Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Se o DO decidir avançar com um empreiteiro que lhe deu um preço x, e mais tarde, durante a obra o empreiteiro aperceber-se que deu um preço baixo e quiser não concluir a obra, isso é possível?
    É comum depois de um acordo fechado para construção, o empreiteiro pedir mais dinheiro do que estava acordado para executar os trabalhos previstos antes da construção?

Cumprimentos
    Concordam com este comentário: NLuz
  2.  # 2

JCoimbra

Juridicamente o que esta escrito e assinado é 'lei' e na realidade é por contatos que nos regemos diariamente. No cenário da construção da 'nossa' casa, no fundo pensamos sempre que o nosso caso vai ser a exceção e tudo vai correr bem e apesar de termos um valor guardado não vai haver derrapagem pois o construtor é um tipo de palavra e de boas referências. Só que no decorrer da coisa cai 'o carmo e a Trindade' e somos nós quem têm mais a perder, e um construtor 'batido' sabe da 'poda' e é assim que ele faz negócio:
    1 - têm lábia
    2 - apresenta um valor justificado o mesmo
    3 - apresenta-se como uma pessoa honrada e de palavra
    4 - ter algumas referências boas (grande parte delas de pequenos trabalhos)
    5 - a empresa apresenta-se sólida

Na verdade ele sabe que o DO espera construir a casa de sonho e o construtor apenas constroi a casa
  3.  # 3

JCoimbra

Basta que o contrato seja omisso em algo, que o mesmo pode ser usado a favor do construtor.

Por exemplo: no contrato não existe data para a conclusão da obra - legalmente o construtor têm de fazer algo para 'agarrar' a obra e justificar o pagamento inicial, e 'sair' da obra que legalmente ele ainda não quebrou o contrato, pois como não tem data de conclusão ele pode continuar a construção quando entender e terminar 'apenas' daqui a 50 anos.
  4.  # 4

Quero reforçar novamente que não estou contra os construtores em geral, no meu caso específico foi assim que aconteceu.

provavelmente se falar com o meu ex-construtor a história será outra, na qual o causador de tudo terei sido eu
  5.  # 5

No entretanto já obtive um orçamento do arquiteto. 4000€ com especialidades incluídas.
    Alguém sabe que licenças são necessárias? Quem normalmente levanta as licenças? Preços?

Cumprimentos
  6.  # 6

Colocado por: FabioCaseiroNo entretanto já obtive um orçamento do arquiteto. 4000€ com especialidades incluídas.
    Alguém sabe que licenças são necessárias? Quem normalmente levanta as licenças? Preços?

Cumprimentos

Caro Fábio.

Se for licenciamento 'normal'

Nesta 1° fase basta ter levantamento topográfico atualizado. É necessário para o arquiteto localizar (desenhar) a casa no terreno. E a certidão permanente do terreno.
    A 2° fase é a aprovação da arquitetura junto da Câmara. Aqui há taxas a pagar, mas depende da Câmara
    A 3° fase é a das especialidades. Aqui basicamente existe o pré-certificado energético
    A 4° fase é a aprovação das especialidades na Câmara. Mais umas taxas camarárias
    Só após a aprovação da 4° fase é que estará apto para 'levantar' a licença de construção, para isso já terá que ter fiscalização, empreiteiro e direção de obra contratada. Aqui então paga a licença de construção na Câmara cujo valor depende da Câmara.

Um concelho, peça a licença de construção para um mínimo de 18 meses a 2 anos, há Câmaras onde a prorrogação da licença é tão cara como pedir uma nova

Mas normalmente a equipa de projeto acompanha-o em todas estas fases
  7.  # 7

Colocado por: amartins

Caro Fábio.

Se for licenciamento 'normal'

Nesta 1° fase basta ter levantamento topográfico atualizado. É necessário para o arquiteto localizar (desenhar) a casa no terreno. E a certidão permanente do terreno.
    A 2° fase é a aprovação da arquitetura junto da Câmara. Aqui há taxas a pagar, mas depende da Câmara
    A 3° fase é a das especialidades. Aqui basicamente existe o pré-certificado energético
    A 4° fase é a aprovação das especialidades na Câmara. Mais umas taxas camarárias
    Só após a aprovação da 4° fase é que estará apto para 'levantar' a licença de construção, para isso já terá que ter fiscalização, empreiteiro e direção de obra contratada. Aqui então paga a licença de construção na Câmara cujo valor depende da Câmara.

Um concelho, peça a licença de construção para um mínimo de 18 meses a 2 anos, há Câmaras onde a prorrogação da licença é tão cara como pedir uma nova

Mas normalmente a equipa de projeto acompanha-o em todas estas fases

Boa tarde,

Muito obrigado pela informação. Um pouco mais complicado que o que pensava mas tudo se faz.

Cumprimentos
  8.  # 8

Boa tarde a todos,

Embora ainda estejamos numa fase precoce, estamos cada vez mais entusiasmados com esta possibilidade.
    Hoje recebi um orçamento que partilho convosco. É óbvio que o orçamento não é super detalhado porque não há caderno de encargos nem projecto efectivo mas permite-nos ter uma ideia do custo da construção a fim de saber a sua viabilidade.
      Orçamento 2.jpg
      Orçamento 1.jpg
    • NLuz
    • 21 abril 2021

# 9

Cerca de 800€/m2 já com IVA...
  9.  # 10

Assinar um contrato chave-na-mão com base em duas páginas A4, cheio de omissões e erros é um passo num abismo de que não se vê o fundo.

É preferível pagar mais por um projeto feito com rigor e no qual controla tudo o que quer ver construído do que se colocar nas mãos de um construtor sem quaisquer garantias, nem guião para um filme imprevisível...
  10.  # 11

Falta nesse 'orçamento' alguns itens importantes e caros
    - sistema de aquecimento / arrefecimento
    - sistema de ventilação
    - portões de entrada
    - carpintaria (armários imbuídos)

Isto só vendo na diagonal

Também não sabemos n° de portas interiores/ portas exteriores e de sacada / n° janelas
  11.  # 12

Colocado por: PREMISSA_ARQAssinar um contrato chave-na-mão com base em duas páginas A4, cheio de omissões e erros é um passo num abismo de que não se vê o fundo.

Mas é assim que ainda se faz muita casa, este tipo de empreiteiros estão cheios de trabalho, e é a única forma de construir barato, é fazer conforme o "caderno de encargos" do empreiteiro.
  12.  # 13

Colocado por: amartinsTambém não sabemos n° de portas interiores/ portas exteriores e de sacada / n° janelas

Neste tipo de orçamentos, uma porta a mais custa 500€, se quiser retirar uma porta o empreiteiro desconta 200€.
    Concordam com este comentário: PREMISSA_ARQ
  13.  # 14

Boas!
    Venho só dar aqui a minha opinião pois fiquei de boca aberta com esse orçamento. Eu estou neste momento a construir a minha moradia (em Paços de Ferreira), é térrea, 140m2 (fora varandas), 3 quartos, 2 WC, 1 escritório, sala de estar, cozinha e dispensa, garagem é à parte em anexo. A construção não é chave na mão para assim conseguir poupar uns bons euros e ter liberdade para comprar os materiais que quero no tempo que quiser e também contratar as pessoas que quiser para as especialidades. Tenho um orçamento de 110.000€ onde já incluí percentagem para eventuais derrapagens. Vou só salientar alguns valores:
    - carpintaria interior (portas+aros) será toda em madeira maciça, 10 portas, a madeira já está comprada, é Castanho e foram 700€, vou gastar mais 2000€ para mão de obra;
    - caixilharia PVC da Rehau (vidros guardian sun + estores + apanelados), 8500€ (trabalho feito pela empresa Babo & Duarte, S. João da Madeira, eles trabalham para todo o país);
    - loiças WC, 1000€ (2 sanitas, 2 lavatórios, 2 vidros para duche) - sanitas e lavatórios iguais para os 2 WC, vi uma promoção numa loja de materiais sanitários e comprei, os vidros vou directa a uma vidraceira e fazem à medida que quero a 200€ cada;
    - vou colocar flutuante em toda a casa (menos cozinha e WC), 12€/m2 de 7mm e folheado a castanho, vou diretamente à empresa (Balbino e Faustino, vendem para todo o país também)
    - a licença de construção aqui é de 2 anos e em Paços de Ferreira quem tiver até 35 anos de idade não paga taxa nenhuma na câmara municipal
    Concordam com este comentário: Sirruper
  14.  # 15

deixo a planta:
      Sem Título5.png
  15.  # 16

Colocado por: FabioCaseiroBoa tarde a todos,

Embora ainda estejamos numa fase precoce, estamos cada vez mais entusiasmados com esta possibilidade.
    Hoje recebi um orçamento que partilho convosco. É óbvio que o orçamento não é super detalhado porque não há caderno de encargos nem projecto efectivo mas permite-nos ter uma ideia do custo da construção a fim de saber a sua viabilidade.
      Orçamento 2.jpg
      Orçamento 1.jpg

Já tinha saudades de ver um orçamento dado por um pato bravo 😆

Pelo que percebo, o Fábio ainda está na fase de projeto. Quando chegar a altura de construir esses 8 meses já caducaram e os preços dos bens entretanto já subiram 30 %. Não acha precoce nesta fase andar já à procura de empreiteiro?

Ainda nem escavou o primeiro buraco, já está preocupado com os caixilhos
  16.  # 17

Colocado por: danipcdeixo a planta:
      Sem Título5.png

Também já deu para ver que poupou no arquiteto...
    Tem algumas deficiências de organização do espaço, principalmente na relação com o exterior que está completamente desqualificado.

Percebo que do ponto de vista estrutural tem uma abordagem pragmática que lhe permite conter custos, principalmente por ser casa térrea mas há alguns imponderáveis ou meias verdades pelo meio.
    Vai aplicar o soalho e meter mão de obra sua na casa?
    Já incluiu os gastos com arranjos exteriores, intercomunicador, muros, portões, etc?
    Equipamentos de cozinha?
    Sistema de aquecimento?
    Se vai fazer adjudicações diretas tem a certeza que não lhe vão roer a corda e pedir mais pelo serviço ou por extras não contabilizados?
    Se tiver experiência na construção e os contactos certos não digo que não seja possível obter preços mais baixos, mas deve colocar margens largas de segurança e contar com uma obra longa.
  17.  # 18

Colocado por: PREMISSA_ARQ

Também já deu para ver que poupou no arquiteto...
    Tem algumas deficiências de organização do espaço, principalmente na relação com o exterior que está completamente desqualificado.

Percebo que do ponto de vista estrutural tem uma abordagem pragmática que lhe permite conter custos, principalmente por ser casa térrea mas há alguns imponderáveis ou meias verdades pelo meio.
    Vai aplicar o soalho e meter mão de obra sua na casa?
    Já incluiu os gastos com arranjos exteriores, intercomunicador, muros, portões, etc?
    Equipamentos de cozinha?
    Sistema de aquecimento?
    Se vai fazer adjudicações diretas tem a certeza que não lhe vão roer a corda e pedir mais pelo serviço ou por extras não contabilizados?
    Se tiver experiência na construção e os contactos certos não digo que não seja possível obter preços mais baixos, mas deve colocar margens largas de segurança e contar com uma obra longa.

O arquiteto desenhou aquilo que eu pedi, quartos com 16m² virados para trás cozinha e sala para a frente, com os móveis da cozinha a ficarem depois naquela posição com a garantia que conseguia colocar uma mesa grande onde pudessem sentar 10 pessoas à vontade. O empreiteiro é de confiança e já fez várias casas na minha família. Picheleiro também de confiança. Vai ter aquecimento central através de salamandra a pellets. O orçamento para o electricista é 6.000€ + IVA, a casa não leva tectos falsos nem focos, um ponto de luz por divisão. Móveis de cozinha não fazem parte da construção. Flutuante será colocado por mim, não tem ciência nenhuma, carpintaria comprei a madeira e pago a mão de obra. Paredes exteriores não levam capoto, é parede dupla com XPS injectado.
    Quero só mostrar que mesmo com orçamento mais apertado consigo fazer uma casa com qualidade e conforto. É uma casa simples e prática. Tou a ter muito trabalho por fazer tudo por ajuste directo mas se fosse chave na mão não me chegava 150.000€. Assim poupo muitos euros e tenho a casa com os materiais que quero, compro onde quero e não estou refém da vontade de nenhum empreiteiro. Os arranjos exteriores que estão incluídos é o passeio que vai da entrada até à rua. Muros já existem e portões e calçada depois da casa pronta vemos o que fica melhor.
  18.  # 19

Colocado por: danipcBoas!
    Venho só dar aqui a minha opinião pois fiquei de boca aberta com esse orçamento. Eu estou neste momento a construir a minha moradia (em Paços de Ferreira), é térrea, 140m2 (fora varandas), 3 quartos, 2 WC, 1 escritório, sala de estar, cozinha e dispensa, garagem é à parte em anexo. A construção não é chave na mão para assim conseguir poupar uns bons euros e ter liberdade para comprar os materiais que quero no tempo que quiser e também contratar as pessoas que quiser para as especialidades. Tenho um orçamento de 110.000€ onde já incluí percentagem para eventuais derrapagens. Vou só salientar alguns valores:
    - carpintaria interior (portas+aros) será toda em madeira maciça, 10 portas, a madeira já está comprada, é Castanho e foram 700€, vou gastar mais2000€para mão de obra;
    - caixilharia PVC da Rehau (vidros guardian sun + estores + apanelados),8500€(trabalho feito pela empresa Babo & Duarte, S. João da Madeira, eles trabalham para todo o país);
    - loiças WC,1000€(2 sanitas, 2 lavatórios, 2 vidros para duche) - sanitas e lavatórios iguais para os 2 WC, vi uma promoção numa loja de materiais sanitários e comprei, os vidros vou directa a uma vidraceira e fazem à medida que quero a 200€ cada;
    - vou colocar flutuante em toda a casa (menos cozinha e WC), 12€/m2 de 7mm e folheado a castanho, vou diretamente à empresa (Balbino e Faustino, vendem para todo o país também)
    - a licença de construção aqui é de 2 anos e em Paços de Ferreira quem tiver até 35 anos de idade não paga taxa nenhuma na câmara municipal

Bom dia.

Uma vez que está em fase de construção é possível falar em privado para que possa fazer umas perguntas?

Cumprimentos
  19.  # 20

Colocado por: marteloescopro

Já tinha saudades de ver um orçamento dado por um pato bravo 😆

Pelo que percebo, o Fábio ainda está na fase de projeto. Quando chegar a altura de construir esses 8 meses já caducaram e os preços dos bens entretanto já subiram 30 %. Não acha precoce nesta fase andar já à procura de empreiteiro?

Ainda nem escavou o primeiro buraco, já está preocupado com os caixilhos

Bom dia,

Neste momento estou única e simplesmente na fase de investigação. Tenho uma moradia e só vendo se o projecto para construir for viável.
    Imagine que faço um projecto em condições com o arquiteto, gasto 2 ou 3000€, vendo a casa e afinal não dá para fazer o que pretendo... Acho que não seria benéfico...

Sinceramente não sei se o construtor é muito bom ou muito mau mas pelo menos já consigo ter uma ideia dos valores que pode envolver. Não está completo, tem erros? Para já não é o mais importante.

Obrigado pela sua opinião

0.0304 seg. NEW