Colocado por: FabioCaseiroNo entretanto já obtive um orçamento do arquiteto. 4000€ com especialidades incluídas.
Alguém sabe que licenças são necessárias? Quem normalmente levanta as licenças? Preços?
Cumprimentos
Colocado por: amartins
Caro Fábio.
Se for licenciamento 'normal'
Nesta 1° fase basta ter levantamento topográfico atualizado. É necessário para o arquiteto localizar (desenhar) a casa no terreno. E a certidão permanente do terreno.
A 2° fase é a aprovação da arquitetura junto da Câmara. Aqui há taxas a pagar, mas depende da Câmara
A 3° fase é a das especialidades. Aqui basicamente existe o pré-certificado energético
A 4° fase é a aprovação das especialidades na Câmara. Mais umas taxas camarárias
Só após a aprovação da 4° fase é que estará apto para 'levantar' a licença de construção, para isso já terá que ter fiscalização, empreiteiro e direção de obra contratada. Aqui então paga a licença de construção na Câmara cujo valor depende da Câmara.
Um concelho, peça a licença de construção para um mínimo de 18 meses a 2 anos, há Câmaras onde a prorrogação da licença é tão cara como pedir uma nova
Mas normalmente a equipa de projeto acompanha-o em todas estas fases
Colocado por: PREMISSA_ARQAssinar um contrato chave-na-mão com base em duas páginas A4, cheio de omissões e erros é um passo num abismo de que não se vê o fundo.
Colocado por: amartinsTambém não sabemos n° de portas interiores/ portas exteriores e de sacada / n° janelas
Colocado por: FabioCaseiroBoa tarde a todos,
Embora ainda estejamos numa fase precoce, estamos cada vez mais entusiasmados com esta possibilidade.
Hoje recebi um orçamento que partilho convosco. É óbvio que o orçamento não é super detalhado porque não há caderno de encargos nem projecto efectivo mas permite-nos ter uma ideia do custo da construção a fim de saber a sua viabilidade.
Colocado por: danipcdeixo a planta:
Colocado por: PREMISSA_ARQ
Também já deu para ver que poupou no arquiteto...
Tem algumas deficiências de organização do espaço, principalmente na relação com o exterior que está completamente desqualificado.
Percebo que do ponto de vista estrutural tem uma abordagem pragmática que lhe permite conter custos, principalmente por ser casa térrea mas há alguns imponderáveis ou meias verdades pelo meio.
Vai aplicar o soalho e meter mão de obra sua na casa?
Já incluiu os gastos com arranjos exteriores, intercomunicador, muros, portões, etc?
Equipamentos de cozinha?
Sistema de aquecimento?
Se vai fazer adjudicações diretas tem a certeza que não lhe vão roer a corda e pedir mais pelo serviço ou por extras não contabilizados?
Se tiver experiência na construção e os contactos certos não digo que não seja possível obter preços mais baixos, mas deve colocar margens largas de segurança e contar com uma obra longa.
Colocado por: danipcBoas!
Venho só dar aqui a minha opinião pois fiquei de boca aberta com esse orçamento. Eu estou neste momento a construir a minha moradia (em Paços de Ferreira), é térrea, 140m2 (fora varandas), 3 quartos, 2 WC, 1 escritório, sala de estar, cozinha e dispensa, garagem é à parte em anexo. A construção não é chave na mão para assim conseguir poupar uns bons euros e ter liberdade para comprar os materiais que quero no tempo que quiser e também contratar as pessoas que quiser para as especialidades. Tenho um orçamento de 110.000€ onde já incluí percentagem para eventuais derrapagens. Vou só salientar alguns valores:
- carpintaria interior (portas+aros) será toda em madeira maciça, 10 portas, a madeira já está comprada, é Castanho e foram 700€, vou gastar mais2000€para mão de obra;
- caixilharia PVC da Rehau (vidros guardian sun + estores + apanelados),8500€(trabalho feito pela empresa Babo & Duarte, S. João da Madeira, eles trabalham para todo o país);
- loiças WC,1000€(2 sanitas, 2 lavatórios, 2 vidros para duche) - sanitas e lavatórios iguais para os 2 WC, vi uma promoção numa loja de materiais sanitários e comprei, os vidros vou directa a uma vidraceira e fazem à medida que quero a 200€ cada;
- vou colocar flutuante em toda a casa (menos cozinha e WC), 12€/m2 de 7mm e folheado a castanho, vou diretamente à empresa (Balbino e Faustino, vendem para todo o país também)
- a licença de construção aqui é de 2 anos e em Paços de Ferreira quem tiver até 35 anos de idade não paga taxa nenhuma na câmara municipal
Colocado por: marteloescopro
Já tinha saudades de ver um orçamento dado por um pato bravo 😆
Pelo que percebo, o Fábio ainda está na fase de projeto. Quando chegar a altura de construir esses 8 meses já caducaram e os preços dos bens entretanto já subiram 30 %. Não acha precoce nesta fase andar já à procura de empreiteiro?
Ainda nem escavou o primeiro buraco, já está preocupado com os caixilhos