Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: zero07Antes tinha aqui na cooperativa esterco de guano, numas sacas azuis, deixei de encontrar a venda. sei que no norte têm mas com os portes fica insuportável. durante uns anos era a unica coisa que o meu avô colocava nas batatas. mas agora so colocamos esterco de galinhas.

Aqui no ribatejo é fácil encontrar o super guano. Tenho experimentado outros mas meto sempre um nadinha deste para ajudar... pelo sim pelo não ;-)

Estou mortinho por sair daqui e ir ver a horta! Como estará a batata kondor (a que está numa competição feroz com a do Rafael :-P), quantos escaravelhos terá?
    E o restinho da cebola temporã que deixei esta semana sem rega para arrancar agora... terá cozido do sol?
    E os alhos, que estavam a engrossar tão bem... terão tido terra suficiente na cabeça?
    Terá chegado a água que deixei ao tomate?
    Mais logo saberei...
      super_guano.jpg
  2. As minhas courgettes estão estorricadas com o sol... 🤦‍♂️
  3. Hoje tirando os Algarves foram acima de 30.º em todo o Continente.
    As ilhas também se safaram desta minivaga.

Mais um dia com baldes da cozinha para o quintal.
    Ver se amanhã a bomba fica montada...
  4. No deserto estão quase 36 à sombra, e ainda vai subir mais até por volta das 17h
      Screenshot_20220527-150150376.jpg
  5. Colocado por: MarcopomAs minhas courgettes estão estorricadas com o sol... 🤦‍♂️

Ontem comprei umas coisas para por na terra, hj já assaram... possa. Estão em estufa, dps n se aguentam à alteração...
    tive para comprar umas batatas doces para por na terra, ainda bem q n trouxe.
  6. Colocado por: rjmsilva

Tem que ser muito bem curtido.
    Concordam com este comentário:Marcopom,zero07

sim, fica num monte, e agora recentemente temos cabras, também empilhamos o esterco delas, e já estão a curtir para usar em fevereiro do próximo ano.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  7. Colocado por: Casa da Horta
    Aqui no ribatejo é fácil encontrar o super guano. Tenho experimentado outros mas meto sempre um nadinha deste para ajudar... pelo sim pelo não ;-)

Estou mortinho por sair daqui e ir ver a horta! Como estará a batata kondor (a que está numa competição feroz com a do Rafael :-P), quantos escaravelhos terá?
    E o restinho da cebola temporã que deixei esta semana sem rega para arrancar agora... terá cozido do sol?
    E os alhos, que estavam a engrossar tão bem... terão tido terra suficiente na cabeça?
    Terá chegado a água que deixei ao tomate?
    Mais logo saberei...
      super_guano.jpg

É dessas sacas sim!!, tenho que passear férias no ribatejo e trazer para cá. ou entao troco o transporte das sacas por Sardinhas.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  8. Dica que já usei, para transportes a bom preço, usar os autocarros da Renex e etc. Só tem o inconveniente de ir buscar aos terminais de autocarros mas é bem m€lhor do que CTT e transportadoras.
  9. Não é a primeira vez que me acontece mas é muito chato. Deixei a linha das batatas Kondor (melão, melancia, etc...) com o programador desligado. Não regou nada desde domingo passado! Não foi dramático porque o calor foi pouco, tirando hoje. Tenho neste momento 7 linhas de rega cada uma com programação diferente, não é difícil esquecer-me de confirmar uma. Mas a partir daqui é bom que não se repita. Tenho aquele quadro preto para registar as horas de rega, mas mesmo assim falhou desta vez. Houve um verão em que perdi todo o tomate coração de boi (entre outras coisas) por a bomba ter desferrado e ter estado 15 dias sem vir!

Depois reguei as batatas como se não houvesse amanhã e mudaram logo de cor. Há uma ou outra rama que se perdeu mas não é grave.
    O resto estava bem, pouco diferença da semana passada. Continuo a não gostar do verde dos tomateiros coração de boi. Vai dar, claro, mas não estou muito confiante que seja maravilhoso. Muito bonito está o tomate rasteiro. Algumas fotos tiradas à tarde. Em grande plano umas batateiras da variedade Agata plantadas faz amanha 15 dias.
    IMG20220527193007
    IMG20220527193022
    IMG20220527194736
    IMG20220527194745
    IMG20220527194800
    IMG20220527194818
    IMG20220527194829
    IMG20220527194842
    IMG20220527194912
    IMG20220527200037
    IMG20220527200101
    IMG20220527203015
    IMG20220527203332
    IMG20220527203402
    IMG20220527203536
    IMG20220527203857
    IMG20220527204254
    IMG20220527205335
    IMG20220527210231
    IMG20220527210511
    IMG20220527211032
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcopom
  10. Nós aqui semeamos em fevereiro e nunca regamos as batateiras.
  11. Colocado por: zero07Nós aqui semeamos em fevereiro e nunca regamos as batateiras.

Aqui não dá, a terra seca muito. Peniche é mais húmido certamente.
    E das que semearam em fevereiro não tiveram nenhuma queimada das geadas? Por aqui foi uma razia nalgumas plantações...
  12. Por cá é o tempo novamente , as minhas já estão com mazelas , queimadas dos pingos de água com sol muito forte que se tem feito sentir ... Parece propositadamente , naquela hora h em que tá mesmo feervenso vem 3 ou 4 pingos para estragar as plantas todas ... Já mudaram de cor e não sei como as retomar , é tão decepcionante , mas nem tudo é mau há coisas piores a passar por este mundo a fora .
  13. Colocado por: rafaelisidoroPor cá é o tempo novamente , as minhas já estão com mazelas , queimadas dos pingos de água com sol muito forte que se tem feito sentir ... Parece propositadamente , naquela hora h em que tá mesmo feervenso vem 3 ou 4 pingos para estragar as plantas todas ... Já mudaram de cor e não sei como as retomar , é tão decepcionante , mas nem tudo é mau há coisas piores a passar por este mundo a fora .

Mas foram as red scarlet? Realmente acontecem por ai coisas diferentes, mesmo aquele cuidado que nos sugere de não deixar a humidade subir na hora do calor por estragar as folhas aqui nunca me apercebi...
  14. Hoje andei de volta dos alhos. Uma foto de uma cabeça que ficou demasiado exposta ao sol, queimou. Ao contrário das cebolas, os alhos devem manter-se sempre com alguma terra por cima.
    Nesta fase costumo (nem toda a gente o faz) dobrar as folhas, dar-lhe um nó. Ajuda a secar mais rápido e canaliza mais força para a cabeça. Também se deve tirar aquela espiga que nasce no meio da rama, pela mesma razão anterior.
    IMG20220528084258
    IMG20220528084531
    IMG20220528091804
    IMG20220528091835
    IMG20220528094319
  15. Colocado por: Casa da Horta
    Mas foram as red scarlet? Realmente acontecem por ai coisas diferentes, mesmo aquele cuidado que nos sugere de não deixar a humidade subir na hora do calor por estragar as folhas aqui nunca me apercebi...
    sim foram as red Scarlett , o sol aqui é muito forte, os UV são altos , a humidade é enorme , tudo isso é um potencial condutor a doenças , depois temos muitas vezes as 4 estações do ano num só dia , a exposição da terra e das plantas ao sol é muito importante , já viste um vídeo que eu coloquei aqui da terra a cozer e a sair fumo nas batatas só é preciso chover meia hora num dia de sol , isso é comum cá na ilha , hoje está a chover muito o que é bom porque arrefece a terra por completo e logo quando vier o sol não faz nenhum ... A batata não está estragada por completo mas já deu sinal que não está bem e não se pode fazer nada que não seja muito agrecivo para nós , o que sobrar é que é nosso !
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  16. Já escampou e fui a terra buscar uma rosa , pronta para comer
      IMG_20220528_172053_compress21.jpg
  17. Colocado por: rafaelisidoroJá escampou e fui a terra buscar uma rosa , pronta para comer
      IMG_20220528_172053_compress21.jpg

Já escampou é parou de chover? Clareou? 🙂

Tinha ficado de mostrar o produto que uso nas armadilhas da mosca da fruta...
    IMG20220528142320
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  18. Tenho este programador da geolia há uma data de anos e dá 4 a 0 aos novos da mesma marca.
    Descobri que os novos (tenho 2) não deixam escolher hora de início para um 2o período de rega.

Este dá e veio da casa velha (onde só preciso rega para árvores) para ajudar aqui nos tomateiros. Que precisam de água pelo menos 2 x por dia e quero ser eu a decidir a hora. Se tiverem um destes tratem-no bem 😉
    IMG20220528142112
    IMG20220528142104
  19. Escampado cá dá para a chuva quando parar de chover ( escampou ) e dá para um caminho escampado ( lugar deserto que ninguém vê ) ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  20. Aqui da para fuga...
    Exemplo: "o ladrão escampou da prisão" 😁🤣🤣🤣

0.7312 seg. NEW