéria, tomei a liberdade de intervir na busca de resposta para esta minha duvida.
    Será que alguém me pode enviar ficheiros tanto do Termo de Responsablidade pela execuçao como Ficha eletrotecnica atualizadas / ultima versao , ou entao links que me reencaminham para esse ficheiros.
    Tenho comigo um Termo e nao sei se é esta a versao atual, neste o Cap1 fala no Promotor/entidade exploradora, nem sei onde inserir nome do requerente (proprietario)neste Termo ?
    Para terminar, na Ficha que tenho nao sei como classificar a GARAGEM nesta ficha. Nao sei o que devo mencionar em: Descriçao Imovel e Classificaçao da instalaçao ?
    Obrigado
 
0.0246 seg. NEW