Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: FabioCaseiro

Segundo o que o arquiteto me disse, o lado direito da casa não pode levar janelas de abertura, apenas de entrada de luz por causa da distância para o terreno do lado.

A porta em falta no wc não deverá ter influência no valor final, não foi adicionada porque inicialmente a disposição era outra

Ok, então tente que as distâncias sejam maiores para permitir janelas onde elas são necessárias. Ter uma moradia e não ter janelas nos wcs é contraditório. Isso admite-se nos apartamentos, não nas janelas. Nos vestiários tb dá jeito luz natural. Concordo, com esse terreno todo tem de ter uma moradia térrea, não faz sentido ter vários andares qdo pode poupar a área das escadas para uma lavandaria por exemplo, ou um escritório. Até a climatização fica mais simples numa casa térrea. Para não falar na trabalheira de subir e descer escadas para ir dormir, p tomar pequeno almoço, para tratar da roupa, etc.
  2.  # 22

Colocado por: IronManSousa
    Ok, então tente que as distâncias sejam maiores para permitir janelas onde elas são necessárias. Ter uma moradia e não ter janelas nos wcs é contraditório. Isso admite-se nos apartamentos, não nas janelas. Nos vestiários tb dá jeito luz natural. Concordo, com esse terreno todo tem de ter uma moradia térrea, não faz sentido ter vários andares qdo pode poupar a área das escadas para uma lavandaria por exemplo, ou um escritório. Até a climatização fica mais simples numa casa térrea. Para não falar na trabalheira de subir e descer escadas para ir dormir, p tomar pequeno almoço, para tratar da roupa, etc.

Colocado por: IronManSousa

Neste momento é apenas um esboço que foi feito com o intuito de saber preços de construção. O esboço foi feito de acordo com as características do terreno que tem 15 metros de largura e uma catrefada de metros de comprimento. Tendo em conta a exposição solar esta é a melhor disposição. Vou averiguar junto do arquiteto a possibilidade de aumentar para as traseiras e construir apenas térrea.

Agradeço imenso a sua opinião
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IronManSousa
  3.  # 23

Bom dia a todos,

Alguém com conhecimentos na área da construção que conheça um construtor de confiança na zona de Marinha Grande ou arredores?

Cumprimentos
  4.  # 24

Se encontrar uma casa que se assemelhe ao que pretende, não pense 2 x e compre.

Na construção, a probabilidade de haver problemas, derrapagem, custos não contabilizados, erros e falhas, alterações de precos em matérias que de um momento para outro podem incrementar esse custo.

Sinceramente acho que esses 170k é capaz de ser curto para o que pretende.
    Na realidade com o custo do terreno esta a falar de um investimento de 220k. Com um ajuste / derrapagem de 15% já falamos de um investimento de 253k. Será que é um valor suportável no seu orçamento?
  5.  # 25

Colocado por: amartinsSe encontrar uma casa que se assemelhe ao que pretende, não pense 2 x e compre.

Na construção, a probabilidade de haver problemas, derrapagem, custos não contabilizados, erros e falhas, alterações de precos em matérias que de um momento para outro podem incrementar esse custo.

Sinceramente acho que esses 170k é capaz de ser curto para o que pretende.
    Na realidade com o custo do terreno esta a falar de um investimento de 220k. Com um ajuste / derrapagem de 15% já falamos de um investimento de 253k. Será que é um valor suportável no seu orçamento?

Bom dia.

Infelizmente os valores das casas aumentou significativamente nos últimos anos e actualmente para comprar uma casa que não seja geminada estamos a falar dos 250000€ para cima o que para o meu orçamento é incompatível.

O valor de investimento pode até ser mais alto que os actuais 200 a 215000€ mas não me pretendo endividar.

A atribuir a obra a alguém, feito o projeto e o caderno de encargos, é assinado um contrato e pretende-se que o acordado seja cumprido. É óbvio que há sempre derrapagens mas espero que não sejam significativas.

Já abdicamos, numa primeira fase, da garagem e dos muros exteriores que custam algum dinheiro.

Neste momento temos dois orçamentos, um para 170000€ e outro para 155000€

Neste momento
  6.  # 26

Vou sustentar o que escrevi

Moradia V3 + 1 cerca 170 m2 area útil térrea, concelho Torres Vedras, distrito de Lisboa

Projecto iniciado em 2017, construção iniciada em 2019
    Terreno 1800m2 - 35k (doação dos meus pais)
    Projetos 4k - (+ 600€ por projeto alterações e telas finais.
    Orçamento preliminar para construção
    2017 - 160k
    2018 - 180k
    Valor real investido 245k (construção, certificações, licenças, etc)

Valor de investimento total:
    35k + 4.6k + 245k = 284.6k (+/- 250k sem terreno)

Para quem tinha previsto um orçamento a rondar os 200k com eventuais derrapagens, tanto que tinha em crédito habitação de 210k. no fim de tudo ter um acréscimo de quase 50k é brutal, pois tive que desenvestir 40k de outros investimentos e aplica-los na construção. Felizmente tive capacidade financeira para suportar esse acréscimo, mas tenho a noção que nem todos têm.
  7.  # 27

Colocado por: amartinsFelizmente tive capacidade financeira para suportar esse acréscimo, mas tenho a noção que nem todos têm

Qual o motivo e tipo de derrapagens?
  8.  # 28

Pergunta parva, numa obra que seja adjudicada chave na mão, se não houve escolha de materiais mais caros, pode haver derrapagens? Se sim porquê?

Cumprimentos
  9.  # 29

Colocado por: JCoimbraSe sim porquê?

Trabalhos/ equipamentos que não estejam no projeto e vc queira...
  10.  # 30

Colocado por: RUIOLI

Qual o motivo e tipo de derrapagens?

Basicamente comigo um dos problemas foi com o empreiteiro.
    - erros na construção que o mesmo teve que retificar
    - tentativa de 'troca' de materiais por outros de menor qualidade
    - erros diversos e má aplicação de materiais
    - custo de sub-empreitadas crescentes
    - abandono quase total do empreiteiro da obra
    - falta de penalizações descritas no contrato

E o principal de todos, precisava da casa, estava em casa arrendada, a licença de construção estava a terminar, o período de carência estava também a terminar.

Basicamente tive que 'retirar' o término da obra das maos do empreiteiro e terminar a construção por mim próprio com custos acrescidos.

O problema aqui é que quem constrói precisa de terminar a construção dentro de um prazo, e não se pode dar ao luxo de esperar mais 1 ano (ou mais) para que os tribunais obriguem o empreiteiro a terminar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: h2o, RUIOLI
  11.  # 31

Colocado por: JCoimbraPergunta parva, numa obra que seja adjudicada chave na mão, se não houve escolha de materiais mais caros, pode haver derrapagens? Se sim porquê?

Cumprimentos

Quem pretende construir nem sempre 'sabe da poda' e muito facilmente (é obrigado a) aceitar essas 'supostas' alterações (denominada trabalhos a mais) pelas justificações que o empreiteiro lhe dará.

Isto por o empreiteiro 'saber' que o dono da obra pretende construir a 'sua casa de sonho' e às vezes age mais com o coração e não com a cabeça
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  12.  # 32

Colocado por: amartinsBasicamente comigo um dos problemas foi com o empreiteiro.

A ler por todos os futuros Donos de Obra! Obrigado pelo testemunho!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amartins
  13.  # 33

Colocado por: RUIOLI

Trabalhos/ equipamentos que não estejam no projeto e vc queira...

Eu mencionei escolha dos materiais descritos. Ora, o preço chave na mão incluir tudo e não houver alterações aos materiais, como pode derrapar?
    Outra questão: existe um projecto de execução (não se se chama assim) que diz como realizar a obra, certo? Se sim, o empreiteiro se inventar, ou se enganar o problema é dele, certo?
  14.  # 34

Colocado por: amartins

Quem pretende construir nem sempre 'sabe da poda' e muito facilmente (é obrigado a) aceitar essas 'supostas' alterações (denominada trabalhos a mais) pelas justificações que o empreiteiro lhe dará.

Isto por o empreiteiro 'saber' que o dono da obra pretende construir a 'sua casa de sonho' e às vezes age mais com o coração e não com a cabeça
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RUIOLI

A fiscalização contratada pelo DO não serve para isso?
    Concordam com este comentário: antonylemos
  15.  # 35

Parece-me então que o problema não está no orçamento mas sim na pessoa a quem adjudicamos a obra.
    O orçamento dos 170000€ foi-me dado através de um conhecido do arquiteto (atenção que não há ligações de a, b ou c entre o arquiteto e o construtor). Se a obra lhe fosse atribuída e ele falhasse redondamente em prazos, formas de construção, orçamentos e etc a sua imagem não iria ficar boa perante o arquiteto. Quando a construção está em baixo uma das formas de se tentar conseguir trabalho é junto dos arquitectos mas certamente depois de uma péssima prestação o arquiteto já não estaria na disponibilidade de o aconselhar para construir o que quer que fosse.

Nunca avançaria para uma obra sem que confirmasse junto de ex-clientes se as obras foram realizadas sem problemas. Se 170000€ não serão suficientes para construir uma casa então não sei como raio se consegue vender uma casa já feita por esse valor... Aldrabam nos materiais?
  16.  # 36

Colocado por: JCoimbra
    A fiscalização contratada pelo DO não serve para isso? Não é uma pergunta retórica. Não sei mesmo.
  17.  # 37

Colocado por: JCoimbra
    A fiscalização contratada pelo DO não serve para isso?

A fiscalização, mesmo que seja de uma pessoa super profissional e diligente acaba por mem sempre funcionar, pois se o fiscal está na obra 'apenas' umas horas de 15 em 15 dias, quem 'controla' o que é feito no período em que o fiscal nao está em obra? A unica forma de um fiscal funcionar a 100% seria ele estar presente em todos os momentos da obra, e (para alem do custo) nenhum fiscal faz isso numa moradia unifamiliar
  18.  # 38

Colocado por: JCoimbraA fiscalização contratada pelo DO não serve para isso?
    serve exactamente para isso, tanto para controlar o que se passa em obra, como ajudar o DO nas suas decisões

mas para isso é preciso contratar um que o faça e nao apenas um que assina um documento e nunca mais faz nada
  19.  # 39

Colocado por: FabioCaseiro

Nunca avançaria para uma obra sem que confirmasse junto de ex-clientes se as obras foram realizadas sem problemas. Se 170000€ não serão suficientes para construir uma casa então não sei como raio se consegue vender uma casa já feita por esse valor... Aldrabam nos materiais?

Caro Fabio, existe uma coisa chamada de economia de escala, quem compra 10 'normalmente' têm um custo menor do quem compra apenas 1.
    No meu caso, um dos fatores que causou a derrapagem foi o incremento do custo das sub-empreiteiros (da responsabilidade do empreiteiro), houve um boom na construção, os sub-empreiteiros tinham contrato 'de boca' com o meu empreiteiro e de repente, quando deveriam iniciar os trabalhos na minha cada diziam que já tinham outros trabalhos em carteira e que para iniciar a minha obra tinha um investimento nos custos, e só iniciavam a mesma se esse custo fosse pago. Vou dar-lhe 2 exemplos:
    - estuque - orcamentado pelo empreiteiro em 7.5k, quando era para iniciar trabalho pediram mais 2.5k, tive que intervir e 'arranjei' quem o fizesse por 8.5k
    - pladur - orcamentado pelo empreiteiro em 3k, pediram + 1.5k para iniciar trabalhos, consegui quem o fizesse por 4k

So nestes 2 exemplos, se fossr pelo empreiteiro tinha uma derrapagem de 4k em 10.5k, acabei por conter a derrapagem em 'apenas' 2k. E entre a paragem da obra até que o fornecedor do empreiteiro cumprisse os trabalhos (com o respetivo custo acrescido) preferi 'pegar o touro pelos cornos', pois lá está quem constrói para viver precisa da cada.

Um empreiteiro que constrói para vender, procura sempre o orçamento mais barato e se tiver volume de trabalho consegue sempre os precos mais baixos, pois para ele tet uma obra parada 6 meses são migalhas, mas para nós ter a obra parada 1 mês é muito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: h2o
  20.  # 40

Colocado por: antonylemosserve exactamente para isso, tanto para controlar o que se passa em obra, como ajudar o DO nas suas decisões

mas para isso é preciso contratar um que o faça e nao apenas um que assina um documento e nunca mais faz nada

Mesmo que se contrate um que faça, quem 'acaba' sempre por ter a faca e o queijo na mão, pois a ameaça implícita de abandonar a obra é algo que um 'normal' DO consegue suportar

0.0287 seg. NEW