Colocado por: zero07Antes tinha aqui na cooperativa esterco de guano, numas sacas azuis, deixei de encontrar a venda. sei que no norte têm mas com os portes fica insuportável. durante uns anos era a unica coisa que o meu avô colocava nas batatas. mas agora so colocamos esterco de galinhas.
Colocado por: MarcopomAs minhas courgettes estão estorricadas com o sol... 🤦♂️
Colocado por: rjmsilva
Tem que ser muito bem curtido.
Colocado por: Casa da Horta
Aqui no ribatejo é fácil encontrar o super guano. Tenho experimentado outros mas meto sempre um nadinha deste para ajudar... pelo sim pelo não ;-)
Estou mortinho por sair daqui e ir ver a horta! Como estará a batata kondor (a que está numa competição feroz com a do Rafael :-P), quantos escaravelhos terá?
E o restinho da cebola temporã que deixei esta semana sem rega para arrancar agora... terá cozido do sol?
E os alhos, que estavam a engrossar tão bem... terão tido terra suficiente na cabeça?
Terá chegado a água que deixei ao tomate?
Mais logo saberei...
Colocado por: zero07Nós aqui semeamos em fevereiro e nunca regamos as batateiras.
Colocado por: rafaelisidoroPor cá é o tempo novamente , as minhas já estão com mazelas , queimadas dos pingos de água com sol muito forte que se tem feito sentir ... Parece propositadamente , naquela hora h em que tá mesmo feervenso vem 3 ou 4 pingos para estragar as plantas todas ... Já mudaram de cor e não sei como as retomar , é tão decepcionante , mas nem tudo é mau há coisas piores a passar por este mundo a fora .
Colocado por: Casa da Hortasim foram as red Scarlett , o sol aqui é muito forte, os UV são altos , a humidade é enorme , tudo isso é um potencial condutor a doenças , depois temos muitas vezes as 4 estações do ano num só dia , a exposição da terra e das plantas ao sol é muito importante , já viste um vídeo que eu coloquei aqui da terra a cozer e a sair fumo nas batatas só é preciso chover meia hora num dia de sol , isso é comum cá na ilha , hoje está a chover muito o que é bom porque arrefece a terra por completo e logo quando vier o sol não faz nenhum ... A batata não está estragada por completo mas já deu sinal que não está bem e não se pode fazer nada que não seja muito agrecivo para nós , o que sobrar é que é nosso !
Mas foram as red scarlet? Realmente acontecem por ai coisas diferentes, mesmo aquele cuidado que nos sugere de não deixar a humidade subir na hora do calor por estragar as folhas aqui nunca me apercebi...
Colocado por: rafaelisidoroJá escampou e fui a terra buscar uma rosa , pronta para comer