Colocado por: RicardoPortoAté no centro do Porto me aconteceu nisso e foi toda a gente para tribunal inclusive a câmara e em tribunal continua...
Um terreno retangular dividido a meio com frente para duas ruas, 2 lotes existentes, um era terreno outro moradia com logradouro.
1 lote está registado com 12m de fundo o outro com 13m.
Os 2 lotes somados tem 20m de fundo e a câmara aprovou os 2 projetos.
E agora??
Colocado por: marco1ó tomé
veja os valores que foram postados de cada certidão e faça as contas, alias até é bem mais relevante diz que tem mais 250 m2 do que está nos documentos, os tais 180 m2 são o que o Delfim tem a menos
portanto isto não é cascar mas tem de haver uma explicação da parte dele e não se limitar a dizer que os marcos é que contam ( marcos há muitos).
Colocado por: Tome_2Marco quais contas ? Foi medido por um topógrafo? Mediu os dois terrenos ?
Colocado por: JotaPO RCF percebe-se ser uma pessoa esclarecida e que não fala das coisas à toa, mas a sua primeira intervenção foi estranha.
Tem alguma situação pessoal parecida?
Colocado por: JLM2020Aqui mesmo ao lado do meu, existe um terreno com marcos. Então eu, sem o proprietário desse terreno saber posso mudar os marcos e depois contrato um topógrafo par fazer uma medição pelo limite desses arcos.
Depois vou à Conservatoria e rectifico o registo pelas medidas do topógrafo, é isso?
Colocado por: JLM2020
Aqui mesmo ao lado do meu, existe um terreno com marcos. Então eu, sem o proprietário desse terreno saber posso mudar os marcos e depois contrato um topógrafo par fazer uma medição pelo limite desses arcos.
Depois vou à Conservatoria e rectifico o registo pelas medidas do topógrafo, é isso?
Colocado por: RCFMudar marcos é crime!
art. 216° do Código Penal
"1. Quem, com intenção de apropriação, total ou parcial, de coisa imóvel alheia, para si ou para outra pessoa, arrancar ou alterar marco é punido com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias.
Colocado por: Tome_2Não. Isso é crime.
Colocado por: Delfim Lemosmas pelos marcos tem 950m2
Colocado por: Delfim LemosBom dia, adquiri um terreno, cuja área registada na conservatória e finanças é de 1450m2, mas existem marcos e efetuada a medida pelos mesmos, apenas dá 1265m2. Fui falar com o vizinho, proprietário do terreno contíguo ao meu, cuja área do seu terreno registada na conservatória e nas finanças é de 700m2, mas pelos marcos tem 950m2, o mesmo disse, após confrontado com o acima descrito que o que manda são os marcos, afirmando que as medidas eram assim feitas pelos antigos.
O que prevalece!?
Colocado por: marco1até podem os marcos estar certos pelos tais 950 devido a acordos não registrados ao longo dos tempos mas o que é certo é que para regularizar na conservatória isso tem que a anuência dos confrontantes. e neste caso o Delfim tem precisamente o contrário, ou seja na conservatória tem 1450 mas pelos marcos tem 1265, portanto não basta meter para canto é preciso regularizar e esclarecer isso.
Colocado por: JLM2020Concordo, mas havendo discrepâncias ou os marcos prevalecem sobre a documentação ou a documentaçao prevalece sobre os marcos, ou não será assim?
Colocado por: NostradamusVoces acham mesmo que os populares antigamento mediam os terrenos que vendiam e compravam aos "passos"?
Colocado por: Tome_2Voces acham mesmo que os populares antigamento mediam os terrenos que vendiam e compravam aos "passos"?
Essas historias de medir terrenos por passos é uma treta que passou de boca em boca e de terra em terra para justificar a apropriaçao indevida do terreno do vizinho que foi herdado pelo filho do Zé que era casado com a filha do Toino que estava no Brasil.
As pessoas podiam nao saber ler nem escrever, mas sabiam muito bem fazer contas de matermatica.
Ninguem no seu perfeito estado aceitava medir/comprar/vender terrenos aos passos, palmos ou com as gaitas.
Colocado por: NostradamusJa me "lavraram" muitos marcos com os tratores. So cai nessa historia dos passos quem quer.