Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Atenção, não prestando com os meus comentários denegrir os empreiteiros, sei perfeitamente que existem empreiteiros cumpridores, apenas pretendo alertar que na construção existem muitas situações e intervenientes, sendo o elo mais fraco o Dono da Obra (mesmo que aos olhos da lei este ser o responsável 'supremo')
  2.  # 2

    Colocado por: amartinsNo meu caso, um dos fatores que causou a derrapagem foi o incremento do custo das sub-empreiteiros (da responsabilidade do empreiteiro), houve um boom na construção, os sub-empreiteiros tinham contrato 'de boca' com o meu empreiteiro e de repente, quando deveriam iniciar os trabalhos na minha cada diziam que já tinham outros trabalhos em carteira e que para iniciar a minha obra tinha um investimento nos custos, e só iniciavam a mesma se esse custo fosse pago.


    Este contexto já está a mudar. Um amigo meu que é diretor de produção de uma empresa de estruturas, analisou o contexto económico para 2021 e 2022, a previsão dele era que os preços iam cair, então a estratégia dele foi baixar logo no inicio do ano por exemplo 2€/m2 na cofragem, porque é melhor baixar agora 2€ que em 2022 baixar 6 ou 8€, ganhou obras até quase ao fim de 2022, a concorrência criticou-o mas já anda a baixar quase 4€/m2... quem anda na orçamentação de obras diz que já está a sentir a coisa a mudar...
    Concordam com este comentário: eduardinho21
    Estas pessoas agradeceram este comentário: h2o
  3.  # 3

    Efetivamente as coisa estão a mudar, só que o que atualmente esta a ser construido ainda refletem os valores orçamentos no passado, e para a dita 'quebra' começar a ser expressiva no mercado, ainda vai demorar.

    Alem do que muitos precos de materiais encontram-se muito inflacionados.

    Vou dar-lhe um exemplo:
    Ha cerca de 6 meses o custo do painel sandwich 5 ondas rondava os 13€ + IVA o m2, presentemente nao consegui arranjar a menos de 15.5 + IVA o mesmo material do mesmo fornecedor. Ele próprio se 'queixou' que no último ano houve materiais a subir 15 a 20%
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  4.  # 4

    Colocado por: amartinsHa cerca de 6 meses o custo do painel sandwich 5 ondas rondava os 13€ + IVA o m2, presentemente nao consegui arranjar a menos de 15.5 + IVA o mesmo material do mesmo fornecedor. Ele próprio se 'queixou' que no último ano houve materiais a subir 15 a 20%


    A parte dos isolamentos térmicos tem estado a subir, provavelmente pelo aumento do custo do petróleo...
  5.  # 5

    Colocado por: FabioCaseiroNeste momento temos dois orçamentos, um para 170000€ e outro para 155000€


    Olá FabioCaseiro,
    estou numa situação semelhante. Vivo num apartamento T3 e ando a avaliar a possibilidade de ter uma moradia, tb à volta dos 160m2 no máximo, não precisaria de mais. Também estou a definir um orçamento semelhante ao seu, só para construção (para projetos, terreno, taxas e taxinhas não estou a considerar dentro deste orçamento), embora pudesse ir ligeiramente mais além, mas quero continuar a ficar com alguma folga para o futuro.

    Estaria disposto numa 1ª fase a abdicar de algumas coisas - arranjos exteriores, garagem, ar condicionado (vivi muitos anos sem AC no apartamento e só coloquei mais tarde, pelo que não seria um problema), nem preciso de ter material de 1ª qualidade :D... afinal no apartamento não escolhi nada e ainda há uns dias vi torneiras iguais às minhas a 10 eur... :D :D e elas cá continuam a funcionar.

    Pode dizer-me do que teve de abdicar para conseguir esses orçamentos mais baixos? Esses orçamentos estão detalhados o suficiente para ter a certeza que não foge muito a esses valores?
  6.  # 6

    170k já com iva para uma moradia de 2 pisos.
    é um excelente preço.
  7.  # 7

    Colocado por: nrferreira

    Olá FabioCaseiro,
    estou numa situação semelhante. Vivo num apartamento T3 e ando a avaliar a possibilidade de ter uma moradia, tb à volta dos 160m2 no máximo, não precisaria de mais. Também estou a definir um orçamento semelhante ao seu, só para construção (para projetos, terreno, taxas e taxinhas não estou a considerar dentro deste orçamento), embora pudesse ir ligeiramente mais além, mas quero continuar a ficar com alguma folga para o futuro.

    Estaria disposto numa 1ª fase a abdicar de algumas coisas - arranjos exteriores, garagem, ar condicionado (vivi muitos anos sem AC no apartamento e só coloquei mais tarde, pelo que não seria um problema), nem preciso de ter material de 1ª qualidade :D... afinal no apartamento não escolhi nada e ainda há uns dias vi torneiras iguais às minhas a 10 eur... :D :D e elas cá continuam a funcionar.

    Pode dizer-me do que teve de abdicar para conseguir esses orçamentos mais baixos? Esses orçamentos estão detalhados o suficiente para ter a certeza que não foge muito a esses valores?


    Boa tarde,

    Temos modos de ver as coisas muito semelhantes. Neste momento vivo numa boa casa, bom espaço, boa garagem, boas áreas mas... dispensava vizinhança parede com parede.
    Também tenho possibilidade de ir para valores mais altos mas prefiro não me comprometer com uma prestação muito alta.

    No projeto decidi abdicar de grande parte de arranjos exteriores, garagem e sistema de aquecimento (apenas a pré-instalação do ar-condicionado).
    Na questão dos materiais penso da mesma forma. Nunca escolhi nada nos sítios onde vivi e nunca me arrependi de nada.
    Os materiais é como tudo na vida, há o barato, há o intermédio e o caro.
    Na prática, reuni-me com o arquiteto e com o construtor, indiquei algumas coisas que dispensava na construção e outras que seriam obrigatórias. O construtor fez algumas perguntas em relação aos materiais de isolamento, janelas, pavimento, etc e mais tarde deu-me o orçamento.
    É óbvio que sem caderno de encargos feito e sem um projeto em condições não é fácil obter um valor exato, no entanto os 170000€ seriam o valor máximo para o que foi falado. O orçamento neste momento, até porque a decisão ainda não está feita, é apenas de boca. Se decidir avançar elabora-se um documento mais concreto e depois posso partilhar.

    O modo de funcionamento deste construtor, que deve ser semelhante a muitos outros, é através de plafonds para compra de materiais. Se escolher mais caro ou pago do bolso ou retiro noutro lado. Se escolher mais barato tenho mais margem noutro lado.

    Os valores obviamente variam de zona para zona. Pelo que tenho visto, o mais importante é contratar a pessoa certa.


    Espero ter ajudado ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nrferreira
  8.  # 8

    Colocado por: elastikman170k já com iva para uma moradia de 2 pisos.
    é um excelente preço.


    Tenho um orçamento mais baixo mas muito sinceramente gostei da conversa que tive com o construtor que me deu o orçamento dos 170000€. Se decidir avançar muito provavelmente será com ele
    • J10
    • 19 abril 2021 editado

     # 9

    É da marinha o construtor?
    Eu em princípio vou vender o apartamento em Leiria e vou viver para a aldeia perto da batalha e o construtor tem sido um elemento que tenho pensado bastante.

    Por curiosidade fui ver umas casas geminadas ali para os lados de Picassinos e a construção está nuns valores completamente absurdos, sem espaço exterior e uma serie delas pegadas por 220K penso eu
  9.  # 10

    Colocado por: J10É da marinha o construtor?
    Eu em princípio vou vender o apartamento em Leiria e vou viver para a aldeia perto da batalha e o construtor tem sido um elemento que tenho pensado bastante.

    Por curiosidade fui ver umas casas geminadas ali para os lados de Picassinos e a construção está nuns valores completamente absurdos, sem espaço exterior e uma serie delas pegadas por 220K penso eu


    O construtor é da zona da Amor.

    Essas vivendas são na Comeira e sim, estão extremamente caras (embora muitas delas vendidas). Neste momento os valores estão muito elevados. Qualquer casa "isolada" custa 250 para cima...
    • J10
    • 19 abril 2021

     # 11

    Uma colega da minha esposa da remax foi lá mostrar e penso que estava quase tudo despachado, eu não tinha coragem mas já nem digo nada. Eu prefiro isolada mas não tendo orçamento para 250K e como quero continuar a ir de ferias prefiro gastar na remodelação da casa da minha mãe apesar de também não ficar barato possivelmente
    • NLuz
    • 19 abril 2021

     # 12

    Colocado por: amartins
    Caro Fabio, existe uma coisa chamada de economia de escala, quem compra 10 'normalmente' têm um custo menor do quem compra apenas 1.
    No meu caso, um dos fatores que causou a derrapagem foi o incremento do custo das sub-empreiteiros (da responsabilidade do empreiteiro), houve um boom na construção, os sub-empreiteiros tinham contrato 'de boca' com o meu empreiteiro e de repente, quando deveriam iniciar os trabalhos na minha cada diziam que já tinham outros trabalhos em carteira e que para iniciar a minha obra tinha um investimento nos custos, e só iniciavam a mesma se esse custo fosse pago. Vou dar-lhe 2 exemplos:
    - estuque - orcamentado pelo empreiteiro em 7.5k, quando era para iniciar trabalho pediram mais 2.5k, tive que intervir e 'arranjei' quem o fizesse por 8.5k
    - pladur - orcamentado pelo empreiteiro em 3k, pediram + 1.5k para iniciar trabalhos, consegui quem o fizesse por 4k

    So nestes 2 exemplos, se fossr pelo empreiteiro tinha uma derrapagem de 4k em 10.5k, acabei por conter a derrapagem em 'apenas' 2k. E entre a paragem da obra até que o fornecedor do empreiteiro cumprisse os trabalhos (com o respetivo custo acrescido) preferi 'pegar o touro pelos cornos', pois lá está quem constrói para viver precisa da cada.

    Um empreiteiro que constrói para vender, procura sempre o orçamento mais barato e se tiver volume de trabalho consegue sempre os precos mais baixos, pois para ele tet uma obra parada 6 meses são migalhas, mas para nós ter a obra parada 1 mês é muito


    Gostava de tentar perceber uma coisa...
    Não tinha assinado um contrato de empreitada com o empreiteiro com o valor da obra ?
    Se o empreiteiro teve problemas com as subempreitadas, porque o valor haveria de ser imputado a si ?
    Agradeço desde já o seu testemunho.
  10.  # 13

    Colocado por: NLuz

    Gostava de tentar perceber uma coisa...
    Não tinha assinado um contrato de empreitada com o empreiteiro com o valor da obra ?
    Se o empreiteiro teve problemas com as subempreitadas, porque o valor haveria de ser imputado a si ?
    Agradeço desde já o seu testemunho.

    Não sendo para mim a questão, vou dar a opinião.

    Pq o mais importante num empreiteiro é a palavra e muitos não a têm, dão preços baixos ou mal calculados, qd ficam aflitos param a obra e inventam trabalhos extra ou pedem mais dinheiro.

    Contrato? quem quer entrar em litígio com um construtor? Fica sempre a perder, se n for em €, é no tempo ou na qualidade.

    #1 contratar alguém honesto, se assim for 90% dos problemas estão resolvidos à partida. Pq é possível dialogo e consenso.

    #2 bom projeto/completo, para que n haja omissões/indefinições
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz
  11.  # 14

    Colocado por: NTORION
    Não sendo para mim a questão, vou dar a opinião.

    Pq o mais importante num empreiteiro é a palavra e muitos não a têm, dão preços baixos ou mal calculados, qd ficam aflitos param a obra e inventam trabalhos extra ou pedem mais dinheiro.

    Contrato? quem quer entrar em litígio com um construtor? Fica sempre a perder, se n for em €, é no tempo ou na qualidade.

    #1 contratar alguém honesto, se assim for 90% dos problemas estão resolvidos à partida. Pq é possível dialogo e consenso.

    #2 bom projeto/completo, para que n haja omissões/indefinições
    Concordam com este comentário:RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NLuz


    Concordo plenamente!
  12.  # 15

    Colocado por: NLuz

    Gostava de tentar perceber uma coisa...
    Não tinha assinado um contrato de empreitada com o empreiteiro com o valor da obra ?
    Se o empreiteiro teve problemas com as subempreitadas, porque o valor haveria de ser imputado a si ?
    Agradeço desde já o seu testemunho.


    Caro Fábio

    Para além do que já foi escrito, não se esqueça que quem está a fazer o investimento é o Dono da Obra, que acaba por ter um orçamento 'apertado' pois não é só construir, é depois equipar, e para isso tem de haver €.
    Quando coloca na balança os custos:
    - renda para mais 1 ou 2 anos (ou mais)
    - pagamento das prestações ao banco sem usufruir da casa
    - a escola dos miúdos
    - o custo de advogados e tribunal
    - custos com revisão de projetos
    - ter que voltar a submeter projetos na Câmara
    - caso haja mudança na legislação, novos projetos e custos com implementação dos mesmos
    - a probabilidade de no final o valor atribuído pelo tribunal nao chegar ou se chegar a receber alguma indemnização (a falência do construtor é muito facilmente usada por este, mesmo 'abrindo' nova empresa ao lado) não chegar para cobrir todos os custos que teve e 'ainda' acabar a obra.

    Isto só enumerando alguns, verifica que o benefício nao cobre os custos, nem os cabelos brancos que ganhará se for por essa via. Às x é mais 'barato e facil' assumir uma perda menor e tratar das coisas pessoalmente para a sua vida (e sanidade) se manter minimamente sã.
  13.  # 16

    Colocado por: FabioCaseiro

    Concordo plenamente!


    Esse foi o meu principal problema, acreditei na 'palavra' do construtor (mesmo com contrato), por isso é que lhe adiantei mais do que efetivamente tinha sido gasto (entre 5k a 10k dependendo do estado da obra), quando chegou à fase dos acabamentos e comecei a 'controlar' melhor os gastos é que o construtor começou a exigir mais €. Quando lhe disse que enquanto determinadas fases não tivessem terminadas não havia mais € é que ele começou a queixar do aumento dos custos e a insinuar o abandono da obra. (Chegou inclusive a estar fora da obra cerca de 4 meses por causa do estuque).

    Digo-lhe mais, no final da obra levaram restos de materiais colocados em obra por mim (os empregados do construtor pediam os materiais a mim pois o patrão andava muito ocupado com outras obras e se os materiais nao estivessem na obra esles teriam de sair e nao sabiam quando poderiam voltar)
  14.  # 17

    Colocado por: amartins

    Esse foi o meu principal problema, acreditei na 'palavra' do construtor (mesmo com contrato), por isso é que lhe adiantei mais do que efetivamente tinha sido gasto (entre 5k a 10k dependendo do estado da obra), quando chegou à fase dos acabamentos e comecei a 'controlar' melhor os gastos é que o construtor começou a exigir mais €. Quando lhe disse que enquanto determinadas fases não tivessem terminadas não havia mais € é que ele começou a queixar do aumento dos custos e a insinuar o abandono da obra. (Chegou inclusive a estar fora da obra cerca de 4 meses por causa do estuque).

    Digo-lhe mais, no final da obra levaram restos de materiais colocados em obra por mim (os empregados do construtor pediam os materiais a mim pois o patrão andava muito ocupado com outras obras e se os materiais nao estivessem na obra esles teriam de sair e nao sabiam quando poderiam voltar)

    Acha que o seu empreiteiro ganha montes de dinheiro?
    Pergunto porque toda a gente acha que os empreiteiros estão todos ricos, mas cada vez vejo mais casos parecidos com o seu.
  15.  # 18

    É certo que todo custo desses materiais foram descontados do orçamento inicial.

    O que é certo, no fim o construtor 'devia-me' €. Mas não têm bens em nome próprio para alem da sua firma cuja situação econômica era razoável sem ser extraordinária, o custo e tempo que me iria perder não valia o esforço (se me faço entender)
  16.  # 19

    Colocado por: amartins

    Esse foi o meu principal problema, acreditei na 'palavra' do construtor (mesmo com contrato), por isso é que lhe adiantei mais do que efetivamente tinha sido gasto (entre 5k a 10k dependendo do estado da obra), quando chegou à fase dos acabamentos e comecei a 'controlar' melhor os gastos é que o construtor começou a exigir mais €. Quando lhe disse que enquanto determinadas fases não tivessem terminadas não havia mais € é que ele começou a queixar do aumento dos custos e a insinuar o abandono da obra. (Chegou inclusive a estar fora da obra cerca de 4 meses por causa do estuque).

    Digo-lhe mais, no final da obra levaram restos de materiais colocados em obra por mim (os empregados do construtor pediam os materiais a mim pois o patrão andava muito ocupado com outras obras e se os materiais nao estivessem na obra esles teriam de sair e nao sabiam quando poderiam voltar)


    Abandono da obra? Mas com que justificação? Então uma pessoa pede um orçamento para uma empreitada, o construtor dá o seu preço, se o preço for baixo de mais para ele, que culpa tem o DO?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mica
  17.  # 20

    Colocado por: Picareta
    Acha que o seu empreiteiro ganha montes de dinheiro?
    Pergunto porque toda a gente acha que os empreiteiros estão todos ricos, mas cada vez vejo mais casos parecidos com o seu.


    Caro Picareta,

    Eu não 'obriguei' o construtor a dar-me um orçamento inferior ao custo, pelo contrário. Ad referências que tinha dele levavam-me a telo como um dos top 2. Se o orçamento apresentado (em vez dos 180k) tivesse sido de 250k provavelmente teria optado por outra opção.
    Nao fui eu que lhe defini o preço, foi ele. Mas quando referem um aumento nos custos e eu que não sou construtor consigo melhores preços do que ele, ha alguma coisa muito mal contada.
    Foi a partir daí que se gerou esta desconfiança que se veio ser fundamentada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana1991
 
0.0280 seg. NEW