Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Obrigada pela preocupação.
    Por as situações não andarem fáceis é que tenho um limite para empréstimo estipulado e que NÃO vou ultrapassar. De todas as formas questiono-me o que será preferivel: um emprestimo pequenino (+- 40.000) e uma casa fora de Lisboa (Amadora/Atalaia/etc) ou um emprestimo maior (máx. 75.000) e casa em Lisboa.
    Nesta fase, taxas fixas compensam? Ou será melhor continuar a apostar numa taxa variável?
    A perspectiva de mercado para 2010, será para os preços das casas novas aumentarem/manterem/descerem? Não acredito que seja para descer... mas... se for, espero!!!
    Finalmente, fazer uma proposta para um T3 em Benfica (supostamente com 141m2, mas preciso de ver a planta), numa zona simpática e de bons acessos, com menos 20% do valor é completamente absurdo?
    Felizmente as perspectivas para o meu agregado familiar para 2010 são de melhoria, mas confesso que a compra da casa me assusta um pouco.
  2.  # 62

Violet
    T3 em Benfica, 141m2, com quantos anos? com ou sem estacionamento? e que valor (pedem/oferece) exactamente?
  3.  # 63

Tal como desconfiava... as áreas em planta ficam-se pelos 100m2. Quando me disseram q tinha os 141 perguntei se era área útil privativa, disseram que sim. Então onde estão os 40m2 que faltam?? Alguém que me explique como se eu fosse burra. :S
    •  
      FD
    • 15 dezembro 2009

# 64

Colocado por: VioletTal como desconfiava... as áreas em planta ficam-se pelos 100m2. Quando me disseram q tinha os 141 perguntei se era área útil privativa, disseram que sim. Então onde estão os 40m2 que faltam?? Alguém que me explique como se eu fosse burra. :S

Varandas?
  4.  # 65

Perguntei se estava incluida na área referida. Diz que não. Mas ainda que estivesse os cerca de 100m2 + os cerca de 10m2 da varanda não perfazem os 141m2 totais (de área útil privativa), nem mesmo contabilizando a arrecadação...
  5.  # 66

Violet
    A área que geralmente se DIZ QUE SE anuncia é a área BRUTA (incluindo pilares, paredes interiores e exteriores, e metade das paredes divisórias). [editado: área Bruta privativa, isto é, da porta para dentro]

De qualquer maneira, um T3 (3 quartos a 15m2, 1 sala com 25m2, 2c.b. com 4m2 cada, cozinha com 12m2, 1 varanda com 10m2, um corredor com uns 5m2 e sem hall de entrada) deverá ter, no mínimo, 105m2.

O meu tem 145m2, mas só a sala tem mais de 45m2, e tem 3 varandas (6+6+4)...
    •  
      FD
    • 15 dezembro 2009 editado

# 67

Perguntei porque no Belas Clube de Campo anunciam 150m2 de área útil privativa em que quase 50m2 são de varandas/terraços...

E arrecadações? Seria original mas... estúpido.
  6.  # 68

Pois... isso é normal. Anormal é eu perguntar e o sr. responder-me que os 141 são área útil privativa.
    De todas as formas são: 34m2 de sala; 11m2 de cozinha; 2m2 de WC social + 5 m2 acesso quartos; 18m2 suite + 4m2 de wc; 10m2 e 11 m2 de quartos; 5m2 de WC c/ banheira; e 8 a 10 m2 de varanda... e 6 de arrecadação no último piso sem acesso por elevador e 2 estacionamentos.
  7.  # 69

Pois... eu não considero as varandas como áreas úteis e privativas (será uma questão de interpretação, certo?) e as arrecadações se bem que úteis e privadas, não entram no meu conceito de casa e de vivência do dia-a-dia.
    Enfim, como iremos fazer uma 2ª visita vou perguntar isso de caras ao sr.
  8.  # 70

Boas

E arrecadações? Seria original mas... estúpido.

Mas as áreas de varandas e arrecadações são contabilizadas na área bruta e na área útil! Apenas não são incluídas na área habitável.

cumps
    J Cardoso
    •  
      FD
    • 15 dezembro 2009

# 71

Mas as áreas de varandas e arrecadações são contabilizadas na área bruta e na área útil! Apenas não são incluídas na área habitável.

Mas, em anúncios de venda? Em termos legais e tributários concordo mas, para anunciar em venda acho... pouco razoável.
  9.  # 72

Pouco razoável e a roçar a publicidade enganosa diria eu. Infelizmente parece prática comum.
  10.  # 73

Boas

Por acaso eu acho que a área a publicitar deve ser a área útil. As outras hipóteses seriam:

1 - área bruta: uma vez que engloba a área das paredes exteriores e 50% da área das paredes de meação e atendendo a que estas áreas não são de fácil percepção para o vulgar cliente, parece-me não ser a indicada.

2 - área habitável: por não incluir a área de compartimentos como as casas de banho, lavandaria, despensas, arrecadações, garagens, área ocupada por roupeiros, armários de cozinha, hall e corredores é bom de ver que não é minimamente representativa da habitação.

Assim sendo parece-me a área útil como a mais equilibrada para ser publicitada. Em todo o caso o cliente pode sempre perguntar pelo valor de todas elas.

cumps
    José Cardoso
    •  
      FD
    • 15 dezembro 2009

# 74

Então temos aqui um choque entre áreas "legais ou administrativamente definidas" e áreas "práticas" - aquelas a que damos significado no dia a dia.

Pelo que o j cardoso diz, a área habitável não inclui aquelas divisões todas, certo? Eu pensava (a pensar morreu um burro como se costuma dizer) que essa "área útil habitável" fosse:
    -> medida de parede a parede (útil) de todas as divisões da casa em si, sem contar com arrecadações e outras divisões que estão fisicamente separadas da casa

Quer então dizer que, na míriade de regulamentos e definições, não existe nenhum termo para definir a área que acima descrevo, é isso?
  11.  # 75

Pois... eu não considero as varandas como áreas úteis e privativas (será uma questão de interpretação, certo?)

Não é uma questão de interpretação, é um conceito legal:
  12.  # 76

-> medida de parede a parede (útil) de todas as divisões da casa em si, sem contar com arrecadações e outras divisões que estão fisicamente separadas da casa

Quer então dizer que, na míriade de regulamentos e definições, não existe nenhum termo para definir a área que acima descrevo, é isso?

Na FTH deve haver essa distinção. Antigamente era obrigatória essa distinção no formulário da licença de habitação.
  13.  # 77

Boas

É isso mesmo.
    Não se admire de estar confundido. Já vi muitas FTH preenchidas por técnicos que manifestamente ignoram estas diferenças (mas estes têm obrigação de saber).
    Se quiser saber a respectiva definição da cada uma pode ver aqui (aviso já que é uma seca).

cumps
    J Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
  14.  # 78

Pois esta:

seria também a área que eu considerava... :(

E que a área bruta incluia o "chão" da casa + restantes divisões fisicamente separadas, como arrecadações e estacionamentos.
    Ainda bem que me ensinam alguma coisa!
  15.  # 79

Boas

Na FTH deve haver essa distinção. Antigamente era obrigatória essa distinção no formulário da licença de habitação.

Não há. É apenas indicada área útil de cada compartimento (sala, quarto, etc.) e de cada dependência - varanda, garagem, etc.

cumps
    José Cardoso
  16.  # 80

Amadora na generalidade não é dos melhores sítios, mas há bem pior. Agora é ver quais são os factores mais importantes para si.
    Em termos de tempo/demora se usar o automóvel como transporte e em hora de ponta não é dos melhores sítios, mas também não é dos piores...e com os novos acessos melhorou substancialmente, bem pior são todas as zonas a seguir a Amadora, Massamá, Cacém, Sintra. Se vai usar a IC19 mentalize-se que é do piorio e há que ter em conta o tempo para aceder à IC19, digam o que lhe disserem aqui, é muito muito mau. Em Massamá a vizinhança é melhor, mas o transtorno do trânsito não compensa...por sua vez, se não usa o automóvel, a linha de comboio é a mesma...mesmos problemas...
    Na Amadora, em termos de vistas, algumas zonas são melhores que outras, a zona do parque central, perto do comboio, da psp, é das zonas melhores se não a melhor, mas se pretende usar transportes públicos, está preparada para ir vir de comboio todos os dias nessa linha? ..se é muito esquisita com maus cheiros e pessoas com mau aspecto, não vai gostar...
    Ao pé do metro, por sua vez, a zona é pior em termos de vizinhança, vistas e infraestruturas e demasiado longe da psp :) dependendo de onde apanha o metro, com trocas e baldrocas de linhas, pode demorar quase o mesmo tempo que a ir de comboio+ metro.

Damaia e Reboleira é do piorio...uma coisa é quem já vive lá, outra coisa é mudar-se para lá...esqueça...
    Comparar isso com Telheiras (se numa zona boa) ou Benfica, só pode estar a alucinar, talvez seja melhor comprar uma casa com menos qualidade de acabamentos, áreas, etc e numa zona melhor.

0.0295 seg. NEW