Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: dmanteigas

E da para fazer isso?? :D

E que AC ha em todo o lado, pedir pra entrar numa casa com PHR as 2 da tarde de um dia quente de verao e capaz de ser mais dificil nao? :D

E ja agora em termos de precos, falamos numa diferenca de quanto vs AC para 5 divisoes (3 quartos, escritorio e area comum)? E a bomba de calor da tambem para aquecimento de aguas para banho ou ia necessitar de 2 bombas de calor, uma para PHR e outra para aquecimento de aguas? Porque eu atualmente tenho bomba de calor e estou 'rendimento'. Nem sequer quero ouvir falar em paneis solares para aquecimento de aguas (o meu sogro tem na casa dele, temos um consumo semelhante de agua quente e no acumulado do ano ele gasta mais em eletricidade que eu com a bomba de calor).
    tem de procurar bem. O meu instalador levou-me a duas casas de dois clientes. A minha BC faz tudo. Os custos vai depender muito de áreas/ marcas e etc..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dmanteigas
  2.  # 2

Colocado por: jorgealvesainda é pior

Então como é que devemos usar a ventilação num AC? eu costumo ter no mínimo ou no automático, mas ainda não sei qual é a melhor solução.
  3.  # 3

Eu quando uso AC coloco sempre no automático, só defino/afino a temperatura, depois ele vai gerindo sozinho.
  4.  # 4

E da para fazer isso?? :D

E que AC ha em todo o lado, pedir pra entrar numa casa com PHR as 2 da tarde de um dia quente de verao e capaz de ser mais dificil nao? :D

E ja agora em termos de precos, falamos numa diferenca de quanto vs AC para 5 divisoes (3 quartos, escritorio e area comum)? E a bomba de calor da tambem para aquecimento de aguas para banho ou ia necessitar de 2 bombas de calor, uma para PHR e outra para aquecimento de aguas? Porque eu atualmente tenho bomba de calor e estou 'rendimento'. Nem sequer quero ouvir falar em paneis solares para aquecimento de aguas (o meu sogro tem na casa dele, temos um consumo semelhante de agua quente e no acumulado do ano ele gasta mais em eletricidade que eu com a bomba de calor).

Penso que o user @jorgealves instalou no Passive House Center em Pombal, o sistema Schlüter Bekotec Therm, que dará para ver a funcionar tanto em aquecimento como em refrigeração.
  5.  # 5

Colocado por: Pickaxeventilação num AC?

Utilizar na ventilação media a alta até atingir a temperatura pretendida,e depois ir diminuindo gradualmente
  6.  # 6

Colocado por: Pickaxeeu costumo ter no mínimo ou no automático
    nunca usar o modo de ventilação automatico e evitar as baixas velocidades, usar sempre o direcção do ar contraria a presença de pessoas e usar velocidade media com varrimento horizontal se disponível

o modo de velocidade automático ajusta velocidade em função de delta T originado grandes assimetrias na temperatura ambiente sendo desconfortável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pickaxe
  7.  # 7

Colocado por: jorgealvesnunca usar o modo de ventilação automatico e evitar as baixas velocidades, usar sempre o direcção do ar contraria a presença de pessoas e usar velocidade media com varrimento horizontal se disponível

o modo de velocidade automático ajusta velocidade em função de delta T originado grandes assimetrias na temperatura ambiente sendo desconfortável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pickaxe

Num AC de conduta o ar só sai de uma maneira, não podemos ajustar o varrimento.
    Neste caso é melhor deixar em velocidade média e ir baixando? Não é isso que faz o modo auto? começa com uma velocidade maior e quando se aproxima da temperatura desejada vai abrandando?
    • HFSF
    • 5 agosto 2024

# 8

Eu sou dos que no escritório preciso do AC a 21º.
    Tenho PRH em casa e está nos 23º e estou bastante confortável.

Andei a construção toda com medo de ter feito um erro porque não gostava da ideia das pre-instalações, para já muito satisfeito.
  8.  # 9

Colocado por: HFSFTenho PRH em casa e está nos 23º e estou bastante confortável.

Neste altura de verao? Ja agora, a quanto ficou a instalacao vs ar condicionado?
  9.  # 10

A minha irmã também tem PRH e no verão a casa é fresca e agradável.
    Acho que o sistema não deve estar muito bem afinado, mas mesmo assim mantém a casa perfeita.
    volta e meia oiço a unidade exterior a trabalhar e acredito que seja para arrefecer a casa já que para AQS chegam e sobram os painéis térmicos.
    • HFSF
    • 7 agosto 2024

# 11

Neste altura de verao? Ja agora, a quanto ficou a instalacao vs ar condicionado?

Sim, já tive temperaturas superiores a 37º no exterior uns 4 dias seguidos este ano.
    Não faço ideia sinceramente. Não pedi orçamentos de AC se não fosse para PRH iria para VC
  10.  # 12

Colocado por: HFSF

Sim, já tive temperaturas superiores a 37º no exterior uns 4 dias seguidos este ano.
    Não faço ideia sinceramente. Não pedi orçamentos de AC se não fosse para PRH iria para VC

Boa tarde HFSF, pode deixar o seu contato email para tirar umas dúvidas consigo sff, obrigado.

0.0754 seg. NEW