Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: rafaelisidoropapoilas ...🤣 Toca a fazer um fardo !

Aqui há muitas...

Rafael, um vizinho esteve nos Açores e foi à pesca de barco, mandou vir o peixe para cá, e hj trouxe-me uns quantos... Ainda n cheguei a falar com ele, mas pelo q me contaram era peixe com fartura, a linha tinha 15 anzois e trazia 15 peixes... O serviço de mandar trazer o peixe é contratado com a pesca desportiva?
  2.  # 2

No próximo fds vou apanhar a batata CdH, já posso ser um verdadeiro agricultor do fórum?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro, Casa da Horta
      Screenshot_20220602_230214.jpg
  3.  # 3

@NTORION, qual o insecticida bio que utilizou nas pêras, e que variedade de meloa é essa?
  4.  # 4

NTORION também tem aí um belo espaço. Top top.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  5.  # 5

Colocado por: NTORIONNo próximo fds vou apanhar a batata CdH, já posso ser um verdadeiro agricultor do fórum?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta
      Screenshot_20220602_230214.jpg

LOL
    Já é uma referência, uma guia e um poço de sabedoria no fórum!
    Pode ser a primeira de muitas, quem sabe volta a dar uma hipótese às batatas ;-)
    Essa ainda não parece pronta para o próximo fds, está agora florida... :-)
  6.  # 6

Andei demoradamente a ver as fotos em zoom, que momento bem passado. Obrigado NT, Ajuda bastante a aguentar a semana ;-)
    A ver se me lembro de tudo:
    Formigas. Tenho doutoramento no assunto, já passei as fases todas (incluindo a do granulado que mostrou) e finalmente encontrei a solução. Se não funcionar diga.

Pulverizador. Há uma certa nostalgia no movimento de bombar que já via o meu avô fazer, não o quero trocar por coisa elétrica. Mas acho que fez bem, e por 40 euros esse de 16 litros é boa compra.

Continuo roído de inveja das suas ameixas. Lá chegarei, mas já vou com 8 anos a tentar e ainda não colhi uma ameixa! :-)
    Os meus pessegueiros, os grandes da casa velha, também estão uma miséria (não há milagres, como raramente lá vou as formigas e a lepra deram cabo da produção deste ano).

Tentei ver o sistema de rega da casa da Lourinhã, o tal suspenso entre as árvores. Queria ver se o tubo não faz um arco em direção ao chão (não me lembro do nome certo) na zona entre as árvores. Penso que vi um pedaço mas pareceu fita, não sei...

Na LX-Sintra vi uma coisa que pareceu grão de bico. É mesmo? Feijão de trepar não é muito a minha onda, mas a rede parece bem amanhada para eles. O clássico são as canas inclinadas, mas sabe disso melhor que eu.

Parabéns pelos patos e mais uma vez obrigado pelas fotos ;-)
  7.  # 7

Colocado por: zero07Chuva?!! onde?! acho que vou começar a regar com agua salgada!! aqui a beira mar está tudo seco.

Não chove em Peniche hoje? Tem de ser, o meteo não mente!
    Até no deserto do Pires vai cair água, tanto para relva como para as árvores da casa da escola!
  8.  # 8

Colocado por: NTORIONUma ajuda, já tinha 1 poupa bastante os braços... Por 42,5€
      IMG_20220602_142213.jpg

Comprei um no LIDL (muito gosto das coisas deles) com uma espécie de pressostato e bomba de vácuo incluida de 10 litros. Foi uma pechincha de €12 ou algo assim. Se não fosse por espaço tinha comprado outro que o miúdo adora brincar com isso. Como já o usei uma vez ele já não pode usar mais.
    Ainda tem uma dispersão jeitosa.

Para as formigas tenho um gel que 3/4 gotas à entrada do formigueiro, elas levam para dentro e acaba-se formigueiro. O ano passado elas andavam tão bravas que até umas pedras que uso de caminho estão bambas com os túneis que elas fizeram por debaixo. Estavam também a dar-me cabo de limoeiro novo que ainda não tinha dado limões (penso que deve ter 3 anos).
    Livrei-o das formigas já deu imensa flor e tenho uma dúzia de limões lá pendurados :).

Depois junto fotos.
  9.  # 9

A minha experiência com o granulado para as formigas levarem para dentro do formigueiro foi engraçada. Comprei aquele da bayer com uma embalagem toda jeitosa e um copinho para melhor aplicar. As filhas-da-prostituta que habitam o meu quintal não só não levavam o produto para dentro (como era suposto), como, quando eu vertia um pouco diretamente no formigueiro, tratavam de o trazer cá para fora! Verídico!
  10.  # 10

Colocado por: Dacepa

Comprei um no LIDL (muito gosto das coisas deles) com uma espécie de pressostato e bomba de vácuo incluida de 10 litros. Foi uma pechincha de €12 ou algo assim. Se não fosse por espaço tinha comprado outro que o miúdo adora brincar com isso. Como já o usei uma vez ele já não pode usar mais.
    Ainda tem uma dispersão jeitosa.

Para as formigas tenho um gel que 3/4 gotas à entrada do formigueiro, elas levam para dentro e acaba-se formigueiro. O ano passado elas andavam tão bravas que até umas pedras que uso de caminho estão bambas com os túneis que elas fizeram por debaixo. Estavam também a dar-me cabo de limoeiro novo que ainda não tinha dado limões (penso que deve ter 3 anos).
    Livrei-o das formigas já deu imensa flor e tenho uma dúzia de limões lá pendurados :).

Depois junto fotos.

Pode dizer que gel é esse?
  11.  # 11

Colocado por: Casa da Horta
    Formigas. Tenho doutoramento no assunto, já passei as fases todas (incluindo a do granulado que mostrou) e finalmente encontrei a solução.

Colocado por: Dacepa
      IMG_20220602_142213.jpg

Para as formigas tenho um gel que 3/4 gotas à entrada do formigueiro, elas levam para dentro e acaba-se formigueiro.

Este ano, cá para os meus lados, a infestação de formigas está a ser demais...
    @Casa, que solução milagrosa é essa?
    @Dacepa, que gel milagroso é esse?
    :-)
  12.  # 12

Aqui está ele. Carreiros de formigas em calçadas, passeios, muros, etc... morrem as que apanham com o spray e durante dias não se vê viva alma a cirandar por esse sítio. Evito pulverizar a terra, claro. Os carreiros e formigueiros espalhados pelo terreno (incluindo a zona de horta), desde que não sejam nada de mais, não lhes faço nada. Não estragam a horta, ou pelo menos o que costumo plantar. Gostam de fazer carreiros debaixo da fita ou tubo de rega das batatas (faz sombra e fresco) mas como não prejudicam a cultura não me importo.

Ou seja, basicamente, uso inseticida bom e barato (marca continente ou jumbo, tanto faz) nas zonas de pavimentos por onde as formigas entram no terreno. Para não subirem às árvores, como já antes disse, uso fita de dupla cola no tronco. Funciona muito bem mas é preciso ir renovando.
      6194675-frente.jpg
      KOS56-1.jpg
  13.  # 13

Colocado por: Casa da HortaContinuo roído de inveja das suas ameixas. Lá chegarei, mas já vou com 8 anos a tentar e ainda não colhi uma ameixa! :-)

Ao quarto ano de plantada, vou ter ameixas este ano. Uma dúzia delas, mas já vai dar para provar. A variedade é Santa Rosa.
    Concordam com este comentário: NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, Sansoni7
      ameixa.jpg
  14.  # 14

Colocado por: lmcaet@NTORION, qual o insecticida bio que utilizou nas pêras, e que variedade de meloa é essa?

Foi o Turex
    Se tiverem atenção os citrinos estão a ganhar novos rebentos, minis, mas já atacados pelo pulgão que dá cabo deles, é importante atuar depressa.

Colocado por: Casa da HortaPode ser a primeira de muitas, quem sabe volta a dar uma hipótese às batatas ;-)

às vezes meto meia dúzia na terra, para aproveitar as greladas... mas pouco ou nada dão.

Colocado por: Casa da HortaEssa ainda não parece pronta para o próximo fds, está agora florida... :-)

Pois nunca sei, qd estão prontas, na estufa tb está uma gigante que nasceu sozinha e já estou farto de a ter ali no meio, hj vai fora... logo meto o resultado.

Colocado por: Casa da HortaFormigas. Tenho doutoramento no assunto, já passei as fases todas (incluindo a do granulado que mostrou) e finalmente encontrei a solução. Se não funcionar diga.

Normalmente só lhes dou banho, mas aqui em sintra elas abusam, tenho uma laranjeira que nem se faz por elas terem ninho nas raízes. espero que este isco resulte, para começar levaram para dentro. No youtube há uns videos em que misturam arroz com enxofre numa garrafa e elas levam aquilo tudo...

Colocado por: Casa da HortaPulverizador. Há uma certa nostalgia no movimento de bombar que já via o meu avô fazer, não o quero trocar por coisa elétrica. Mas acho que fez bem, e por 40 euros esse de 16 litros é boa compra.

Deve ser por isso, os meus avós usavam o a tratol, mas eu com aquilo gasto a água em 2 minutos... estes poupam muito o braço e dão despacho, normalmente é preciso é uma lança melhor do que a que trazem.

Colocado por: Casa da HortaContinuo roído de inveja das suas ameixas. Lá chegarei, mas já vou com 8 anos a tentar e ainda não colhi uma ameixa! :-)
    Os meus pessegueiros, os grandes da casa velha, também estão uma miséria (não há milagres, como raramente lá vou as formigas e a lepra deram cabo da produção deste ano).

Pois não sei, há umas variedades que dão bem e sem problemas, há outras que a folha só enrola e n dão nada... mas este ano é fraco delas. Há quem diga que não se devem podar...

Colocado por: Casa da HortaTentei ver o sistema de rega da casa da Lourinhã, o tal suspenso entre as árvores. Queria ver se o tubo não faz um arco em direção ao chão (não me lembro do nome certo) na zona entre as árvores. Penso que vi um pedaço mas pareceu fita, não sei...

Faz sempre 1 arco, mais ou menos ligeiro conforme o fixe às árvores ou deixe solto, há quem coloque uma estaca em cada extrema para o esticar melhor. Eu deixei solto pq na altura que coloquei as árvores estavam a crescer e n o quis amarrar, dps comecei a passar pelo meio dos troncos e por lá ficou.

Colocado por: Casa da HortaNa LX-Sintra vi uma coisa que pareceu grão de bico. É mesmo? Feijão de trepar não é muito a minha onda, mas a rede parece bem amanhada para eles. O clássico são as canas inclinadas, mas sabe disso melhor que eu.

Sim é mesmo grão de bico, já tinha semeado por 2x sem grandes resultados, lá fui investigar, parece que necessita de calor para germinar, então é das leguminosas que se semeia mais tarde, escolhi uns dias quentes (tinha chovido 1 pouco antes) e não é que passado 8 dias estava todo nascido! Tanto é que dps semeei mais 1 carreira.

Feijão verde de trepar é muito bom e produz muito (o ano passado teve muito feijão verde rasteiro - o tal Manata que este ano n nasceu), a chatice são as canas (não gosto delas inclinadas, prefiro 2 filas paralelas travadas) e ter de preparar sempre tudo de novo... aqui n há muitas canas, pelo que quis uma solução mais definitiva. Mas tb n ficou como queria, os paus tinham 2,2m, enterrei 60cm, ficaram baixos, para o ano estes ficam para os pepinos, tomates e meto rede ovelheira para ter resistência. Já mandei vir paus com 2,5m (hilário alves - 5€ entrega) para colocar outra carreira mais alta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      Screenshot_20220603_063848_com.android.gallery3d.jpg
  15.  # 15

Colocado por: rjmsilvaAo quarto ano de plantada, vou ter ameixas este ano. Uma dúzia delas, mas já vai dar para provar. A variedade é Santa Rosa.

Salvo erro tenho lá uma dessa, é uma ameixa de tamanho médio, quando bem madura fica vermelho escuro... Sinceramente não sou grande fã pq sabe a rosas... Mas lá em casa gostam, tem uma grande característica, se a puser numa fruteira na cozinha deixa 1 aroma espetacular. Dps diga se é a mesma.
  16.  # 16

Colocado por: Casa da HortaOu seja, basicamente, uso inseticida bom e barato (marca continente ou jumbo, tanto faz) nas zonas de pavimentos por onde as formigas entram no terreno

Ah, era o q usava na calçada, sim funciona relativamente bem, normalmente até meto dentro do buraco e elas morrem nem ou nem voltam a usar aquela passagem.
    Esta semana até comprei 1 grande no lidl por 2€
  17.  # 17

Colocado por: NTORIONEsta semana até comprei 1 grande no lidl por 2€

Também já comprei mas foi só uma vez. Ficava com o dedo a doer da força que precisava fazer para sair o spray!

Tem rega no grao-de-bico?
  18.  # 18

Colocado por: Casa da HortaTambém já comprei mas foi só uma vez. Ficava com o dedo a doer da força que precisava fazer para sair o spray!

Deve ser de segurança por causa das crianças.

Colocado por: Casa da HortaTem rega no grao-de-bico?

Não, mas já o reguei 2 ou 3x, tinha nascido há pouco tempo e vieram aqueles dias muito quentes, fiz uma vala lateral e deixo a mangueira correr.
  19.  # 19

Na casa nova entrei em "pânico" quando começaram a fazer buracos e formigueiros na ligação da calçada ao capoto. Se não forem atacadas acabam por destruir a calçada, porque retiram a areia e as pedras ficam descalças, por assim dizer. Já para não falar no conforto que deve ser ter uma casa para o inverno isolada com capoto! :-)

Tenho mesmo muito receio das formigas e do que podem estragar, sobretudo na casa nova e na calçada que tanto custou. O spray tem funcionado muito bem, h+a alguns sítios onde depois de aplicar 2 ou 3 vezes nunca mais apareceram. Mas continuo vigiante... muito vigilante!
  20.  # 20

Colocado por: Casa da Hortaporque retiram a areia e as pedras ficam descalças, p

E o pior, além disso levam para lá sementes que muitas vezes começam a germinar, com raízes bem fundas...

0.8570 seg. NEW