Colocado por: riscosaté microondas e máquina de café há nesta obra😁Por isso é que os orçamentos para estaleiro sao de cair pro lado, nao ha por ai latas de atum e bagaço para aquecer a merenda?
Colocado por: riscosAmigo zinna, não sei o que são agueiros😂😂ainda fui ao Google mas fiquei sem saber a mesma.
Colocado por: zinna
Colocado por: PalmixVou colocar aqui a questão, que se levantou num outro post aqui no Forum, pois parece-me que aqui será o local mais assertivo.
Falava-se na questão da impermeabilização das fundações.
Por um lado, há quem defenda que a sapata, para além do betão de limpeza, deveria levar tela (não sei se será este o produto correto) por baixo da armação e do betão. Dando-lhe assim uma proteção contra humidades por baixe e nas laterais da sapata e pilares.
Por outro lado, há quem defenda que com betão de limpeza de 10cm, armação de ferro e betão, mais a solução preta por cima, serão suficientes.
Ora, perante isto, fui perguntar ao engenheiro que me fez os projetos de especialidade, e ao engenheiro diretor técnico da obra. Os dois disseram-me o mesmo, que a solução 2 é a mais comum e até a melhor. Embora possa prevenir as humidades ascendentes, mas é pior para as humidades descendentes. E fiquei a saber que também há humidades descendentes...
Gostaria de saber da opinião aqui dos entendidos na matéria.
Agradeço, desde já, a colaboração.
Colocado por: riscosgostava que me mostrassem em que livro viram isso
Colocado por: Sasapo
Existe bastante bibliografia sobre o assunto, tem é se de procurar em inglês porque em Portugal não há muita gente interessada no assunto, é como as pontes térmicas, durante anos menospresazas pelos técnicos, começam agora a ser tidas em conta. (felizmente)
https://apexwaterproofing.co.za/2020/02/06/rising-damp-explained/
Colocado por: riscosEntão e usar cofragem perdida nao pode ser uma solução para nao escavacar o terreno todo e ao mesmo tempo impermeabilizar as laterais?
É um tema meio tabu, onde não existe consenso entre os engenheiros civis. Se for perguntar ao chefe da riscos e rascunhos engenheiro civil Sénior com mais de 35 anos de profissão, com obras e projetos de milhoes de euros feitos uns milhares de diferentes projetos feitos ele vai lhe dizer que o terreno não deve ser todo escavado para não perder a sua consistência porque qualquer engenheiro civil de estruturas sabe ( OU DEVERIA SABER) que as fundações quando sao calculadas , sao calculadas como encastramento. Ora o encastramento de uma fundação implica consistência do solo em todo o seu perímetro, e que tenha no mínimo 50cm de solo em cima da fundação. Ora para executar essa tecnica dessa forma nem pode limpar o terreno todo nem tem como impermeabilizar com membrana nas laterais, pelo que segundo a sua opinião as fundações podem ser impermeabilizadas na fase superior com continuidade para o pilar até à zona de ligação à primeira laje, pois segundo ele a àgua não sobe por uma massa de 50cm de altura com a consistencia que uma sapata tem.
Eu sou meio termo, (nem tto ao mar nem tto a terra) quero que as fundações sejam sempre feitas com betão XC2 e hidrofugo e com membrana nas laterais, para isso não pode haver betonagens contra o terreno, se querem abrir por pontos então tem de ter margem para cofragem é posteriormente membrana em todo o perimetro , fase superior e pilar.
Não sou apologista nem de telas asfalticas (acho um desperdicio) em fundações, muito menos em impermeabilizar betao de limpeza ou bases de fundações, gostava que me mostrassem em que livro viram isso, ou é uma invenção de alguem e a partir daí vai se espalhando...
Cada vez mais surgem tecnicas novas, mas há que saber filtrar o que são tecnicas e o que sao invençoes, e depois o que sao invençoes que até podem melhorar numa componente mas prejudicar noutras.
É a minha opiniao
Colocado por: DR1982Então e usar cofragem perdida nao pode ser uma solução para nao escavacar o terreno todo e ao mesmo tempo impermeabilizar as laterais?que tipo de cofragem perdida e como impermeabilizas?
Colocado por: riscosos que so estão direcionados para a componente térmica algumas vezes prejudicam outras componentes para melhorar a deles, para mim isso não é correto.Tipo casas assentes em isolamento e consolas térmicas?
Colocado por: riscos
o que ai mostra é simplesmente um produto, para evitar "Umidade", desde quando se constroi perante a imagem que eles mostram..não é assim tão facil nem tão direto...produtos há muitos,
Colocado por: riscosque muitos nao tem conhecimento tecnico nenhum e estou a falar de arquitetos que nao tem a minima noção quando fazem um projeto da possivel solução estrutural, os que so estão direcionados para a componente térmica algumas vezes prejudicam outras componentes para melhorar a deles, para mim isso não é correto.
Colocado por: riscosque tipo de cofragem perdida e como impermeabilizas?Em França fiz algumas com plastico, tanto sapata corrida como isolada, amarrava-se a cofragem ao ferro fora,isto*
Colocado por: DR1982Tipo casas assentes em isolamento e consolas térmicas?
Colocado por: DR1982Em França fiz algumas com plastico, tanto sapata corrida como isolada, amarrava-se a cofragem ao ferro fora,isto*lá está...em frança. A realidade cá não é essa...para o DR pode ser , fazer a sua casa assim porque sera o Dr a fazer a sua propria...
Colocado por: DR1982Em França fiz algumas com plastico, tanto sapata corrida como isolada, amarrava-se a cofragem ao ferro fora,isto*entao amarravas a cofragem ao ferro deixavas de ter recobrimento em betão na fundação é isso?
Colocado por: riscosentao amarravas a cofragem ao ferro deixavas de ter recobrimento em betão na fundação é isso?Nao, mete se na mesma um espaçador destes* entre o ferro e a cofragem.
Colocado por: DR1982Nao, mete se na mesma um espaçador destes* entre o ferro e a cofragem.sim mas se metiass esses espacadores , prendias a cofragem ao espaçador?com a betonagem como mostrasse na foto a cofragem abria quando levasse com a pressão do betao
Faziamos as vigas e as cestas fora.
Sera uma boa solução?
Colocado por: riscossim mas se metiass esses espacadores , prendias a cofragem ao espaçador?com a betonagem como mostrasse na foto a cofragem abria quando levasse com a pressão do betaoPrendiamos a cofragem ao ferro(furavamos a cofragem com o arame) e metiamos o espaçador entalado entre o ferro e a cofragem.
Colocado por: riscosas fundações quando sao calculadas , sao calculadas como encastramento