Colocado por: rjmpires
Se durarem é milagre, nunca se sabe 😛
A manutenção faço eu.. mas de qqr das formas não é um bom "investimento"
Colocado por: SirruperEngracado ler isto. Ha 4 anos atrás defendia que os paineis solares para AQS nao compensava
Colocado por: SirruperPois continuo a dizer o mesmo para estes. Outro investimento para nada.
Colocado por: nandogonca
Apesar de aumentar o tempo para reaver o investimento, não significa que seja uma "coisa" para esquecer....
Colocado por: espt
O que é um standby reduzido?
Colocado por: rjmsilvaCom a quantidade de gente a querer e a comprar baterias, parece-me que poucos se importam com o ROI.
Colocado por: espt100w de standby com esses equipamentos todos é de aplaudir... Tenho mais do triplo
Colocado por: esptAlmoçou em casa hoje? 😂
Colocado por: rjmsilvaCom a quantidade de gente a querer e a comprar baterias, parece-me que poucos se importam com o ROI.
A realidade não é igual para todos, da mesma forma que o investimento para uns pode fazer sentido e para outros não, ainda bem que o pessoal vai passando aqui para dar feedback, há sempre alguém na dúvida e pode confrontar os seus consumos com os nossos, sempre fazem um investimento mais informado!
21 desses 114w são 3 lampadas gu10 na fachada da casa, o resto é o que referi anteriormente.
Tem andado a futuar entre 4 e 8 kwh diários, e tenho solares térmicos para AQS, cozinhamos praticamente todos dias.
Colocado por: nandogonca3910Kw de paineis;
7,2Kw de baterias;
Investido 7300€.
Média de € em eletricidade/mês no ano de 2020 - 105,98€ (antes de instalar paineis)
Média de € em eletricidade/mês no ano de 2021 - 40€ (instalação paineis em janeiro, ano com muita chuva e os melhores meses estão para chegar).
Colocado por: psargaco
Com esses números de referência a coisa parece estar a encaminhar-se para recuperação do investimento em 9,5 anos.
Colocado por: eu
Uma grande verdade.