Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

Colocado por: nhenriquesBoa tarde,
    -> Inversor ou micro-inversor? Não consigo chegar a uma resposta óbvia. Desculpem a minha ignorância no tema.
    -> Inversor ou micro-inversor deve estar em local protegido ou pode ficar no exterior?
    .

Para um painel ou dois, pode colocar micro inversores, estes ficam junto a cada painel.
    Para muitos painéis, coloque um Inversor. Há inversores de interor, mas a maioria são Proteção IP65 (instalação ao ar livre). O inversor pode ficar ao pé, ou longe dos painéis, conforme der jeito.
    Por exemplo, Solis4g Mini.

https://ccbs-energia.pt/inversor-de-rede/161-solis-mini-1500w-4g.html
  2.  # 322

Colocado por: nhenriques
    -> Visto que tenho um consumo médio de stand-by por volta dos 300Watts mas grande parte do ano existem períodos em que existem desumidificadores e AC`s a trabalhar que levam a que grande parte do dia o consumo seja superior a 1Kw. Durante o verão é a altura do ano em que se consome menos energia, pois raramente precisamos de arrefecer (zona litoral Oeste) mas podemos colocar o que atualmente é feito em períodos de vazio a funcionar em períodos de produção de forma a maximizar o rendimento dos painéis.

Tenha atenção que kW de instalação, produz pela hora de almoço e nos meses de verão cerca de 1kWh nessa altura.
    Quer dizer que das 9h às 10h30 e das 16h às 20h a produção será bem menor. Além disso, fora dos meses de verão a produção é muito inferior.
    Por exemplo no verão com 1,5 kW de instalação produzirá diariamente 13 kWh. Em Janeiro produz entre 1 a 3 kWh diários, etc
    Por isso, e sendo uma casa com gastos correntes de energia, costuma-se dizer, instalando, instale o máximo que puder.
  3.  # 323

Colocado por: callinasColoque ai imagem aérea do google ou mapas bing
  4.  # 324

Callinas,

Vou colocar a imagem em breve.

Queria ir até cerca de 1500/1600€ com instalação.

Costumam fazer algum tipo de seguro contra temporais ou intempéries?isto se não for muito caro, claro.
  5.  # 325

Colocado por: nhenriquesCallinas,

Vou colocar a imagem em breve.

Queria ir até cerca de 1500/1600€ com instalação.

Costumam fazer algum tipo de seguro contra temporais ou intempéries?isto se não for muito caro, claro.

Há seguros específicos para isso, por exemplo para quem tem microprodução.
    Em teoria o seguro da habitação cobre, mas estou para ver isso.
  6.  # 326

Colocado por: callinastou para ver isso.

Segue aqui uma imagem do terreno. na imagem os painéis solares para AQS ainda estavam no sitio antigo.
    A verde claro é local onde estão agora. A Azul é o local que idealizo para os fotovoltaicos - logo a seguir aos de AQS.

Os painéis de AQS estão sobre 4 pilares de blocos de cimento, a cerca de 50cms do Solo. Para os fotovoltaicos estava a pensar em colocá-los diretamente sobre o solo - talvez assentes sobre uns lancis ou algo do género.

Tenho a possibilidade de colocar por exemplo 4 paineis - 2 a Sul e 2 a Sudoeste. Seria vantajoso? Sairá mais caro fazer uma estrutura com inclinações ajustáveis (Inverno/Verão) a um serralheiro na zona? ou existem contras?

Obrigado.
      Esquema_paineis.jpg
  7.  # 327

Quando diz sobre o solo, será algo deste género?

2 a sul e 2 a sudeste, vai dar quase ao mesmo. Ponha os 4 juntos.

Em relação à estrutura para modificar a inclinação, vai de cada um. Pena vale sempre...

https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/20163/1/ulfc114356_tm_Daniela_Pereira.pdf
  8.  # 328

Sim, como indica sobre o solo.

Essas estruturas devem encarecer o sistema não?
  9.  # 329

Alguém tem noção do custo deste tipo de estruturas? Obrigado
    •  
      GMCQ
    • 18 fevereiro 2021

# 330

Colocado por: nhenriquesAlguém tem noção do custo deste tipo de estruturas? Obrigado

Não... Mas se perguntar a algum fornecedor dos equipamentos fica logo a saber. Ou se quando pedir o orçamentos para os painéis pergunta.
  10.  # 331

Colocado por: nhenriquesAlguém tem noção do custo deste tipo de estruturas? Obrigado

Não , mas de certeza que o que gasta na estrutura para ganhar eficiência, compra outros tantos painéis, e até tem mais produção.
  11.  # 332

Algo assim chega bem, só para mudar o ângulo.
    Concordam com este comentário: Nortenho
      1467793104606432634.jpg
      -999587626-516911071.jpg
  12.  # 333

Isso dá para um 1 ou 2 painéis.
    Muitos já é um cabo dos trabalhos .
    A ideia é boa, comprar calha l, fazer furo onde quiser . Não é preciso comprar calha perfurada.
    • mafgod
    • 19 fevereiro 2021 editado

# 334

No atual contexto de pandemia e de estado de emergência, sabem se os instaladores podem fazer instalações ou estão proibidos?
    Legalmente falando claro :-)
  13.  # 335

Colocado por: mafgodsabem se os instaladores podem fazer instalações ou estão proibidos?
    Legalmente falando claro
    não existem proibições nas obras ou instalações, mas existem obrigatoriedades de distanciamento e simultaneidade de trabalhos que raramente são cumpridas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  14.  # 336

Colocado por: jorgealvesteoricamente não existem imposições nas instalações, mas existem obrigatoriedades de distanciamento e simultaneidade de trabalhos que raramente são cumpridas.

A obrigatoriedade do uso de EPIs na construção nunca impediu o não cumprimento, e continuam a nascer casas aos montes.
  15.  # 337

Tenho 12 painéis (3000W) e inversor Fronius, mas trifásico. Tinha este equipamento num local que entretanto fechou e tenho-os desmontados. Na casa que estou a construir coloquei PRH com BC a pensar nos painéis para ajudarem na conta elétrica, e agora apercebi-me que o inversor que tenho não dá por ser trifásico!!

Se alguém quiser um inversor trifásico como novo a bom preço (3,7kw Fronius Syno 3.7.3 M) apitem!

Já agora, sugestões para um inversor de 3000W monofásico a bom preço?

Obrigado
  16.  # 338

Então e não consegue por isso dar monofásico?
    Isso é inversor para mais de 1000 euros.
    Vai por BC em monofásico , certo ?
    Havia ali um user que passou a casa de mono para trifásico, era uma boa aposta
  17.  # 339

Colocado por: callinasEntão e não consegue por isso dar monofásico?
    Isso é inversor para mais de 1000 euros.
    Vai por BC em monofásico , certo ?
    Havia ali um user que passou a casa de mono para trifásico, era uma boa aposta

Pelo que me disseram quem me vendeu o inversor, isso não é possível.

Passar a casa para trifásico, até já pensei, mas nunca será a forma mais ideal de usufruir em pleno dos painéis. A casa já está em fase final, falta a cozinha e instalar as máquinas, e pelo pouco que percebo de eletricidade em primeiro não sei se isso ainda é possível meter eletricidade trifásica, e mesmo que seja, a produção depois é dividida pelas 3 fases e a BC estará ligada apenas a 1 fase, fazendo com que o resto da produção seja desperdiçada.

Posso estar a dizer asneira, mas do pouco que percebo é a ideia que tenho!
  18.  # 340

Não faça essa asneira de por a casa em trifásico só por causa inversor. Deixe tudo monofásico.
    Esqueça o inversor, nos usados dão-lhe mais que 500 euros por ele.

Compra por 500 euros um inversor de 3 kW monofásico, ou se quiser um de 8 kW , um Solís 5g 8000 por 900 euros, com duas entrada para painéis . Agora mete 3,7 kW no futuro, mete outros tantos quanto tiver carro elétrico.
    Não consegue balancear fases de modo a aproveitar todas a produção em pleno. É utópico.
    Concordam com este comentário: AlexRibeiro, mafgod
      Screenshot_2021-02-13-18-29-34-537_com.android.chrome.jpg

0.2332 seg. NEW