Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: rjmpires
    Se durarem é milagre, nunca se sabe 😛
    A manutenção faço eu.. mas de qqr das formas não é um bom "investimento"

Engracado ler isto. Ha 4 anos atrás defendia que os paineis solares para AQS nao compensava. Todos diziam o contrário. E agora os fotovoltaicos é que são rentaveis.
    Pois continuo a dizer o mesmo para estes. Outro investimento para nada.
    A minha opiniao apenas.
  2. Colocado por: SirruperEngracado ler isto. Ha 4 anos atrás defendia que os paineis solares para AQS nao compensava

Continuo a dizer que não compensa, qual é a diferença no discurso?

Colocado por: SirruperPois continuo a dizer o mesmo para estes. Outro investimento para nada.

Aqui já discordo, depedendo do dimensionamento e absorção da produção, podem ficar pagos em 3-4 anos. Acho um investimento totalmente justificado.
  3. há que saber calcular os ROI's
    Concordam com este comentário: eu
  4. Com a quantidade de gente a querer e a comprar baterias, parece-me que poucos se importam com o ROI.
    Concordam com este comentário: PauloJSantos
  5. Colocado por: nandogonca
    Apesar de aumentar o tempo para reaver o investimento, não significa que seja uma "coisa" para esquecer....

Não disse que seria para esquecer, há varias aplicações para as quais lhe vejo uma mais valia, agora para uma poupança/investimento não.

Colocado por: espt

O que é um standby reduzido?

No meu caso ronda os 100w o standby dos diversos equipamentos... routers, sensores, camaras, boxs, válvulas, servidores, controladores e afins, adicionando os ocasionais arranques dos compressores do frigorífico e da arca.
  6. No meu caso:
    3910Kw de paineis;
    7,2Kw de baterias;
    Investido 7300€.
    Média de € em eletricidade/mês no ano de 2020 - 105,98€ (antes de instalar paineis)
    Média de € em eletricidade/mês no ano de 2021 - 40€ (instalação paineis em janeiro, ano com muita chuva e os melhores meses estão para chegar).

No meu caso consumo muita luz, principalmente para o carro eletrico.
    Já reduzi em muito o consumo, do pior mês 793 kwh (Dec20 antes paineis), para o melhor , 198kwh (abril 2121, após paineis) há uma grande diferença.
    Como tenho bi-horário, consegui reduzir o consumo durante o dia de cerca de 200Kwh/mês fora vazio, para cerca de 40KWh, e porque a Maria não tem o cuidado que eu tenho na gestão de energia..
    Espero reduzir quase a 0 kwh fora de vazio, para junho, julho e agosto..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, rjmpires, zed
  7. Colocado por: rjmsilvaCom a quantidade de gente a querer e a comprar baterias, parece-me que poucos se importam com o ROI.

Nesta matéria, apesar de contabilizar tudo e calcular isso, este tema (energia solar), sempre me fascinou e foi uma ambição mesmo antes de construir casa, por isso para mim o ROI não é o mais importante. Eu tenho consciência que se não tivesse baterias, o investimento, não seria tão elevado e até nem fazia sentido tantos paineis, o que reduzia o valor investido e os anos de retorno. Mas também não queiram "matar" à partida um sistema com baterias, porque além delas terem vindo a reduzir o preço, elas são fiáveis... E as marcas já dão vários anos de garantia, superiores até ao tempo previsível de retorno.
  8. 100w de standby com esses equipamentos todos é de aplaudir... Tenho mais do triplo
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  9. Colocado por: espt100w de standby com esses equipamentos todos é de aplaudir... Tenho mais do triplo
    Concordam com este comentário:mafgod

A realidade não é igual para todos, da mesma forma que o investimento para uns pode fazer sentido e para outros não, ainda bem que o pessoal vai passando aqui para dar feedback, há sempre alguém na dúvida e pode confrontar os seus consumos com os nossos, sempre fazem um investimento mais informado!

21 desses 114w são 3 lampadas gu10 na fachada da casa, o resto é o que referi anteriormente.
      Screenshot_20210522_153357_allterco.bg.shelly_1.jpg
  10. Almoçou em casa hoje? 😂
    • espt
    • 22 maio 2021 editado
    Depois de ficar sem bateria
      Screenshot_20210522-161349_Shelly.jpg
  11. Portanto eu sem estar em casa gasto mais que você a fazer de comer, lavar e secar roupa e a lavar louça... Tenho de ver se o vizinho me rouba luz...
  12. Colocado por: esptAlmoçou em casa hoje? 😂

Infelizmente eu não porque o trabalho assim o exige, mas o resto da família sim, e também trabalhou a máquina de lavar roupa, e a de secar (1x cada).

Também tenho aqui mais 7w parasitas em stand-by da bomba de calor, centralina e afins 😛
      Screenshot_20210522_165728_allterco.bg.shelly_1.jpg
  13. Colocado por: rjmsilvaCom a quantidade de gente a querer e a comprar baterias, parece-me que poucos se importam com o ROI.
    Concordam com este comentário:PauloJSantos

Ha quem se entretém a fazer hortas sustentaveis. Ha quem se entretém no jardim. E acho que produzir energia eléctrica nao passa de um hobby.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
    • SACS
    • 22 maio 2021 editado
    Colocado por: rjmpires
    A realidade não é igual para todos, da mesma forma que o investimento para uns pode fazer sentido e para outros não, ainda bem que o pessoal vai passando aqui para dar feedback, há sempre alguém na dúvida e pode confrontar os seus consumos com os nossos, sempre fazem um investimento mais informado!

21 desses 114w são 3 lampadas gu10 na fachada da casa, o resto é o que referi anteriormente.
      Screenshot_20210522_153357_allterco.bg.shelly_1.jpg

Eu aí ganho. E não foi dos melhores dias/noites.
      Screenshot_2021-05-22-19-32-06-469_allterco.bg.shelly.jpg
  14. Colocado por: rjmpires
    Tem andado a futuar entre 4 e 8 kwh diários, e tenho solares térmicos para AQS, cozinhamos praticamente todos dias.

Já tive dias consecutivos a dias na casa dos 3kw, mas ultimamente anda na casa dos 4/5kw e ainda chupo 2/3 dos painéis.
    Estou como o ESPT, tenho d ver se tenho algum vizinho a roubar corrente!
  15. Colocado por: nandogonca3910Kw de paineis;
    7,2Kw de baterias;
    Investido 7300€.
    Média de € em eletricidade/mês no ano de 2020 - 105,98€ (antes de instalar paineis)
    Média de € em eletricidade/mês no ano de 2021 - 40€ (instalação paineis em janeiro, ano com muita chuva e os melhores meses estão para chegar).

Com esses números de referência a coisa parece estar a encaminhar-se para recuperação do investimento em 9,5 anos.
  16. Colocado por: psargaco

Com esses números de referência a coisa parece estar a encaminhar-se para recuperação do investimento em 9,5 anos.

Ainda não tenho um ano para calcular...
    Mas entre 8 a 10 anos, deverá andar...
    • eu
    • 23 maio 2021
    Desde que não existam avarias...
  17. Colocado por: eu

Uma grande verdade.
    Concordam com este comentário:alexp

O overengeneering é um problema frequente...
    Concordam com este comentário: whocarez

0.5168 seg. NEW