Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

Colocado por: LX_2509

Disse que o seu orçamento tinha AQS, mas não vejo o depósito da água, certo?
    mas também disse que era 12.500€ PRH+ BC a fazers aqs e no orçamento é 11.250.
    O orçamento foi proposto com BC para AQS o que faz um total de 13700, depois quando perguntei sobre colocar apenas uma BC a fazer tudo é que se falou nos 12500€
  2.  # 282

Colocado por: jorgealvesA solução Bekotec + Daikin Altherma 3R ECH2O+ VMC duplo fluxo com recuperação de calor+ fotovoltaico é uma das melhores e mais eficientes soluções
    Concordam com este comentário:tiagodiaf,rpmmsantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Djdasa,njs

Esta é uma solução para o PRH, para o AQS é necessário outra BC certo?
  3.  # 283

Colocado por: jorgealvesA solução Bekotec + Daikin Altherma 3R ECH2O+ VMC duplo fluxo com recuperação de calor+ fotovoltaico é uma das melhores e mais eficientes soluções
    Concordam com este comentário:tiagodiaf,rpmmsantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Djdasa,njs

É aconselhável ter o VMC ligado durante o dia nos dias verão mais quentes? De modo a evitar que o VMC insufle ar quente é possível fazer uma derivação do circuito do PRH ao permutador do VMC?
  4.  # 284

Colocado por: csanjosEsta é uma solução para o PRH, para o AQS é necessário outra BC certo?
    não, esta bomba de calor faz climatização e AQS
  5.  # 285

Colocado por: csanjosÉ aconselhável ter o VMC ligado durante o dia nos dias verão mais quentes?

as VMC atuais ficam permanentemente ligadas variando o seu caudal ao longo do dia consoante as necessidades.

Colocado por: csanjosé possível fazer uma derivação do circuito do PRH ao permutador do VMC?
    teoricamente isso poderia ser uma opção mas em termos práticos não é exequível.
  6.  # 286

Colocado por: jorgealvesnão, esta bomba de calor faz climatização e AQS

Em modo arrefecimento do PRH, como é feito o AQS que tem uma temperatura superior? Esta BC tem um comportimento isolado dedicado à AQS?
  7.  # 287

Colocado por: csanjos

Em modo arrefecimento do PRH, como é feito o AQS que tem uma temperatura superior? Esta BC tem um comportimento isolado dedicado à AQS?

Para de arrefecer o piso durante ums minutos, faz AQS, e depois retorna ao arrefecimento do piso.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  8.  # 288

Colocado por: rjmpires
    Para de arrefecer o piso durante ums minutos, faz AQS, e depois retorna ao arrefecimento do piso.

Obrigado pela resposta (não estou a conseguir agradecer o seu post)

Considerando a solução acima proposta pelo jorgealves (PRH + BC + fotovoltaico), não seria mais eficiente e, talvez, mais económico ter uma BC (com menor capacidade) apenas para PRH e um termoacumulador elétrico a aproveitar o excedente da energia produzida pelo fotovoltaico (normalmente a horas de menor ou nenhum consumo) ?
  9.  # 289

Se a bomba de calor já faz esse trabalho, para quê complicar o sistema?
    Possibilidades há muitas, isso é certo.
  10.  # 290

Colocado por: csanjoso excedente da energia produzida pelo fotovoltaico (normalmente a horas de menor ou nenhum consumo) ?
    duas reflexões sobre esta afirmação:
    1ª não é regulamentar em obra nova para efeitos de certeficado energético
    2ª quando faz mais falta de inverno passa a ter um simples termoacumulador com uma resistência elétrica e sem qualquer aproveitamento solar fotovoltaico.
    Colocado por: csanjosuma BC (com menor capacidade)
    fazer AQS não tem qualquer influencia na escolha da potencia da bomba de calor (exceto em grandes sistemas ou consumos elevados de AQS)
  11.  # 291

Colocado por: jorgealves1ª não é regulamentar em obra nova para efeitos de certeficado energético

Sr. Jorge, só por curiosidade, o picheleiro da minha obra afirma que para certificado energético tenho de colocar 1 BC para o PRH e outra para AQS. Não pode ser 1 para tudo. Pode-me dizer onde posso encontrar informações sobre isto?
  12.  # 292

Colocado por: mafs4960Pode-me dizer onde posso encontrar informações sobre isto?
    no certificado energético tem as necessidades mínimas para AQS, aquecimento e arrefecimento do imóvel, o equipamento somente tem que produzir acima daqueles valores, se faz isso com uma bomba de calor única ou 2 em separado é absolutamente irrelevante.

Colocado por: mafs4960Não pode ser 1 para tudo
    todas as obras que executei nunca instalei 2 bombas de calor para serviços distintos, e já são umas centenas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafs4960
  13.  # 293

Aproveitando este tópico, estou a equacionar colocar piso radiante numa nova construção.
    Recebi uma opinião de alguem que me diz para não colocar porque com a utilização os móveis ficam estragados e é desagradável o calor nas pernas.
    Alguem que tenha instalado pode dar opinião?
    A minha construção é nos arredores de Lisboa.
    • SrR
    • 20 outubro 2023

# 294

Colocado por: migjacRecebi uma opinião de alguem que me diz para não colocar porque com a utilização os móveis ficam estragados e é desagradável o calor nas pernas.
    quem lhe disse isso não percebe nada de piso radiante
    Concordam com este comentário: jorgealves, rpmmsantos, tiagodiaf, zinna, Pedro Barradas, pkasa
    • NGC
    • 31 julho 2024

# 295

Colocado por: jorgealvesisso não faz qualquer sentido mesmo que o edifício obrigue a uma maior disponibilidade de potência frigorífica existem melhores soluções do que o vc

refere-se aos A/Cs, certo? e valorizando a eficiência energética do sistema frio em vez do investimento de aquisição (VCs vs ACs)
  14.  # 296

Colocado por: NGCrefere-se aos A/Cs, certo?
    não, estou a falar de PRH fazendo arrefecimento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NGC
  15.  # 297

Ja agora aproveito para perguntar também aqui umas coisas sobre instalaçáo de sistemas de aquecimento/arrefecimento numa moradia já existente de 2 pisos.

Opções:
    Piso Radiante: Arrancar o piso todo, instalar uma betonilha e aplicar novamente o piso.
    Seria a minha preferencia mas
    - Nao queria estragar o piso.
    - Tenho receio do peso da nova betonilha em cima das lages existentes.

Teto Radiante: Provavelmente a melhor solucao para este caso.
    Gostei bastante do conceito do Thermatop M da Upnor.
    Teoricamente deveria seria possivel instalar no teto do R/C, e, ao não isolar a lage superior, servir também de piso radiante para o Piso 1. Faz sentido?
    Ponto negativo: Preço. Assustei-me quando vi a tabela da Upnor e fiz umas contas. Isto sem contar ainda com o preço do teto falso. :)

Ventiloconvectores: Obriga a ter extraçao de condensados. Igualmente caro. Obriga a ter ventilação para aquecimento e pouco eficiente.

Radiadores: Mais barato e mais simples de instalar. Mas nao permite fazer arrefecimento.

Não existem soluções que permitam usar Radiadores também para arrefecimento? Ou seja, para aquecimento nao ser necessário as ventoinhas, mas usar também os radiadores para arrecimento pontual (com uma ventoinha externa)?
    Claro que nao tem uma eficiencia proxima de um PRH. Mas ajudava a arrefecer a casa a quem optasse apenas pelos radiadores.

Que vos parece?
  16.  # 298

Colocado por: PiafinhoNão existem soluções que permitam usar Radiadores também para arrefecimento?
    não
    mas tem a possibilidades de parede radiante
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Piafinho
  17.  # 299

Colocado por: jorgealvesnão
    mas tem a possibilidades de parede radiante
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Piafinho

Verdade. esqueci-me dessa hipotese. Mas em termos de custos nao deve ficar muito longe de um tecto radiante pois nao?
  18.  # 300

é pedir propostas mas habitualmente fica mais em conta que os tectos

0.0384 seg. NEW