Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: gil.alvesEu até tenho medo de vos dizer que tenho projectado 16cms de lã de rocha para paredes,


    De tudo é o que considero o mais exagerado. Qual a razão pra esses 16cm?
  2.  # 2

    Colocado por: fleite10A minha obra é em Mafra. Sendo o clima ameno durante todo o ano, fora exceções, optei por não colocar lã de rocha. Aproveito para perguntar: acham que faz muito sentido, atendendo ao isolamento térmico que já vou ter e que referi acima?


    Mas ainda está convencido que com o bom isolamento e na sua zona não precisa de climatização? A fazer a obra hoje teria colocado 15cm de xps na cobertura e não colocaria lã no tecto falso, eu coloquei apenas por questões acústicas
  3.  # 3

    Colocado por: mfa17De tudo é o que considero o mais exagerado. Qual a razão pra esses 16cm?
    Não perder energia e não entrar calor.
    Ter uma casa NZEB/passiva.
    Santo Tirso.
  4.  # 4

    Colocado por: gil.alvesSanto Tirso.

    Já começou a obra? Vivo precisamente em Santo Tirso eheh
  5.  # 5

    Colocado por: mfa17
    Mas ainda está convencido que com o bom isolamento e na sua zona não precisa de climatização? A fazer a obra hoje teria colocado 15cm de xps na cobertura e não colocaria lã no tecto falso, eu coloquei apenas por questões acústicas


    Jamais disse que não preciso de climatização na casa... claro que preciso, mas ambos sabemos que um bom isolamento é meio caminho andado para ter baixos consumos energéticos e ter bastante conforto em casa... Apenas pus a pergunta: até que ponto faz tanto sentido ter PRH em Portugal comparativamente com países largamente mais frios que o nosso...

    EDIT. No meu terreno, felizmente, não tenho problemas de acústica. As estradas principais são afastadas (+ de 500m) e aqui na proximidade apenas existem estradas praticamente de serventia às habitações.
  6.  # 6

    Colocado por: mfa17
    Já começou a obra? Vivo precisamente em Santo Tirso eheh
    Esta bola é mesmo uma ervilha. :)
    Ainda vamos tomar um café um desses dias.


    P.S. não, não iniciei.
    Concordam com este comentário: mfa17
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  7.  # 7

    Já agora lanço uma outra pergunta para a discussão:

    Bomba de calor de baixa temperatura para climatização por via de ventiloconvectores e AQS.

    Alguém tem este sistema?

    Pelo que percebi é exatamente a mesma coisa do que o PRH, mas em vez de utilizar a tubagem no chão, usa esses equipamentos embutidos na parede e, pelo que me disseram (o meu Eng da térmica), tem os mesmos desempenhos sem necessariamente ter que estar constantemente ligado e a gastar sucessivamente, para além de que os custos de instalação são também mais baixos.

    Digam coisas que eu quero saber a vossa opinião...
  8.  # 8

    Colocado por: mfa17

    Etics eps grafite 8cm, cobertura 10cm xps, tecto falso com 6cm lá de rocha. Vidro planitherm xn com argon 6-16-441
    Estas pessoas agradeceram este comentário:OrdepOir
    canudo e os 6cm de XPS +EPS no chão não conta?????
    Concordam com este comentário: mfa17
  9.  # 9

    Colocado por: fleite10Pelo que percebi é exatamente a mesma coisa do que o PRH
    percebeu tudo mal, não tem nada a ver uma coisa com a outra.

    Uma bomba de calor para VC precisa de ser muito mais potente que uma bomba de calor para prh sendo muito mais cara e muito menos eficiente.
  10.  # 10

    Colocado por: jorgealvescanudo e os 6cm de XPS +EPS no chão não conta?????


    Conta pois, esqueci me desse pequeno grande pormenor. Sempre atento 😎😁
  11.  # 11

    Atenção que os edifícios muito isolados são tendencialmente muito quentes afinal o isolamento evita as trocas de calor mas os ganhos térmicos derivados da utilização acumulam-se no interior,
    Sabendo isso e sabendo que derivado ao isolamento térmico as necessidades também são igualmente baixas torna-se possível usar sistemas com baixa potência térmica para repor as poucas necessidades do imóvel seja em aquecimento seja em arrefecimento.
    Concordam com este comentário: gil.alves, jfsmoreira, fleite10
  12.  # 12

    Colocado por: gil.alvesEu até tenho medo de vos dizer que tenho projectado 16cms de lã de rocha para paredes, 20 para telhado, 10cms de eps para base da fundação, vidro triplo warm edge 4-14Ar-6-12Ar-6(segurança)…


    Isso é o que está previsto na térmica?
    Pode colocar aqui o pré-certificado energético? Até gostaria de ver o desempenho energético no verão
  13.  # 13

    Já agora partilho os meus isolamentos:

    Base do ensoleiramento - XPS 500 kPa 4 cm
    Paredes de empena (moradia em banda, portanto encostado aos vizinhos) - Tijolo térmico 19 + XPS 5 cm
    Fachadas - Tijolo Térmico 19 + ETICS EPS Grafite 8cm, se bem que hoje recebi uma ajuda para parceria que pode resultar na alteração do EPS para Lã Mineral;
    Cobertura e terraço - PIR 10 cm.
    Varandas - Juntas térmicas isolantes com 8 cm de LM.
    Janelas - GEALAN PVC KUBUS, vidro SGG Climalit Plus Planiclear 6/ Argon 18mm/ Planitherm 4S 4 mm, com WE. Neste caso vai passar a triplo porque a série Kubus assim o exige.
    Portas - DIERRE Green + (desempenho Passive House)
    Estanquicidade ao ar - Fitas e fitinhas e tintas
    Ventilação - VMC duplo fluxo
    Aquecimento - Anonimo18072022A Elétrico, por baixo vai levar XPS de 4cm
    Arrefecimento - Para já nada, a VMC sempre dá uma ajuda com o Free cooling, depois logo se vê se chega, vou ter pré-instalação de AC.
    Complementos - Em alguns locais + por questões acústicas levará LM nas paredes e tetos falsos interiores.
    AQS - Bomba de Calor Daikin ECH2O
    Fotovoltaico - 2 + 2 kW (nascente + poente)
    Impermeabilização - Na cave parece que a coisa está a encaminhar-se para a manta bentonitica.

    Concelho de Loures
    Fachadas a nascente e poente (são as únicas paredes exteriores)

    Nota: Ainda pensei em melhorar alguns isolamentos, metendo PIR em vez de XPS, mas agora os preços estão proibitivos...

    Por incrível que pareça, pré-certificado energético A...

    Alguma recomendação é bem vinda, desde que melhore a relação custo/ beneficio...
  14.  # 14

    Colocado por: RUIOLIParedes de empena(moradia em banda, portanto encostado aos vizinhos) - Tijolo térmico 19 + XPS 5 cm

    A minha moradia tb será em banda com as empenas encostadas aos vizinhos.
    Como a necessidade principal nesta vertente é o isolamento acústico, está pensado placas de lã de rocha (e não xps).
  15.  # 15

    E assim de repente até me parece que a lã de rocha pode sair mais barato (ou menos caro)
      IMG_20210529_000928.jpg
      IMG_20210529_000728.jpg
  16.  # 16

    Colocado por: Beto1980Como a necessidade principal nesta vertente é o isolamento acústico, está pensado placas de lã de rocha (e não xps).


    Também ponderei, mas depois coordenei com os vizinhos, eu faço o isolamento térmico e eles o acústico/ térmico, eles vão fazer obras e isolar (no interior) a deles com cortiça na parede de empena.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  17.  # 17

    Colocado por: fleite10

    A minha obra é em Mafra. Sendo o clima ameno durante todo o ano, fora exceções, optei por não colocar lã de rocha. Aproveito para perguntar: acham que faz muito sentido, atendendo ao isolamento térmico que já vou ter e que referi acima?


    A minha casa e em Mafra também, Venda do Pinheiro. Não coloquei La no tecto falso também, mas coloquei 12cm na cobertura.

    Se pudesse colocar, teria colocado, mas o budget já estava apertado :)

    Se puder, coloque também VMC... Era a única coisa que mudava!
  18.  # 18

    Colocado por: gil.alvesNão perder energia e não entrar calor.
    Ter uma casa NZEB/passiva.


    Não vai abrir as janelas durante o Verão/Inverno para ventilar a casa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: OrdepOir
  19.  # 19

    Colocado por: RUIOLIJá agora partilho os meus isolamentos:

    Base do ensoleiramento- XPS 500 kPa 4 cm
    Paredes de empena(moradia em banda, portanto encostado aos vizinhos) - Tijolo térmico 19 + XPS 5 cm
    Fachadas- Tijolo Térmico 19 + ETICS EPS Grafite 8cm, se bem que hoje recebi uma ajuda para parceria que pode resultar na alteração do EPS para Lã Mineral;
    Cobertura e terraço- PIR 10 cm.
    Varandas- Juntas térmicas isolantes com 8 cm de LM.
    Janelas- GEALAN PVC KUBUS, vidro SGG Climalit Plus Planiclear 6/ Argon 18mm/ Planitherm 4S 4 mm, com WE. Neste caso vai passar a triplo porque a série Kubus assim o exige.
    Portas- DIERRE Green + (desempenho Passive House)
    Estanquicidade ao ar- Fitas e fitinhas e tintas
    Ventilação- VMC duplo fluxo
    Aquecimento- Anonimo18072022A Elétrico, por baixo vai levar XPS de 4cm
    Arrefecimento- Para já nada, a VMC sempre dá uma ajuda com o Free cooling, depois logo se vê se chega, vou ter pré-instalação de AC.
    Complementos- Em alguns locais + por questões acústicas levará LM nas paredes e tetos falsos interiores.
    AQS- Bomba de Calor Daikin ECH2O
    Fotovoltaico- 2 + 2 kW (nascente + poente)
    Impermeabilização- Na cave parece que a coisa está a encaminhar-se para a manta bentonitica.

    Concelho de Loures
    Fachadas a nascente e poente (são as únicas paredes exteriores)

    Nota: Ainda pensei em melhorar alguns isolamentos, metendo PIR em vez de XPS, mas agora os preços estão proibitivos...

    Por incrível que pareça, pré-certificado energético A...

    Alguma recomendação é bem vinda, desde que melhore a relação custo/ beneficio...

    Em quanto lhe fica o piso radiante elétrico, a pré instalação de AC e a bomba de calor AQS?
  20.  # 20

    Colocado por: rjmpiresEm quanto lhe fica o piso radiante elétrico, a pré instalação de AC e a bomba de calor AQS?


    Por volta de 5,5k + IVA.
 
0.0270 seg. NEW