Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: rafaelisidoroisso nem chega a ser um roubo , isso é o ouro da terra 😆 , nem o petróleo !!!! qualquer maneira amendoim avulso cru do supermercado com uma pequena escolha serve , não se deve semear as pontas para obtermos uma melhor planta é como o milho em que só devemos semear o meio da massaroca ... contudo acho que amendoim é uma cultura que requer muito tempo e mão de obra ...
    Concordam com este comentário:André Pimenta
    Aqui na zona é muito pouco usual o cultivo de amendoins, no entanto o tremoço muita gente cultiva, eu não me meto nisso, mas aqui há muita gente que faz um pequeno negócio deles, e vende para os cafés aqui nas redondezas.
  2.  # 2

Mais uns dias e temos maracujás 🙂
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
      A6215144-065D-4E49-8642-3A9E6DFB6360.jpeg
  3.  # 3

Colocado por: André PimentaAqui na zona é muito pouco usual o cultivo de amendoins, no entanto o tremoço muita gente cultiva, eu não me meto nisso, mas aqui há muita gente que faz um pequeno negócio deles, e vende para os cafés aqui nas redondezas.
    amendoim , tremoços eram culturas do tempo do meu avô , o amendoim cheguei a ver em cafuas a secar ao sol que ele fazia na terra mas não havia ladrões hoje é impossível fazer isso por isso não podemos cultivar isso cá , ainda o ano passado um colega meu ficou sem os dele na sua terra , foi ver num dia e ia apanhar no outro e quando lá chegou já não tinha nada, enfim , trazer para casa dá mesmo muito trabalho e já basta o feijão para dar trabalho mais a batata doce ( trabalho apos a apanha secar ao sol , escolher , recolher , etc etc ) o tremoço tambem era trabalhoso , antigamente ia para o mar amarrado em sacas , depois começaram a trazer a agua para casa hoje em dia já ninguem faz isso muito trabalho para fazer em casa fora o trabalho da terra ... mas quem tem e quem faz consome muito mais qualidade é verdade .
    Concordam com este comentário: Peper87
  4.  # 4

Colocado por: André PimentaMais uns dias e temos maracujás 🙂
    Concordam com este comentário:rafaelisidoro
      A6215144-065D-4E49-8642-3A9E6DFB6360.jpeg

André, aproveito este seu post para lhe perguntar se a cultura do maracujá requer algum cuidado especial.
    Não sou fã da fruta, mas o facto de também servir como lindíssima sebe, tenho vontade em arriscar.
    O frio do inverno do Dão não queima a cultura?
    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Peper87
  5.  # 5

Colocado por: Casa da HortaAtualização do estudo

Bem, eu nasci na cidade, vivo na cidade, e para já não me vejo a sair daqui(trabalho), mas vou esporadicamente ao campo, onde sempre passei as ferias e alguns fins de semana, este foi um deles...

As batatas, velhas, de duas parcelas de terreno que tinhamos colocado na terra em fevereiro foram tiradas, deram mais que o ano passado semente nova, já não estou certo, penso que foram 4 baldes de 20L de semente cortada este ano, deram 11 sacas daquelas da ração das galinhas de 30KG(é para consumo nosso não pesamos nada), uma das parcelas deu 2 sacas, parece-me que apanharam mildio mas ja quase criadas, e um mal que ainda não descobri qual é, que deixou a casca com umas manchas, como se fosse uma ferida curada, mas é muito superficial não chega a apanhar a batata só a casca.. A batata doce também foi para a terra agora, o feijão verde já esta a dar, umas melancias(plantas), ja com dois palmos, courgetes ja pequenas, aboboras(iguais as do Rafael), os tomateiros a começar a desenvolver, o raio dos pimentos é que não estão nada famosos.. também lá estão as cebolas de 4 posturas diferentes(vaise pondo conforme vai havendo), cenouras, couves galegas ja semeadas, alfaces prontas a comer, nabos, as videiras também vão bem encaminhadas, as macieires igual, uma pereira que tinha plantado de um rebento com raiz arrancado de outra também vai pegada para já, e assim vai a vida da horta, ando sempre de um lado para o outro no pouco tempo que lá ando, e nem me passa pela cabeça na altura, as fotos... ;)

Acho que seria engraçado juntar a esse estudo, qual a área de terreno que cada um cultiva, para se ter uma ideia.
  6.  # 6

Colocado por: lmcaet
    André, aproveito este seu post para lhe perguntar se a cultura do maracujá requer algum cuidado especial.
    Não sou fã da fruta, mas o facto de também servir como lindíssima sebe, tenho vontade em arriscar.
    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário:André Pimenta

Sim as flores são lindas! Eu por acaso gosto bastante da fruta também. Odeiam o frio 😬 têm de ser protegidas no inverno senão não resistem. Esta da imagem está abrigada debaixo de um Carvalho grande então tem resistido de inverno para inverno. Já tivemos mais algumas ao descoberto mas o inverno era duro com elas. Ficam lindas de verão, no inverno só com climas mais tropicais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  7.  # 7

Colocado por: lmcaet
    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário:André Pimenta

A deve é bonita mas dura pouco. Os maracujeiros secam ao fim de 3 anos, mais ou menos. E não há nada a fazer, é mesmo deles. Tenho uns carregadinhos abrigados num telheiro.

Colocado por: ktm333
    Bem, eu nasci na cidade, vivo na cidade, e para já não me vejo a sair daqui(trabalho), mas vou esporadicamente ao campo, onde sempre passei as ferias e alguns fins de semana, este foi um deles...

As batatas, velhas, de duas parcelas de terreno que tinhamos colocado na terra em fevereiro foram tiradas, deram mais que o ano passado semente nova, já não estou certo, penso que foram 4 baldes de 20L de semente cortada este ano, deram 11 sacas daquelas da ração das galinhas de 30KG(é para consumo nosso não pesamos nada), uma das parcelas deu 2 sacas, parece-me que apanharam mildio mas ja quase criadas, e um mal que ainda não descobri qual é, que deixou a casca com umas manchas, como se fosse uma ferida curada, mas é muito superficial não chega a apanhar a batata só a casca.. A batata doce também foi para a terra agora, o feijão verde já esta a dar, umas melancias(plantas), ja com dois palmos, courgetes ja pequenas, aboboras(iguais as do Rafael), os tomateiros a começar a desenvolver, o raio dos pimentos é que não estão nada famosos.. também lá estão as cebolas de 4 posturas diferentes(vaise pondo conforme vai havendo), cenouras, couves galegas ja semeadas, alfaces prontas a comer, nabos, as videiras também vão bem encaminhadas, as macieires igual, uma pereira que tinha plantado de um rebento com raiz arrancado de outra também vai pegada para já, e assim vai a vida da horta, ando sempre de um lado para o outro no pouco tempo que lá ando, e nem me passa pela cabeça na altura, as fotos... ;)

Acho que seria engraçado juntar a esse estudo, qual a área de terreno que cada um cultiva, para se ter uma ideia.

Obrigado pela partilha. Acho que a área cultivada tem mais a ver com o tamanho do terreno e com a disponibilidade. Mas o gosto pela terra está lá, tanto em 40 como em 400 M2!
    Concordam com este comentário: Peper87
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  8.  # 8

Colocado por: André Pimenta
    Sim as flores são lindas! Eu por acaso gosto bastante da fruta também. Odeiam o frio 😬 têm de ser protegidas no inverno senão não resistem. Esta da imagem está abrigada debaixo de um Carvalho grande então tem resistido de inverno para inverno. Já tivemos mais algumas ao descoberto mas o inverno era duro com elas. Ficam lindas de verão, no inverno só com climas mais tropicais
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmcaet

A variedade maracujá banana resiste muito bem ao Inverno...e ás geadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Peper87
  9.  # 9

Colocado por: Sansoni7

A variedade maracujá banana resiste muito bem ao Inverno...e ás geadas.

Isso não é muito invasivo,?
    Aqui em Portugal vendem sementes?
  10.  # 10

Colocado por: Marcopom
    por acaso já tive varias raças no minimo 6 ou 7 todas diferentes , nenhuma prestou ... todos com problemas em manter a flor era só gadelha com fartura e 3 ou 4 maracujás ... era o banana , ananás e mais uma quantidades deles , nada como o nosso regional.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcopom
  11.  # 11

Colocado por: Marcopom

Se procurar na Net há um expert em maracujá, creio que na região de Aveiro, que vende as plantas.
    O meu dava muitos frutos.
    Creio que é este senhor
    https://www.olx.pt/d/anuncio/variedade-de-maracuj-rara-e-outras-variedades-de-plantas-tropicais-IDBxNaL.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcopom
  12.  # 12

casa da Horta , olha aqui a minha red Scarlett , e as alfaces ... Olha só a quantidade de queimaduras que a batata tem ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      IMG_20220531_134601_compress17.jpg
      IMG_20220531_134554_compress63.jpg
      IMG_20220531_134502_compress85.jpg
  13.  # 13

Mandei vir este, pelo preço o prejuízo não é grande
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      Screenshot_20220531_190907_com.alibaba.aliexpresshd.jpg
  14.  # 14

Colocado por: rafaelisidorocasa da Horta , olha aqui a minha red Scarlett , e as alfaces ... Olha só a quantidade de queimaduras que a batata tem ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta
      IMG_20220531_134601_compress17.jpg
      IMG_20220531_134554_compress63.jpg
      IMG_20220531_134502_compress85.jpg

Também não é assim nada do outro mundo! Uma folha ou outra com uma pontinha queimada não é razão para chorar!😜
    Estão é mal habituados aí nas ilhas, é tudo tão verdinho e perfeito que se vêm uma folha com uma caganita de pássaro ficam logo desiludidos!😜
    Para o meu padrão essas batatas estão perfeitas!

Já arrancou aquelas da doença de nome esquisito?
  15.  # 15

Colocado por: NTORIONMandei vir este, pelo preço o prejuízo não é grande
    Concordam com este comentário:Casa da Horta
      Screenshot_20220531_190907_com.alibaba.aliexpresshd.jpg

Quanto de portes?
    Parece interessante, parece sim senhor!
    Qual o site?
  16.  # 16

Aliexpress, os portes e o iva estão incluídos, e aceitou PayPal... Ainda aplicou 1 desconto qq e ficou por 15€. Agora esperar até dia 17, se n chegar reclamar, pelo menos com o PayPal estou tranquilo. Até já me aconteceu reclamar ser reembolsado e passado algum tempo receber o item.
  17.  # 17

Colocado por: Casa da HortaJá arrancou aquelas da doença de nome esquisito?
    não , mas se o tempo deixar sai este fim de semana , está pronta já
  18.  # 18

Colocado por: Casa da HortaEstão é mal habituados aí nas ilhas, é tudo tão verdinho e perfeito que se vêm uma folha com uma caganita de pássaro ficam logo desiludidos!😜
    não é bem assim , mas ... Daqui para propagar um bom prejuízo é rápido , levou cobre para tentar sacar o prejuízo e não é tão pequeno , mais ao fundo está pior até ... Mas o que sobrar é que é nosso .
  19.  # 19

Eu confio no AliExpress, já tenho mais receio é da qualidade do artigo. Os 2 do Lidl estão lá novos e arrumados!

Não sei porquê achei que eram 8 euros! A 18 já não fico tentado.
  20.  # 20

Colocado por: Casa da HortaNão sei porquê achei que eram 8 euros! A 18 já não fico tentado.

Com 2 saídas, o mais barato que encontro são 50€... Há uns sem ser digitais a 34...

0.7263 seg. NEW